Iniciar sessão ou registar-se
  1. Da tanta vontade de rir que o Gasparzinho já se pôs a andar. Ja fugiu. O tal genio. E ate deixou uma cartinha.
    Com outro presidente este governo há muito que já tinha saído depois de tudo o que fizeram.. Por isso sim..estavamos melhor do que agora.

    Gaspar saiu, e depois? Em que é que isso altera a inutilidade do PEC IV?

    Nunca teríamos chegado á profunda recessão em que entramos e..não só pelas politicas mas como pelo próprio discurso que ajudou a enfiar Portugal na mais profunda recessão de sempre.

    Santa ingenuidade. A "recessão" não decorre das políticas de agora , decorre do facto de durante anos se ter criado uma situação em que o Estado gastava muito mais do que recebia. Os 2 últimos anos de Sócrates foram os dos maiores défices desde 1974. Era dinheiro que cá estava e "gerava" actividade económica, mas de forma artificial, porque era dinheiro que não nos pertencia.
    Dinheiro emprestado paga-se mais à frente e com custos acrescidos - e é essencialmente por isso que hoje tanta gente se queixa dos juros usurários da troika, apesar destes serem abaixo da média da restante dívida.
    E é também por isso que tantos reclamam medidas de "crescimento", como se depois de uma década de medidas de crescimento, que resultaram numa média de cerca de 0,5% ao ano, tendo implícito que alguém, lá fora, tem que estar disposto a emprestar dinheiro para os nossos governos "gerarem emprego" ou "promoverem crescimento".

    Sim meu caro Luís...este governo é de incompetentes, de garotos e não teria sido difícil ter feito melhor..custa ouvir as verdades?? é..mas é mesmo assim...não teria sido difícil fazer melhor que este garoto do coelho e do portas. Os factos estão aí.
    Basta não querer esquecê-los


    Mas quais factos? O Governo é mau? Dou de barato, afinal é um Governo. E? Em que é que é pior que o anterior? Por mais que lhe custe, a diferença mais sensível é que este governa num contexto de escassez de crédito.
  2. Colocado por: luisvvMas quais factos? O Governo é mau? Dou de barato, afinal é um Governo. E? Em que é que é pior que o anterior? Por mais que lhe custe, a diferença mais sensível é que este governa num contexto de escassez de crédito.



    Tretas. estamos a falar de um governo que fez da austeridade a sua bandeira que foi e se gabou de ir para alem do memorando, que fez( e tratou) dos portugueses malandros e piegas...
    estamos a falar de fazer melhor ou pior e sim..podiamos estar melhor.
    Eu não esqueço.
  3. Tretas. estamos a falar de um governo que fez da austeridade a sua bandeira que foi e se gabou de ir para alem do memorando, que fez( e tratou) dos portugueses malandros e piegas...


    A "austeridade",(entre aspas porque gastar 10% mais do que se recebe dificilmente pode ser considerado assim) nao foi um escolha deste governo, mas uma mera necessidade imposta pela realidade: pura e simplesmente nao havia dinheiro para gastar o que se gastava. Ponto. Tudo o resto são faits-divers.
    Quanto ao "piegas", tal como em muitos outros casos, é algo artificial, uma frase conscientemente descontextualizada para ser utilizada como arma de arremesso.
  4. ir para alem do memorando foi escolha deste (des) governo. Não tente ocultar o que este governo fez.
    O pior governo que poderiamos ter para lidar com uma situação de crise com um primeiro ministro que de líder nada tem.
  5. Colocado por: two-rokCulpado sim pela opinião pública sim, julgado e condenado, infelizmente ainda não...


    Ah então no caso do Cavaco castigaram-no bem! Vais para PR
  6. Colocado por: luisvvOs 2 últimos anos de Sócrates foram os dos maiores défices desde 1974. Era dinheiro que cá estava e "gerava" actividade económica,mas de forma artificial, porque era dinheiro que não nos pertencia.


