Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Alguém conhece?
    http://www.jpbernardino.com.pt/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arquitecturagaia
  2.  # 2

    Claro que sim:

    Colocado por: branco.valterhttps://www.facebook.com/media/set/?set=a.1011202895624462.1073741854.445996855478405&type=3
    Estas pessoas agradeceram este comentário:arquitecturagaia
  3.  # 3

    Colocado por: branco.valterClaro que sim:


    E então, recomenda? Já agora, sabe-me dizer se aquele tipo de construção é adaptável a qualquer planta? Não estou a falar de nada de muito arrojado, apenas pretendo saber se é preciso seguir algum tipo de arquitetura específica ou se as técnicas deles substituem diretamente sistemas mais convencionais (betão ou madeira).
  4.  # 4

    Como posso recomendar se não sou cliente da dita empresa ou sequer vi algum trabalho in loco?

    Conheço-o de ter visto vários vídeos sobre construções em Taipa onde o dito construtor aparecia. Vá ao canal do face da empresa que vai ver muito mais obras e sempre tira algumas ilações.

    Da mesma empresa:

    https://forumdacasa.com/?CommentID=858913
  5.  # 5

    Colocado por: treker666Deixo a questão para os engenheiros do fórum: Se é possível criar um projecto de sustentabilidade para casas de madeira, porque não para taipa?

    E se a taipa pode ser usada como preenchimento, poder-se-ia utilizar uma estrutura em madeira no seu interior?



    Estou a aguardar a ver se alguém lhe da resposta a isto.
  6.  # 6

    Na casa que pus em cima, a taipa é a estructura. as paredes têm 30cm de espessura e são portantes de todo o telhado que tb ajuda no travamento lateral das mesmas.
    Em portugal já não sei como funciona.
  7.  # 7

    Em Portugal pelo que eu pude perceber em vídeos desse e de outros construtores, as casas em taipa têm uma estrutura de betão armado e as paredes interiores ou são feitas em tijolo 11 ou com BTC.
  8.  # 8

    Colocado por: branco.valterEm Portugal pelo que eu pude perceber em vídeos desse e de outros construtores, as casas em taipa têm uma estrutura de betão armado e as paredes interiores ou são feitas em tijolo 11 ou com BTC.


    Em tijolo nunca tinha visto pois ao ver o betao na estrutura, o pouco que vi foram paredes em taipa. Mais vale nao colocar taipa sequer! Quanto a estrutura sim, infelizmente utiliza-se o betao como obrigatoriedade,nao percebendo o porque de nao se poder construir uma estrutura auto portante no nosso pais. Tera a haver com a questao sismica? Mesmo auto portante nao havera forma de garantir a estabilidade em casas de piso terreo por exemplo?
  9.  # 9

    Eu em vez de tijolo recorria aos BTC para manter a solução "sustentável" e ao mesmo tempo ter umas paredes interiores não muito espessas. Infelizmente eu não sei o que fica mais em conta e penso que se calhar a questão poderá passar por aí.

    Em relação à estrutura autoportante, penso que Itália usam muito essa solução e eles também têm sismos. Se calhar passa mais por ser uma solução mais fácil aos Engenheiros (cálculos)?...
  10.  # 10

    Colocado por: branco.valterEu em vez de tijolo recorria aos BTC para manter a solução "sustentável" e ao mesmo tempo ter umas paredes interiores não muito espessas. Infelizmente eu não sei o que fica mais em conta e penso que se calhar a questão poderá passar por aí.

    Eu pessoalmente preferiria a taipa,como metodo costrutivo. Nao tenho um gosto especifico, apenas me agrada mais. Em Africa ja estive nos dois modelos e o de taipa era mais confortavel.
    O interior nao precisa de ser sempre da mesma espessura, so em determinadas paredes em funcao da estrutura da casa.
    O custo final deve ser quase o mesmo. Taipa com utilizacao de terra local VS construcao de BTC...penso que no fim seria dara mais ou menos o mesmo.

    Um familiar meu tem uma casa em Taipa no Algarve e as temperaturas de verao e inverno sao bastante agradaveis sem qualquer tipo de climatizacao.


    Colocado por: branco.valter
    Em relação à estrutura autoportante, penso que Itália usam muito essa solução e eles também têm sismos. Se calhar passa mais por ser uma solução mais fácil aos Engenheiros (cálculos)?...

    Nao queria ir por ai mas seria realmente interessante se alguem conseguisse calcular uma estrutura do genero. Vi em tempos uns testes no LNEC feitos com BTC e pelo que percebi, passaram bem nos testes sismicos (casa terrea).
  11.  # 11

    Isso é bastante interessante e vai de encontro com que um certo Arquitecto disse várias vezes, quando questionado sobre isso.
  12.  # 12

    BTC? o que é isso?
  13.  # 13

    Colocado por: larkheBTC? o que é isso?

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Bloco_de_terra_comprimida
  14.  # 14

    BLOCOS DE TERRA COMPRIMIDA - BTC'S

    Blocos de terra compactada em moldes, numa máquina/prensa. A terra utilizada para o seu fabrico é semelhante à da taipa.

    Estes blocos podem ser utilizados na construção de paredes, arcos e abóbadas



    http://www.betaoetaipa.pt/servicos_detail.php?servico=blocos_de_terra_comprimida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arquitecturagaia
  15.  # 15

    E uma casa integralmente feita com esses blocos feita cá em Portugal:

    Estas pessoas agradeceram este comentário: arquitecturagaia
  16.  # 16

    Pena ser tão feiinha ( mas falta rebocar que os BTC's tem de ser protegidos).. e metem aluminio!!!? mal empregado.
    Concordam com este comentário: treker666
  17.  # 17

    Para o que vai ser usada...chega.

    Vão ao face do construtor que tem lá o vídeo a explicar tudo.
  18.  # 18

    Colocado por: arquitecturagaiahttps://www.youtube.com/watch?v=WrFcwnJcUFg

    A partir do minuto .22 o arquitecto refere algo interessante. MAs este sistema construtivo poderia ser replicado na sua totalidade hoje em dia sem a introdução do betão?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arquitecturagaia
  19.  # 19

    Isso é que é uma boa questão, mas infelizmente não posso ajudar-te.
  20.  # 20

 
0.0642 seg. NEW