Colocado por: 1255Deve haver aí qualquer engano.
Tela de polietileno não será a mais adequada para isolamento acústico.
Parece-me que se for uma lâmina de corticite dará muito mais resultado. E deixa respirar a madeira.
Aí uns 3 ou 5 mm.
Colocado por: pauloms
A ideia do polietileno seria para absorver os impactos sobre o soalho que vai ser aplicado sobre o outro, nomeadamente os passos com sapatos.
Sabe-me dizer, mais ou menos, o preço da corticite para as espessuras que mencionou?
Colocado por: paulomso soalho vai ser pregrado directamente sobre o actual.
Colocado por: pauloms
Estive a pesquisar um pouco. No site da Leroy Merlin está informação muito interessante sobre isto. Aparentemente, a cortiça não é a melhor opção para a redução do ruído por passos.
Colocado por: Pedro BarradasNão sei onde é que leu tal coisa!!!
Colocado por: paulomsVivam,
Numa divisão de minha casa vou mandar aplicar soalho maciço em pinho pregado por cima do já existente. O actual está em bom estado mas tem vários remendos.
O carpinteiro falou-me da possibilidade de se aplicar entre as duas camadas de soalho uma tela de polietileno para reduzir o ruído por percussão, mais ou menos como se faz com os pavimentos flutuantes.
Para este caso, esta tela fará alguma coisa? Será boa ideia aplicá-la, podendo impedir a respiração da madeira e contribuir para a sua deterioração?
Colocado por: tavares73
Há uns 10 anos, um empreiteiro aplicou essa tela sob um soalho maciço e hoje está em avançado estado de deterioração, mas hoje já não deve valer de nada o conselhopara...
A cortiça é um bom isolante à transmissão de sons de passos (ruído para o piso inferior) mas não é muito eficaz na redução do som de passos refletido (ruído na própria habitação). Uma solução seria a remoção do soalho antigo, colocação do novo sobre fitas de cortiça, e entre os suportes, uma manta de lã de rocha e caixa com 1cm de altura pelo menos.
Colocado por: Minimal
Alguém sabe se estas fitas de cortiça (indicadas pelo tavares78) colocadas por cima dos barrotes antes de ser colocado o soalho maciço vai reduzir o som de percursão (o som do passo das pessoas) no próprio apartamento ou apenas no apartamento de baixo?
Colocado por: MinimalNo meu caso não existe laje nem betonilha. É um prédio antigo e o meu "chão" é constituído pelo estafe do vizinho, barrotes de madeira e soalho maciço pregado aos barrotes. Vou colocar lã de rocha entre os barrotes de madeira e estou a ponderar colocar as fitas de cortiça em cima dos barrotes, indicado pelo tavares73. Estou é na dúvida se isso me vai beneficiar ou apenas ao vizinho baixo.
Colocado por: Minimalou apenas ao vizinho baixo.