Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    antes de mais os meus parabéns às pessoas responsáveis por este fórum e o meu agradecimento à comunidade que já me ajudou através da info que está exposta e que tenho lido bastante.

    Recorro à vós para tentar obter alguma ajuda no sentido de perceber se a solução que tenho planeado para climatizar a casa é adequada.

    Passo a partilhar os dados relevantes.

    Objectivo
    Como a casa é grande e tem uma caixilharia muito pobre em isolamento, passámos um inverno penoso com temperaturas a rondar os 10ºC dentro de casa.
    O objectivo é melhorar o isolamento e climatizar a casa com recurso a ar condicionado para termos os próximos invernos mais quentinhos!
    Actualmente somos apenas dois, mas vem um rebento a caminho e é importante tratar deste assunto antes da sua chegada que será em Novembro.
    Quanto ao verão, a casa é fresca e só em dias de picos de calor é que sentimos a falta de um AC para arrefecer.
    O objectivo do investimento é mesmo ter a casa quente no inverno.

    Contexto
    Moradia com cerca de 20 anos, com 3 pisos (garagem + piso de habitação + sótão preparado para habitação), localizada no distrito de Coimbra, com parede exterior dupla sem isolamento além da caixa de ar estanque.
    Caixilharia em alumínio existente é a antiga de correr com 1 vidro simples que será substituida por janelas daquelas de abrir ao centro com oscilobatente (não sei o nome técnico) em alumínio com corte térmico e vidro duplo planitherm.
    Existe uma lareira que está assente numa parede exterior e que serve de pouco para nos aquecer, será tapada com uma almofada ou coisa do género.
    No sótão existe uma área preparada para habitação com cerca de 50% do tamanho da área do piso de baixo e com localização central.

    Na imagem abaixo tenho um croqui do piso a climatizar e das dimensões das divisões.
    A ideia é ter todas as áreas com uso frequente quentinhas para não haver diferenças de temperatura nas divisões que usamos mais. Como apenas usamos o Quarto 1 e o bebé irá para o Quarto 2, na zona dos quartos só pretendo para já instalar 2 Unidades Interiores (UI), mas quero ter a possibilidade de vir a instalar uma terceira no Quarto 3. A sala e cozinha é onde vamos passar mais tempo e têm grandes áreas. Existem ainda os 2 hall de ligação da cozinha/sala aos quartos. O Escritório é para uso esporádico e para já não equaciono a colocação de uma UI, mas aguardo a vossa opinião. Tinha pensado em recorrer ao radiador a óleo caso fosse preciso nos dias mais frios para o escritório. No WC, usamos um ventilador de aquecimento daqueles baratuxos e temos um desumidificador.

    A unidade exterior (UE) ficará na parede das traseiras do piso de cima/sótão para minimizar as indesejadas vibrações e ressonâncias nas paredes e para, numa área central, distribuir a tubagem pelo sótão.

    A ideia é, no piso de habitação instalar as UIs sem andar a partir parede e como tal será necessário recorrer a calha técnica para passar as tubagens.

    Planta

    Áreas
    A climatizar diretamente:
    - Cozinha (38m2)
    - Sala (25m2)
    - Quarto 1 (16m2)
    - Quarto 2 ( 14m2)
    A climatizar através das portas abertas:
    - Hall 1 (9m2)
    - Hall 2 (7m2)
    - Escritório (10m2), talvez, dependendo da capacidade de circulação do ar.

    O quarto 3 será mantido fechado sempre que possível para otimizar o sistema já que não é utilizado.

