Iniciar sessão ou registar-se
    • lopo
    • 8 junho 2013 editado

# 1

Boas pessoal ;)

gostaria que me pudessem dar a vossa opinião sobre as seguintes questões,
    todos os comentários serão bem vindos! ;)

e o seguinte,
    eu sou Lisboeta mas estou imigrado no estrangeiro desde criança,
    somos um casal com duas crianças, que já não são bem crianças 15/20 anos mas que continuam ser ao nossos olhos crianças lol ;)
    quando estamos em Portugal resido na casa que era dos meus pais mas que eles alugavam a câmara municipal de Lisboa,
    hoje em dia a casa esta no meu nome, mas as rendas cada vezes estão mais caras!!
    agora querem nos aumentarem para uma renda entre 400 e 450 euros mensais!hoje em dia pago 270 euros,
    eles querem basear-se nos rendimentos que temos no estrangeiro sem tomar conta que aqui temos os nossos gastos também!

eu e a minha mulher já andamos a ver para comprar uma casa a quase 2 anos para deixar mos a casas alugada , desde os primeiros grandes aumentos das nossas rendas de casa,
    ate já tinha visto uma moradia em avos para comprar mas que desisti logo depois de ter vindo aqui perguntar vos ;)

andamos a ver ums apartamentos T2/T3/T4 na zona do Montijo/Barreiro/Quinta do Conde/Cotovia/Castelo/e na lagoa de Albufeira em Setúbal,
    os mais baratos estão na volta do 50Mil e vai ate aos 100Mil, sendo os 100Mil o máximo que estamos dispostos a meter para comprar uma casa,

mas sinceramente estamos um pouco perdidos,
    já estamos fartos de fazer os prós e os contra entre comprar um T2 barato já com 15/20 anos e assim guardar um pé de meia no caso de acontecer um problema qualquer,
    o então um bom T4 com 7/8 anos mas ficar sem pé de meia no caso que aconteça qualquer coisa!
    ( pois so com esta ultima de ficar sem pé de meia de socorro já devia pensar num T2! né? pois!! ;) )

outra coisa,
    os T2 tem todos mais o menos os mesmos m2 (+5 / -5m2 )
    e os dois T4 que tenho em vista são mais o menos os mesmos m2 ( 130m2 ) e mesma disposição da casa e ambos no primeiro andar sem elevador,
    localizados na mesma zona 200/300metros de distancias entre eles,
    o mais recente e novo nunca habitado de fins 2011 e estão a pedir 115Mil, com bons acabamentos ( ar condicionado << reversivel?nao sei!>> /aspiração central/ 3 casas de banho/ vídeo porteiro/ 2 suites/
    soalho flutuante nos quartos e no hall dos quartos/boa varanda!/estore eléctricos/cozinha totalmente equipada

o outro T4 e de 2005 e estão a pedir 100Mil com os quase os mesmos acabamentos a não ser o ar condicionado que não tem/mas tem acendimento central/ e não tem estore eléctricos/cozinha equipada mas mais antigo! e sem garantia,
    os quartos, sala, corredores, casas des banho, e se calhar a cozinha tem de levar uma pintura pois não gosto das cores!

no vosso ver qual dos dois T4 vale mais a pena comprar?
    sinceramente eu penso que o T4 novo de 115Mil será uma melhor opção por ser novo e por causa da garantia do imóvel!

quando se negocia a compra de uma casa qual e os valores que se pode negociar? 3/5/10% ,

>> peço desculpas se a erros na escrita!
    sei falar português/escrever/ e ler mas tenho alguma dificuldades em expor o problema em português porque estou a pensar noutra língua ;)
    se alguma frase tiver mal formulada digam me que eu tento explicar melhor! ;)

Cumprimentos ;)
  1.  # 2

resta saber a localização dos apartamentos...

