Colocado por: jpvngEu metia-vos a todos era num buraco
Colocado por: danobregaNão, não pode. O FP fornece um serviço que é consumido. O facto do seu serviço ser de consumo obrigatório ou do seu fornecimento nacionalizado é um detalhe. Se nacionalizar as padarias não vai dizer que as pessoas deixaram de consumir pão...
Obviamente. Os FPs também produzem riqueza (produtos e/ou serviços).
Colocado por: danobregaNão, não pode. O FP fornece um serviço que é consumido. O facto do seu serviço ser de consumo obrigatório ou do seu fornecimento nacionalizado é um detalhe. Se nacionalizar as padarias não vai dizer que as pessoas deixaram de consumir pão...
Colocado por: luisvvProdutos ou servicos, estamos de acordo. Riqueza, nao temos como saber.
Não é preciso pensar muito para saber que alguns serviços que neste momento são fornecidos via estado Português teriam procura na mesma caso fossem fornecidos por entidades privadas. Podia ser maior ou menor a procura, mas não acho defensável a ideia que a sua procura "natural" possa ser nula.
Colocado por: luisvv
Produtos ou servicos, estamos de acordo. Riqueza, nao temos como saber.
Colocado por: luisvvMas produzir riqueza não é ter procura.
Depende da definição de riqueza a educação a saude a segurança não se mete com indices económicos,
entreguem a segurança publica e a investigação criminal á prosegur e á securitas pode ser que eles façam um bom trabalho, não sejam ridiculos.~
A definição de criação de riqueza, para este efeito, pode ser simplificada: gastar X recursos a produzir um bem ou serviço que outros valorizam por X+Y.
~
Ridículo é supor que "segurança" é um bem ou serviço que só o Estado pode assegurar.
Ok, defina-se "riqueza" então. O que é?
Colocado por: luisvvA definição de criação de riqueza, para este efeito, pode ser simplificada: gastar X recursos a produzir um bem ou serviço que outros valorizam por X+Y.
Ai é então o que o Luis sugere que a PSP a GNR a PJ podem ser privatizadas, eheheheh essa tá mto boa.
Colocado por: PMOliveiraRiqueza é além do óbvio é tambem, ter um sistema nacional de saúde que atende todos os cidadãos desde os que ganham 5 mil aos que não ganham nada, pk eu hoje posso estar empregado e ganhar bem,mas amanha posso estar desempregado ou com alguma doença incapacitante.
Riqueza é ter um sistema de ensino que ensina o rico e o pobre.
Riqueza é ter uma polícia que não opera de acordo com interesses corporativistas e que oferece segurança os seus cidadãos e que investiga a criminalidade sem olhar a interesses externos.
Etc...
É muito boa, não é? Quase tão divertida como aquela do Estado..
Colocado por: J.Fernandes
Ao somar essas riquezas todas não se esqueça de subtrair a pobreza que são três bancarrotas em 35 anos e o facto de, actualmente, andar a viver de dinheiros da troika.
Riqueza é ter uma polícia que não opera de acordo com interesses corporativistas e que oferece segurança os seus cidadãos e que investiga a criminalidade sem olhar a interesses externos.
Riqueza é além do óbvio é tambem, ter um sistema nacional de saúde que atende todos os cidadãos desde os que ganham 5 mil aos que não ganham nada, pk eu hoje posso estar empregado e ganhar bem,mas amanha posso estar desempregado ou com alguma doença incapacitante.
Colocado por: PMOliveiraE a bancarota é por causa do que eu referi, ou por causa das sucessivas gestões danosas?