    Aparelhos
    Quanto ao hardware, apenas ponderei Daikin ou Mitsubishi Eletric (ME). Procuro máxima eficiência energética e fiabilidade.
    Um familiar meu colocou recentemente uma UE ME de 68kW e 3 UI (25+25+35) da série GE e é bastante silencioso no modo mínimo e aquece muito rapidamente, de facto esta tecnologia evoluiu muito nos últimos anos!
    Quanto à ME, tenho olhado para as séries EF kirigamine e SF, que julgo serem praticamente a mesma coisa apenas com diferenças estéticas, face ao GE têm programador semanal mas no mínimo apenas fazem 21dB contra os 19dB da GE.
    Na Daikin apenas me interessa a série FTXS-K que acho bastante elegante a par do GE e Kirigamine da ME, e parece ter mais funcionalidades avançadas além do programador semanal, como detecção de pessoas e modos auto eco-saving. Em termos de ruído mínimo andam pelos 19dB.

    Aqui o factor ruído é importante porque quero dormir com o sistema ligado. O programador semanal também acho que faz jeito.

    Quanto a orçamentos, tenho 3 e inicialmente 2 dos profissionais sugeriram duas UE de 68 para alimentar 50+42+25+25, um outro sugeriu mono-split que refutei de imediato a hipótese. Investiguei melhor e após ver aqui pessoal no fórum com uma situação parecida com a minha e que lhes foi sugerido uma UE mais potente para todo o piso, confrontei os profissionais com a hipótese de colocar por exemplo:
    No caso Daikin, uma UE 5MXS90E de 90kW e para a cozinha uma de FTXS42K ou FTXS50K, para sala uma FTXS42K e para os quartos 2 x FTXS25K.
    No caso da ME, a UE seria a MXZ-5D102VA com mais 12kW de potência e que mais à vontade ficaria com a 3ª UI no Quarto 3.
    Os profissionais concordaram que sim, era possível e que ficaria cerca de 500€ mais barato ao invés de usar 2 máquinas de 68.
    O único senão disto é que a UE modula para um mínimo de cerca de 1000W no caso da ME, ou seja, se só ligar uma UI, não vou ter grande eficiência energética porque vai estar sempre a gastar 1000W. Mas como eu pretendo usar isto como aquecimento central, raramente irei fazer utilizações pontuais das UIs.
    O objectivo é manter a casa quente durante todo o Inverno, programando para 17 ou 18ºC nos períodos em que estamos ausentes e para 22 ou 23ºC quando estamos em casa.

    Quanto a orçamentos tenho os seguintes:
    Orçamento 1
    Mitsubishi Electric série SF
    UE: 1 x MXZ 5D102VA (Tubagem de Refrigeração 3/8 e ¼ c/ Isolamento 9mm)
    UI: 2 x MSZSF25 + 2xMSZSF42
    Inclui montagem de todo o sistema, furações, passagem de tubagens, etc.
    Valor: 4830€ Sem IVA

    Orçamento 2
    Daikin Série FTXS-K
    UE: 1 x 5MXS 90
    UI: 2 x FTXS25K + 2xFTXS50K
    Inclui montagem de todo o sistema, furações, passagem de tubagens, etc.
    Valor: 4250€ Sem IVA

    Orçamento 3
    Daikin Série FTXS-K
    UE: 1 x 5MXS 90
    UI: 1 x FTXS20K + 1 x FTXS25K + 2xFTXS42K
    Inclui montagem de todo o sistema, furações, passagem de tubagens, etc.
    Valor: 3470€ Sem IVA

    Ou
    Mitsubishi Electric série SF
    UE: 1 x MXZ 5D102VA
    UI: 1 x MSZSF20 + 1 x MSZSF25 + 1xMSZSF42 + 1xMSZSF50
    Inclui montagem de todo o sistema, furações, passagem de tubagens, etc.
    Valor: 3580€ Sem IVA
    Em vez do SF, optando por EF (Kirigamine): 3800€ Sem IVA

    Bom, claramente tenho aqui um vencedor pelo menos em preço. Trata-se de uma grande casa, que como vende muito para a indústria consegue valores mais baixos nos equipamentos.

