Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 16 agosto 2013

# 81

E fica com uma cor muito interessante, para mim, nem precisava de ser pintada... (claro que depois li que usou um pigmento)
    Concordam com este comentário: dato
    • dato
    • 16 agosto 2013

# 82

tiveram o cuidado de ao fazer o molde deixar aquele relevo que é o q lhe dá a piada..lol
    • 1976
    • 19 agosto 2013

# 83

no programa da rtp2 agOra de ontem, houve uma peça relativamente grande sobre a construção com taipa e sobre o arq.º henrique schreck.
    pode ver-se online em http://www.rtp.pt/play/p1235/e126317/agora.
    a peça come a ai aos 3 minutos.
  1.  # 84

Espectáculo.
    • 1976
    • 28 agosto 2013

# 85

maravilha de fotos, dogma!!!
    Concordam com este comentário: eu, tiagot, Psilippos
  2.  # 86

Não sei se já por aqui andou este link. De qualquer das maneiras cá fica: http://earthship.com/
  3.  # 87

4.  # 88

Artigo publicado originalmente aqui: http://www.esmeraldazul.com/pt/blog/bioconstrucao-amor-pela-natureza/

"Bioconstrução, amor pela Natureza

O desenvolvimento Humano e a sua interação com o Planeta Terra dependem fortemente do planeamento sustentável e de uma construção mais sensível e consciente, sintonizada com o Lugar. O que se pretende é uma construção que não cause impacto ambiental negativo, gerando desenvolvimento sustentável sem esgotar os recursos do planeta e favorecendo a saúde, os processos evolutivos da Vida, bem como biodiversidade.

Ao longo dos tempos o ser humano sempre deu muita importância à envolvente ambiental em que se encontrava e aos recursos naturais à sua disposição no local, não utilizando um modelo tipificado de construção. Com o passar dos tempos, os avanços tecnológicos do séc. XX desviaram as nossas sociedades de tão notável adaptação. A bioconstrução vem recuperar esta sensibilidade e conhecimento tradicional, aliando-se ao desenvolvimento e tecnologia atual. A utilização de materiais naturais biodegradáveis não tóxicos é fundamental!

Materiais como a palha e a terra crua, disponíveis em abundância na natureza e com uma tradição ancestral rica em técnicas viáveis e duradouras, são uma boa aposta. Em Portugal temos grande tradição na construção com terra crua – taipa, tabique e adobe - no centro e sul do país. Já a norte, a pedra é mais comum. Como acabamentos encontramos os rebocos à base de terra argilosa e de cal, que favorecem a qualidade do ar interior, são naturalmente belos e confortáveis e regulam a humidade no interior para níveis de conforto.

A construção com fardos de palha é ainda recente no nosso país mas está a ganhar adeptos devido ao grande conforto térmico e ambiental que proporciona. Os primeiros edifícios surgiram nos Estados Unidos com o aparecimento da máquina enfardadeira (início do séc. XX) e alguns deles ainda se encontram funcionais hoje em dia, provando que são resistentes. Esta construção está agora espalhada pela Europa, principalmente na Alemanha, Bélgica, Inglaterra, Áustria e França.

A madeira é outro biomaterial, muito útil em acabamentos e estruturas. Deve ser de origem certificada (FSC), local e tratada com velaturas naturais e vernizes não tóxicos.

A cortiça, a celulose de papel reciclado, o cânhamo, os fardos de palha, a lã de ovelha e outros reciclados são alternativas atuais para isolar termicamente, reduzindo os gastos energéticos com climatização e favorecendo o conforto interior e os níveis de humidade adequados.

A bioconstrução tira também partido das técnicas passivas para aquecimento e arrefecimento, através da correta orientação do edifício, das áreas envidraçadas, da inércia térmica, dos sombreamento nos meses quentes, da ventilação natural, etc.

A gestão da água e da energia são fatores de extrema importância, permitindo minimizar os gastos. É possível armazenar águas pluviais para reaproveitamento e tratar as águas cinzentas para rega. Fontes de energias renováveis e sistemas tecnológicos atuais podem aquecer água, climatizar e produzir eletricidade.