    Certo, mas dai a utilizar esses dois anos para fazer uma qualquer comparação entre esquerda e direita é pura demagogia (não estou a dizer que o fez).
    Nesses dois últimos dois todos os países da Europa, sendo governados pela esquerda ou pela direita, aumentaram os seus défices e a sua dívida.
    Que Sócrates não fez nada de jeito é um facto, mas pensar que esses dois anos são sua exclusiva responsabilidade ou que se a direita estivesse no poder as coisas seriam substancialmente diferentes, é pura ficção.
      00012.png
      00022.png
  7. Colocado por: luisvvE é também por isso que tantos reclamam medidas de "crescimento", como se depois de uma década de medidas de crescimento, que resultaram numa média de cerca de 0,5% ao ano, tendo implícito que alguém


    - Uma década? A década e meia anterior foi de ...
    - Pelos vistos este governo já disse aos jornais para anotarem bem "Chegou o momento do investimento. Esta nova fase começa agora"
  8. Fecho da Fundação do Magalhães adiado
    28 de Agosto, 2013por Helena Pereira
    Governo quer fechar Fundação do Magalhães desde 2011, mas não consegue. Faltam cerca de 30 milhões de euros para saldar contas.

    No entanto, pelos vistos, o Portas também anda a vendar Magalhães:

    Portas em negócios no México vende 25 mil 'Magalhães'
    27 de Junho, 2013
    O chefe da diplomacia portuguesa, Paulo Portas, destacou hoje uma nova encomenda de 25 mil computadores portugueses 'Magalhães' para o México, "tecnologia altamente sofisticada que vai fazer o censo educativo do México, num valor de seis milhões de dólares".

    O que não deixa de fazer confusão:
    Portas assina memorando de entendimento de venda de computadores ao México

    A que propósito é que é o Portas a assinar a venda?
    Não estou para ir procurar, mas quase que aposto que no passado o Portas deve ter dito algumas frases engraçadas sobre o Magalhães ...
  9. Colocado por: j cardosoO two-rok pode ser anti-esquerda mas partilha mais várias caraterísticas com os estalinistas. Uma delas é esta, tentar reescrever a história.


    Estalinista não, pois não tenho tendências assassinas nem autoritárias, meu caro. Reescrever história também não é a minha intenção, nem o faço, mas erro como qualquer outra pessoa, e estando a falar de tempos que não vivi, estou mais sujeito a errar do que, por exemplo, o José.

    Uma constituição onde fica logo escrito no preâmbulo que o objectivo é Portugal ser uma sociedade socialista foi escrita com a influência de que partidos? Pode ver as vezes que a palavra socialista é repetida. Não tive qualquer má intenção em dizer o que disse, mas parece-me sinceramente influência dos 2 partidos que referi.
    http://www.parlamento.pt/Parlamento/Documents/CRP1976.pdf

    Outro link que pode ajudar a reforçar a minha opinião (não confundir com "reescrever história") :P
    http://portadaloja.blogspot.pt/2013/07/a-constituicao-de-1976-caminho-da.html
  10. Colocado por: jpvngNão é caça ao voto!! é mentiroso, como nunca antes alguém o fez para chegar ao poder! Mas qual caça ao voto?? isto é falta de carácter..é enganar!!é ter um programa de governo escondido e querer implementa-lo nas costas dos portugueses!! mas qual não sabia o que se passava?? mas isso cabe na cabeça de alguém??? Mas quer enganar quem?? então participaram nas reuniões da troika, participaram na elaboração do memorando, alias assumiram-se como os seus principais mentores e agora vem dizer que não conheciam a situação económica do País?? oh meu caroeste governo como nunca antes sabia tudo e teve acesso a tudo escalpelizadamente sobre a situação do País..



    Este governo de garotos e basta ver o que fizeram há pouco e a maneira como trataram os portuguesesassumiu o memorando como seu e assumiram como meta ir para alem do memorando!!!enfiaram o País na maior recessão de sempre!

    O grande Gaspar ja fugiu!!!


    Mas qual foi o PM que não nos mentiu? Sabe de algum? Dizer a um politico para não mentir é o mesmo que dizer a um cego para ver...

