Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

como se pode dizer que em Portugal há´casas a mais??que eu saiba não há casas a mais mas sim pessoas a menos quando vemos o numero de pessoas que vão embora para outros países e quando vemos casais que entregam as casas e que voltam para a casa dos pais sem contar que agora nem se casam nem saem de casa antes dos 40 anos!se ninguém saísse do pais se houvesse trabalho e futuro de certeza que muitos jovens estariam a comprar casa neste momento na vez de andarem tesos em casa dos pais!
    Concordam com este comentário: Picareta
  2.  # 22

http://www.parlamento.pt/Legislacao/Paginas/ConstituicaoRepublicaPortuguesa.aspx#art88

Não é de habitações, mas a ideia é a mesma:

Artigo 88.º
    Meios de produção em abandono

1. Os meios de produção em abandono podem ser expropriados em condições a fixar pela lei, que terá em devida conta a situação específica da propriedade dos trabalhadores emigrantes.

2. Os meios de produção em abandono injustificado podem ainda ser objecto de arrendamento ou de concessão de exploração compulsivos, em condições a fixar por lei.
  3.  # 23

Colocado por: ramos1999como se pode dizer que em Portugal há´casas a mais??que eu saiba não há casas a mais mas sim pessoas a menos

esta é original!!!!!!
    não há casas a mais, não construimos a mais, para lucro de uns poucos. Não! O que é importante é construir e encher bolsos corruptos!!! Lá que a malta não $%#$ e não tem filhos, isso é que está mal!
    O que está mal é que cada familia não tem 10 filhos! Porque se tivesse, seriamos uns 30 milhões e ja todas as casas estavam ocupadas! Porque iamos comer e viver das casas!

ramos1999, leva o prémio de surrealismo.

Nem que todos os jovens com menos de 40 anos comprassem 2 casas e vivessem metade do tempo em cada!!! Nem assim deixaria de haver excesso de casas!
  4.  # 24

Colocado por: danobregahttp://www.parlamento.pt/Legislacao/Paginas/ConstituicaoRepublicaPortuguesa.aspx#art88

Não é de habitações, mas a ideia é a mesma:

OBRIGADO danobrega. Nem imaginava que estava na constituição! Afinal ainda há alguma racionalidade nas nossas leis!
  5.  # 25

Como é que estão ABANDONADOS? A cair aos bocados? Porque é que nunca foram reconstruidos para casa propria ou venda?! Porque é que as zonas nobres das cidades são uma vergonha, onde no resto da europa as casas valem milhoes?
    Porque é que só acontece em Portugal?

Estão "abandonados", note as aspas, porque nao faz sentido colocar uma casa no mercado para arrendar quando o arrendamento praticamente transfere a propriedade para o arrendatário.
    Reconstruir? O Estado nao deixa.

So acontece em Portugal? Nao é verdade, apenas uma generalização fantasiosa. Mas sempre phe digo que em mais lado nenhum tivemos a sorte de ter 70 anos de arrendamento congelado.
  6.  # 26

Ainda assim, ainda que o protagonizado na andaluzia esteja consagrado na nossa constituição....
    Obrigar a arrendar ou vender é a ponta do iceberg!!!!!!

O que é essencial em portugal é impedir os lucros obscenos da conversão de terrenos.

As casas vazias são problema seguinte......
    • adias
    • 10 abril 2013 editado

# 27

Colocado por: luisvvEstão "abandonados", note as aspas, porque nao faz sentido colocar uma casa no mercado para arrendar quando o arrendamento praticamente transfere a propriedade para o arrendatário.
    Reconstruir? O Estado nao deixa.

O estado não deixa??!!!!! tá bem abelha. Aliás, o estado tem um soldado à porta de cada casa abandonada!
    Ó lvv, não reconstroi por causa das rendas e do estado ou porque simplesmente comprar uma casa no centro e reconstruir dá 100 de lucro e construir uma nova num terreno RAN dá 100 milhoes????????!!
    É por causa de uma fantasia de que o "estado não deixa" ou porque o dinheiro corre nos terrenos corruptos?
    Diga lá em que é que lei Portuguesa de reconstrução em centros urbanos é diferente da Francesa!

Colocado por: luisvvSo acontece em Portugal? Nao é verdade, apenas uma generalização fantasiosa.

Então fazemos assim lvv:

maps.google.fr
    Encontra-me 3 casas abandonadas a cair no centro de Paris ou Lion no google street view.
    Depois falamos.

