Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: GexParece que antes de se ter a AU não se pode viver na casa, não é? Sendo assim, não, não tenho margem para esperar mais tempo. Há muitas razões para o país ter chegado ao estado em que está e uma delas acredito que tem a ver com bandalheiras do género daquela que estou a viver. Isto não pode continuar!

Gex, se não tem margem de tempo para entregar a AU no banco tenha cuidado porque se não entregar a AU antes de terminar o prazo que o banco lhe deu para terminar a obra, vão fazer-lhe uma actualização do contrato e o spread é actualizado. No meu caso salvei-me desta situação por 15 dias. Ou seja, o banco deu-me 2 anos para construir e se não entrega-se a AU dentro deste periodo o spread era actualizado. Se vê que não vai ter a AU antes do prazo do banco peça prorrogação do prazo enquanto é tempo!
  2.  # 42

E há bancos que concedem e outros que não. O meu que é o Barclays disse-me logo que não havia prorrogação. Foram reles! Mas não lhe dei o prazer de me subirem à prestação. Qdo isto melhorar e a crise passar o meu crédito vai sair de lá.
    • Gex
    • 1 maio 2013

# 43

Colocado por: PicaretaIsso não interessa. O que interessa é o termo de responsabilidade assinado pelo diretor técnico da obra, a dizer que os trabalhos estão concluídos de acordo com os projectos aprovados. Este termo foi entregue?

Obviamente.

Colocado por: PicaretaAntes da obra estar concluída, a fiscalização da câmara pode fazer as vistorias que entender.

Sim, mas aqui a obra já estava concluída. Lembre-se que isto tudo foi para requerer a Autorização de Utilização.

Colocado por: PicaretaNão, pode fechar tudo e nem sequer aparecer lá na data marcada, mas não ganha nada com isso.

Não vou fazer isso, mas é mais uma acha para a fogueira ilegal que têm estado a fazer.
    • Gex
    • 1 maio 2013

# 44

Colocado por: SchopferGottPerguntei pelo prazo do banco porque para que lhe libertem a ultima tranche tem de apresentar a licença de utilização, e se não a apresentar no prazo estipulado no contrato, podem considerar que não cumpriu as clausulas do contrato e agravam-lhe as condições de crédito (spreads normalmente). Não era o primeiro nem o último.
    O pior é que tendo as pessoas responsabilidades contratuais deste géenro perante instituições financeiras, andam estas instituições municipais a empatar e a criar muitas vezes problemas onde não os há, levando a situações muitas vezes indesejáves e que podem acarretar prejuizo para os DO.

felizmente não tenho esse problema pois foi um re-investimento do valor da venda da casa anterior, mas é verdade, andam estes parasitas que não se preocupam com mais nada e são egoístas a estragarem a vida das pessoas.

Colocado por: SchopferGottPor vezes não há outro remédio senão incomodar constantemente com telefonemas e reuniões até que alguém se mexa.

Não vou incomodar mais nada. Quero ver o que sai da palhaçada de segunda-feira e depois peço audiência directamente com o presidente.
    • Gex
    • 6 maio 2013 editado

# 45

Bem, hoje lá foi a da vistoria e como eu já esperava foram arranjar coisinhas para embirrar e dizerem que o parecer não era favorável... A principal incendiária foi a mesma que supostamente fez o comentário do galinheiro.
    Eram 3 e deu-me ideia que pelos outros dois tudo ficava ok (embora por vezes me parecesse que havia ali uma espécie de "polícia bom e polícia mau", mas a galinheiro é que fez mais finca-pé para criar problemas. O mais ridículo é que foram descobrir esses problemas na casa do meu pai que já existe há mais de 60 anos e que foi vistoriada porque a minha e a dele ficaram em propriedade horizontal.

Eu tentei afastar-me o mais possível e tentei não abrir a boca, mas estava a ferver por dentro e acho que isso se notou na minha cara e na forma como os cumprimentei (tenho muita pena mas não consigo fazer boa cara quando me querem sodomizar). De qualquer forma, andaram por aqui a enrolar e acho que os problemas que encontraram foram os seguintes:

-As áreas verdes da planta de implantação não estão de acordo com aquilo que está feito efectivamente e querem que se faça novo desenho - Não houve projecto de exteriores e o que existe é mesmo a planta de implantação. Esta deve estar mesmo de acordo com aquilo que está feito?
    -Nos muros que já antes existiam tiveram que se colocar uns apoios que dão para o interior (pois o terreno foi bastante escavado e os muros ficavam no ar) e uns canteiros para compensar as áreas permeáveis. parece que também levantaram problemas com isso.
    -Levantaram problemas com a altura do telhado da garagem do meu pai, algo que já estava assim quando ele comprou a casa nos anos 70. Dizem que na planta original estava mais baixo.
    -Embirraram com uns muros que dão para as traseiras e que já existem há alguns 30 anos

Isto foi o que percebi, mas desconfio que ainda vão inventar mais alguma coisinha...