    Bom, gostava então de obter feedback sobre o dimensionamento do sistema, das escolhas que tenho feito, vantagens e desvantagens das opções. Também dos valores propostos nos orçamentos.
    Gostava também de perceber dentro das duas marcas, quais a diferenças principais nos 2 sistemas.
    Será que uma UE de 90kW da Daikin será suficiente para climatizar as áreas pretendidas de forma contínua? Ou será que os 12kW a mais da ME farão a diferença quando quiser colocar no 3º quarto?
    De 21dB para 19 dB nota-se muita diferença? Os 19 são mesmo quase imperceptíveis e fiquei muito agradado com o que ouvi em casa do meu familiar.
    Com o investimento na actualização da caixilharia para máximo desempenho térmico possível, conseguirei manter a temperatura constante durante o inverno sem ter uns gastos exagerados?
    Um User do fórum postou um diário sobre os meses e os gastos e o máximo foi 160€ num mês muito frio e com o sistema sempre em 24/7, com Samsung e caixilharia antiga de correr. Eu julgo ser possível menos com estes equipamentos topo de gama e com a nova caixilharia térmica.

    É um grande testamento que escrevi mas foi para conter o máximo de informação possível para que a ajuda seja a melhor direccionada possível.

    Desde já o meu muito obrigado aos que contribuírem para a discussão e aclaramento de ideias. :)
  2.  # 2

    Colocado por: FilipeOliveiraSerá que uma UE de 90kW da Daikin será suficiente para climatizar as áreas pretendidas de forma contínua? Ou será que os 12kW a mais da ME farão a diferença quando quiser colocar no 3º quarto?

    Nunca aconselho a deixar reserva na maquina exterior a pensar colocar outra unidade interior á posteriori, o mais normal é o modelo então em comercialização não ser compatível com o que esta instalado.

    Se o que precisa é aquecer para que é usa nos cálculos a potencia em arrefecimento? é que os números em aquecimento são muito diferentes e eu vou só falar da Daikin porque é do que tenho dados para analisar, mas a Mitsubishi também não deve de diferir muito disto:

    vamos a ver o cenário usando uma maquina de 4 saídas, o modelo 4MXS80E3V3B:

    Áreas
    A climatizar directamente:
    - Cozinha (38m2), necessita de 3,8Kw a maquina comercial com potencia mais aproximada é a de 4,26Kw, que corresponde ao modelo FTXS35 (sim é mesmo 35)
    - Sala (25m2), necessita de 2,5Kw a maquina comercial com potencia mais aproximada é a de 3,05Kw, que corresponde ao modelo FTXS25
    - Quarto 1 (16m2),necessita de 1,6Kw a maquina comercial com potencia mais aproximada é a de 1,83Kw, que corresponde ao modelo CTXS15
    - Quarto 2 ( 14m2),necessita de 1,4Kw a maquina comercial com potencia mais aproximada é a de 1,83Kw, que corresponde ao modelo CTXS15

    com esta configuração a unidade exterior tem disponível até 10,62Kw de potencia com um mínimo de 0,72Kw a serem fornecidos,
    e quando estiverem todas as unidades ligadas tem a seguinte potencia nominal por divisão, sala fica com 3,95Kw, cozinha com 2,67Kw e ambos os quartos com 1,60Kw, repito isto quando TODAS as maquinas trabalham ao mesmo tempo e na potencia maxima,

    para este cenário o custo de aquisição é de 3728€ de tabela,

    enquanto que esta solução:
    "Daikin Série FTXS-K
    UE: 1 x 5MXS 90
    UI: 1 x FTXS20K + 1 x FTXS25K + 2xFTXS42K
    Inclui montagem de todo o sistema, furações, passagem de tubagens, etc.
    Valor: 3470€ Sem IVA"

    custa de tabela 4254€, sem montagem e sem iva

    o valor apresentado parece-me muito baixo tendo em conta a dificuldade da montagem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeOliveira
  3.  # 3

    Caro Jorge, agradeço o seu comentário.

