Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia
    Estou a ponderar a compra de um terreno para construção de moradia.
    O terreno tem uma área de 275m2 e permite de acordo com o projecto a construção de R/C + 1º andar. No entanto eu gostaria de acrescentar uma cave e já verifiquei que os vizinhos também têm garagem na cave.
    Gostava de saber se é possível pedir esta alteração à autarquia, a probabilidade do meu êxito, tempos de demora e custos associados. Aparentemente não há nada no terreno que impeça a construção de cave pois este é plano e não me parece que consiga extrair petróleo de lá.
    Agradeço a vossa opinião pessoal e profissional e troca de experiências. Também agradeço qualquer conselho que me queiram dar assim como sugestões de forma a levar esta minha tarefa a bom porto.

    Anexo documentos da viabilidade de construção e do terreno em si
    http://img142.imageshack.us/img142/3084/loteamento2ye3.jpg
    http://img142.imageshack.us/img142/3168/loteamentoagy6.jpg
    http://img142.imageshack.us/img142/989/lotexn1.jpg
  2.  # 2

    Alguém teve alguma experiência deste género que queira partilhar?
  3.  # 3

    Será melhor consultar os serviços tácnicos da sua câmara para ter a certeza dessa possibilidade.
    Contudo como o terreno está inserido num loteamento convem verificar se o alvará de loteamento permite a construção de caves.
    Se não permitir terá que pedir uma alteração do alvará, mas como os seus vizinhos já tem cave decerteza que o alvará o permite.
    •  
      FD
    • 27 janeiro 2009

     # 4

    Primeiro, marque uma reunião/consulta junto do Departamento de Urbanismo da Câmara Municipal e esclareça essa questão.
    Se já tem um projecto aprovado, tem que fazer a alteração do mesmo - não se esqueça que, num mundo perfeito, tem que pedir autorização ao autor original para o poder alterar.
    Depois, tem que submeter essa alteração a aprovação na Câmara Municipal. Em princípio pagará uma taxa para que o processo seja reapreciado.
  4.  # 5

    Bom dia

    Como existe desenvolvimento sobre a negociação deste terreno só falta mesmo escolher entre o lote 2 ou 3. Para isso já tenho algumas ideias, mas gostaria de saber a vossa opinião sobre qual seria a vossa escolha e porquê. Na imagem do google deverão ter em conta que o norte está no sentido do topo do vosso monitor. Penso também que é importante outro detalhe, a moradia construida no lote 1 é unicamente r/chão.

    Aguardo a vossa opinião

    Quanto à questão da alteração do loteamento já tenho novidades não agradáveis. Uma alteração deste género implica o pagamento da Taxa Municipal de Urbanismo, que seria a mesma caso o terreno não estivesse já loteado. Estimou-se o custo em 3000 euros.
    •  
      FD
    • 9 fevereiro 2009

     # 6

    Quanto à escolha: o que é que o Manuel Maria dos Santos fez no terreno dele?

    3.000€ por uma única alteração ao projecto? Parece-me deveras exagerado... esse valor deveria ser por um projecto novo, se tanto!
  5.  # 7

    Colocado por: FDQuanto à escolha: o que é que o Manuel Maria dos Santos fez no terreno dele?

    3.000€ por uma única alteração ao projecto? Parece-me deveras exagerado... esse valor deveria ser por um projecto novo, se tanto!


    O Manuel Maria dos Santos ainda não fez nada por enquanto. É um terreno murado, tipo pequena quinta. Acho que entendo a pertinência da sua questão, mas se um dia aquele terreno for loteado só o será para moradias unifamiliares, pois é o que consta do pdm da maia. É claro que com políticos nada é certo para sempre, mas aqui não estou preocupado pois esta é uma freguesia da Maia com forte componente rural e foi por isso que a escolhi. Eu já tenho vários argumentos de ponderação para a escolha, mas gostaria antes de ouvir os vossos, pois poderão acrescentar argumentos mais técnicos à discussão.

