Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: treker666
    A partir do minuto .22 o arquitecto refere algo interessante. MAs este sistema construtivo poderia ser replicado na sua totalidade hoje em dia sem a introdução do betão?

    Colocado por: treker666Deixo a questão para os engenheiros do fórum: Se é possível criar um projecto de sustentabilidade para casas de madeira, porque não para taipa?

    E se a taipa pode ser usada como preenchimento, poder-se-ia utilizar uma estrutura em madeira no seu interior?


    Boa tarde trekker666! Será que vou ter eu que lhe responder...?

    As suas questões são por mera curiosidade ou está interessado neste tipo de construção?
  2.  # 2

    Colocado por: ecogreenbuildingAs suas questões são por mera curiosidade ou está interessado neste tipo de construção?

    Claro que estou interessado. Gostaria de poder aumentar uma casa que tenho na regiao do algarve mas seguindo tecnicas tradicionais, uma vez que o restauro que tenho vindo a efectuar seguiu sempre esse conceito.

    A minha ideia e de manter os pilares escondidos no interior das paredes mas se puder fazer sem pilares, melhor.

    Colocado por: ecogreenbuildingBoa tarde trekker666! Será que vou ter eu que lhe responder...?

    Qualquer resposta sera bem vinda, mesmo incomplete, pois ha sempre algo que nos pode ajudar a encontrar a resposta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arquitecturagaia
  3.  # 3

    Colocado por: treker666
    Claro que estou interessado. Gostaria de poder aumentar uma casa que tenho na regiao do algarve mas seguindo tecnicas tradicionais, uma vez que o restauro que tenho vindo a efectuar seguiu sempre esse conceito.

    A minha ideia e de manter os pilares escondidos no interior das paredes mas se puder fazer sem pilares, melhor.


    Qualquer resposta sera bem vinda, mesmo incomplete, pois ha sempre algo que nos pode ajudar a encontrar a resposta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:arquitecturagaia

    Passado quase um mês ainda ninguém lhe conseguiu responder? E eu que ainda tinha uma réstia de esperança que algum "técnico qualificado" viesse em seu auxilio... (ironic mode)
    Concordam com este comentário: treker666
  4.  # 4

  5.  # 5

  6.  # 6

    Colocado por: branco.valterCânhamo

    Era ver a vizinhança sempre a botar fogo na coisa :D
  7.  # 7

    Colocado por: mhpinto
    Era ver a vizinhança sempre a botar fogo na coisa :D


    Coitados com aquilo não conseguiam os seus intentos...
    Concordam com este comentário: treker666
  8.  # 8

  9.  # 9

    Colocado por: ecogreenbuilding

    Passado quase um mês ainda ninguém lhe conseguiu responder? E eu que ainda tinha uma réstia de esperança que algum "técnico qualificado" viesse em seu auxilio... (ironic mode)
    Concordam com este comentário:treker666



    Mais uma semana e nada!; você assim não vai lá! Diga-me lá ao certo qual é a sua intenção e quais são as suas dúvidas a ver se eu consigo ajudá-lo!
    •  
      aacc
    • 26 maio 2016

     # 10

    Lol
  10.  # 11

    Colocado por: ecogreenbuildingMais uma semana e nada!; você assim não vai lá! Diga-me lá ao certo qual é a sua intenção e quais são as suas dúvidas a ver se eu consigo ajudá-lo!

    Não sendo para mim mas porque tenho interesse em ouvir a resposta, aqui fica a questão. Porque razão não é possível construir uma casa térrea sem pilares de betão? Não é possível atingir os valores exigidos em termos de resistência com a taipa?
  11.  # 12

  12.  # 13

    Colocado por: treker666
    Claro que estou interessado. Gostaria de poder aumentar uma casa que tenho na regiao do algarve mas seguindo tecnicas tradicionais, uma vez que o restauro que tenho vindo a efectuar seguiu sempre esse conceito.