    Compreendo a sua análise no dimensionamento da capacidade de aquecimento das divisões. Mas o que apresenta é uma solução que, a meu ver, servirá à justa para as divisões em que estarão as UIs, mas como eu disse, pretendo que os Halls também sejam climatizados através das portas abertas, portanto não sei se será boa ideia colocar máquinas com esses níveis de potências de aquecimentos que, embora adequados para as áreas das divisões, me parece que sejam insuficientes naqueles dias muito frios para aquecer a casa toda de modo a não haver zonas frias. Além disso, o verão passado não tivemos aqui grandes dias de calor, daí dizer que a casa é fresca no verão, mas foi um verão bastante atípico aqui na zona, portanto assumo que nos próximos verões a casa sofra mais aquecimento do que o que passou e como tal, prefiro ter um sistema capaz de dar resposta a todas as situações.

    Relembro que a casa não tem isolamento nas paredes além da parede dupla com caixa de ar e será substituída a caixilharia. Com o gelo que passei aqui no passado inverno, tenho a sensação que antes prefiro ter mais capacidade disponível do que ela ser precisa e não ter.

    Espero que compreenda este ponto de vista.

    Já agora, pode-me explicar como chegou a esses valores de potências, particularmente a potência nominal da UE em modo máximo e mínimo. Se de facto a máquina produzir no mínimo 0,7kW de calor e se tivermos um COP de 4 aproximandamente, ela irá consumir nesse estado, cerca de 175W de energia elétrica?
    Estou farto de dar voltas ao site da Daikin e ler os PDFs das máquinas mas não encontro referência às potências mínimas e máximas produzidas pelas UEs.

    Em relação ao orçamento que tenho mais barato, de facto também me pareceu muito barato, mas a empresa em questão discrimina que está a aplicar um desconto de 30% sobre o valor total do orçamento.

    No caso de colocar uma UE à justa para as 4 divisões actualmente a serem climatizadas, no futuro que pretenda vir a climatizar o Quarto 3 ou o escritório, como teria de fazer? Colocar um mono-split em cada uma das divisões? Ou por exemplo um multi-split na parede do quarto e que alimentasse também o escritório? Essa 2ª UE poderia ficar também nas paredes traseiras da casa, existindo o problema da distância?

    Mais uma vez obrigado e deixe-me dizer-lhe que valorizo muito o seu contributo, com base no que já li neste fórum. :)
  4.  # 4

    as tabelas de potencia estão disponíveis na área de acesso reservado, no catalogo geral do ano passado estavam lá na versão resumida, foram retiradas porque os dados que elas disponibilizam são muito complexos de analisar para quem não tem conhecimentos aprofundados sobre o equipamento,

    Já agora, pode-me explicar como chegou a esses valores de potências, particularmente a potência nominal da UE em modo máximo e mínimo. Se de facto a máquina produzir no mínimo 0,7kW de calor e se tivermos um COP de 4 aproximandamente, ela irá consumir nesse estado, cerca de 175W de energia elétrica?

    não é assim, o COP é segundo os padrões da Eurovent e é um valor com as potencias nominais e os consumos nominais, sempre que existem outras potencias em jogo o COP altera.
    esta é tabela com as potencias que lhe tinha dado,
  5.  # 5

    esta é a tabela da solução que lhe tinha sido apresentada
  6.  # 6

    é facil de perceber pela analise das tabelas anteriores que a diferença na potencia maxima é de 0,03Kw (10,75-10,72=0,03), logo a maquina 5MXS só fara algum sentido se precisar e usar as 5 saidas,

    e vai ter maquinas interiores maiores que vão fazer exactamente o mesmo, aliás se tiver todas as unidades em serviço repare que na maquina 5MXS90 a saida D tem uma potencia maxima disponível de 3,39Kw usando uma maquina interior de tamanho 42 enquanto que com a maquina 4MXS80 a saída D disponibiliza 3,79Kw com uma maquina interior tamanho 35.
    Concordam com este comentário: FilipeOliveira
  7.  # 7

