Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Gostaria de partilhar algumas dicas na montagem de Deck Compósito.

    A AC-Remodelações e Pavimentos tem vindo a incorporar no ambito da sua actividade a montagem de deck composito, procurando enaltecer, o rigor na montagem, sabendo ser um investimento de alguma referencia, urge, saber pormenores na sua montagem que gostaria que comentassem e inclusive partilhasem quem já montou, para podermos tirar as devidas ilações:

    - É fundamental a preparação do local de instalação.
    -A superficie deve ser plana e estável.

    A titulo de exemplo podem ver pela foto e perante o desnivel do terreno e criando uma cota ao nivel do passeio a necessidade de criar uma lage aligeirada com recurso a vigas de betão.

    - A drenagem do terreno é outro fator importante, criou-se um anel de betão e com uma fossa rota a drenagem das águas faz-se através de inclinação do terreno com aplicação de betão verifiquem uma tampa e com colocação de rede através da brita aplicada a drenagem é encaminhada para a referida fossa, pode-se também aplicar uma rede anti ervas com aplicação previa de herbicida de forma a colmatar o aparecimento de ervas no deck.

    Irei com o decorrer do desenvolvimento do topico, acrescentar outros pormenores de montagem, deveras importante para que
    se possa ter uma ideia da imporftância de montagem não transperecendo como já li em outros comedntários que isto é um mero trabalho de bricolage.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitorcn, myself11
      419030_10201218210847287_388374646_n.jpg
  2.  # 2

    Outra foto da aplicação das vigas dce betão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ
      184412_10201218206127169_600448589_n.jpg
  3.  # 3

    Como podem verificar deixou-se aberturas por baixo das vigas de forma que as águas pluviais possam circular livremente.

    A colocação de lancil permite dividir o terreno na aplicação da esteira de deck com terreno que irá levar relva.

    O deck como espaço de lazer e conforto permite criar um estilo minimalista e reconfortante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Somar, dmatos
  4.  # 4

    Costa53,

    Muito ilucidativo e interessante! Fico na expetativa de ver a evolução, designadamente como é fixado o deck para ficar ao nível do passeio.
    O que se entende por deck composito e que outras categorias existem? Vou instalar um deck à saida do vão de sala e os meus "fantasmas" são:
    - através das gretas das tábuas não se acumulará lixo (plásticos e outros não degradáveis), sem possibilidade de limpeza?
    - virado a norte e nascente e apanhando chuva não se torna escorregadio? Não gosto de tábuas com uns rasgos na face.
    - manutenção?

    Cumprimentos,
    Ramos
  5.  # 5

    gostava de ver mais fotos nomedamenta das fases de montagem. obg.
  6.  # 6

    Caros foristas, estou de volta agora passamos á fase da modalidade de montagem:

    O deck composito poderá ser montado em duas formas, com desfasamento(desencontrado) ou á inglesa e por painéis ou modulos, neste caso optou-se por modulos, aconselho que em areas pequenas como é o caso ser sempre montado por modulos até uma área de 20 m2, para areas superiores sem duvida desfasado(vendo-se linhas direitas) régua sim régua não, neste caso cria-se menor desperdicio de material no caso de modulos exikste maior desperdicio.

    O deck composito tem que ter uma estrutura de apoio, constituido por perfil semelhante ao deck ou em alternativa sarrafos em madeira 5x3 com tratamento proprio para exterior, no meu caso prefiro o sarrafo em madeira pela forma maçissa que apresenta maior resistência ao suporte do deck, uma vez que o perfil identico ao deck é oco por dentro o que falta alguma rigidez ao mesmo, quando se aplica deck em zonas como paineis de cobertura, ralos de drenagem ou zonas ténicas de piscinas neste caso deve-se optar por um perfil metálico consoante a situação de cada caso.

    A distância entre sarrafos ou perfil de apoio deve-se manter entre os 30/35cm consoante a espessura do deck, no deck de 20/21/22/23 cm de espessura(altura) deve ser de 30cm acima de 23 pode-se optar por uma distância de 35 cm.

    Os sarrafos devem ser posicionados sobre um piso firme e resistente com a orientação contrária á disposição das réguas, deverá prevenir-se em terraços ou zonas de escoamento de águas uma passagem por baixo dos sarrafos em direção a um ralo ou zona de escoamento, utilizando calços ou palmetas estáveis de forma a permitir a passagem de água.
    A sua fixação poderá ser com tapits a uma distância nunca superior de 50 cm.

    Na união de duas réguas deverá sempre existir dois sarrafos em paralelo, muitos instaladores descoram esta questão e depois vem os problemas adjacentes que reflete o levantamento do deck nas pontas pela sua dilatação ou seja sempre nas linhas de junção régua com régua deve existir dois sarrafos em paralelo.

    Vejam nesta foto da estrutura que ao meio criei uma linha simétrica de divisão e a viga para fixação dos sarrafos está invertida precisamente para poder fixar os sarrafos em paralelo, como poderão ver nas fotos seguintes.

    Deverá ser utilizado clips ocultos de fixação pois o deck contem uma ranhura propria para tal efeito, nunca parafusos diretos no deck que impossibiltem a sua expansão, tenho visto muitas montagem assim e é um grande erro.

    É deveras importante o seu nivelamento recorrendo a réguas de aluminio ou em alternativa um fio de regulação para areas maiores.

