Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a pensar em colocar este soalho sobre o piso radiante porque foi a madeira com as caracteristicas mais aceitaveis a nivel de colocação, dureza, de fendas,...


    Deixo um link onde tem muitas madeiras e com caracteristicas

    http://www.madeicentro.pt/portal/alias__madeicentro/lang__pt-PT/tabID__190/FirstChild__-1/DesktopDefault.aspx

    Gostava de saber se alguem tem um preço para esta madeira, a sucupira.
  2.  # 2

    Boas,

    Já falou com algum instalador sobre isso?
    A sucupira é uma madeira muito boa (e muito bonita, pelo menos para mim!), mas para o piso radiante não será a ideal.
    Pelo menos são as informações que tenho.
    Porque? Exactamente pela estrutura e rigidez da madeira, o que faz com que por vezes apareçam pequenas fissuras na mesma.
    Ou seja dá para utilizar, é boa, mas tem alguns riscos...
    Que acha da Afzélia? Tem sido quase sempre o conselho que recebo... (pena não ser ligeiramente mais escura...)
    Eu vou escolher entre a Afzélia e a sucupira... ( nesta é o coração a falar...)

    Ah, e quanto ao preço, depende do que está a falar... De soalho? Estratificado com madeira nobre? Parquet?

    Cump.
  3.  # 3

    De soalho, e qt ao piso radiante o que tenho visto é que dá para pôr deste que faça uma caixa de ar no minimo de 4 cm. Eu vi a afzelia mas perde em termos de dureza, pouco mas perde, mas claro que se o preço da afzelia for muito mais barato vou por ai pois a diferençaentre elas não se vê, a lista de madeiras que gostava de por no meu chão é - Sucupira, ipê e tatajuba.

    Já vi um preço de venda ao publico sem descontos numa revista da sucupira - 32.50€

    Agora gostava era de ter uns preços mais aproximados da reaidade da sucupira, ipê e tatajuba e pq não da afzelia
  4.  # 4

    E pedro veja o link que pus em cima e veja a diferença entre as madiras
  5.  # 5

    65 euros o metro quadrado de soalho em madeira, incluindo aplicação e envernizamento. Foi o valor que me apontaram no primeiro orçamento que solicitei. Mas pretendo colher mais orçamentos para ter uma ideia "consistente".
  6.  # 6

    Fiz aqui uma grande confusão realmente o soalho não é bom para o piso radiante por 2 razoes o calor perde-se na caixa de ar e a madeira só deixa passar o calor qd ela prorpia tiver saturada de calor ou seja como uma esponja com agua só deixa passar a agura qd tiver cheia, logo mais um dilema. Quero piso radiante, mas com madeira é para esqueçer, e por ceramica ou outro é mau pq ou se usa sempre o radiante o ano todo ou o chão é frio. AHAHHAHAAH que fazer??? ~

    Pergunta: será que um soalho de madeira com cortiça e bem isolado não será quentinho no inverno tb? pergunto isto pq a minha casa é antiga e tem soalho a antiga e claro isolamentos à 30 anos não havia e no inverso a madeira não é assim tão fria, logo com isolamentos será que um bom soalho bem isolado não chega.
  7.  # 7

    65€ para qq tipo de madeira atrás descrita??????
  8.  # 8

    65 euros o metro quadrado para soalho em madeira maciça de sucupira
  9.  # 9

    na revista maxima que vi um link falavam de 32.50€ para 65 tem muita a diferença mas vamos contar com o seu. :)
    De dia para dia as decisões são cada vez mais complicadas,
    opção 1
    chão em soalho com caixa de ar e isolado termicamente e sem piso radiante

    opção 2
    chão ceramico ou soalho flutuante em pvc ou madeira fina e com piso radiante


    Será que a opção 1 no inverno será muito má com um apoio a uns radiadores e depois até temos uns paneis fotovoltaicos que ajudam a descer o preço da electricidade ou devemos por piso radiante e gastamos os tais 600€+/- por ano em aquecimento e temos um chãoinferior ou de ceramica ou pedra.

    O QUE FAZER?

    que bom ter duvidas. :)
  10.  # 10

    Aí outros poderão ajudar, porque eu também tenho enormes dúvidas sobre o sistema de aquecimento a adoptar e quanto mais leio mais se adensam as minhas incertezas...
  11.  # 11

    bem vindo ao meu mundo então, será que se pusermos um soalho 5 estrelas como é este de sucupira, com cortiça e mais isolamentos, caixa de ar ,..... não será uma opção melhor e depois nos dias mais frios usa-se o AC ou radiadores, e onde invistimos em paneis fotovoltaicos para reduzir a despesa da energia, não será melhor!!!! Não sei pq mas hj estou para esta opção, amanha não sei.
  12.  # 12

    Tabela de preços dos pavimentos em Sucupira da Donatos. Estes pavimentos são estratificados flutuantes e já vêm envernizados. Sobre o preço, tenho 25% de desconto. Para fazerem contas, contem 10% de desperdício e com 8 a 10€ para aplicação.