    se conseguir o mesmo desconto com esta solução fica muito melhor e bastante mais barato,

    ainda que eu pessoalmente, considero que o valor é baixo de mais para ser feito um trabalho decente, não estou a dizer que o instalador não faça bem nem que a montagem não fique bem,

    só estou a dizer que isso é o preço de custo sem qualquer mais valia financeira para o instalador, mas essas contas não me dizem respeito,

    pessoalmente não troco dinheiro por maquinas, mas isso sou eu.
  8.  # 8

    no futuro que pretenda vir a climatizar o Quarto 3 ou o escritório, como teria de fazer? Colocar um mono-split em cada uma das divisões? Ou por exemplo um multi-split na parede do quarto e que alimentasse também o escritório? Essa 2ª UE poderia ficar também nas paredes traseiras da casa, existindo o problema da distância?

    a minha sugestão vai para um bi-split, em que as tubagens podem ir até 20 Metros de distancia cada uma,


    PS: uma duvida, como é que vai fazer o escoamento da agua de condensados das unidades interiores?
    se a tubagem passa por cima no sótão, precisa de bombas de condensados para empurrar essa agua até um sitio qualquer, e no orçamento mais baixo isso não está contemplado de certeza.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeOliveira
  9.  # 9

    De facto é uma boa análise que se pode fazer com essas tabelas. Não tinha essa percepção. Mas ontem comecei a pensar e talvez meta também uma UI no escritório que afinal de contas não passo lá assim tão pouco tempo quanto isso e seria parvo ter AC central e depois ter que andar com um radiador a óleo a complementar.

    Neste caso a máquina de 90 já fará mais sentido, estou certo? Qual seria a combinação ideal se adicionarmos uma UI a escritório, que tem 10m2, mas que serviria também para ajudar a aquecer o Hall1, juntamente com a UI instalada na Sala?

    Quanto às tubagens de escoamento, as UI serão instaladas em paredes com acesso ao exterior, portanto o escoamento será feito através de gravidade.

    Quanto à hipótese de colocar apenas as 4 UI, concordo com a sua solução de utilizar a máquina de 80, e aí os números não deixam enganar. Vejo que comprar a 5MSX-E e usar apenas 4 saídas é desperdício de energia.

    PS - Será que podia partilhar essas tabelas de combinações na íntegra? Pode ser via PM.
  10.  # 10

    Colocado por: FilipeOliveiraNeste caso a máquina de 90 já fará mais sentido, estou certo? Qual seria a combinação ideal se adicionarmos uma UI a escritório, que tem 10m2, mas que serviria também para ajudar a aquecer o Hall1, juntamente com a UI instalada na Sala?

    a combinação ideal seria
    - Escritório (10m2), FTXS 25
    - Cozinha (38m2), FTXS35
    - Sala (25m2), FTXS25
    - Quarto 1 (16m2),FTXS20
    - Quarto 2 ( 14m2),FTXS20
    com estas potencias nominais e maximas,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeOliveira
  11.  # 11

    Obrigado Jorge, mas porque opta por uma UI de 25 no escritório que tem 10m2 e máquinas de 20 nos quartos que têm cerca de 15m2? É que estas dos quartos também ajudarão a aquecer o Hall2. Será que a sua projecção da máquina de 25 no escritório contempla o aquecimento do Hall1 e do Hall2?
    Eu não percebo muito bem como é que este tipo de climatização indireta funciona, no caso de aquecermos os halls com máquinas que estão dentro das divisões. Tenho a ideia que o ar se irá espalhar eventualmente, mas não tenho a noção do tempo que isso demora ou da diferença de temperatura que se poderá verificar entre os Halls e as divisões com máquinas.
  12.  # 12

    escolhi as unidades FTXS em vês das CTXS para ficarem todas iguais, as potencias são as mesmas e a diferença de preço é baixa.
    esta solução custa de tabela 3972€ sem IVA e sem montagem.
  13.  # 13

    mas porque opta por uma UI de 25 no escritório que tem 10m2 e máquinas de 20 nos quartos que têm cerca de 15m2?