    Colocado por: jpvngDa tanta vontade de rir que o Gasparzinho já se pôs a andar.
    Ja fugiu. O tal genio. E ate deixou uma cartinha.


    Eu no lugar dele fazia o mesmo, mas o que é as pessoas queriam? Um saco de boxe para 4 anos?! Santa paciência. Como é que paga 90 mil milhões de euro, diga-me o senhor, se não for muito incómodo.

    Colocado por: jpvngCom outro presidente este governo há muito que já tinha saído depois de tudo o que fizeram..
    Por isso sim..estavamos melhor do que agora.
    Nunca teríamos chegado á profunda recessão em que entramos e..não só pelas politicas mas como pelo próprio discurso que ajudou a enfiar Portugal na mais profunda recessão de sempre.

    Sim meu caro Luís...este governo é de incompetentes, de garotos e não teria sido difícil ter feito melhor..custa ouvir as verdades??
    é..mas é mesmo assim...não teria sido difícil fazer melhor que este garoto do coelho e do portas.

    Os factos estão aí.

    Basta não querer esquecê-los


    Com o devido respeito, o tópido das anedotas não é este, mas há um aqui no forum, basta procurar.

    Colocado por: j cardosoOu seja, é mentir. Passos foi tão mentiroso como qualquer outro. Mais, fez dessa mentira o principal argumento para ganhar as eleições. Que o Two-rok aceite essa mentira é consigo mas não é uma posição honesta. Uma mentira não deixa de ser mentira só porque é dita por alguém que o Two-rok apoia.


    Respondi acima ao jpvng. E aproveito para perguntar. Qual foi o PM que não nos mentiu e que chegou ao poder e fez aquilo a que se propôs?
    Claro que mentem, todos eles, e é por isso que eu digo que a politica (toda ela) está muitíssimo mal frequentada. Mas são estes políticos que temos (PSD, CDS, PS, CDU, BE) e estou bastante certo que todos eles, sem excepção, mentem. Por isso digo que esperar que um politico não minta, é ingenuidade. Não o digo com má intenção, digo-o porque o sinto.

    Colocado por: j cardosoAdmitir que ele não conhecia a situação é admitir que ele foi duplamente mentiroso: admitiu várias vezes que a conhecia , de tal forma que se permitiu desmentir os números então anunciados por Sócrates. Não perceber isto é tapar o sol com a peneira, é desonesto como argumentação e demonstra um fanatismo tão apreciável como o do Comité Central de qualquer partido ML.


    Conhecia aquilo que era público e aquilo que foi discutido com a troika, mas apareceram buracos que eram desconhecidos do PSD, ou não se lembra do "desvio colossal" que o Gaspar falou? Este tipo de imprevistos ele não poderia prever, digo eu.

    Colocado por: jpvngtem coragem de dizer que Passos fez uma campanha digna depois de ter dito o que disse, de ter enganado o seu eleitorado, de ter mentido como nunca????
    Tem mesmo essa coragem??


    Leia outra vez o que escrevi e expliquei porque é que achei digna. Ok mentiu e nunca pode ser digna na plenitude da palavra. Mas achei louvável ele não entrar em ataques pessoais, mesmo sendo o saco de boxe preferido de todos os outros candidatos.

    Colocado por: luisvvMas quais factos? O Governo é mau? Dou de barato, afinal é um Governo. E? Em que é que é pior que o anterior? Por mais que lhe custe, a diferença mais sensível é que este governa num contexto de escassez de crédito.


    Nem mais!

    Colocado por: jpvngportugueses malandros e piegas...


    Dúvidas?
    A maioria dos portugueses quer contribuir menos e receber mais do estado, isso comprova esses dois adjectivos.

    Colocado por: jpvngO pior governo que poderiamos ter para lidar com uma situação de crise com um primeiro ministro que de líder nada tem.


    É muito mauzinho a comunicar, não hajam dúvidas, mas a austeridade era mais do que necessária, volto a perguntar: Como se pagam 90 mil milhões de euros?
  11. Interessante:

    Colocado por: two-rokPor isso digo que esperar que um politico não minta, é ingenuidade.

