Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Vivo numa casa arrendada e possuo contracto, ao abrigo da lei mais recente, com a duração de 5 anos.
    O meu senhorio até hoje sempre foi impecável e nada tenho a apontar.

    Todavia, este fim-de-semana, mais precisamente no sábado, o senhorio procedeu a uma intervenção que consistiu na lavagem do tecto do quarto com um químico para a remoção de manchas que este apresentava. As manchas eram de tom castanho claro e não estavam a aumentar.
    Após a aplicação do químico passaram um pano húmido pelo tecto e pelas madeiras, incluindo o chão onde o químico tinha pingado. Todo o chão levou com um pano húmido.
    O quarto não apresentava qualquer cheiro ou problema que não o estético antes da intervenção que foi efectuada por iniciativa do senhorio.

    Após a intervenção o quarto ficou a arejar, durante dois dias para dissipar o cheiro do químico. Durante este período, o cheiro a químico parece estar a misturar-se com um intenso cheiro a mofo. A minha mulher diz que apenas sente o cheiro a químico, eu noto o cheiro a mofo misturado. Ontem o cheiro era tão forte que acabamos a dormir na sala.

    Hoje coloquei a questão ao senhorio que me informou que é necessário arejar o quarto e esperar que passe.
    Pesquisei neste fórum e encontrei uma questão que poderá ser semelhante, mofo no soalho.

    O senhorio propôs que como compensação me seja descontado na renda o valor correspondente ao número de dias em que tenha de dormir na sala.

    Para quem conseguiu chegar ao fim desta narrativa, tenho duas questões, às quais espero me consigam dar resposta.
    - A solução será mesmo apenas arejar a casa?
    - Como é que devo proceder para me salvaguardar?

    Cumprimentos
    •  
      FD
    • 4 junho 2013

     # 2

    Colocado por: nsousa2013- A solução será mesmo apenas arejar a casa?

    Tem que esperar. Convinha também saber o que foi aplicado.

    Colocado por: nsousa2013- Como é que devo proceder para me salvaguardar?

    Salvaguardar de...?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nsousa2013
  2.  # 3

    Colocado por: FD
    Tem que esperar. Convinha também saber o que foi aplicado.


    Se vi bem foi aplicado hipoclorito de sódio.


    Salvaguardar de...?


    Bem, de momento estou numa casa na qual não posso usar o quarto. Não possuo nenhum documento que permita demonstrar que foi a intervenção do senhorio que tornou o quarto inabitável. Não sei por quanto tempo esta situação irá arrastar-se. E sinto que isto ainda pode acabar mal.
    Portanto, para responder à questão:
    - para me salvaguardar de ser responsabilizado por quaisquer estragos que o quarto tenha;
    - para, no limite, caso tenha de mudar de habitação responsabilizar o senhorio.

    Bem-haja pela ajuda.
    •  
      FD
    • 4 junho 2013

     # 4

    Colocado por: nsousa2013- para me salvaguardar de ser responsabilizado por quaisquer estragos que o quarto tenha;

    Fotos imediatamente depois da intervenção.

    Colocado por: nsousa2013- para, no limite, caso tenha de mudar de habitação responsabilizar o senhorio.

    Testemunhas e um relatório pessoal para que não se esqueça de nada que tenha acontecido.
    Na devida altura, se vir que o problema continua e decidir mudar de casa, servirá como argumento.

    Colocado por: nsousa2013Se vi bem foi aplicadohipoclorito de sódio.

    Lixívia. Com uma boa lavagem é capaz de deixar de cheirar.
    Dê um prazo ao senhorio para resolver a situação, depois logo vê o que acontece.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nsousa2013
  3.  # 5

    Colocado por: FD
    Fotos imediatamente depois da intervenção.


    As fotos não serão solução porque o quarto não aparenta quaisquer danos. A aplicação do químico limpou todas as manchas existentes mas deixo o cheiro e esse eu não tenho como documentar.
    Alguma outra solução?


    Testemunhas e um relatório pessoal para que não se esqueça de nada que tenha acontecido.
    Na devida altura, se vir que o problema continua e decidir mudar de casa, servirá como argumento.


    Testemunhas não tenho, só estava eu e a minha mulher no apartamento durante o processo.


    Lixívia. Com uma boa lavagem é capaz de deixar de cheirar.
    Dê um prazo ao senhorio para resolver a situação, depois logo vê o que acontece.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nsousa2013


    Se bem percebi a descrição da wikipedia, o que foi aplicado é o principal elemento da lixívia, uma lixívia super concentrada por assim dizer. Não sei se resolverá e em todo o caso terá de ser o senhorio a fazer isso.

