Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas!
    Gostaria de ter uma opinião vossa.
    Tenho uns cobres de lado, porque o futuro é cada vez mais incerto.
    Para além desses cobres de lado, tenho alguns euritos de lado, aos quais posso dar um de dois destinos: metê-los a render ou amortizar o empréstimo da casa.
    Notas: o meu spread é de .6 e os juros que consigo são de 3.5%. A diferença é grande, eu sei, mas tenho pouca confiança nos bancos.
    O que dizem?
    Gracias!
    •  
      FD
    • 13 maio 2013

     # 2

    A minha resposta: https://forumdacasa.com/discussion/29193/altura-de-amortizar/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 1976
  2.  # 3

    Colocado por: 1976Notas: o meu spread é de .6 e os juros que consigo são de 3.5%.

    Nessas condições acho que é de fazer um depósito a prazo e continuar a pagar o crédito. Não contrate um depósito com um prazo excessivamente longo, já que, a Euribor está em níveis historicamente baixos e começando a subir, pode tornar mais rentável a amortização.

    Colocado por: 1976mas tenho pouca confiança nos bancos.

    Há em Portugal, a acreditar nos ratings, sucursais de instituições bancárias muito credíveis, como por exemplo o Deutsche Bank ou o Barclays (os ratings das várias agências variam entre A+ e A-).
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 4

    obrigadíssimo FD.
    o meu receio é o mesmo de tantos... a falência dos bancos. mesmo com o fundo de garantia de 100k, quem acredita que nos cofres do estado/banco de portugal há €€ suficiente para ressarcir todos os aforradores?
    tenho os euritos espalhados por diversos bancos, mas a minha confiança é cada vez menos....
    concordo com os eu ponto de vista, de calcular o nencessário para sobreviver uns anos sem qualquer rendimento, e ter esse €€ disponível com facilidade. foi o que fiz. agora ao que vou acumulando a mais, tenho que lhe dar um destino que me tranquilize....
  4.  # 5

    pois, mas o barclays e o db não dão taxas de juros de 3,5%. nem lá perto. infelizmente.
  5.  # 6

    Colocado por: 1976pois, mas o barclays e o db não dão taxas de juros de 3,5%. nem lá perto. infelizmente.

    É um sinal de que não precisam tão desesperadamente como outros, de novos depósitos. Por outro lado nos tempos áureos do BPN e BPP as suas taxas de juro eram as melhores do mercado.
  6.  # 7

    precisamente.
    e as taxas que obtenho, de 3.5% são em bancos relativamente bem reputados.
    há bancos, ainda agora, a oferecerem taxas superiores.
    e, ao valor que a inflação se encontra (1.7% em abril), traduz-se num ganho real...
  7.  # 8

    Eu amortizava o Crédito Habitação. Apesar de haver propostas mais vantajosas ao nível dos depósitos a prazo acho que amortizava o CH, quanto mais não fosse pela descarga psicológica.
    Concordam com este comentário: miguelg, Paramonte
  8.  # 9

    Colocado por: 1976e as taxas que obtenho, de 3.5% são em bancos relativamente bem reputados.

    Pode-se saber que bancos?
  9.  # 10

    rui, o factor psicológico é importantíssimo, tb acho. e menos prestação diminui uma série de encargos associados (seguros)
    j.fernandes, pode, claro. no millennium e no montepio (era no finibanco mas foi adquirido) tenho contas com essas taxas.
    mas há muitas ofertas
    Concordam com este comentário: miguelg
  10.  # 11

    Colocado por: 1976o meu receio é o mesmo de tantos... a falência dos bancos. mesmo com o fundo de garantia de 100k, quem acredita que nos cofres do estado/banco de portugal há €€ suficiente para ressarcir todos os aforradores?
    tenho os euritos espalhados por diversos bancos, mas a minha confiança é cada vez menos....
    concordo com os eu ponto de vista, de calcular o nencessário para sobreviver uns anos sem qualquer rendimento, e ter esse €€ disponível com facilidade. foi o que fiz. agora ao que vou acumulando a mais, tenho que lhe dar um destino que me tranquilize....

    Se tem "algum" de parte, se não lhe faz falta, se gosta - como eu, de dormir descansado... então, de que está à espera? Amortize o empréstimo mas, ficar sempre com um "pé de meia".É bom estarmos prevenidos para uma eventual emergência. O amanhã, ninguém sabe como vai ser. Foi o que eu fiz e, é tão bom,chegar ao fim de mês e não ter encargos fixos!
    Mas, cada um sabe de si e, como se diz pelas minhas bandas, só Deus sabe de todos...
  11.  # 12

    não se esqueça que não é só o crédito habitação que está a amortizar, está também a "amortizar" o custo do seguro de vida que paga pois é sobre o capital em divida...
  12.  # 13

    Com a falência de um banco a dívida não se extingue.
    Ao spread há que adicionar a taxa de juros.
    À taxa de juros do DP há que subtrair a taxa de inflação.
  13.  # 14

    e aos juros há que tirar o imposto...
  14.  # 15

    Colocado por: 1976Boas!
    Gostaria de ter uma opinião vossa.
    Tenho uns cobres de lado, porque o futuro é cada vez mais incerto.
    Para além desses cobres de lado, tenho alguns euritos de lado, aos quais posso dar um de dois destinos: metê-los a render ou amortizar o empréstimo da casa.
    Notas: o meu spread é de .6 e os juros que consigo são de 3.5%. A diferença é grande, eu sei, mas tenho pouca confiança nos bancos.
    O que dizem?
    Gracias!


    Os juros de 3,5% parecem ser a taxa bruta, tem de retirar os 28% de imposto, ie, são cerca de 2,5% líquidos.
    Quantos meses/prestações tem ainda por pagar? Multiplique o numero de prestações pela mensalidade actual e faça uma estimativa do que ainda tem a pagar e compare com a divida actual, provavelmente o que vai pagar em prestações dá perto do dobro do valor da divida...
    Na minha opinião mais vale amortizar a divida e a partir daí colocar o mesmo valor que teria de pagar de prestação numa poupança.
    No total, se fizer as contas incluindo os seguros e todas as despesas, muito provavelmente vai ver que vale a pena (em dinheiro e factor psicológico) a amortização.
 
0.0187 seg. NEW