(puxando das medalhas: já vivi em 6 paises europeus. Visitei centenas de cidades. Sei muito bem que não há casas a cair nem de perto nem de longe como em Portugal)
  7.  # 28

Colocado por: adias
    OBRIGADO danobrega. Nem imaginava que estava na constituição! Afinal ainda há alguma racionalidade nas nossas leis!

Eu não disse que era racional, apenas constatei que está na constituição essa coisa. :-) Eu tenho uma opinião muito própria sobre o tema.
  8.  # 29

olhe tenho duas casas em Portugal, uma esta vazia mas se estivesse melhor a situação em Portugal já estava la! e outra esta alugada, porque tenho confiança em quem la esta e caso me obrigassem a arrendar vendia ou dava como os 5 milhões de emigrantes que tem casas em Portugal e claro o investimento do emigrante em Portugal passaria a ser nulo ou zero!sem contar que sim senhora as casas estão vazias porque tem mais de metade dos jovens que queriam ter um emprego e uma casita para estarem a morar juntos mas na vez disso tem que se contentar a jogar playstation em casa e de vez em quando a darem umas fugidas para terem alguma intimidade!
  9.  # 30

Esta discussão cheira-me às invasões que se faziam pós 25 de Abril.

Então agora eu não sou livre de ter mais do que uma casa e mantêm-la vazia? A casa é minha. E se eu apenas quiser lá ir uma vez por ano? Agora teria de a arrendar? Se eu pago os meus impostos ( muitos deles para sustentar quem nada faz nem nunca fez) agora ainda teria que os abrigar?

Felizmente vivemos numa democracia onde ainda temos liberdade de escolha.
    Concordam com este comentário: ramos1999
  10.  # 31

Colocado por: Maria LuísaEntão agora eu não sou livre de ter mais do que uma casa e mantêm-la vazia? A casa é minha.

Colocado por: Maria LuísaFelizmente vivemos numa democracia onde ainda temos liberdade de escolha.

Sim e não. Como diz o Dr Alvert Bartlett, a democracia não consegue sobreviver sobre-população. Repare numa coisa se a Maria tem uma casa vazia e pensa que é sua mas nunca lá vai, e essa casa não é necessária para a sobrevivência de uma outra pessoa, então não há qualquer problema. Agora quando começam a haver muitas pessoas que não têm propriedade, e há outras que têm propriedade que não usam, a Maria não pode pensar que as outras pessoas se vão encostar a um canto e reconhecer-lhe o direito a essa propriedade. Isso não faz sentido, e não é assim que as coisas funcionam.
  11.  # 32

Caro Danobrega,

Não poderia discordar mais.

Se eu tenho um bem, porque o comprei,não é porque ache que é meu. Esse bem efectivamente é meu, não é para ser utilizado por outrem se eu não o quiser. É óbvio que alguém pode achar que não fará mal ocupá-lo porque se sente desesperado mas isso é abrir caminho para a anarquia e ainda estamos muito longe dessa situação.
    Eu compreendo quem furta comida por não ter alimento para dar aos seus filhos, mas não o posso legitimar .
  12.  # 33

Colocado por: Maria LuísaSe eu tenho um bem, porque o comprei,não é porque ache que é meu

Azar dos azares Maria, o que a Maria acha não interessa para nada. As coisas só são suas porque as outras pessoas lhe reconhecem esse direito, e não porque a Maria pensa que são suas. Curiosamente até já há situações onde as pessoas não querem que algo seja seu, mas "a sociedade" acha que é e ponto final.
  13.  # 34

O estado não deixa??!!!!! tá bem abelha. Aliás, o estado tem um soldado à porta de cada casa abandonada!

Não, o Estado não deixa. Qualquer processo de alteração, demolição ou reconstrução no centro de Lisboa é um calvário. Passo diariamente por prédios com anúncios de processos entrados na CML há anos. Contacto diariamente com exemplos de efeitos da intervenção do Estado no imobiliário.

Ó lvv, não reconstroi por causa das rendas e do estado ou porque simplesmente comprar uma casa no centro e reconstruir dá 100 de lucro e construir uma nova num terreno RAN dá 100 milhoes????????!!

Oh pá, leia o que escreveu. O m2 em Lisboa é o mais caro do país, quase o triplo dos subúrbios. Qualquer coisa reconstruída no centro de Lisboa se vende com facilidade (lá vou eu puxar dos galões: contacto com isso diariamente).

É por causa de uma fantasia de que o "estado não deixa" ou porque o dinheiro corre nos terrenos corruptos?

