Colocado por: adias Exactamente. Sabe perfeitamente que com o colapso dos preços, a sua entidade patronal fica em muito maus lençois perantes os "manda chuva" que lhe emprestaram o dinheiro. Sabe que se o seu banco admitir uma bolha e consequente colapso dos preços, os bancos da Europa-central -norte lhe vão exigir colaterais para esse buraco.
Sabe perfeitamente que o seu emprego fica entre a espada e a parede, porque duvido que o estado consiga outro resgate! Já não vai haver "estado social" para vender nem a Alemanha está virada para imprimir mais euros.....
Colocado por: danobregaO PDM foi criado por razões totalmente diferentes do que determinar o direito de propriedade/uso do bem escasso. O PDM existe para ordenar a utilização do solo, não para determinar quem tem o direito de o usar.
Colocado por: danobregaAs pessoas tem medinho do caos e de deixar os outros fazerem o que lhes dá na telha e gostam de mandar na casa do vizinho,
Colocado por: danobregaPenso que o equivalente ao sistema que define quem tem o direito de usar uma parte do espectro de rádio é o registo predial. Assim só "por acaso" também se paga pelo direito a "usar" o solo, chama-se IMI.
Colocado por: danobregaHum? Acho que não há assim tantos "sem abrigos", como diz o ultra rico.
Colocado por: danobregaAliás, como o adias reconhece, se construírem a mais tanto melhor
Colocado por: adiasComo é que ordenar a utilização sem definir quem, onde e o que pode construir!?
Colocado por: adiasPara organizar tem que impedir muitos de construir, e outros de construir o que querem!
Colocado por: adiasConversamos no dia em que lhe constuirem um bloco de 500 apartamentos em redor da moradia?!
Colocado por: adiasO espectro é COMPRADO uma vez. É um bem escasso, que existe e pode ser usado por todos.
Colocado por: adiasO que é que os sem abrigo são para aqui chamados?
Colocado por: adiasMas não podem. Esse "valor" baseia-se no facto de eu e 9 999 000 portugueses não poderem construir.
Colocado por: loverscout
nem tenho palavras para esta afirmação.....
uma casa que em 2008 valia 250 mil euros, vai valer 37.500? entao e aquelas que valiam 60 mil? vao custar 9 mil? vamos ter casas a valer menos que carros?
voce cai no ridiculo so por nao pensar pela sua cabeça.....
Colocado por: carlosj39Eh eh eh, o Adias já disse que esses famosos 85% vêm da "fonte, da fonte", lol. Quando as casas estiverem a valer menos do que um carro, nessa altura é que compro um 2cv, daqueles verdadeiros puro sangue lusitanos.
Colocado por: danobrega
O adias queixa-se que a maioria da população não pode construir. Penso que a queixa só poderá ser não ter acesso a habitação, quer seja por mandarem construir quer seja por comprarem já construída. Não temos tantos empreiteiros em Portugal para que a queixa literal faça sentido. Era como queixar-se de que 9 999 000 não podem "construir um lápis". Ok, não podem construir um lápis mas podem comprar um na loja da esquina...
Colocado por: adias
Porque estou farto de ladroes especuladores!!!! Não quero ser um deles.
Ironicamente, também porque não me deixei levar em cantigas, posso dar-me ao luxo de trabalhar confortavelmente o resto da vida. Tenho poupanças que me dão colchão suficiente para não aceitar escravatura. Não tenho um banco a sugar-me todos os meses. Tenho uma renda que desce regularmente e mudo de casa conforme os ventos precisam para pagar o pão. Mas isso.......
Colocado por: adiasPorque estou farto de ladroes especuladores!!!! Não quero ser um deles.
Em Portugal, fizeram-se milhoes de casas.... mas não estão/estavam à venda!!!! havia uma "falta", uma distorção da oferta/procura, porque há especulação e açambarcamento das ditas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Os preços dispararam, os roubos multiplicaram-se e o pagode vai pagar a festa.
Colocado por: luisvv
O raciocínio é imbatível: construiram-se 2 milhões de casas a mais para .... açambarcar e aumentar preços.
Colocado por: J.FernandesAdias não leve a mal mas o seu nickname mais apropriado seria " O Bolha".
Colocado por: luisvvEntre 2001 e 2011, Portugal ganhou cerca de 200.000 residentes.
Sim ganhou! Imigrantes para fazer o Euro e pouco mais. Larga maioria já se foi.
E mesmo que não tenham? Dúvida que a população está a envelhecer e vai começar a decair? E mesmo que tenha crescido 200 mil? Significa 66 mil casas ocupadas! Uaaaauuuuu! De 2001 a 2010 foram CONSTRUIDAS 600 mil. 10x mais!
Continuem a gozar e a inventar números para meter a cabeça na areia.
Na Irlanda também começou com 5% de queda num ano. No ano seguinte já ia em 15%. Assim ficou 4 anos e continua. Em QUATRO anos, +50% do valor esfumou-se! No ano passado em Portugal também desceram 5%. Este ano, parece que também vai para os 15% (1,2% ao mês até agora). Exactamente a mesma curva.
Continuem a chamar-lhe "correcção", continuem a gozar. Tanto se me faz como se me fez. Não é voces que quero alertar e evitar que sejam enganados! Estão do outro lado da barricada, dos que vão perder muito e tentam a todo o custo manter a mentira.
Colocado por: adias
Sim ganhou! Imigrantes para fazer o Euro e pouco mais. Larga maioria já se foi.
E mesmo que não tenham? Dúvida que a população está a envelhecer e vai começar a decair?
E mesmo que tenha crescido 200 mil? Significa 66 mil casas ocupadas! Uaaaauuuuu! De 2001 a 2010 foram CONSTRUIDAS 600 mil. 10x mais!
Continuem a gozar e a inventar números para meter a cabeça na areia.
Na Irlanda também começou com 5% de queda num ano. No ano seguinte já ia em 15%. Assim ficou 4 anos e continua. Em QUATRO anos, +50% do valor esfumou-se!
No ano passado em Portugal também desceram 5%. Este ano, parece que também vai para os 15% (1,2% ao mês até agora). Exactamente a mesma curva.
http://c0.dmstatic.com/334/report/images/2013-Q1-sale-asking.png
Continuem a chamar-lhe "correcção", continuem a gozar. Tanto se me faz como se me fez. Não é voces que quero alertar e evitar que sejam enganados! Estão do outro lado da barricada, dos que vão perder muito e tentam a todo o custo manter a mentira.