    Colocado por: two-rokmas apareceram buracos que eram desconhecidos do PSD, ou não se lembra do "desvio colossal" que o Gaspar falou? Este tipo de imprevistos ele não poderia prever, digo eu.


    duas notas:
    - Todos os governos se queixaram dos "desvios colossais" anteriores, seria lógico que alguém que se candidate a pm não se surpreenda com esse facto e não utilize esse argumento para justificar a sua ignorância.
    - Este em particular nunca foi devidamente explicado.

    No fundo, mais do mesmo, em nada diferem dos anteriores.

    Curioso ainda o facto de se depositar tanta fé em alguém que se admite que é por natureza mentiroso ...
  12. Estalinista não, pois não tenho tendências assassinas nem autoritárias

    Em primeiro lugar eu não disse que as partilhava todas. Por outro lado essas características que aponta não são propriamente características estalinistas, são (infelizmente) características partilhadas por muitas ditaduras de vários quadrantes políticos incluindo da sua adorada direita.

    Uma constituição onde fica logo escrito no preâmbulo que o objectivo é Portugal ser uma sociedade socialista foi escrita com a influência de que partidos?

    Atendendo aos partidos qe a votaram , das duas uma:
    - O Two-rok está a tentar limpar a imagem do PSD (PPD na altura)
    - O Two-rok considera que o PSD de então - onde pontificava Sá Carneiro - uma espécie de Maria vai com todas, sem vontade ou personalidade própria, que assinava de cruz o qu lhe metiam à frente.

    Por outro lado parece esquecer-se que essa votação foi tão legítima como a que elegeu Passos Coelho e merece do Two-rok o mesmo respeito democrático que merecem este ou outros governos, esta ou outra constituição democraticamente aprovada. A não ser, claro, que o Two-rok apenas considere legítimas as eleições e votações cujo resultado sejam do seu agrado, posição muito adoptada quer pela extrema esquerda quer pela extrema direita. Pelos vistos o Two-rok nunca percebeu que entre os camisas castanhas de Hitler, os camisas negras de Mussolini e os "camisas vermelhas" de Estaline há mais semelhanças que diferenças.

    Conhecia aquilo que era público e aquilo que foi discutido com a troika, mas apareceram buracos que eram desconhecidos do PSD, ou não se lembra do "desvio colossal" que o Gaspar falou? Este tipo de imprevistos ele não poderia prever, digo eu.

    Este seu argumento é exactamente igual ao que usaram os apaniguados de Sócrates quando este chegou ao governo e visam apenas desculpabilizar os políticos que defendem. Mais uma vez há mais semelhanças que diferenças entre a defesa que o Two-rok faz deste governo e a que fazem os apoiantes do Sócrates.Na verdade basta que no seu discurso se substitua o nome de Passos Coelho pelo de Sócrates que mais nada muda. No fundo o Two-rok é uma espécie de Jorge Rocha do Passos Coelho: ambos fazem aqui uma defesa cega do que não tem defesa, ambos dão mostras de um sectarismo cego e doentio.
  13. Colocado por: two-rokInteressante:


    Realmente é interessante, o problema é demonstra exactamente aquilo que venho dizendo.
    Se quiser fazer um pouco de análise, não se ficando apenas pelas "sensações", vai verificar que em termos nominais temos as seguintes "responsabilidades":
    Cavaco 1
    Guterres 10
    Durão 7
    Santana 1
    Sócrates 17

    Realmente em termos nominais a esquerda é mais useira das PPPs, mas se tomar em consideração o tempo de governação é capaz de chegar à conclusão que as diferenças não são significativas.
    Durão em 2 anos assinou 7 PPPs, enquanto Sócrates em 6 anos assinou 17. Se quiser ser ainda mais rigoroso, chega à conclusão que pelo menos 2 PPPs assinadas por Sócrates são uma obrigação assumida por Durão, o que daria para Durão 9 em 2 anos e 15 para Sócrates em 6 anos.
    Mais uma vez: diferenças precisam-se.
    • luisvv
    • 29 agosto 2013 editado
    ir para alem do memorando foi escolha deste (des) governo. Não tente ocultar o que este governo fez.
    O pior governo que poderiamos ter para lidar com uma situação de crise com um primeiro ministro que de líder nada tem.