    Quanto ao prazo, eu tenho falado com o senhorio por telefone, como disse, sempre nos demos bem e esta situação tem sido tratada cordialmente. Ainda assim, a comunicar um prazo, este prazo deverá ser transmitido por escrito?
    •  
      FD
    • 4 junho 2013

     # 6

    Colocado por: nsousa2013Alguma outra solução?

    Acho que, face ao que tem descrito, não é preciso grande coisa. Não me parece estar a lidar com um senhorio complicado.

    Colocado por: nsousa2013Ainda assim, a comunicar um prazo, este prazo deverá ser transmitido por escrito?

    Todas as comunicações devem ser feitas por escrito.
    Mas, isso pode trazer demasiada formalidade e transformar uma relação saudável em algo mais estranho...
    Se fosse eu, continuava a falar por telefone e só em últimas instâncias é que partiria para algo mais formal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nsousa2013
  4.  # 7

    Colocado por: FD
    Acho que, face ao que tem descrito, não é preciso grande coisa. Não me parece estar a lidar com um senhorio complicado.


    Até ao momento não tem sido. Espero que não mude.



    Todas as comunicações devem ser feitas por escrito.
    Mas, isso pode trazer demasiada formalidade e transformar uma relação saudável em algo mais estranho...
    Se fosse eu, continuava a falar por telefone e só em últimas instâncias é que partiria para algo mais formal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nsousa2013


    Bem, vou aguardar mais um dia para ver como evolui a questão do cheiro. Com previsão de mau tempo para o fim-de-semana, com aumento da humidade, chuva e baixa da temperatura, arejar a casa será mais difícil.

    Se a situação não evoluir favoravelmente, e eu necessitar de abandonar a casa por não poder usufruir do quarto, terei de pagar na mesma as rendas dos meses de aviso obrigatórios?
    •  
      FD
    • 4 junho 2013 editado

     # 8

    Colocado por: nsousa2013Se a situação não evoluir favoravelmente, e eu necessitar de abandonar a casa por não poder usufruir do quarto, terei de pagar na mesma as rendas dos meses de aviso obrigatórios?

    É discutível. O que para si é um problema de habitabilidade, para o senhorio pode não ser.
    O que a lei diz:

    Artigo 1032.º
    Vício da coisa locada
    Quando a coisa locada apresentar vício que lhe não permita realizar cabalmente o fim a que é destinada, ou carecer de qualidades necessárias a esse fim ou asseguradas pelo locador, considera -se o contrato não cumprido:
    a) Se o defeito datar, pelo menos, do momento da entrega e o locador não provar que o desconhecia sem culpa;
    b) Se o defeito surgir posteriormente à entrega, por culpa do locador.

    (...)

    Artigo 1083.º
    Fundamento da resolução
    1 — Qualquer das partes pode resolver o contrato, nos termos gerais de direito, com base em incumprimento pela outra parte.
    2 — É fundamento de resolução o incumprimento que, pela sua gravidade ou consequências, torne inexigível à outra parte a manutenção do arrendamento
    (...)
    5 — É fundamento de resolução pelo arrendatário, designadamente, a não realização pelo senhorio de obras que a este caibam, quando tal omissão comprometa a habitabilidade do locado e, em geral, a aptidão deste para o uso previsto no contrato.

    http://dre.pt/pdf1s/2012/08/15700/0441104452.pdf

    Ou seja, se ambos assentirem que há razão para a resolução, não tem que pagar as rendas do pré-aviso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nsousa2013
  5.  # 9

    Pois, ou é feito de forma amigável ou então temos chatice.

    Pronto, por agora estou esclarecido. Agradeço imenso a informação prestada.

    Tendo novidades trato de as partilhar.
  6.  # 10

    o senhorio deve ter lavado com lixivia apenas, para eliminar algum caruncho.
    A lixivia tem o cheiro forte tipico que pode demorar vários dias a dissipar. Se o senhorio mostrou a "boa fé" de descontar as rendas, espere uns dias que de certeza que o cheiro desaparece.
    Não deve ter problema para a saude do cheiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nsousa2013
  7.  # 11

    Colocado por: adiaso senhorio deve ter lavado com lixivia apenas, para eliminar algum caruncho.
    A lixivia tem o cheiro forte tipico que pode demorar vários dias a dissipar. Se o senhorio mostrou a "boa fé" de descontar as rendas, espere uns dias que de certeza que o cheiro desaparece.
    Não deve ter problema para a saude do cheiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nsousa2013


    Não era apenas lixívia, eu vi o garrafão. E vi os efeitos que teve na pele do homem que o estava a aplicar.
    Sim, estou a aguardar, mas o cheiro não dá sinais de diminuir e com a chuva e frio que se avizinha, será mais complicado arejar a casa.
    Vamos ver o que dá.
 
0.0170 seg. NEW