Ou seja, arranjaram argumentos para fazer a coisa andar a engonhar mais uns meses. Provavelmente querem que se façam novos desenhos (que têm que ser pagos ao arquitecto, não é? pois...). Embirram com **** que já existem quase desde sempre e outras que não valem nada. Repare-se que em termos de áreas e construção estava tudo bem, mas esta gente teve que procurar afincadamente para encontrar alguma coisinha onde implicar.

De qualquer forma, vou esperar pelo relatório e depois faço uma exposição ao presidente e vereador do urbanismo. Não sei se vai servir de alguma coisa, mas pelo menos "morro" a lutar!
  3.  # 46

Colocado por: GexBem, hoje lá foi a palhaçada da vistoria ilegal e como eu já esperava foram arranjar coisinhas para embirrar e dizerem que o parecer não era favorável... A principal incendiária foi a tal que fez o comentário do galinheiro que segundo pareceu ao fiscal da obra que estava presente, deve ser amiga do arquitecto que me fez o projecto e com o qual cortei relações por este me ter minado o projecto de erros que me prejudicaram muito!
    Eram 3 e deu-me ideia que pelos outros dois tudo ficava ok (embora por vezes me parecesse que havia ali uma espécie de "polícia bom e polícia mau", mas a do galinheiro é que fez mais finca-pé para criar problemas. O mais ridículo é que foram descobrir esses problemas na casa do meu pai que já existe há mais de 60 anos e que foi vistoriada porque a minha e a dele ficaram em propriedade horizontal.

Eu tentei afastar-me o mais possível e tentei não abrir a boca, mas estava a ferver por dentro e acho que isso se notou na minha cara e na forma como os cumprimentei (tenho muita pena mas não consigo fazer boa cara quando me querem sodomizar). De qualquer forma, andaram por aqui a enrolar e acho que os problemas que encontraram foram os seguintes:

-As áreas verdes da planta de implantação não estão de acordo com aquilo que está feito efectivamente e querem que se faça novo desenho - Não houve projecto de exteriores e o que existe é mesmo a planta de implantação. Esta deve estar mesmo de acordo com aquilo que está feito?
    -Nos muros que já antes existiam tiveram que se colocar uns apoios que dão para o interior (pois o terreno foi bastante escavado e os muros ficavam no ar) e uns canteiros para compensar as áreas permeáveis. parece que também levantaram problemas com isso.
    -Levantaram problemas com a altura do telhado da garagem do meu pai, algo que já estava assim quando ele comprou a casa nos anos 70. Dizem que na planta original estava mais baixo.
    -Embirraram com uns muros que dão para as traseiras e que já existem há alguns 30 anos

Isto foi o que percebi, mas desconfio que ainda vão inventar mais alguma coisinha...

Ou seja, arranjaram argumentos para fazer a coisa andar a engonhar mais uns meses. Provavelmente querem que se façam novos desenhos (que têm que ser pagos ao arquitecto, não é? pois...) e eventualmente obras na garagem para baixar o telhado (quase mais vale deitar tudo abaixo). Embirram com **** que já existem quase desde sempre e outras que não valem nada. Repare-se que em termos de áreas e construção estava tudo bem, mas esta gente teve que procurar afincadamente para encontrar alguma coisinha onde implicar.

De qualquer forma, vou esperar pelo relatório e depois faço uma exposição ao presidente e vereador do urbanismo. Não sei se vai servir de alguma coisa, mas pelo menos "morro" a lutar! **** que os pariu!

Em último caso pague a outro arquitecto para fazer os desenhos.
    Devia haver forma de punir esse grau de demência ...
    Prejudicam o próprio municipio porque quanto mais tarde tiver a licença mais tarde a pode registar nas finanças e pagar o devido IMI.
    Mas não, o que interessa agora é que você pague mais alguns trocos para fazer uns desenhos.
    Por acaso, nenhum deles se ofereceu para fazer os desenhos nao ?
  4.  # 47

A caso do seu pai não tinha licença de utilização?
  5.  # 48

Boas Gex

Sou técnico de uma autarquia ( mais um $#&&/%$& deve estar voce a pensar, hehehe ) ;)

Tenho acompanhado este tópico desde o inicio com bastante interesse, embora excusando-me de intervir. Pois para além de não conhecer o caso especificamente, achei que seria um caso complexo e com alguns erros crassos tanto da sua parte como da parte dessa autarquia.

Logo mais á noite depois da "janta" :) virei dar-lhe a minha opinião e o meu conselho sobre a forma como deverá gerir este problema.
    Mas para já, o meu 1.º conselho é de respirar fundo não esquentar a cabeça e deixar a questão da "luta" para depois do problema resolvido.

Um grande abraço, e até mais logo
  6.  # 49

Parece-me obviamente um excesso de zelo, mas de facto eles tem alguma razão.

Colocado por: Gex-As áreas verdes da planta de implantação não estão de acordo com aquilo que está feito efectivamente e querem que se faça novo desenho

E a culpa é deles?!!! Se foi feita uma planta, é para ser cumprida.

Colocado por: Gex-Nos muros que já antes existiam tiveram que se colocar uns apoios que dão para o interior (pois o terreno foi bastante escavado e os muros ficavam no ar) e uns canteiros para compensar as áreas permeáveis. parece que também levantaram problemas com isso.

