Iniciar sessão ou registar-se
    • Neon
    • 29 abril 2013

# 101

Colocado por: FDEu também teria algumas reservas quanto ao que o advogado possa ou não dizer... cuidado não se meta em embrulhadas (tribunais, despesas, etc.) só por "orgulho".

Se eu estivesse na sua situação faria o seguinte:
    - telefonava para o advogado do vizinho e marcava uma reunião
    - na reunião, dizia que não me importava de dar servidão pela extrema do terreno mas, pelo meio não
    - em troca da servidão, a título de indemnização, construía-se um muro ou vedação a todo o comprimento da passagem, sendo que metade ou 1/3 do valor teria que ser comparticipado pelo vizinho
    - ou, em alternativa, dava-me metade do que eu iria perder, do terreno dele, de forma a que no futuro eu conseguisse usucapiar essa parte, na foto, a parte a vermelho (não há-de ser metade mas, seria nesse sítio)
    - ainda, em alternativa, pagava metade do valor comercial do que eu iria perder

pareçe-me uma boa dica
  1.  # 102

Então mojorisin, qual é a opinião do seu advogado?
    Concordam com este comentário: FD
  2.  # 103

Estou sem net. Disse-me para ignorar a carta, pois aquilo não é nada. Depois disse-me o que disseram aqui no forum, se provar que sempre passou, tem direito a passagem mas tem que haver marcas de que passava, que sem isso, muito dificilmente o prova. Entretanto vim a saber que o terreno acima do queixoso é de um familiar e pertence ao mesmo artigo e este, entra por cima. Depois segundo moradores vizinhos a passagem sempre foi feita por cima.
    De momento não vou fazer nada.
    O advogado também me disse que indo para litigioso, normalmente faz-se um acordo
    A solução do FD parece-me bastante razoável. Eu não me importo de lhe ceder uma passagem, se tiver que ser, mas não quero que seja pelo meio do terreno e ele nunca tentou falar comigo. Mas cedo-lhe se tiver que ser, senão, nao

Em suma, de momento vou ignorar o assunto

Ps. Escrever no tele é chato
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Picareta
  3.  # 104

boas pessoal tenho uma duvida e problema na minha futura casa queri a aporveitar este topico para tirar uma duvida

o meu futuro terreno era so 1 foi divido em herança metade para minha avo outra para sua irma tudo registada nas finanças naquele tempo
    apos falecimento a irma da minha avo deixou o terreno a 1 dos meus tios que sempre viveu com ela desde pequeno
    o terreno tem macros ate onde vesse as linhas meu a vermelho dele a verde, como o terreno sempre fui usado pela familia por isso nunca foi vedado a meio entre eles mas foi decidido que eram 10 metros de frente para cada ate abaixo e nessas medições apanha apanha uma parte da caixa do gaz e agua e o portao pequeno da entrada que pertence a mim, a irma da minha avo disse que tinha deixado passagem de 1 metro junto a casa para a minha avo para puder passar para as traseiras do terreno, mas não ha nada escrito

a casa de lado tem uma porta e passeio em cimento

agora o homem quer vender o terreno verde a todo custo por 65 mil cerca de 450m2 ao vizinho do outro lado

fez a proposta de ficar com um parte para puder passar para tras 3m de frente em linha ate atras que da cerca 150m2 por 20000€

eu apenas queria 3 metro ate ao ponto vermelho para dar passagem para o carro pois tambem não tenho meios financeiros para mais, e claro ele não aceitou esguelhas, começou logo a disparatar que levantava um muro de 2metros por cima das escadas portão pk esta no 10 meteros dele etc... (agora eu sei que que ele não faz isso pois esta sem €) o problema é se alguem compra como faço, sei que o terreno nas finanças esta em nome da irma da minha avo ainda como agricula pelo valor de imi de 9€

posso pedir uzurpidão de quantos metros?
    posso pedir direito a compra de uma parcela para passagem pelo valor mais justo?
    como proceder se o terreno for vendido e começarem a levantar muros?

acima de tudo não queria criar chatices ou problemas
      casa div.png
  4.  # 105

(azul) porta e passeio

lina vermelha o limite entre terrenos

linha amarela para puder passar o carro
      casa div2.jpg

0.0221 seg. NEW