Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde aos foristas,

    Comprei uma casa onde tenho um terraço com 60 m2 de relva. Como sao moradias em banda e o terraço fica na parte de tras, é muito complicado e custoso fazer um furo ou poço nessa zona. Mas vizinho com esse terraço tenho um vizinho que la mora há decadas e tem um poço ou furo. Ainda não falei com ele pois queria analisar minhas opções. as minhas duvidas sao as seguintes:

    É possivel(se ele aceitar) fazer uma ligação ao poço ou furo dele para a minha rega, visto ser bastante dispendiosa com a agua da companhia?

    Que implicações ele teria? trazia-lhe mais custos?
    A minha ideia seria partilhar o poço e pagar-lhe um valor (à cabeça a acertar) por essa utilização ou um custo reduzido mensal.

    Obrigado
  2.  # 2

    de certeza q de inverno ele n se deve importar que lá vá tirar agua...agora de verão..lol


    fale com ele.
  3.  # 3

    se tiver muita água e voce se der bem com o vizinho nao deve haver problemas! e voce pagar, não so a electricidade como um extra de incentivo :D

    eu tenho furo e nao me importava de partilhar com um vizinho bem disposto. mas sao cada vez mais raros :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcoveri
  4.  # 4

    Acho que havia o conceito de serventia de água... lembro-me de ler algures qualquer coisa assim.
  5.  # 5

    Pois mas de inverno cvomo é obvio nao necessito. A chuva rega. Ele paga mais electricidade por eu usar o poço dele?
    Dedao o que acha um incentivo extra aceitavel?

    Podia falar com ele e se agua acabasse por eu usar em demasia, suspendiamos acordo. Obvio que isto teria de ficar em papel.
  6.  # 6

    Colocado por: marcoveriPois mas de inverno cvomo é obvio nao necessito. A chuva rega. Ele paga mais electricidade por eu usar o poço dele?
    Dedao o que acha um incentivo extra aceitavel?

    Podia falar com ele e se agua acabasse por eu usar em demasia, suspendiamos acordo. Obvio que isto teria de ficar em papel.


    Se a bomba estiver do lado dele e ligado à rede dele claro que gasta mais, trabalha mais ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcoveri
  7.  # 7

    Em que consiste serventia de agua? algo legal a fazer?
  8.  # 8

    Essa coisa da partilha é muito bonita mas não me parece que funcione na prática. Sinceramente não vejo grande vantagem para o seu vizinho em partilhar o furo consigo.

    Se o furo fosse meu não me importava de lhe ceder água sempre que precisasse, desde que não abusasse, mas nunca lhe concedia direitos sobre o furo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcoveri
  9.  # 9

    Nao pretendo direitos sobre o furo, apenas pretendo poder fazer ligação a sistema de rega do furo dele. Nao preciso de obter direitos sobre ele. So queria saber se era possivel e se lhe trazia encargos? ha pouco falaram de electrecidade , ele pagaria mais electricidade por eu usar o furo dele?
  10.  # 10

    Quem quiser que interprete, para mim é Chinês:

    SECÇÃO II
    Servidões legais de águas
    ARTIGO 1557º
    (Aproveitamento de águas para
    gastos domésticos)
    1. Quando não seja possível ao
    proprietário, sem excessivo incómodo
    ou dispêndio, obter água para seus
    gastos domésticos pela forma indicada
    no artigo anterior, os proprietários
    vizinhos podem ser compelidos a
    permitir, mediante indemnização, o
    aproveitamento das águas sobrantes
    das suas nascentes ou reservatórios,
    na medida do indispensável para
    aqueles gastos.
    2. Estão isentos da servidão os prédios
    urbanos e os referidos no nº 1 do
    artigo 1551º.
    ARTIGO 1558º
    (Aproveitamento de águas para
    fins agrícolas)
    1. O proprietário que não tiver nem
    puder obter, sem excessivo incómodo
    ou dispêndio, água suficiente para a
    irrigação do seu prédio, tem a
    faculdade de aproveitar as águas dos
    - 267 -
    prédios vizinhos, que estejam sem
    utilização, pagando o seu justo valor.
    2. O disposto no número anterior não
    é aplicável às águas provenientes de
    concessão nem faculta a exploração de
    águas subterrâneas em prédio alheio.
    ARTIGO 1559º
    (Servidão legal de presa)
    Os proprietários e os donos de
    estabelecimentos industriais, que
    tenham direito ao uso de águas
    particulares existentes em prédio
    alheio, podem fazer neste prédio as
    obras necessárias ao represamento e
    derivação da respectiva água,
    mediante o pagamento da
    indemnização correspondente ao
    prejuízo que causarem.
    ARTIGO 1560º
    (Servidão legal de presa para o
    aproveitamento de águas públicas)
    1. A servidão de presa para o
    aproveitamento de águas públicas só
    pode ser imposta coercivamente nos
    casos seguintes:
    a) Quando os proprietários, ou os
    donos de estabelecimentos industriais,
    sitos na margem de uma corrente não
    navegável nem flutuável, só possam
    aproveitar a água a que tenham direito
    fazendo presa, açude ou obra
    semelhante que vá travar no prédio
    fronteiro;
    b) Quando a água tenha sido objecto
    de concessão.
    2. No caso da alínea a) do número
    anterior e no de concessão de
    interesse privado, não estão sujeitas à
    servidão as casas de habitação, nem
    os quintais, jardins ou terreiros que
    lhes sejam contíguos; no caso de
    concessão de utilidade pública, estes
    prédios só estão sujeitos ao encargo se
    no respectivo processo administrativo
    se tiver provado a impossibilidade
    material ou económica de executar as
    obras sem a sua utilização.
    3. No caso da alínea b) do nº 1, a
    servidão considera-se constituída em
    consequência da concessão, mas a
    indemnização, na falta de acordo, é
    fixada pelo tribunal.
    4. Se o proprietário do prédio fronteiro
    sujeito à servidão de travamento
    quiser utilizar a obra realizada, pode
    torná-la comum, provando que tem
    direito a aproveitar-se da água e
    pagando uma parte da despesa
    proporcional ao benefício que receber.
  11.  # 11

    Colocado por: marcoveriNao pretendo direitos sobre o furo, apenas pretendo poder fazer ligação a sistema de rega do furo dele.