é q um t4 de 2011 por 115mil euros em lisboa, deve ficar num bairro manhoso..

entre os dois t4 claramente o mais recente, visto se situarem na mm zona e com melhores acabamentos

relativamente aos descontos, vá até onde o vendedor pode ir...negoceie bem..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lopo
  2.  # 3

Se está no estrangeiro... porque diabo quer gastar dinheiro na compra de uma casa cá ? Vai ter uma despesa anual, garantida, essa despesa dá-lhe para passar as férias num hotel ou alugar uma casa pelas férias. Eu se estivesses na sua posição, e de certeza que os seus filhos, jamais farão vida em Portugal, nunca compraria casa cá no rectangulo. Só após a reforma o faria.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, jrosa, cinderela
  3.  # 4

ola dato e asdrubal ;)
    e obrigado pelas vossas respostas,

@dato
    ficam na zona entre o barreiro e a Quinta do Conde em Setubal,
    prédio com 5 inquilinos, zona pacata! perto d'um novo centro de saúde,mercado municipal a porta,
    pequenos comércios, centro comercial a 5 minutos, e o mais importante o tal cafezinho a porta ;)
    no T4 de 100Mil se tivesse que me virar para esse tava a pensar numa proposta de 90Mil,
    no do 115Miltava a pensar em 100/105Mil,
    naquela zona ainda a muitas casas para vender sera argumento para tentar baixar o preço?!
    acha que e demasiado 10% no valor do imóvel?

@ asdrubal
    percebo muito bem o que quer dizer já tinha pensado nisso,
    mas e o seguinte :
    tenho ai em Portugal a minha família e amigos toda na zona de Lisboa e Sesimbra,
    e não posso passar um ano sem os ver! as tais saudades!!
    gosto de convidar os meus amigos e familiares la em casa para ums bons momentos almoços e jantares ;)
    tenho as mobílias e electrodomesticos na casa actual que estão praticamente novas! o que fazer com elas?!
    muitas vezes saio daqui par passar ums dias ai sem planejar nada d'um dia para o outro, e no verão muitas vezes só sei que tenho ferias uma o duas semanas antes,
    só por isto torna se complicado poder alugar uma coisa em boas condicoes nos últimos momentos o então não se fala em preços!
    a ums bons anos atrás ja tinha alugado na zona de Sesimbra um T2 para o verão e não gostei nada!

e o meu pensamentos e o seguinte:
    o preço d'uma casa com boas condicoes na zona de Sesimbra no verão e na dos 400/500 semanais,
    em media vou ai passar férias 6/7 semanas por ano, o que da 2400 euros para 6 semanas a 400euros,
    neste momentos por ano em gastos da casa actual são 200 euros em media para aluguer dos contadores e consumos agua/luz/gás,
    em rendas da 3240 euros, mais 120 >> 10 euros por mês uma senhora fazer as limpeza que nos calha 2 vezes por mês,
    e no total da 3860euros de gastos anuais,
    visto assim sim rendia me mais alugar como disse!
    mas

se comprasse um exemplo o T4 de 100Mil que tem valor de 108.700,00 euros nas finanças,
    pagava depois do 6 anos de isenção +/- 545 euros por ano de imi ( se eles nao aumentarem né?! ) + 180>> 15 euros mensais para o condomínio,
    e mais o menos a mesma coisa para os gastos de agua/luz e gas 200euros anuais,
    total dos gastos anuais 925 euros, sem contar com um seguro para a casa que deve de ser para ai 100/150euros,
    só aqui poupava +/- 2500 euros por ano,

fazendo bem as conta ia me sair caro, tenho 40 anos e se for ai durante os próximos 20 anos e pagar para aluguer 2400euros por mes vai ficar nos 48000euros!
    se comprar tenho os gastos da casa anuais de +/- 1000euros o que ao fim dos 20 anos dará 20000euros só nesta opção ia poupar a volta dos 28000euros,

uma das minhas maiores duvidas e se compro um T2/T3/T4?!

agradeço os vossos comentários e sugestões ;)
  4.  # 5

Ok. A minha sugestão. Compre um T2. Daqui a 5 anos os seus filhos já não estarão consigo, e se por acaso vierem consigo a portugal, vão estar 3 dias na sua casa e o resto do tempo no algarve ou na madeira ou nos amigos...
    Se comprar um T4 em pouco tempo vai ficar um enorme espaço vazio. Vender um T4 em Portugal será cada vez mais dificil. As familias são cada vez mais pequenas e ninguém vai querer pagar IMI por um espaço que ão utiliza, logo não vai conseguir vender o apt para comprar um mais pequeno. Atenção que as finanças estão a "extorquir" os propriétarios que tem redimentos em países com um sistema fiscal mais favorável que o nosso. Opte por um espaço mais pequeno, poupa dinheiro em impostos, manutenção e será mais fácil vender caso a zona começe a deixar de lhe agradar.
  5.  # 6

