Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Vivam,

Numa divisão de minha casa vou mandar aplicar soalho maciço em pinho pregado por cima do já existente. O actual está em bom estado mas tem vários remendos.

O carpinteiro falou-me da possibilidade de se aplicar entre as duas camadas de soalho uma tela de polietileno para reduzir o ruído por percussão, mais ou menos como se faz com os pavimentos flutuantes.

Para este caso, esta tela fará alguma coisa? Será boa ideia aplicá-la, podendo impedir a respiração da madeira e contribuir para a sua deterioração?
  2.  # 2

Deve haver aí qualquer engano.
    Tela de polietileno não será a mais adequada para isolamento acústico.
    Parece-me que se for uma lâmina de corticite dará muito mais resultado. E deixa respirar a madeira.
    Aí uns 3 ou 5 mm.
  3.  # 3

Colocado por: 1255Deve haver aí qualquer engano.
    Tela de polietileno não será a mais adequada para isolamento acústico.
    Parece-me que se for uma lâmina de corticite dará muito mais resultado. E deixa respirar a madeira.
    Aí uns 3 ou 5 mm.

A ideia do polietileno seria para absorver os impactos sobre o soalho que vai ser aplicado sobre o outro, nomeadamente os passos com sapatos.

Sabe-me dizer, mais ou menos, o preço da corticite para as espessuras que mencionou?
  4.  # 4

Nas casas de materiais de construção têm lá desse material, preços ao certo não sei.
    Vi há dias um material no Leroy Merlin à base de corticite e custava cerca de 3 €/m2. Chama-se base Cortiça Cork4U.
    A corticite de 2mm é mais barata mas o melhor é passar por lá e ver.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
  5.  # 5

Colocado por: pauloms

A ideia do polietileno seria para absorver os impactos sobre o soalho que vai ser aplicado sobre o outro, nomeadamente os passos com sapatos.

Sabe-me dizer, mais ou menos, o preço da corticite para as espessuras que mencionou?

Se o seu problema é prevenir ruidos então ficaria melhor servido com a cortiça. Telefone para a corticeira Amorim e peça quotação para os m2 pretendidos.
  6.  # 6

Madeira sobre madeira... Talvez seja preferível a aplicação de manta de aglomerado de cortiça. 2mm no mínimo. Vai reduzir o ruido de percussão.

A manta de Polietileno que fala, é manta de espuma de polietileno.
  7.  # 7

Obrigado pelas vossas opiniões!

Estive a pesquisar um pouco. No site da Leroy Merlin está informação muito interessante sobre isto. Aparentemente, a cortiça não é a melhor opção para a redução do ruído por passos. O melhor seria uma destas soluções:
    http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Madeiras/Pavimento-e-rodapes/Bases/15115870.aspx
    http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Madeiras/Pavimento-e-rodapes/Bases/15879990.aspx
    http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Madeiras/Pavimento-e-rodapes/Bases/13930182.aspx

O problema é que são soluções para flutuantes e, no meu caso, é com madeira maciça. Acho que não vou arriscar e o soalho vai ser pregrado directamente sobre o actual.
  8.  # 8

Colocado por: paulomso soalho vai ser pregrado directamente sobre o actual.

Então não se preocupe com a tela.
  9.  # 9

Colocado por: pauloms
    Estive a pesquisar um pouco. No site da Leroy Merlin está informação muito interessante sobre isto. Aparentemente, a cortiça não é a melhor opção para a redução do ruído por passos.

Não sei onde é que leu tal coisa!!!
    Mas, sim concordo, se é para pregar, pregue directo.
  10.  # 10

Colocado por: Pedro BarradasNão sei onde é que leu tal coisa!!!

Está no site do Leroy Merlin. Veja nos links que postei. Têm um indicador do isolamento para impactos e para passos (nãos os dos Coelhos...).

Mas têm razão. A coisa vai sem tela. Não vale a pena estar a complicar mais.

Agradeço a ajuda que me prestaram!
  11.  # 11

Colocado por: paulomsVivam,

Numa divisão de minha casa vou mandar aplicar soalho maciço em pinho pregado por cima do já existente. O actual está em bom estado mas tem vários remendos.

O carpinteiro falou-me da possibilidade de se aplicar entre as duas camadas de soalho uma tela de polietileno para reduzir o ruído por percussão, mais ou menos como se faz com os pavimentos flutuantes.

Para este caso, esta tela fará alguma coisa? Será boa ideia aplicá-la, podendo impedir a respiração da madeira e contribuir para a sua deterioração?