    E se o vizinho de hoje para amanhã decidir que não lhe quer ceder mais água? Depois tem o investimento da ligação feito e acha se no direito de usufruir do furo porque o vizinho na altura concordou.

    Não me entenda mal, eu sou totalmente a favor da partilha e acho que sempre que for possível devemos ser solidários mas hoje em dia as leis são tão estranhas e contraditórias que muitas vezes pessoas que agem de boa fé acabam por sair prejudicadas ou burladas.

    É quase como a conversa do fiador. A verdade é que não custa nada quando corre bem. Já quando corre mal...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcoveri
  12.  # 12

    É um risco que estou disposto a pagar, visto o que irei pagar de agua no verao para a rega chega e sobra para fazer as ligações, visto ser um familiar a faze-lo e com material a custo real(sem lucro).

    Tanto que uma das condiçoes que eu irei colocar é essa...se a agua do furo se acabar devido á minha rega, deixarei de utilizar.
    Isso deixamos escrito como compromisso de honra.

    Eu queria era saber se traz custos para quem me fornece, visto ha pouco terem falado em electridade. É necessario electricidade para retirar agua do furo?
  13.  # 13

    Colocado por: marcoveriÉ necessario electricidade para retirar agua do furo?


    Se a bomba for eléctrica, gasta ...
  14.  # 14

    Só não gasta se o homem tiver um moinho de vento a puxar a água cá para cima..

    Fale com o seu vizinho.

    Boa sorte
  15.  # 15

    A menos que o furo tenha muita agua duvido que o seu vizinho queira partilhar consigo.
    O problema reside exactamente no verão quando a agua escasseia. Ou mesmo falta.
    Não pode fazer um furo seu?
  16.  # 16

    Colocado por: pedromdfSe a bomba for eléctrica, gasta ...


    Já para não falar no custo de manutenção da bomba.. ou a reparação se avariar.
    E daquelas coisas que comvém ficarem acordadas. Agora é fácil esquercerem-se delas. De hoje a manha a bomba avaria, o seu vizinho manda arranjar e pede-lhe parte do valor sobre o argumento que voce também utiliza e logo contribuiu para o desgaste/avaria. Voce diz-lhe que isso nao estava combinado, que a bomba e dele, que fizeram um acordo, e etc e tal. É aqui que começam as quezílias..
  17.  # 17

    Ok, vou falar com ele e entrar num acordo.

    irei tentar acordar que se houver avarias pago metade das despesas mas a partir desse momento peço servidao do furo e fico com direitos tambem. depois digo com ficou.
  18.  # 18

    Colocado por: marcoveriirei tentar acordar que se houver avarias pago metade das despesas mas a partir desse momento peço servidao do furo e fico com direitos tambem.

    E acha que o seu vizinho cai nessa?

    Ao utilizar a água do furo do vizinho deve pagar, independentemente da bomba avariar ou não, o seu vizinho teve custos com o furo e se você vai utilizar o furo deve de imediato começar a comparticipar nesses custos.

    Se a bomba avariar deve comparticipar nas despesas e não direito a nenhuma servidão do furo.

    Isto era eu, mas pode ser que o seu vizinho esteja distraído.
    Concordam com este comentário: treker666
  19.  # 19

    Sinceramente este topico parece uma anedota.


    Se vai utilizar a água do seu vizinho, e o material dele para teriar a água, acho que no minimo deveria contribuir com algum para a luz e em possiveis avarias da bomba (Eu ja tive uma situaçao destas e era assim que fazia). Entretanto resolvi fazer o meu poço.
    Entretanto se em vez de furo o seu vizinho tiver um poço e agua em abundancia, pode sempre pedir para colocar lá dentro um motor seu, com uma puxada de luz sua... (O meu pai tem isso em casa dele há mais de 30 anos e nunca teve problema com o vizinho. É certo que o poço da muita agua e então ninguem se chateia....
    Concordam com este comentário: LeonelG
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcoveri
  20.  # 20

    Pondere fazer um deposito subterraneo. Pode pedir-lhe ou pagar-lhe a agua durante o inverno (ou aproveitar a agua da chuva) e usar no verão.

    Note que a agua da rede custa 0.50 a 1.00€ por metro cubico. Já a retirada de um poço, pelas minhas contas do que consome em electricidade e quantidade de agua debitada, e sem contar amortização da bomba, fica entre 0,05 e 0,10€, o que é dez vezes menos...

    Ou lá está, se comprar um contador de agua e lhe pagar a agua do furo a dez centimos o m3, ele fica a ganhar. Ha a questão da legalidade em rever a agua, que neste país tudo é complicado e seria preciso licença se um imbecil decide embirrar e denunciar. Eu cheguei a sugerir isso do contador para pedir luz a um vizinho para um amigo meu que basicamente acampa num terrendo rustico que tem e nao justifica o contrato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcoveri
 
0.0249 seg. NEW