    Devem ser respeitadas e prevenidas as distâncias de expansão do material:
    - Quando se coloca deck junto a paredes deve-se salvaguardar uma distancia de 15/20mm em todo o perimetro.
    -Deve-se manter uma distancia de 5/7mm na união de duas réguas
    -No caso de existir zonas de drenagem a distância poderá ser aumentada de forma a existir bom escoamento.

    DEVE-SE COLOCAR O DECK NO MINIMO 48 HORAS NA ZONA DE MONTAGEM PARA SE AMBIENTAR AO LOCAL ANTES DA SUA APLICAÇÃO E DEITADO.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
      946734_10201218219207496_1949786566_n.jpg
  7.  # 7

    Vejam no pormenor dos sarrafos já colocados na linha simétrica criada a questão de duplos sarrafos apos a montagem de réguas coloca-se um clip num e noutro sarrafo de forma a não levantar as pontas das réguas(muito importante fase esta descurada por muitos montadores)
  8.  # 8

    Mais uma foto:

    Outra questão que pratico é no corte do topo da régua, deve-se utilizar no topo visivel um corte a um angulo de 30 graus de forma a não ser visivel o alveolo do deck vendo-se somente a parte de cima.
      947195_10201218223567605_1779247121_n.jpg
  9.  # 9

    Mais uma foto aplicado o deck
      421334_10201218227287698_389621758_n.jpg
  10.  # 10

    Boa noite
    Interessante!
  11.  # 11

    Vejam a linha simetrica criada de disposição e opção que encontrei para esta montagem (em modulos)

    O deck foi colocado em cota com o passeio, se repararem na parte trazeira encostada á parede verifica-se um desnivelamento, neste caso ganha-se sempre a cota de incio e como o passeio está desnivelado deixamos o deck de nivel.
  12.  # 12

    Colocado por: SomarCosta53,

    Muito ilucidativo e interessante! Fico na expetativa de ver a evolução, designadamente como é fixado o deck para ficar ao nível do passeio.
    O que se entende por deck composito e que outras categorias existem? Vou instalar um deck à saida do vão de sala e os meus "fantasmas" são:
    - através das gretas das tábuas não se acumulará lixo (plásticos e outros não degradáveis), sem possibilidade de limpeza?
    - virado a norte e nascente e apanhando chuva não se torna escorregadio? Não gosto de tábuas com uns rasgos na face.
    - manutenção?

    Cumprimentos,
    Ramos



    Caro Ramos,

    Entende.-se como deck composito usando as siglas WPC será portanto um composito(mistura) de madeira com termoplástico.

    A grande vantagem em relação ao deck de madeira é que não tem manutenção no deck de madeira tem necessidade de todos os anos lavar e aplicar um verniz proprio sendo a sua manutenção muito dispendiosa e sujeito a alterações de cor o que se torna desagradavel.

    A limpeza das gretas poderá fazê-lo com um aspirador uma vez que a distância da face de cima do deck ao pavimento de suporte dista 5,5 cm considerando a altura do deck e a ripa de fixação que é de 3cm de altura, ripa de 5X3.

    Os decks estão preparados para não serem escorregadios caso contrário seriam proibidos por ex. em espaços publicos, no deck que utilizo é reversivel poderá optar pela parte de baixo, amanhã apresentarei foros do mesmo, ficando o ranhurado para baixo.

    Manutenção: lavagem com água e sabão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Somar
  13.  # 13

    Colocado por: Anonimo16062021Costa,um pequeno grande pormenor e que não tem nada a ver com o trabalho que esta a executar..essa tomada que se vê na parede exterior onde tinha a serra elétrica ligada tem algum interruptor pelo interior onde se possa ligar/desligar a corrente elétrica da mesma?


    Anonimo16062021 francamente não sei mas amanhã posso averiguar é que lá dentro (garagem) tem ficado um pastor alemão fechado para que possamos fazer a obra e portanto como depreende não é aconselhável eu entrar lá dentro!
  14.  # 14

    Nesta foto poderão ver em pormenor o afastamento que existe entre o deck e o passeio de forma a salvaguardar a distância de dilatação do material, vejam o pormenor do corte no topo a 30 graus de forma a não se ver o deck por baixo vendo-se só o topo quem está de frente:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ
      408_10201218227207696_1181836629_n.jpg
  15.  # 15

    Caro Costa, obrigado pelas dicas.
    Colocado por: Costa53, vejam o pormenor do corte no topo a 30 graus de forma a não se ver o deck por baixo vendo-se só o topo quem está de frente:
      408_10201218227207696_1181836629_n.jpg

    O problema de não ver o topo das tabuas é somente estético? Assim não fica mais frágil?
  16.  # 16

    Caro Ramos

    Com o corte chanfrado não se torna mais fragil.

    Veja o pormenor:
      968917_10201253161561033_1725160019_n3.jpg
  17.  # 17

    Caro Costa,

    Nada de pormenor...
  18.  # 18

    Colocado por: SomarCaro Costa,

    Nada de pormenor...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Somar
      968917_10201253161561033_1725160019_n2.jpg
  19.  # 19

    Gostaria de poder voltar à ribalta com este tema em relação aos rodapés, existem rodapés para preencher as juntas junto a paredes ou zonas de delimitação e para fechamento de topos neste caso foi aplicado na transição do deck para relva evita a penetração da terra na zona do deck e cria um fecho como zona isolada do restante
      999899_10201253160241000_1976046115_n.jpg
  20.  # 20

    Aqui poderão ver então o pormenor da ligação com a relva e o acabamento final
    Concordam com este comentário: DR1982
      181250_10201253160761013_517883208_n.jpg
 
0.0260 seg. NEW