    Os 3000 foram calculados com base nos regulamentos de taxas do municipio da Maia, que eu próprio conferi em casa, com cálculos meus. A questão é que o muncipio em vez de considerar a área que acrescento à construção com a alteração (neste caso cerca de 100 m2 com a cave) considera a área total ou seja 100 + 100 + 100 m2 o que considero ridículo. Mas é assim que é feito, foi o que me garantiram tanto o arquitecto da câmara como o fiscal da freguesia em causa. A formula de cálculo é o resultado de vários coeficientes, desde o coeficiente de urbanização, investimento da câmara/km2, área total de terreno, área de construção, custo de construção/m2 publicado em decreto, e coeficente de serviços públicos (água corrente,drenagem de águas pluviais, saneamento básico, iluminação pública, acessibilidades). Se alguém quiser mais informações sobre esta matéria terei todo o gosto em informar.
    •  
      FD
    • 9 fevereiro 2009

     # 8

    E como é que esse terreno está classificado no PDM?

    Eu escolhia o lote 1:
    -> vista mais desafogada
    -> não é geminada (por enquanto)

    Por outro lado, corre um sério risco se se lembram de construir no terreno adjacente uma porcaria qualquer que o prejudique, enquanto no lote 2 já sabe com o que vai contar, para sempre.

    Arriscar, lote 1; não arriscar, lote 2. Em termos técnicos não me parece que haja grandes diferenças, seja a nível solar ou qualquer outro...
  6.  # 9

    Colocado por: FDE como é que esse terreno está classificado no PDM?

    Eu escolhia o lote 1:
    -> vista mais desafogada
    -> não é geminada (por enquanto)

    Por outro lado, corre um sério risco se se lembram de construir no terreno adjacente uma porcaria qualquer que o prejudique, enquanto no lote 2 já sabe com o que vai contar,para sempre.

    Arriscar, lote 1; não arriscar, lote 2. Em termos técnicos não me parece que haja grandes diferenças, seja a nível solar ou qualquer outro...


    Desculpe FD, mas viu mal o meu post. A escolha é entre o lote 2 e 3, eheh. O lote 1 está construído, eu só falei nele porque tem uma construção só de R/chão, e permite uma vista mais desafogada para uma possível construção no lote 2.
    •  
      FD
    • 9 fevereiro 2009

     # 10

    Hmmm... pois é. Segunda feira e tal... como vi as duas setas na lista dos lotes a apontar para o lote 1 e 2...

    Eu escolhia o lote 2.
  7.  # 11

    Como eu gosto de Sol de manhã, era o lote 2.
    Mas não consegui ver bem, na fotografia, se o Lote 11 tem uma construção encostada à traseira do lote 2...

    Quanto às taxas. Portanto, se você tivesse 10.000m2 de construção e pretendesse acrescentar 1m2, teria de pagar taxas de 10.001m2. Tem toda a lógica, sim senhor...
    (isto, no mínimo, é inconstitucional! Mas eu não percebo de nada de Direito-Fiscal-Autárquico)
  8.  # 12

    Colocado por: Luis K. W.Como eu gosto de Sol de manhã, era o lote 2.
    Mas não consegui ver bem, na fotografia, se o Lote 11 tem uma construção encostada à traseira do lote 2...

    Quanto às taxas. Portanto, se você tivesse 10.000m2 de construção e pretendesse acrescentar 1m2, teria de pagar taxas de 10.001m2. Tem toda a lógica, sim senhor...
    (isto, no mínimo, é inconstitucional! Mas eu não percebo de nada de Direito-Fiscal-Autárquico)


    Obrigado pela sua escolha. Diga-me uma coisa por favor, o lote 2 vai ter uma exposição a nascente, a sul e ligeiramente a poente nas divisões voltadas para "trás". O lote 3 vai ter a sul, e pleno poente. Por questões energéticas, e principalmente no inverno, o lote 3 não terá vantagens sobre o lote 2? Ou este aproveitamento será irisório?

    Para ser franco, a escolha do lote 2 é a escolha da minha mulher, por causa da vista mais desafogada. A minha escolha recaiu no lote 3 por causa da maior exposição a poente. Eu concordo com os argumentos da minha mulher, mas não queria comprometer alguma vantagem energética que pudesse ter o lote 3 essencialmente no inverno. Estarei a ser demasiado picuinhas?