Se alteram o projecto, tem que entregar telas finais com as alterações. Costuma ser sempre assim.

Colocado por: Gex-Levantaram problemas com a altura do telhado da garagem do meu pai, algo que já estava assim quando ele comprou a casa nos anos 70. Dizem que na planta original estava mais baixo.

E como é que está no projecto que foi entregue e aprovado pela Câmara?

Colocado por: Gexdepois faço uma exposição ao presidente e vereador do urbanismo.

Se tem rabos de palha o melhor é resolve-los, não pode fazer uma queixa de um técnico apenas por ele ser demasiado zeloso, só vai arranjar mais problemas.
    Concordam com este comentário: j cardoso
    • Gex
    • 6 maio 2013

# 50

Colocado por: zedasilvaA caso do seu pai não tinha licença de utilização?

Obviamente que tem, mas como houve uma construção no logradoura da casa dele, para além de inspeccionarem a construção nova também foram inspeccionar a antiga.
    • Gex
    • 6 maio 2013

# 51

Colocado por: NeonSou técnico de uma autarquia ( mais um $#&&/%$& deve estar voce a pensar, hehehe )

Nada disso!! Esse tipo de generalizações só as faço com políticos, de resto acredito que haja bons e maus profissionais em todo o lado.
  7.  # 52

Se tinha licença utilização e na casa do seu pai não houve obras não não tem que fazer qualquer fiscalização.
    Os desenhos que apresentou no projecto tem a altura desses anexos correcta?
    • Gex
    • 6 maio 2013

# 53

Colocado por: PicaretaE a culpa é deles?!!! Se foi feita uma planta, é para ser cumprida.

Foi feita uma planta de implantação, não um projecto de exteriores. A minha percepção é que a planta de implantação é para a localização geográfica da construção e não para dizer que aqui está um canteiro e ali um arbusto..

Colocado por: Picareta
    Se alteram o projecto, tem que entregar telas finais com as alterações. Costuma ser sempre assim.

Considera a colocação de uns apoios de um muro e um canteiro uma alteração de projecto?? Ou até mesmo uma alteração que tenha a relevância para aparecer nas telas finais e que emperre todo um processo e cause mais uns meses de atraso?

Colocado por: PicaretaE como é que está no projecto que foi entregue e aprovado pela Câmara?

A mim parece-me que está como está construído, mas não sinceramente, olhando a frio, parece-me um pouco confuso, tendo em conta a comparação do desenho com a construção em si. Uma vez que a diferença é pequena, eventualmente tanto pode dar para um lado como para outro. Quem tenha um olho mais apurado para estas coisas saberá certamente "ler" esta situação in loco melhor que eu.

Colocado por: SchopferGottSe tem rabos de palha o melhor é resolve-los, não pode fazer uma queixa de um técnico apenas por ele ser demasiado zeloso, só vai arranjar mais problemas.

Há rabos de palha e rabos de palha. Estamos a falar de um técnico demasiado zeloso para enterrar o munícipe, mas não demasiado zeloso para cumprir a sua obrigação a tempo e horas. Atenção que não estamos a falar de desconformidades escandalosas que prejudiquem o município ou lhe retirem algum tostão ou área. Estamos a falar de situações que desde sempre existiram e que agora são usadas como motivo para atrasar procedimentos, gastar dinheiro, tempo e prejudicar outrem.
    • Gex
    • 6 maio 2013

# 54

Colocado por: SchopferGottPrejudicam o próprio municipio porque quanto mais tarde tiver a licença mais tarde a pode registar nas finanças e pagar o devido IMI.

Pois, a questão é que o imóvel já está registado nas finanças, já foi avaliado e até já paguei a primeira tranche do IMI (que não foi nada barato). Fantástico não é...?
  8.  # 55

Conseguiu registar a casa sem licença de utilização !?
    Foi uma re-construção ou construção nova ?
  9.  # 56

Picareta,

As citações que faz no seu post não são minhas mas sim do Gex.
  10.  # 57

Colocado por: SchopferGottPicareta,

As citações que faz no seu post não são minhas mas sim do Gex.

Peço desculpa...já alterei.
  11.  # 58

Cada vez que vejo um post destes dou graças por ter decidido comprar já feito... mas não me interpretem mal, pois admiro muito a coragem de quem se mete numa construção nova!!!

É gente com...
      download.jpg
  12.  # 59

Colocado por: QuintinhasCada vez que vejo um post destes dou graças por ter decidido comprar já feito... mas não me interpretem mal, pois admiro muito a coragem de quem se mete numa construção nova!!!

É gente com...
      download.jpg

Felizmente as complicações do Gex não são a regra...eu construí sem qualquer empecilho burocrático (ou nada que demorasse mais que uma hora a resolver).
  13.  # 60

Não sei se são a regra ou não, mas que anda aí muita gente à "bulha" com os "técnicos".....

Eu como cada vez que metia um papel na CÂMARA DE ALMADA ( hehe olha só a publicidade negativa) tinha de esperar 3/4/5 meses por resposta, não me parece que fosse ter um final feliz como o/a da becas.

0.0316 seg. NEW