    para poder aquecer o hall abrindo a porta, enquanto que nos quartos não é desejável ter a porta aberta.
  14.  # 14

    Eu não percebo muito bem como é que este tipo de climatização indireta funciona, no caso de aquecermos os halls com máquinas que estão dentro das divisões. Tenho a ideia que o ar se irá espalhar eventualmente, mas não tenho a noção do tempo que isso demora ou da diferença de temperatura que se poderá verificar entre os Halls e as divisões com máquinas.

    aquecer os espaços interiores por via indirecta é um bocado complicado porque apesar de não terem paredes com o exterior perdem sempre muita energia,

    eu prefiro pensar assim, no hall tem sempre uma temperatura inferior á temperatura dos espaços circundantes não chegando a ser de conforto mas também são locais de passagem onde é o mesmo é aceitável.
    Concordam com este comentário: FilipeOliveira
  15.  # 15

    Deixe-me só voltar a colocar esta questão que me parece pertinente:

    "Será que a sua projecção da máquina de 25 no escritório contempla o aquecimento do Hall1 e do Hall2?"
  16.  # 16

    o hall 2 é completamente interior pelo que eu não o considerava como util, e se deixar uma porta aberta é mais do que suficiente para dar um pouco de calor,

    o calor espalha-se muito bem desde que tenha potencia para isso, uma das coisas que as tabelas também dizem é como é que a maquina funciona quando só tem algumas das unidades em funcionamento, e se tiver por exemplo somente as maquinas dos 2 quartos e do escritório em funcionamento, cada uma delas debita 2,4Kw e 3,4Kw respectivamente.
    Concordam com este comentário: FilipeOliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeOliveira
  17.  # 17

    Estou a ver.
    Ou seja, numa utilização normal no inverno, deixava as portas da cozinha, sala, escritório e a porta que separa o Hall 1 do Hall 2, mas fechava as dos quartos durante a noite (dormir), e a temperatura do Hall 2 desce pouquinho porque é sempre ajudada pelo fluxo de ar gerado pelas restantes divisões e portas abertas, certo?

    O outro user aqui do forum que postou o diário do seu AC em 24/7 disse que deixava as portas abertas e o hall ficava com cerca de 2ºC a menos das divisões climatizadas diretamente.
  18.  # 18

    Ou seja, numa utilização normal no inverno, deixava as portas da cozinha, sala, escritório e a porta que separa o Hall 1 do Hall 2, mas fechava as dos quartos durante a noite (dormir), e a temperatura do Hall 2 desce pouquinho porque é sempre ajudada pelo fluxo de ar gerado pelas restantes divisões e portas abertas, certo?

    O outro user aqui do forum que postou o diário do seu AC em 24/7 disse que deixava as portas abertas e o hall ficava com cerca de 2ºC a menos das divisões climatizadas diretamente.

    sim é isso,

    a diferença entre as divisões climatizadas e as restantes tem somente a ver com a energia que é perdida por esses mesmos espaços por via do isolamento térmico ou falta dele, uma coisa que deveria ponderar se ainda o não fez é isolar termicamente o piso do sótão para perder o mínimo de energia possível,

    eu aconselhava a ligar somente as maquinas que precisa, de noite ligava as maquinas dos quartos e de dia ligava as outras maquinas e desligava as dos quartos a menos que usa-se também os quartos durante o dia todas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeOliveira
  19.  # 19

    Exacto, eu quanto à utilização terei que fazer experiências para perceber qual o melhor cenário, uma vez que a esposa trabalha por turnos, tem muitas vezes que dormir de dia, mas para já, no próximo inverno estará praticamente sempre ligado por causa do bebé.