    Quanto às construções da traseira do lote 11 não incomodam, são meros anexos, ou seja é uma parede com cerca de 2,40 de altura.
  9.  # 13

    Alguém usa o Virtual Earth da Microsoft? Tem uma funcionalidade muito, mas muito interessante que é de podermos ter uma perspectiva 3D de um terreno ou construção, o que não nos é permitido no Google Earth. Se o tiverem instalado e não for incómodo poderão ver perspectivas muito interessantes do terreno em causa, ficando inclusive com noção da altura dos edifícios envolventes.

    Para obter o Virtual Earth http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=E9298080-50C4-4F2E-9FC4-4009074996BA&displaylang=en

    Para visualizar o lote sem instalar o Virtual Earth não permite uma aproximação tão elevada, mas mesmo assim tem uma aproximação muito boa http://maps.live.com/?v=2&encType=1&sp=Point.qwbfwsg8cdzj_terreno____
    •  
      FD
    • 9 fevereiro 2009 editado

     # 14

    Melhor que 1.000 palavras... e já que se disponibilizou para mostrar. :)
      lotes.jpg
  10.  # 15

    Colocado por: FDMelhor que 1.000 palavras... e já que se disponibilizou para mostrar.


    É isso mesmo. Não tinha colocado a imagem e só o link pois assim permite uma maior interactividade. Assim sendo complemento a informação:
    1- Nesta imagem e no sentido do topo do vosso monitor é o sul
    2- O terreno vago é devidido em 2 lotes com exactamente a mesma área (275 m2)
    3- O lote denominado de "2" é o da esquerda e o "3" é o da direita
    4- A moradia do lado esquerdo do lote "2" é só r/chão, ou seja permitiria uma vista mais desafogada da construção do "lote 2"para nascente
    5- Os anexos ao fundo de ambos os lotes têm cerca de 2,40 m de altura máxima, ou seja, permitem uma franca divisão e não estorvam.
    6- A eventual construção no lote "3" teria uma exposição solar maior da lateral a poente, mas com o inconveniente de estarem viradas para as traseiras de outros dois lotes.

    Neste momento e neste forum temos duas votações no lote "2". Há mais sugestões?
  11.  # 16

    Bom dia

    A escolha foi feita, o CPCV foi formalizado.

    Obrigado aos participantes que tiveram influência na escolha do lote "2", pois conseguiram convencer-me convenientemente para alterar a minha opinião.

    Ficam aqui outras opiniões noutro forum, e no total contabilizo 4 a favor do lote "2" contra 0 a favor do lote "3".

    http://www.projest-engenharia.com/forum/viewtopic.php?t=2000
  12.  # 17

    taunus

    Se descobrir uma panela com libras de ouro ou um poço de petróleo nesse lote não se esqueça que fomos nós que o influênciamos por isso temos direito no mínimo a um jantarzito de inauguração desse "filhote" que já é tb um bocadinho nosso

    : )))
  13.  # 18

    Colocado por: zedasilvataunus

    Se descobrir uma panela com libras de ouro ou um poço de petróleo nesse lote não se esqueça que fomos nós que o influênciamos por isso temos direito no mínimo a um jantarzito de inauguração desse "filhote" que já é tb um bocadinho nosso

    : )))


    Fica prometido.... eu até estava a pensar escavar aquilo um pouco para uma cave... pode ser que jorre "pitrol".
  14.  # 19

    Colocado por: taunusBom dia

    A escolha foi feita, o CPCV foi formalizado.

    Obrigado aos participantes que tiveram influência na escolha do lote "2", pois conseguiram convencer-me convenientemente para alterar a minha opinião.

    Ficam aqui outras opiniões noutro forum, e no total contabilizo 4 a favor do lote "2" contra 0 a favor do lote "3".

    http://www.projest-engenharia.com/forum/viewtopic.php?t=2000

    Foi sem dúvida a melhor escolha....
    Parabéns e muito boa sorte!
    • romeu
    • 11 fevereiro 2009

     # 20

    gostaria k me imformassem o preço de uma escritura completa para um terreno no valor de 45.000 euros obrigado
 
0.0208 seg. NEW