Há uns 10 anos, um empreiteiro aplicou essa tela sob um soalho maciço e hoje está em avançado estado de deterioração, mas hoje já não deve valer de nada o conselhopara...
    A cortiça é um bom isolante à transmissão de sons de passos (ruído para o piso inferior) mas não é muito eficaz na redução do som de passos refletido (ruído na própria habitação). Uma solução seria a remoção do soalho antigo, colocação do novo sobre fitas de cortiça, e entre os suportes, uma manta de lã de rocha e caixa com 1cm de altura pelo menos.
  12.  # 12

E as fitas da Danosa? Valem a pena serem aplicadas sobre os sarrafos de nivelamento aplicados sobre os barrotes de piso, antes do soalho ser pregado aos ditos sarrafos?
    • Minimal
    • 16 fevereiro 2016 editado

# 13

Colocado por: tavares73

Há uns 10 anos, um empreiteiro aplicou essa tela sob um soalho maciço e hoje está em avançado estado de deterioração, mas hoje já não deve valer de nada o conselhopara...
    A cortiça é um bom isolante à transmissão de sons de passos (ruído para o piso inferior) mas não é muito eficaz na redução do som de passos refletido (ruído na própria habitação). Uma solução seria a remoção do soalho antigo, colocação do novo sobre fitas de cortiça, e entre os suportes, uma manta de lã de rocha e caixa com 1cm de altura pelo menos.

Alguém sabe se estas fitas de cortiça (indicadas pelo tavares78) colocadas por cima dos barrotes antes de ser colocado o soalho maciço vai reduzir o som de percursão (o som do passo das pessoas) no próprio apartamento ou apenas no apartamento de baixo?
  13.  # 14

Colocado por: Minimal

Alguém sabe se estas fitas de cortiça (indicadas pelo tavares78) colocadas por cima dos barrotes antes de ser colocado o soalho maciço vai reduzir o som de percursão (o som do passo das pessoas) no próprio apartamento ou apenas no apartamento de baixo?

Para fazer o corte dentro do próprio apartamento, tem que desligar acusticamente desde a base, aos barrotes e o acabamento.
  14.  # 15

pc ferreira,

Não percebi com o quer dizer com " desligar acusticamente desde a base, aos barrotes e o acabamento".
  15.  # 16

1 . Entre a laje e a betonilha de distribuição de carga deve aplicar manta acústica, e aplicar juntas de fraccionamento na zona das portas.

2 . Entre o barrtotes e a betonilha de distribuicao de carga, deverá aplicar manta acústica, e estes barrotes devem ser interrompidos entre divisoes.

3. Aplicando a madeira, deverá desliga-la e interronpendo-a entre divisoes.
  16.  # 17

No meu caso não existe laje nem betonilha. É um prédio antigo e o meu "chão" é constituído pelo estafe do vizinho, barrotes de madeira e soalho maciço pregado aos barrotes. Vou colocar lã de rocha entre os barrotes de madeira e estou a ponderar colocar as fitas de cortiça em cima dos barrotes, indicado pelo tavares73. Estou é na dúvida se isso me vai beneficiar ou apenas ao vizinho baixo.
  17.  # 18

Colocado por: MinimalNo meu caso não existe laje nem betonilha. É um prédio antigo e o meu "chão" é constituído pelo estafe do vizinho, barrotes de madeira e soalho maciço pregado aos barrotes. Vou colocar lã de rocha entre os barrotes de madeira e estou a ponderar colocar as fitas de cortiça em cima dos barrotes, indicado pelo tavares73. Estou é na dúvida se isso me vai beneficiar ou apenas ao vizinho baixo.

Sendo um prédio com estrutura em tabique vai ajudar mais o vizinho de baixo mas pouco. Tendencialmente numa estrutura de madeira tipo gaiola como é o caso é virtualmente impossível fazer grandes reduções de som pois os mesmos são transmitidos pela própria estrutura. Regra geral, este tipo de prédios tem um pé direito elevado e o mesmo acaba por actuar como uma espécie de subwoofer sendo que o barulho dos passos é dos piores senão o pior.
  18.  # 19

Colocado por: Minimalou apenas ao vizinho baixo.

Exato!
  19.  # 20

Espuma de polietileno reticulado - Impactodan da Danosa (Atenuação dos ruídos de impacto).
    Normalmente é utilizada por baixo da betonilha e alvenarias, não há referência a aplicações sob madeira ou derivados.

http://portal.danosa.com/danosa/CMSServlet?node=620005&lng=4&site=3

0.0202 seg. NEW