Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 541

Colocado por: j cardoso
    A ver se nos entendemos:seja qual for o tuboNÃO É POSSÍVEL dizer se aquele diâmetro é grande ou pequeno sem saber o que está para a frente!
    pois mas a minha questao é diametro para k tubo?
  2.  # 542

Colocado por: Sergio Rodriguesesta a fría em "pvc?" e a quente em pex

sim, e depois ?
  3.  # 543

Colocado por: Picareta
    sim, e depois ?
    40mm para 3wc e uma cozinha??? porra ja fiz centros d saude com esse diametro e n eram so 3 wc
  4.  # 544

Colocado por: DOGMAjá estou a ver o picareta alimenta os apartamentos dele com tubo de 1´1/4 .

E qual é o problema?
  5.  # 545

Colocado por: dato

qd te metes a tentar ser palhaco , tens q meter o nariz vermelho e ir ate ao fim caso contrario para a próxima ta calado
    e para n pensar k passou ao lado, eu ca respondia-lhe no mesmo tom, mas vou deixar k a sua imaginaçao adivinhe a resposta, ao fazer isso lembre-se k sou do norte vai ver k vem logo à sua cabeça a resposta
  6.  # 546

Colocado por: DOGMA
    é lá..calma,40mm não é igual a 1´1/4,e depende do tipo de tubagem....se for o PPR aquilo é 40 por fora mas por dentro..
    exacto, depende tb da tubagem, como eu disse em cima!
  7.  # 547

esta treta td ja vai dar gatafunhada nas mesas da guarda
  8.  # 548

Colocado por: Sergio Rodriguesesta treta td ja vai dar gatafunhada nas mesas da guarda

Já encomendei uma resma de toalhas de papel ;))
    alguém que leve os lápis
  9.  # 549

este ano vamos fazer upgrade, vai um projector e arranjamos um orador! no fim ja estamos a calcular o caudal e velocidade k sai do gargalo
    Concordam com este comentário: two-rok
  10.  # 550

Colocado por: Sergio Rodriguesno fim ja estamos a calcular o caudal e velocidade k sai do gargalo

não pode...isso era muito mau para a reputação de alguns dos presentes !!!
  11.  # 551

Colocado por: DOGMA
    e acessórios....algo muito importante,porque a par com os venturis do esquentador deita por terra todas as contas que fazem!!...não há calculadora que lhes valha.
    e este é um caso.
    sim mas hj em dia ja os acessorios vêm com menor seccao aumentam a velocidade e mantem o caudal!
    • dato
    • 10 setembro 2013

# 552

então o sergio já Gez as contas ou só serve para mandar boquitas??
  12.  # 553

Vamos lá a fechar o assunto:
    Esta discussão vem provar algo que já aqui tinha dito há muito: o DOGMA não sabe calcular os diâmetros necessários. Nem tem de saber, é algo que não faz parte das suas funções da mesma forma que fazer instalações não faz parte das minhas. Só que - e aqui é que a porca torce o rabo - ele próprio afirma que altera os traçados e os diâmetros previstos nos projectos e escolhe os diâmetros "a olhómetro". Ou seja, faz uma instalação com uma qualidade que já todos conhecemos, toda XPTO e com materiais topo de gama mas falha num aspecto essencial: o controle dos diâmetros e portanto o controle da velocidade e da pressão do escoamento. O que ele devia fazer quando pretende alterar o material da tubagem e o traçado era dar estas indicações ao projectista para que este pudesse calcular os novos dâmetros. Não o faz e ainda acha que tem razão ... enfim.

Sérgio, para calcular os diâmetros não são os diâmetros exteriores que interessam, são os diâmetros interiores da tubagem que entram para as contas!!!

O que aqui não falta nada!!...faça lá as contas

Claro que falta, não diga asneiras.
    - Falta o desenho estar à escala para que se possa medir distâncias.
    - Falta um corte para que se possam avaliar os desníveis.
    - Falta uma coisa que, não sendo obrigatório, acho essencial para uma instalação bem feita e personalizada: os hábitos de consumo de quem vai habitar a casa, sem os quais não é possível usar o factor de simultaneidade mais indicado para estes caso e teria de se usar o factor de simultaneidade geral.
  13.  # 554

Colocado por: j cardoso
    Sérgio, para calcular os diâmetros não são os diâmetros exteriores que interessam, são os diâmetros interiores da tubagem que entram para as contas!!!
    entao aquele diametro de 1/1/4 refere-se ao diametro interior? pior ainda j cardoso!
  14.  # 555

entao aquele diametro de 1/1/4 refere-se ao diametro interior? pior ainda j cardoso!

Nada disso, Sérgio. O que quero dizer é que os cálculos são feitos de acordo com o diâmetro interior do tubo - isso é o que tem influência no escoamento. A apresentação do resultado é que pode ser feita segundo o diâmetro exterior porque é a designação comercial, mas para sermos rigorosos os projectos deviam mencionar também os diâmetros interiores (eu costumo fazer isso).
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  15.  # 556

quem faz cálculos de alguma espécie sabe que o que interessa é a dimensão ÚTIL de passagem que depois é transposto para o diâmetro comercial,

habitualmente os diâmetros comerciais são exteriores e os diâmetros úteis usados nos cálculos são interiores.
    Concordam com este comentário: two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso
  16.  # 557

Colocado por: datoentão o sergio já Gez as contas ou só serve para mandar boquitas??

caro dato, aqui o mestre das boquinhas é voçe com as suas maniensias, eu estou a trocar impressoes com o j cardoso sem atritos e sem bandalheira como é habito seu, alem do mais eu para fazer as contas tenho que ir buscar os meus cadernos pois ja vão há alguns anos que não faço calculos de dimensionamento de tubagens, esgotos, fundações, telhados de 4 aguas, levantamentos topograficos e por ai fora, ou seja ja me esqueci de grande parte coisa que tenho a certeza que nunca fez! mas no meio disto tudo continuo a achar que 1/1/4 de diametro de tubagem para aquela situação é um exagero sem contas sem nada!!
  17.  # 558

Colocado por: Sergio Rodrigues1/1/4 de diametro

O que é que o Sérgio entende por 1/1/4 ?
  18.  # 559

Colocado por: Picareta
    O que é que o Sérgio entende por 1/1/4 ?

40 mm diametro exterior!
  19.  # 560

continuo a achar que 1/1/4 de diametro de tubagem para aquela situação é um exagero sem contas sem nada!!

Não acha que é um pormenor demasiado importante para ser avaliado a olho? Não é uma pena "estragar" uma boa instalação com diâmetros inadequados? Olhe que tenho alguns projectos que também causariam estranheza ao Sérgio e no entanto tenho a certeza que compreenderia o porquê depois de saber.

0.1458 seg. NEW