Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 641

com um custo superior e sem qualquer proveito ou retorno.

E com consequências na velocidade e pressão do escoamento!
  2.  # 642

Porto - Lisboa ou Lisboa - Porto?
    Sem saber qual é, é mais dificil, mas diria que são aproximadamente 990000 pés.
  3.  # 643

Colocado por: j cardosoE a distância Porto - Lisboa são praticamente 300 Km ou praticamente 190 milhas?

não percebeu, mas eu também não fui explicito,

e agora também já perdeu contexto, adiante.

milhas

terrestres ou marítimas? (posso ir por mar).
  4.  # 644

Aéreas, daquelas que se acumulam nas companhias aéreas. São mais levezinhas
  5.  # 645

Aéreas
    mas para isso tem que à chegada sair de para-quedas do avião.
  6.  # 646

Colocado por: jorgealvesmas para isso tem que à chegada sair de para-quedas do avião.

Pode querer ir à Maia, pois "sorria está na Maia!"
  7.  # 647

Colocado por: DOGMAaqui se confirma que todos leram mal o que está escrito no dito caderno

mas pode ter sido por falta de atenção
  8.  # 648

Todos vocês sabem isto certamente melhor do que eu, de qualquer forma vou deixar a minha opinião, se escrever alguma coisa mal, corrijam.
    Ora, está correcto quando escrevem que 1” = 25,4 mm, pelo menos "matematicamente" foi o que aprendi.
    Agora a questão dos tubos, não é assim tão linear, quando falamos em equivalências e quando é necessário ligar uns com os outros.
    Tem a ver com a forma como o material é comercializado e vulgarmente designado.
    Por exemplo quando é necessário ligar um tubo pex com um acessório roscado, ou quando é necessário soldar uma flange num tubo de aço. (flange = mm / aço=polegadas).
    Por exemplo para ligar um tubo pex num colector de distribuição, através de um acessório de transição, teremos que um PEX com 32mm liga num colector de 1”; e um PEX de 25 mm liga num colector de ¾”. (isto não quer dizer que 25mm = ¾”).
    O mesmo acontece no tubo de hidronil de 32mm que na sua extremidade terá de levar um acessório de 1”.
    Concordam com este comentário: two-rok
  9.  # 649

Colocado por: fernandoFerreirase escrever alguma coisa mal, corrijam.
    Ora, está correcto quando escrevem que 1” = 2.54 mm, pelo menos "matematicamente" foi o que aprendi.

Tá mal!
  10.  # 650

Colocado por: rnja4RealTá mal!

corrigido. obrigado :)
  11.  # 651

Uns trocam polegadas com mm, outros trocam memória descritiva com caderno de encargos...trocas sem grande importância.
    • Neon
    • 13 setembro 2013

# 652

Colocado por: Picaretatrocas sem grande importância.

ele está a ser irónico, Dogma
    • Neon
    • 13 setembro 2013

# 653

Já agora o resto do projecto possui a tabela com a demonstração dos cálculos?

Ou melhor, existe alguma referência no projecto aos diâmetros internos? Pode colocar?
    • Neon
    • 13 setembro 2013

# 654

Não me pareçe que o você tem na mão seja um caderno de encargos

tem lá essa designação?????
    • Neon
    • 13 setembro 2013

# 655

Já agora deixe-me adivinhar....director de fiscalização da obra...também só existe no papel certo? nunca lhe viu a cor dos olhos!
  12.  # 656

uma coisa é certa, sem ovos não se fazem omeletes, profissionalismos á parte.
    por exemplo uma projecto de águas e esgotos com a tal cópia do cartão de cidadão e a declaração da ordem quanto é que custou?
    de certeza que foi o preço com os números que o DO gostou. projectos baratos é o que se quer, é preciso que a coisa seja aprovada e depois em obra logo se vê.
    quero eu dizer com isto que não podemos apontar baterias aqui e ali, não há inocentes no processo e cada caso é um caso.
  13.  # 657

uma projecto de águas e esgotos com a tal cópia do cartão de cidadão e a declaração da ordem

Não chega, é obrigatório a apresentação do cálculo hidráulico, pelo que este existe de certeza.
  14.  # 658

j.cardoso

essa parte é apenas uma cópia, eheheheh não pode ser fotocopia pois há que mudar o nome do requerente.

dogma

sim mas também reconheço que se trata de um difícil equilíbrio entre fazer um pouco melhor e pedir um mínimo justo e entre fazer um copy paste mas fazer um preço uva mijona pois se ultrapassar 100 euros ali o da esquina fica com o trabalho.
    o problema é que, e eu sempre o disse, geralmente um DO faz uma vez uma casa e não tem hipótese de não fazer borrada numa próxima e valorizar mais os projectos e um bom planeamento no geral.
    Regra geral entrega-se na mão dos empreiteiros e sub empreiteiros e a coisa ou corre bem ou corre mal.
    • Neon
    • 13 setembro 2013

# 659

Colocado por: DOGMAeu sei que não se pode generalizar seja no que for,mas tem coisas que não se compreende!!

Pois tem razão

o autor do projecto é nabo, o director de fiscalização é nabo

Valha deus termos excelentes picheleiros

Retirado daqui : https://forumdacasa.com/discussion/31092/1/canalizacao-qual-o-numero-de-canos-adequado-por-wc/

Colocado por: puphiuPicheleiro 1: Disse que punha canos de 3/4 do ponto de entrada (onde também está o cilindro) até uma ramificação no hall de onde sairia uma ramificação para a cozinha (2 canos de meia polegada) e uma ramificação (em 3/4) para a zona dos quartos (onde estão as duas casas de banho da casa). Ao chegar a primeira casa de banho, seria feita outra ramificação (com canos de meia polegada), em que cada casa de banho teria o seu "par" de canos, ou seja, dos canos iniciais de 3/4 saíam 2 pares de canos (1 par para cada casa de banho) de meia polegada.
    Os canos seriam em aço Inox.

Picheleiro 2: Falou numa disposição semelhante, mas seria tudo "corrido" a meia polegada, e com canos em cobre.

Picheleiro 3:Também tudo a meia polegada, mas um par de canos único para as casas de banho, com canos em Inox.

enfim....são vidas ;)
  15.  # 660

Colocado por: DOGMAaliás,temos a prova quando alguém vem aqui mostrar desenhos de casas desenhadas por colegas vossos!

Isso é só meia verdade!
    Quase que aposto que 80% dos projectos que aqui apareçem são da autoria de curiosos, não de projectistas.

0.2400 seg. NEW