Colocado por: asdrubal. Atenção que as finanças estão a "extorquir" os propriétarios que tem redimentos em países com um sistema fiscal mais favorável que o nosso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lopo

como assim não percebo?
    estou na França e já pago o meus impostos aqui,
    no caso de comprar não tenho direito a isenção do imi durante os seis anos? e isso que quer dizer?
  6.  # 7

Colocado por: lopo

como assim não percebo?
    estou na França e já pago o meus impostos aqui,
    no caso de comprar não tenho direito a isenção do imi durante os seis anos? e isso que quer dizer?
    Bem a frança, não conta, tem uma carga fiscal tão elevada como a nossa. Mas por exemplo se estivesse em Andorra, pagaria de IMI 5 ou 6x mais. E sim, tendo a sua residencia fiscal fora de portugal, provavelmente perderá a isenção. Inform-se bem. O estado português transformou-se numa autentica mafia.
    • adias
    • 8 junho 2013 editado

# 8

Lopo,

Não está a levar em conta que o preço das casas está a cair em Portugal, e deve-se manter por muitos anos assim. Com eles, as rendas já começaram a cair e continuarão.
    As casas devem descer 10 a 15% este ano (estão a descer 1% ao mês até agora).

Dos 100 mil que conta colocar na compra, daqui a um ano 10 já se esfumaram. Nunca mais os consegue reaver.
    Dá para pagar a renda de uma casa de férias ou mesmo da sua actual casa.

Compra uma casa de férias agora em Portugal. Perde dinheiro, pois a desvalorização da dita será superior a uma renda, nos próximos anos, fica sem pé de meia e vai ver-se grego para a vender se precisar.
    Pense porque raio estão casas novas por vender desde 2009.........Há 40% de excesso de casas.

Mantenha a renda actual, encontre uma mais barata e mais pequena ou venda a mobilia e arrende casas de férias. Mantenha o seu pé de meia e espere que o mercado caia aos bocados (lá para 2017, se o desemprego parar de subir este ano).
    Concordam com este comentário: lopo
  7.  # 9

mas se a residência for minha residência principal tenho direito não?
    nunca disse nada a ninguém que estava no estrangeiro!
    mas também nunca entreguei nenhuma declaração de IRS isso vai dar problemas no caso de pedir isenção né?
    tenho numero de contribuinte português e no bilhete de identidade esta residência Portugal,

não e querer enganar ninguém!
    mas já me anda a roubar nas rendas que actualmente pago!
    ao saber que certas pessoas pagam 10/20 euros pela mesma casa do que eu!
    menos rendimentos do que eu? penso que não quando vejo o subaru/golf dos filhos que moram la em casas duvido!

bem não e só ai que isto esta mal feito! ;)
    por aqui a coisa não ta melhor não!
    humm!!
  8.  # 10

Colocado por: lopomas se a residência for minha residência principal tenho direito não?
    nunca disse nada a ninguém que estava no estrangeiro!
    mas também nunca entreguei nenhuma declaração de IRS isso vai dar problemas no caso de pedir isenção né?
    tenho numero de contribuinte português e no bilhete de identidade esta residência Portugal,

não e querer enganar ninguém!
    mas já me anda a roubar nas rendas que actualmente pago!
    ao saber que certas pessoas pagam 10/20 euros pela mesma casa do que eu!
    menos rendimentos do que eu? penso que não quando vejo o subaru/golf dos filhos que moram la em casas duvido!

bem não e só ai que isto esta mal feito! ;)
    por aqui a coisa não ta melhor não!
    humm!!

o problema não é dizer mas sim se esta a descontar no país em que esta a trabalhar através disso eles podem saber que esta a trabalhar noutro país(se se derem ao trabalho que é raro)!quanto a deixar a conta aberta pode deixar eu estou em França e conheço quem o tenha feito mais do que 4 vezes apesar de não ser permitido, o único defeito é que para ter uma conta aberta terá que ter la dinheiro e também custos!
  9.  # 11

Colocado por: asdrubalBem a frança, não conta, tem uma carga fiscal tão elevada como a nossa. Mas por exemplo se estivesse em Andorra, pagaria de IMI 5 ou 6x mais. E sim, tendo a sua residencia fiscal fora de portugal, provavelmente perderá a isenção. Inform-se bem. O estado português transformou-se numa autentica mafia.

