Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Lopo, voltando à sua questão e respectivo pedido de opiniões.

Eu penso assim:

Você tem um encargo com uma renda em Portugal que quer manter, que lhe custará cerca de 400 euros mensais, Ou seja, 5.000 euros por ano.

Tem, ao mesmo tempo um mealheiro de cerca de 100.000 euros.

Como os pretende investir num apartamento T2, T3 ou T4, dependendo dos valores, assumindo que você os investe mesmo, os 5.000 euros que deixa de pagar da renda anterior, chegam e sobram para os possíveis impostos que esse imóvel venha a custar. Já se disse por aí que esse tipo de apartamento pode custar entre 200 euros e 1000 euros de IMI. Mesmo custando 1.000, ainda pouca 4.000.

Nesta primeira análise, já fica a ganhar !

Quando ao Investimento propriamente dito, analise o mercado de ofertas na NET. Esteja ciente dos preços que se praticam na sua zona. Disponibilize-se e venha cá, com o seu dinheiro disponível e acessível. Escolha o que lhe agrada. Quanto custa? 80.000? Ofereça logo 65.000 dinheiro na mão! Vai ver que provavelmente vai fazer o negócio da sua vida. Sinalize com o respectivo contrato de promessa de compra e venda, marque a escritura livre de ónus e encargos e para o restante. Os custos disto (escrituras e IMT) não tenho muita noção, mas não deve ser fortuna nenhuma para si. Claro que para outros sem pé de meia a coisa será mais difícil, mas com o seu mealheiro penso que não.

Eu, se estivesse no seu caso, compraria, desde que mantivesse 25% de reserva, como você mesmo diz. Ainda mais, como poupará cerca de 4.000 euros por ano (renda antiga versus IMI) pode recuperar lentamente as suas poupanças.

É a minha opinião, que ale o que vale!

Bons negócios!
    Concordam com este comentário: lopo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lopo
  2.  # 2

ola El_58 ;)

o seu pensamento e igualzinho ao da minha mulher!
    e contas feitas era uma renda que nem chegava a 100 euros mensais que se ia pagar para uma coisa nossa,

sabem d'algum site que se possa ver a tabelas de preços de apartamentos numa zona designada?
    gostaria de ver se esta dentro do preço, o se esta mesmo mais barato que os outros?
    como já disse anteriormente a vários apartamentos naquela zona a venda novos nunca habitados de fins 2010 para cá e usados de 2003 para ca,
    o T4 novo que vi a 115Mil e o mais baratos de todos, os outros T4 são iguais, só muda e os andares, r/c,/2 andar , cores das mobílias da cozinhas,
    exemplo o T4 mais caro que se encontra la esta a 165Mil mas penso que haja um pouco de especulação se e assim que lhe posso chamar!
    claro uma pessoa a procura de casa vem as tais casas e pensa que esta afazer um grande negocio! né?!
    claro que comparado ao T4 usado de 2005 que esta a 100Mil o de 115Mil ta barato,

Colocado por: El_58
    Escolha o que lhe agrada. Quanto custa? 80.000? Ofereça logo 65.000 dinheiro na mão! Vai ver que provavelmente vai fazer o negócio da sua vida. Sinalize com o respectivo contrato de promessa de compra e venda, marque a escritura livre de ónus e encargos e para o restante. Os custos disto (escrituras e IMT) não tenho muita noção, mas não deve ser fortuna nenhuma para si. Claro que para outros sem pé de meia a coisa será mais difícil, mas com o seu mealheiro penso que não.
    Bons negócios!
    Concordam com este comentário:lopo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lopo

quando diz com dinheiro na mão o que quer dizer propriamente?
    dizer lhe que tenho um X sem recorrer a empréstimo para comprar a casa e?
    esta a falar quase num desconto de 20%! acha que e mesmo possível?
    sim se calhar ate pode dar estando em posição de força tendo o dinheiro sem ser preciso recorrer a um banco!
    uma coisa e verdade a já 2 anos que ando pela net a ver os preços e muitas das casas ainda não foram vendidas!
    e preços já baixaram! exemplo numa geminada que vejo bastantes vezes nos sites que estava a 160Mil da primeira vez que a vi e agora esta a 120Mil
    o vendedor bater também não vai né?! lol ;)
  3.  # 3

Colocado por: El_58Ofereça logo 65.000 dinheiro na mão!

Qual é a outra forma que existe de comprar apartamentos?? É a grande vantagem deste negócio relativamente aos outros, não existe vendas a crédito é sempre "dinheiro na mão".