Associados à gestão eficaz dos recursos e à utilização de materiais de baixo impacto ambiental, outros aspetos estão relacionados com a bioconstrução. Por exemplo, a construção de espaços públicos que favoreçam as relações de vizinhança, a mobilidade, a segurança, a beleza, o aproveitamento eficaz das qualidades naturais do lugar, o desenho arquitetónico energeticamente saudável inspirado em formas orgânicas e em geometria sagrada, a ocupação ética do solo e a minimização da sua impermeabilização, a autossuficiência local ao nível de energia, economia e produção alimentar biológica, a proteção contra o ruído, a qualidade do ar interior, a minimização da contaminação eletromagnética, etc.

Cabe-nos a todos nós, criadores da realidade, mudar o que já não nos serve. Vamos espelhar na construção dos nossos habitats uma realidade ecológica, feliz e salutar, conectada à natureza, ao clima e ao corpo humano.

Escolha materiais:
    - Renováveis e abundantes.
    - Que não contaminem o ambiente interior - livres de VOC´s como o formaldeído - leia o rótulo.
    - Recicláveis ou melhor biodegradáveis! Assim não geram entulho!
    - Que consumam pouca energia na sua produção e ciclo de vida.
    - Duradouros, para não causar lixo desnecessário.
    - Provenientes de produção socioeconómica justa.
    - Locais, quanto mais perto da obra melhor! Informe-se da origem.
    - Sem impacto ambiental negativo no local de extração e produção

Catarina Pinto, Arquitecta"
  5.  # 89

Para mim, a mais difícil de concretizar é esta:

- Provenientes de produção socioeconómica justa.
  6.  # 90

e em relação a legislação podemos construir com todos estes materiais? e necessario licença? ou cada caso e um caso?
  7.  # 91

Colocado por: blowmee em relação a legislação podemos construir com todos estes materiais? e necessario licença? ou cada caso e um caso?

Provavelmente os entraves serão mais que muitos pois poem em causa a organização económica vigente.

Resta resistir e fazer o que a nossa consciência nos indica...
  8.  # 92

• eu
    • 6 outubro 2013

# 93

É pena não passarem à prática as ideias românticas deste tópico...
  9.  # 94

10.  # 95

http://www.youtube.com/watch?v=_3J5wkJFJzE
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 1976
  11.  # 96

Colocado por: euÉ pena não passarem à prática as ideias românticas deste tópico...

As minhas desculpas são:

1) O estado não me deixa.
    2) A minha mulher não me deixa.

[não necessariamente por esta ordem :-)].

De qualquer maneira estou a tentar criar uma solução híbrida, digamos assim. Que é uma palavra que encaixa bem porque a solução híbrida é tão hipócrita quanto os carros híbridos.
  12.  # 97

"EU", se eu quiser fazer uma casa feita com palha legalmente, posso? Dúvido!

Se quisesse, teria que fazer como muitos e ir para o interior de Portugal, para algum sitio perdido e aí construir algo "diferente".

O máximo dos máximos o que poderia fazer era construir uma casa de madeira através de uma das muitas empresas no mercado.
    • 1976
    • 10 outubro 2013

# 98

há uma casa de palha em sintra. geralmente os donos, que não são portugueses, permitem a visita uma vez por ano. há mais. perto da batalha já me falaram de uma, mas ainda não me meti à aventura a descobrir. no interior há diversas. uma delas, sobejamente conhecida, alicerçada em pneus assentes no chão e cheios de gravilha, par anão ter incorporação no solo (escassa relevância urbanística).
    eu não perdia esperança de fazer uma. :)
    no fundo, as câmaras analisam o cumprimento dos igt, rgeu e rjue. se o processo estiver instruído correctamente, a câmara não tem como recusar.
    aliás, não é preciso recuar muito (mesmo para os antropologicamente amnésicos), para encontrar casas feitas de adobe, taipa, madeira,....
    • eu
    • 10 outubro 2013

# 99

Colocado por: danobregaA minha mulher não me deixa.

Colocado por: danobregaporque a solução híbrida é tão hipócrita quanto os carros híbridos.

Colocado por: 1976mesmo para os antropologicamente amnésicos

Humor fino e requintado...
  13.  # 100

tenho uma pequena duvida,

o que acontece se construirmos sem licença nem autorização?? deitam a casa a baixo, despejam-nos do nosso proprio terreno? ou depois dará para legalizar com a camera?

0.0454 seg. NEW