o estado português pode ter tornado-se numa máfia ,mas no meu caso estou em França a muito tempo e em Portugal tenho casa e estou isento 4 anos!sem contar que a carga fiscal para se dizer que é igual a Portugal é porque não sabe o que diz!eu aqui por t1 pago 880 euros de imi enquanto pela minha casa de 140 m2 pagarei 300!e claro é mais que sabido que se ganha mais em frança mas tambem se gasta mais ,lógico!!!!!!
  10.  # 12

@ ramos1999

isento 4 anos o a 4 anos? quanto tempo e o seu tempo de isenção>> 6?
    de que conta esta a falar?
    do banco? se e isso todos nos temos ai conta no banco e a pessoa encarregue das nossa contas sabem que estamos em França e nunca disseram que não se podia,
    não entrega as declarações do IRS em Portugal?
    mas estas isento do imi?
  11.  # 13

O que aprendi ao longo dos ultimos anos e que comprar uma casa e muito diferente de comprar um automovel, que sao todos iguais.
    comprar um t2/3/4 igual a milhares de outros que existem desocupados por ai nao me parece que seja um bom negocio, Mas se com esse dinheiro encontrar uma propriedade que seja espetacular por algum motivo(s) e neste momento de crise seja oferecida a um preco bom..acho que vale a pena.
    Concordam com este comentário: Tavares Miguel, lopo
  12.  # 14

Colocado por: lopo@ ramos1999

isento 4 anos o a 4 anos? quanto tempo e o seu tempo de isenção>> 6?
    de que conta esta a falar?
    do banco? se e isso todos nos temos ai conta no banco e a pessoa encarregue das nossa contas sabem que estamos em França e nunca disseram que não se podia,
    não entrega as declarações do IRS em Portugal?
    mas estas isento do imi?

estou isento por 4 anos apartir 2013
    a conta nem sei devo ter lido noutro topico peço desculpas!
    a casa paguei com o meu dinheiro aos poucos sem creditos ou seja não existem rastos de onde vem o dinheiro penso que sera um dos motivos mas se bem me lembro na licença da habitação como no livro da obra estava como profissão emigrante!
  13.  # 15

Colocado por: ramos1999
    o estado português pode ter tornado-se numa máfia ,mas no meu caso estou em França a muito tempo e em Portugal tenho casa e estou isento 4 anos!sem contar que a carga fiscal para se dizer que é igual a Portugal é porque não sabe o que diz!eu aqui por t1 pago 880 euros de imi enquanto pela minha casa de 140 m2 pagarei 300!e claro é mais que sabido que se ganha mais em frança mas tambem se gasta mais ,lógico!!!!!!
    Mas aí por um carro paga 10 mil, cá pelo mesmo paga 16mil. E também há pessoas a pagar para cima de 1000 euros de imi por um simples T2. As regras mudaram muito à cerca de um ano. As finanças estão a reavaliar todas as casas e não é para baixar impostos. Acredite com os ordenados que temos a carga fiscal que pagamos é bem superior à que pagam em frança. Aqui desconta como um milionário e quando precisa dos serviços do estado, médico, educação para os filhos, etc,etc,etc, temos que os pagar do nosso bolso. Os impostos que pagamos, não sei para que servem, mas não são para pagar os serviços de que necessitamos. Neste momento os portugueses só tem obrigações, os direitos acabaram-se. Mais um conselho, não tenham dinheiro nos bancos portugueses, o estados fica-vos com 28% dos juros. Se não pagamos mais impostos que voçês em frança, comparando claro a diferença do salário, não devemos estar muito longe. Aí pelo menos ter 2 ou 3 filhos faz diminuir consideravelmente a factura fiscal, cá nem mexe. Tiveste-os mantem-nos.
  14.  # 16

Colocado por: asdrubalMas aí por um carro paga 10 mil, cá pelo mesmo paga 16mil. E também há pessoas a pagar para cima de 1000 euros de imi por um simples T2. As regras mudaram muito à cerca de um ano. As finanças estão a reavaliar todas as casas e não é para baixar impostos. Acredite com os ordenados que temos a carga fiscal que pagamos é bem superior à que pagam em frança. Aqui desconta como um milionário e quando precisa dos serviços do estado, médico, educação para os filhos, etc,etc,etc, temos que os pagar do nosso bolso. Os impostos que pagamos, não sei para que servem, mas não são para pagar os serviços de que necessitamos. Neste momento os portugueses só tem obrigações, os direitos acabaram-se. Mais um conselho, não tenham dinheiro nos bancos portugueses, o estados fica-vos com 28% dos juros. Se não pagamos mais impostos que voçês em frança, comparando claro a diferença do salário, não devemos estar muito longe. Aí pelo menos ter 2 ou 3 filhos faz diminuir consideravelmente a factura fiscal, cá nem mexe. Tiveste-os mantem-nos.