    A minha ideia e de manter os pilares escondidos no interior das paredes mas se puder fazer sem pilares, melhor.




    Colocado por: treker666
    Não sendo para mim mas porque tenho interesse em ouvir a resposta, aqui fica a questão. Porque razão não é possível construir uma casa térrea sem pilares de betão? Não é possível atingir os valores exigidos em termos de resistência com a taipa?



    Num comentário acima eu perguntei se tinha real interesse ou se era mera curiosidade... Então?, é para si ou não é para si? Já não estou a perceber!
  13.  # 14

    Colocado por: treker666Porque razão não é possível construir uma casa térrea sem pilares de betão?


    Quem é que lhe disse que não é possível construir uma casa (seja ela ou não térrea) sem pilares de betão?
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  14.  # 15

    Colocado por: ecogreenbuilding
    Num comentário acima eu perguntei se tinha real interesse ou se era mera curiosidade... Então?, é para si ou não é para si? Já não estou a perceber!


    Lol, não ligue. Não percebi que se tinha citado a si próprio e pensei que estivesse a colocar a questão a outro forista. É o que dá estar sempre com o telemovel (ou então é o pdi)

    Sim, claro que tenho todo o interesse na resposta.



    Colocado por: ecogreenbuilding
    Quem é que lhe disse que não é possível construir uma casa (seja ela ou não térrea) sem pilares de betão?

    Fiquei com essa ideia nos vários tópicos aqui do fórum e pelo facto de todas as casas de taipa hoje em dia serem com estrutura em betão.


    Seria possível então fazer em estrutura auto portante? (Penso ser esta a designação, certo?)
    • box
    • 30 maio 2016

     # 16

    Colocado por: treker666Porque razão não é possível construir uma casa térrea sem pilares de betão?
    porque tudo o que se faz hoje em dia é muito pior do que antigamente! olhe aqui com se fazia antigamente com adobes

    conheço algumas casas com bem mais de 100 anos, com a 3ª geração a usufruir, e ainda não caíram! apresentam, aliás, um bom estado de conservação!
    conclusão, hoje temos tijolos e blocos xpto's que não permitem tal ousadia de construir sem pilares em betão. //ironicmodeoff"
    Concordam com este comentário: damned, arquitecturagaia
  15.  # 17

    Esta é mesmo à antiga, apesar da foto parecer ser recente, a avaliar pela dimensao dos compartimentos em que cabia só a cama e pouco mais.
  16.  # 18

    Colocado por: treker666Lol, não ligue. Não percebi que se tinha citado a si próprio e pensei que estivesse a colocar a questão a outro forista.


    Não percebi mas pronto... :)



    Colocado por: treker666Seria possível então fazer em estrutura auto portante? (Penso ser esta a designação, certo?)


    É possível fazer em sistema autoportante mas depende da localização da obra!, o problema aqui não é a estabilidade mas sim a resistência sísmica!
  17.  # 19

    Colocado por: ecogreenbuildingÉ possível fazer em sistema autoportante mas depende da localização da obra!,

    Algarve :)

    Quer dizer que não é possível atingir valores ?!? de resistência sísmica por exemplo no Algarve ou Zona de Lisboa construindo com taipa e sem betão? Ou melhor, sem pilares e linteis?
  18.  # 20

    Colocado por: treker666
    Algarve :)

    Quer dizer que não é possível atingir valores ?!? de resistência sísmica por exemplo no Algarve ou Zona de Lisboa construindo com taipa e sem betão? Ou melhor, sem pilares e linteis?


    treker666; Isto já são "assuntos avançados"... faça o seguinte, falamos por email. Até agora foram "incapazes" de lhe responder às suas questões mas eu sei que quando eu começar a falar já vem alguém meter o bedelho pela negativa!; eu bem sei o que a casa gasta!!
    Concordam com este comentário: treker666
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treker666
 
0.0925 seg. NEW