    Importa-se de deixar de papaguear uma frase, e concretizar em factos? Em que é que foi "além do memorando"?

    Ps.- ja agora, aproveite e elucide-nos sobre a famosa frase do "piegas", a quem se dirigia e o contexto em que foi dita.
  14. Durão em 2 anos assinou 7 PPPs, enquanto Sócrates em 6 anos assinou 17. Se quiser ser ainda mais rigoroso, chega à conclusão que pelo menos 2 PPPs assinadas por Sócrates são uma obrigação assumida por Durão, o que daria para Durão 9 em 2 anos e 15 para Sócrates em 6 anos.


    Usando o mesmo critério, e tendo em conta o curto período de governo de durao, quem terá iniciado as ppp dele?
    E porque nao seguir o mesmo raciocínio com a historieta dos submarinos, que surgem sempre na conversa como um capricho de Portas, quando na verdade se tratou de algo perfeitamente consensual, resultado de pressões da marinha, e que inicialmente até estavam previstos 4?
    Concordam com este comentário: two-rok
  15. Colocado por: luisvvUsando o mesmo critério, e tendo em conta o curto período de governo de durao, quem terá iniciado as ppp dele?


    - Estou a falar de assinaturas. Durão não foi "obrigado" a assinar nenhuma PPP por compromissos já assumidos, o que aconteceu com Sócrates por compromissos assumidos por Durão.
    - Qual foi a PPP herdada por Durão de Guterres? (Guterres só não implementou uma PPP assinada por ele, tendo sido implementada por Sócrates)
  16. Certo, mas dai a utilizar esses dois anos para fazer uma qualquer comparação entre esquerda e direita é pura demagogia (não estou a dizer que o fez).
    Nesses dois últimos dois todos os países da Europa, sendo governados pela esquerda ou pela direita, aumentaram os seus défices e a sua dívida.
    Que Sócrates não fez nada de jeito é um facto, mas pensar que esses dois anos são sua exclusiva responsabilidade ou que se a direita estivesse no poder as coisas seriam substancialmente diferentes, é pura ficção.


    Mais uma vez, ter uma divida de 60% e aumentar para 70 é objectivamente diferente de aumentar para 90 ou 100. Ter
    E o facto de a direita portuguesa ser na verdade o centro-esquerda não altera nada - até porque a direita europeia, excluindo a extrema, tem também muito pouco de liberal.
  17. Colocado por: luisvvE porque nao seguir o mesmo raciocínio com a historieta dos submarinos, que surgem sempre na conversa como um capricho de Portas, quando na verdade se tratou de algo perfeitamente consensual, resultado de pressões da marinha, e que inicialmente até estavam previstos 4?


    É verdade, mas onde referi eu o contrário?
    Aliás, neste tipo de negócios, há um argumento bastante forte para que um governante implemente as decisões dos outros ...
    Se reparar a minha argumentação não é de que este é melhor que aquele, mas sim que não existe diferença onde todos dizem que existe, apenas isso.
    São/foram todos maus (partindo do meu ponto de vista, pois do deles devem ter sido todos bons), outra coisa não seria de esperar e estou convicto que por mias boa vontade que tenham, continuarão a ser maus.
  18. - Estou a falar de assinaturas. Durão não foi "obrigado" a assinar nenhuma PPP por compromissos já assumidos, o que aconteceu com Sócrates por compromissos assumidos por Durão.
    - Qual foi a PPP herdada por Durão de Guterres? (Guterres só não implementou uma PPP assinada por ele, tendo sido implementada por Sócrates)


    Por mais que convenha para essa contabilidade, uma auto-estrada não se planeia e aprova num prazo de 2 ou 3 anos.
    Concordam com este comentário: two-rok
 
0.3833 seg. NEW