não diga asneiras eu por cá poupo por tudo!uma casa como a que tenho em Portugal paga a vontade 2500 euros em frança,aqui ate uma varanda num apartamento vai para imposto,estou de renda e mesmo sendo de renda eu pago metade 800 do imi e o propietario paga o resto sem contar que estou a pagar 200 euros por um seguro de um apartamento do mais simples que existe que tambem sou obrigado a pagar mesmo não sendo o dono!o problema do portugues é que pensa que a alegria do emigrante são os carros sem se lembrar como vivem o dia a dia sem ir a lado nenhum a espera do mes de agosto para gastar os tostões que se pouparam ao longo do ano!a carga fiscal é muito maior que em portugal sim senhora não nos carros mas sim no resto como a manuntenção do carro o seguro,inspecçaõ a 65 euros etc etc!e claro sem falar no imposto do irs quem ganha exemplo 1400 euros tera que dar 1400 mais ou menos de imposto sem contar que aqui nem 13º nem 14º mes nem nada!nos tempos do sarkozy trabalhei todos os meus sabados sem ser precisso descontar nada que eram limpos agora com françois holande vai mais de 35 por cento ou seja num sabado de 100 euros fico com 65, para dar a quem??o bom é para quem tem muitos filhos esses sim aproveitam as ajudas porque se tiver um so como eu mais vale nem trabalhar!
    Concordam com este comentário: lopo
  15.  # 17

Então ramos, venha para portugal. Arrange um emprego a recibo verde e instale-se cá. Se acha que a carga fiscal em portugal é inferior à francesa, regresse. Provavelmente aguentar-se-á cá meia duzia de meses até esgotar as economias e depois faz as malas e volta a emigar. Depois perceberá, aliás já deve ter percebido à muito porque senão não teria emigrado, como é boa a vida em portugal.

Meu caro, o mês passado tive 197€ de prémio, e o que levei para casa, foi inferior ao ordenado que levaria caso não tivesse tido prémio nenhum. Já não lutamos por aumentos salariais, simplesmente não vale a pena, nã oestamos alutar para ganharmos mais mas sim para entregar mais ao estado.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  16.  # 18

Colocado por: asdrubalEntão ramos, venha para portugal. Arrange um emprego a recibo verde e instale-se cá. Se acha que a carga fiscal em portugal é inferior à francesa, regresse. Provavelmente aguentar-se-á cá meia duzia de meses até esgotar as economias e depois faz as malas e volta a emigar. Depois perceberá, aliás já deve ter percebido à muito porque senão não teria emigrado, como é boa a vida em portugal.

Meu caro, o mês passado tive 197€ de prémio, e o que levei para casa, foi inferior ao ordenado que levaria caso não tivesse tido prémio nenhum. Já não lutamos por aumentos salariais, simplesmente não vale a pena, nã oestamos alutar para ganharmos mais mas sim para entregar mais ao estado.
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021
    não se preocupe comigo! a minha mulher ja esta ai a trabalhar a um ano a recibos verdes e eu ja vou tambem no final do ano com uma filha aqui tornou-se impossivel pagar 750 euros por mes so para me tomarem conta dela sem contar o resto !mas bom eu sei bem que se em portugal houvesse menos desemprego seria muito melhor mas não se pode ter tudo!e ainda bem que levou um premio porque eu nestes 8 anos de efectivo a pedir sempre premios ou aumentos nunca levei nenhum porque o patrao diz que é a crise!
  17.  # 19

e por favor não comparem a França com Portugal nem com outro país que cada pais tem os seus defeitos!os franceses aqui estão a ir para a Austrália,Canada e Brasil!não sei porque mas muitos falam dos 5000 euros que se ganham na Austrália!
  18.  # 20

Não fui eu que levou o prémio. Foi o estado.

0.0224 seg. NEW