Sim, é imbatível o seu raciocínio: é mais barato gastar milhões a construir num subúrbio do que no centro da cidade. Ai, ai..
  14.  # 35

e se lhe disser que a Maria só tem essa casas porque a determinada altura o estado, todos nós, deu o direito a alguém de usar um bem limitado "solo" para a construir?
    Que eu, tendo todos os meus terrenos em areas não urbanas, e sem dinheiro para pagar o que a Maria quer pela sua casa, posso exigir que a Maria pelo menos coloque esse bem no mercado.
    Que para o Maria ter a casa e termos planeamento urbano eu perdi o direito de construir onde e como quiser? Que por isso é justo não lhe permitirem tratar a coisa como bem entende?

Já reparou que o estado tem o direito de expropriar o seu bem por coisas bem menos justas que casas a preços de mercado? Que de hoje para amanhã o estado pode expropriar para construir uma estrada que vai servir poucos?
    Sabe que mesmo que compre um terreno o estado lhe nega o direito de explorar os recursos minerais? Que queira ou não o estado lhe obriga a vender os minerais nesse terreno?

Acha que impedir um crime, chamado açambarcamento, é muito mais insultuoso à sua propriedade que retirar-lha para construir uma estrada?
  15.  # 36

Colocado por: Maria LuísaSe eu tenho um bem, porque o comprei,não é porque ache que é meu. Esse bem efectivamente é meu, não é para ser utilizado por outrem se eu não o quiser.

Pensaria da mesma forma se esse bem fosse uma quinta com 100ha de terreno agrícola, e estivesse em pousio, quando o pais importa quase tudo o que come?
  16.  # 37

Colocado por: luisvvNão, o Estado não deixa. Qualquer processo de alteração, demolição ou reconstrução no centro de Lisboa é um calvário. Passo diariamente por prédios com anúncios de processos entrados na CML há anos. Contacto diariamente com exemplos de efeitos da intervenção do Estado no imobiliário.

Isso seriam feijões perante a dificuldade de urbanizar sem lucro garantido.
    A verdade é que só é um calvário comparado. Porque é muito mais lucrativo e fácil (admito que as camaras sejam tendenciosas) urbanizar nos arredores.

Colocado por: luisvvOh pá, leia o que escreveu. O m2 em Lisboa é o mais caro do país, quase o triplo dos subúrbios. Qualquer coisa reconstruída no centro de Lisboa se vende com facilidade (lá vou eu puxar dos galões: contacto com isso diariamente).

E ainda assim as casas continuam a cair aos milhares.... Vende-se bem, mas ninguém quer essa "coisa garantida". Porque será. Porque uma lei de reconstrução igual a toda a europa? ou porque nos arredores dá muito mais dinheiro?
    Porque no centro tenho de comprar a 300/m2, reconstruir e ganhar unicamente da valorização da casa ou porque nos arredores posso ganhar 3 milhoes num terreno e depois construir qualquer coisita sem qualidade?
  17.  # 38

O estado para expropriar terá que pagar o valor patrimonial do imóvel.
  18.  # 39

A discussão divagou e estão a refir-se a uma sociedade que felizmente não é a nossa.
    Ainda vivemos num pais onde a propriedade privada é respeitada.
  19.  # 40

Isso seriam feijões perante a dificuldade de urbanizar sem lucro garantido.
    A verdade é que só é um calvário comparado. Porque é muito mais lucrativo e fácil (admito que as camaras sejam tendenciosas) urbanizar nos arredores.

Sem lucro garantido? Mas há alguma coisa que se ponha à venda em Lisboa que não se venda, e muito mais depressa que nos arredores? Mas você vive em que país?

E ainda assim as casas continuam a cair aos milhares.... Vende-se bem, mas ninguém quer essa "coisa garantida". Porque será. Porque uma lei de reconstrução igual a toda a europa? ou porque nos arredores dá muito mais dinheiro?

Porque não se consegue. Em nobres e das mais caras de Lisboa (Av.da Liberdade, Av.República, etc) há imóveis à espera de licenciamento há anos. Tudo o que ali seja disponibilizado é vendido sem problemas.

Porque no centro tenho de comprar a 300/m2, reconstruir e ganhar unicamente da valorização da casa ou porque nos arredores posso ganhar 3 milhoes num terreno e depois construir qualquer coisita sem qualidade?

A sua insistência falaciosa na dicotomia euros/mihões é a melhor prova da vacuidade do argumento.

0.0218 seg. NEW