Não é uma bolha! Diga-me uma pessoa que tenha comprado um telemovel em 1990, metido na gaveta e em 95 vendido por 10x o preço de compra!?
Colocado por: luisvvNao percebeu: o problema é que o adias estabelece um numero de casas como o necessário, e a partir daí desenvolve a ideia da bolha. Na verdade, o "necessário" é o que o mercado quer.
Colocado por: luisvvNao percebeu: o problema é que o adias estabelece um numero de casas como o necessário, e a partir daí desenvolve a ideia da bolha. Na verdade, o "necessário" é o que o mercado quer.
Colocado por: luisvv
Nao percebeu: o problema é que o adias estabelece um numero de casas como o necessário, e a partir daí desenvolve a ideia da bolha. Na verdade, o "necessário" é o que o mercado quer.
Colocado por: danobregaOs terrenos mudaram de classificação, e passaram a ser valorizados de acordo. Sim, os PDMs inflacionam o preço dos terrenos urbanos/industriais pela diminuição da oferta. Isso nada tem a ver com a definição de "bolha".
Colocado por: luisvvnumero de casas como o necessário, e a partir daí desenvolve a ideia da bolha. Na verdade, o "necessário" é o que o mercado quer.
e o que é muda eu ser bancário? la por ser bancário nao afecta a minha forma de pensar..... pelo contrario...dá-me acesso a informação que me faz pensar!
não terá a sociedade culpa dessa pseudo bolha que o Adias refere?
Colocado por: adiasbolha em grande medida deveu-se aos milhões que uns poucos fizeram nesta conversão. Milhoes que não são taxados. Milhoes que depois geraram emprestimos fantasma, garantidos por terrenos sem valor.
Colocado por: danobregaAs pessoas podem ter comprado casapara viverna esperança de se precisarem de vender ela estar mais cara, mas isso é outra conversa.
Colocado por: danobregaUma bolha pode existir sem haver qualquer taxa, ou a haver taxa.
Colocado por: danobrega2) Os terrenos têm um valor especulativo por natureza.
Colocado por: danobregaOs empréstimos gerados, se forem para pagar o terreno, dependem em primeira linha da capacidade do comprador pagar o empréstimo.
Não. Defino bolha como a compra de casas apenas e só apenas com a expectativa de ver lucros pela mera posse. Devido a preços a crescer continuamente além da lei de oferta e procura.
Eu não defino o que é necessário. Eu defino onde a lei da oferta e da procura ultrapassa o equilibro: 3,5 milhões de casas. A partir daí com os preços a subir e a oferta a aumentar passa a ser bolha! Ninguém compra esse excesso para usar, apenas porque acha que vai ter lucros!
Depois uso o excesso para demonstrar a quem não conhece a realidade que é insustentável manter os preços com um desiquilibrio deste tamanho. Não preciso de explicar o que é uma bolha. Basta dizer "Há 2 milhoes de casas vazias. Alguém no seu perfeito juizo acredita que os preços se matem?"
Se a oferta e procura fossem o motor, em 1996 a construção teria abrandado até à paragem lá em 2001. Quando teria sido atingido equilibrio (já admitindo umas centenas de milhares de casas nos "locais/tamanho/forma errados").
Colocado por: luisvvHá muitas habitações secundárias, outras herdadas, outras de arrendamento sazonal,
Colocado por: luisvvquer ter 2 telefones, é provável que o adias, ao contar cabeças vs telemóveis encontre aí um "excesso"
Colocado por: luisvvOs 2 milhões de casas vazias, base do seu argumento são, lá está, uma fantasia.
Colocado por: goliverAgora, se o adias considera mesmo taxativamente que a queda vai ser de 85%, não sei porque não investe nesse sentido. Porque não cria um veículo de investimento que agregue os imóveis que vão cair 85% nos próximos anos? Um fundo desses, em short selling mode, e já não tinha de trabalhar o resto da vida.
Há. Portugal é um país riquissimo!! em que quase 90% das familias tem casa de férias! Ou isso ou a larga maioria dessas "casas secundárias" são MENTIRAS! São especulação!
luis: pela n-ésima vez: UMA CASA não é um TELEMOVEL! Uma casa não é um CARRO!