    Os milímetros entre parêntesis, são a espessura da madeira nobre
      Sucupira.jpg
  13.  # 13

    Um soalho normal de 22 mm é de durar qt tempo? e o estratificado flutuante qt tempo dura?
  14.  # 14

    Tive a ler sobre o estratificado e o que realmente gostava de saber era soalho macico, o preço claro. os flutuantes ficam como opção se o preço do macico for uma coisa doutro mundo.
  15.  # 15

    acabei de ler que se escolherem a opção piso radiante mais tacos de madeira, escolham tacos de madeira de 1cme não de 2cm pq lembrem-se 1º que o calor chegue ao pes a madeira tem que estar cheia, logo qt maior for o taco mais demora a deixar o calor sair. Alguem sabe o preço de tacos de sucupira de 1cm e 2 cm???
  16.  # 16

    É óbvio que não faz muito sentido colocar piso radiante sob um revestimento isolante como a madeira.
    A analogia com a esponja que só deixa passar água depois de saturada, é boa, mas não é só isso. Eu diria que é como se tentasse despejar um garrafão num copo, através de um funil muito pequenino. Se despejar com um caudal demasiado grande, a maior parte da água salta por fora do funil e apenas uma pequena parte vai para o copo.

    Isto é, com sorte, estará a aquecer o tecto do vizinho de baixo em vez de aquecer a madeira do andar de cima. :-))

    A minha dúvida põe-se relativamente à utilidade e conforto proporcionado pelo piso radiante.

    Uma tia minha mora num belo prédio da Av. da República (creio que do Arq Conceição e Silva) em que as salas têm piso radiante (a água, aquecida em caldeira) desde que foi construído há uns 50 anos.
    FELIZMENTE que aquilo deixou de funcionar há já alguns anos. É que, sempre que lá íamos nas noites de Natal, saíamos de lá todos a queixarmo-nos dos pés inchados... ;-)
  17.  # 17

    Isso é pq a tua tia deve ser friorenta e gosta da casa com um chão a 28º, eheheheheh, eu realmente já nãosei o que por, mas realmente por um bom soalho de 2 cm bem isolado e com a casa bem isoolada, talvez uns radiadores na parede fazem o mm ou quase igual e por menos muitos e muitos euros, e tem se um chao 5 estrelas, em taco de madeira de 2 cm de sucupira e dura uma vida inteira, dizem pr ai....
  18.  # 18

    bushy , :-)
    Além disso a utilização de piso radiante com madeira exige algumas precauções.

    Se fôr madeira maciça, a madeira tem de ser encomendada especificamente para esse efeito (para piso radiante) - com menos humidade que os habituais cerca de 11-12%.

    No caso do flutuante, há que aplicar uma manta própria (para deixar passar o calor).

    Em qualquer dos casos, há quem recomende a aplicação de um "tratamento" de aclimatação, em obra, de 30 a 45 dias, com subidas e diminuições diárias de temperatura, antes de ser aplicada.

    Lembre-se que os tapetes que colocar sobre a madeira não poderão ser plastificados/isolados por baixo (para evitar concentrações de calor na madeira), e que a temperatura recomendada é de cerca de 23 ou 24.ºC.

    Eu iria para esta sua última sugestão (sucupira+aquecedores).

    Quanto aos "radiadores" de parede, o único problema é que quando fizer esse projecto já tem de saber onde é que vai pôr a mobília toda (além de que, lembre-se, esses "radiadores" - na realidade, creio que deviam chamar-se "convectores" - são mais eficazes se estiverem na parede exactamente oposta à parede mais fria (a que tem as janelas) e NÃO - ao contrário que muitos pensam - debaixo das janelas.

    Luís
  19.  # 19

    Obrigado luis pela informação, nem tudo pode ser perfeito, vou fazer a casa e papel e tentar por os convectores na parede mais afastada das janelas, pq realmente acho que vou mais para ai, hoje claro, pq o chão é em sucupira e em tacos de 2 ou 2,5cm.
  20.  # 20

    Colocado por: Luis K. W.Quanto aos "radiadores" de parede, o único problema é que quando fizer esse projecto já tem de saber onde é que vai pôr a mobília toda (além de que, lembre-se, esses "radiadores" - na realidade, creio que deviam chamar-se "convectores" - são mais eficazes se estiverem na parede exactamente oposta à parede mais fria (a que tem as janelas) e NÃO - ao contrário que muitos pensam - debaixo das janelas.

    Explique-me essa, fiquei curioso, porque sempre os vi debaixo das janelas e a os esquemas de circulação de ar que o demonstravam, pelo que gostava da demonstração. É que nesta história dos aquecimentos, sou mesmo frio
 
0.0213 seg. NEW