    Em relação ao isolamento do tecto, como no sótão há um piso preparado para habitação, com chão aplicado e que ocupa cerca de 50% da área total do piso de baixo, localizado ao centro, terei que aplicar lã de vidro/rocha (ainda não sei qual a indicada), pelo menos nos restantes 50% do espaço, que é a zona periférica do sótão. Um dos instaladores alertou-me para essa mais valia de ter isolamento por cima já que há grandes perdas de energia pelo tecto.

    Ontem comecei a pensar no impacto que terei em trocar a caixilharia no rendimento do sistema de AC. Representa um grande investimento e é-me difícil perceber se se consegue rentabilizar esse investimento e ao fim de quanto tempo.
    Comecei a pensar se não seria interessante tentar melhorar o isolamento existente e tratar de impedir correntes de ar por baixo das portas e isolar as tampas das caixas de estore (em madeira), com silicone, já que é por aí que há muitas correntes de ar, porque as tampas estão empenadas e chega a haver zonas com folgas de 0,5mm em que se sente bem o ar frio a passar.
    Ou seja, instalava o AC com esta caixilharia "afinada e melhorada" e poupava o dinheiro de trocar a caixilharia toda.

    É que tenho dificuldade em quantificar as vantagens em fazer o grande investimento de mudar a caixilharia.
    O objectivo principal era não haver mais frio na casa no inverno, será que apenas com o AC e as afinações no isolamento não iriam resolver este problema? Ou será que seria uma coisa incompleta e que me irá fazer gastar muito mais dinheiro em electricidade?

    É-me difícil perceber quando tiver o AC, quanto pouparia em eletricidade e ganharia em conforto se tivesse uma caixilharia mais eficiente.

    Espero ter-me feito entender.

    Mais uma vez muito obrigado pela ajuda preciosa Jorge.
  20.  # 20

    Colocado por: FilipeOliveiraExacto, eu quanto à utilização terei que fazer experiências para perceber qual o melhor cenário, uma vez que a esposa trabalha por turnos, tem muitas vezes que dormir de dia, mas para já, no próximo inverno estará praticamente sempre ligado por causa do bebé.

    Em relação ao isolamento do tecto, como no sótão há um piso preparado para habitação, com chão aplicado e que ocupa cerca de 50% da área total do piso de baixo, localizado ao centro, terei que aplicar lã de vidro/rocha (ainda não sei qual a indicada), pelo menos nos restantes 50% do espaço, que é a zona periférica do sótão. Um dos instaladores alertou-me para essa mais valia de ter isolamento por cima já que há grandes perdas de energia pelo tecto.

    Ontem comecei a pensar no impacto que terei em trocar a caixilharia no rendimento do sistema de AC. Representa um grande investimento e é-me difícil perceber se se consegue rentabilizar esse investimento e ao fim de quanto tempo.
    Comecei a pensar se não seria interessante tentar melhorar o isolamento existente e tratar de impedir correntes de ar por baixo das portas e isolar as tampas das caixas de estore (em madeira), com silicone, já que é por aí que há muitas correntes de ar, porque as tampas estão empenadas e chega a haver zonas com folgas de 0,5mm em que se sente bem o ar frio a passar.
    Ou seja, instalava o AC com esta caixilharia "afinada e melhorada" e poupava o dinheiro de trocar a caixilharia toda.

    É que tenho dificuldade em quantificar as vantagens em fazer o grande investimento de mudar a caixilharia.
    O objectivo principal era não haver mais frio na casa no inverno, será que apenas com o AC e as afinações no isolamento não iriam resolver este problema? Ou será que seria uma coisa incompleta e que me irá fazer gastar muito mais dinheiro em electricidade?

    É-me difícil perceber quando tiver o AC, quanto pouparia em eletricidade e ganharia em conforto se tivesse uma caixilharia mais eficiente.

    Espero ter-me feito entender.

    Mais uma vez muito obrigado pela ajuda preciosa Jorge.


    Jorge Alves? Alguém? :)
 
0.0270 seg. NEW