Uma casa é construida com o bem mais escasso e limitado que temos: solo! Onde vamos buscar tudo o resto!
Uma casa é muito parecida com o direito de emitir radio e televisao! Voce não pode abrir rádios piratas! Não pode começar uma televisão. Não pode montar uma rede de telemoveis!!!!!
Quanto é que cada empresa paga por esse direito???????!!!!!!!! dezenas ou centenas de milhoes!!!! Quanto é que paga em portugal pelo direito de construir!????? ZERO!
Sabe porque? porque há uma coisa chamada espectro. Recurso limitado e escasso. Regido por uma lei. Se todos o usassem selvaticamente ninguem conseguia nada. As radios sobrepunham-se, as telvisoes tinham 10 imagens sobrepostas, escutava a conversa do Passos coelho no seu telemovel. Por isso criamos os PDM. por isso criamos a lei da rádio. Nos PDM ninguem paga nada para usar o recurso solo!!!!!!
Tente comprar uma licença de rádio e não a use durante 10 anos!!!! O que lhe acontece?!!! é retirada a licença! Não interessa nada que pagou ou deixou de pagar.O que acontece se recebe uma licença de solo e não lhe dá uso? Nada. Chama-lhe mercado e progresso e recebe uma medalha!
Colocado por: luisvvLá está o adias a fazer suposições infundadas. Os seus números são largamente exagerados, e as conclusões são do domínio da fé.
Colocado por: luisvvO seu problema é que tem a ideia de que uma casa é para X pessoas, e que mais do que isso é excesso.
Colocado por: luisvvFalácia.
Colocado por: luisvvMãezinha. Se tem uma licença de rádio, não é proprietário do espectro, apenas o arrendou mediante determinadas condições.
Colocado por: luisvvE que o facto de haver casas que não estão habitadas é algo mais do que ... isso: haver casas que por um motivo ou outro não estão habitadas.
Colocado por: adiasMas não podem. Esse "valor" baseia-se no facto de eu e 9 999 000 portugueses não poderem construir. Tudo o que valorizem tem que ser para compensar essa galinha de ovos de ouro a poucos à custa de todos!
Colocado por: adiasO problema é que os restantes 45% de casas foram compradas para ficar ás moscas, a preços cada vez mais altos e especulativos, sem ligação à realidade. E com isso arrastaram o preço de quem precisa de casas.
Colocado por: adiasPor isso criamos os PDM. por isso criamos a lei da rádio. Nos PDM ninguem paga nada para usar o recurso solo!
45% das casas vazias. IMPLICA que 90% das familias, que tem 55% das casas ocupadas, tem segunda casa. Ou isso ou estão na mão de especuladores. Em média cada familia tem quase duas casas! Ou isto é verdade, e coloca Portugal como país mais rico do mundo, ou as casas estão na mão de especuladores.
Senão explique lá onde é que elas estão? Se não estão como segunda casa nas familias estão onde? A arrendar? em que mercado? Aquele que não existe (existia em 2008)?
Eu não me chateava que cada um de nós tivesse uma casa para si! Seria excelente!
Mas sei que o país não é o mais rico do mundo e portanto sei que em média cada familia de 3 pessoas consegue suportar uma casa!!!! Sei que em média no resto da Europa vivem 3 pessoas por casa. Até ver Portugal não é um poço de dinheiro. Ou só vive uma pessoa por casa ou uma quantidade imensa delas está às moscas!!!!!
Paga as taxas e taxinhas que se paga em todo a Europa. Paga zero pela alteração do PDM!
Mentira!! COMPRA o a licença de espectro. É sua para "sempre". A menos que tente especular com ela... quem diria.
Não é uma renda sujeita à lei de mercado. Não é um contrato de 5 anos renovavel, cujo valor pode ser actualizado. Paga uma soma no incio e fica com a licença! Ponto.
IGUALZINHO a uma alteração de PDM... excepto que não paga nada no PDM. Se fosse uma "renda", acha que as rádios nacionais andavam a comprar rádios locais a torto e direito?! Ficavam à espera da renovação da licença das ditas e ofereciam mais. Mas como é uma compra, a unica forma de conseguir o espectro é comprar também a rádio.