Eu já tive muitos clientes que vinham com essa conversa, a ver se tinham um desconto maior, e eu sempre lhes respondi "quero lá saber se o dinheiro é seu ou do banco, na data da escritura tem que estar todo do lado de cá"
    Concordam com este comentário: asdrubal
  4.  # 4

O que quero dizer com "dinheiro na mão" é ter o dinheiro disponível de imediato e não daqui a 15 dias ou 1 mês.

Da forma como o mercado está, vejo muitos construtores a venderem ao chamado preço de custo só para poderem realizar dinheiro.

Uma coisa para um vendedor que necessita urgentemente vender é ter uma promessa de compra e venda com um sinal de 5.000 euros e ter de esperar 2 a 3 meses para receber o restante (este tempo é o tempo de aprovação de créditos e burocracias). vai ver que nesse T4 de 100.000 euros se oferecer 80.000 a pronto pagamento a sua proposta é aceite... O vendedor assim só espera no máximo 1 a 2 semanas para a formalização (escritura)...

Marque visitas, não dê a entender que tem o dinheiro disponível de imediato. Ouça a "conversa de vendedor" que tal como nos automóveis usados são sempre de uma senhora que andava pouco, devagar e estava sempre na garagem... Se lhe for possível faça-se acompanhar de algum amigo com conhecimentos (pedreiro, engenheiro ou arquitecto), que o pode alertar para deficiências e eventual problemas que esses apartamentos possam ter... Quando chegar a altura de falar de números, aí está na hora de insinuar "à e tal, e se fosse cash e pronto? Se eu tivesse cash até de oferecia x dinheiro na mão!". Vai vai que esse isco pega! Agora se for logo à cabeça cm dinheiro na mão dizendo que quer comprar a pronto, na cabeça do vendedor é mais um "pato" a ser depenado. (estou a falar assim em sentido figurado, não interprete mal...)

Quanto aos sites e companhia, as referencias acabam por ser os das imobiliárias e dos próprios bancos em si que neste momento acabem por estar transformados em imobiliárias também. Se você anda a ver preços na net desde à 2 anos, já deve conhecer os sites todos...
  5.  # 5

Colocado por: Picareta
    Qual é a outra forma que existe de comprar apartamentos?? É a grande vantagem deste negócio relativamente aos outros, não existe vendas a crédito é sempre "dinheiro na mão".

Eu já tive muitos clientes que vinham com essa conversa, a ver se tinham um desconto maior, e eu sempre lhes respondi "quero lá saber se o dinheiro é seu ou do banco, na data da escritura tem que estar todo do lado de cá"

ola Picareta ;)

acho mais fácil discutir o preço quando se tem o dinheiro na mão,
    do que estar a espera do acordo do banco para saber se dão o empréstimo o não!
    não sei digo eu ;)
  6.  # 6

Mas Picareta, uma coisa é esperar 1 ou 2 semanas (com dinheiro próprio), ou esperar 2 a 3 meses (com recurso a crédito)
  7.  # 7

Colocado por: El_58O que quero dizer com "dinheiro na mão" é ter o dinheiro disponível de imediato e não daqui a 15 dias ou 1 mês.

Um construtor se receber 100mil hoje em vez de os receber dentro de 2 meses, poupa cerca de 1000€ em juros, pelo que um construtor que saiba fazer umas contas é esse o desconto que faz a quem tiver o "dinheiro na mão".
  8.  # 8

Um construtor se receber 100mil hoje em vez de os receber dentro de 2 meses, poupa cerca de 1000€ em juros, pelo que um construtor que saiba fazer umas contas é esse o desconto que faz a quem tiver o "dinheiro na mão".

se pensar assim também posso dizer ao vendedor que se continuar com a casa a venda mais 1 ano vai perder 12000mil,

Colocado por: El_58na cabeça do vendedor é mais um "pato" a ser depenado. (estou a falar assim em sentido figurado, não interprete mal...)
    Concordam com este comentário:lopo

não a problema ;) percebi aonde quer chegar ;) para não me tirar pinta de camon como se diz ai né! ;)
  9.  # 9

Picareta, eu não lhe tiro a razão. Você está certo.

Mas você também sabe tão bem ou bem melhor que eu, que andam aí muitos construtores desesperados pelas vendas. Como referi anteriormente tem um bocado tudo a ver com saber jogar com esse desespero.

Se você estiver financeiramente "afogado" é lógico que até vende por qualquer preço (desde que cubra o custo) se não mesmo com prejuízo, mas isto já sou eu a especular...

Outro aspecto que o amigo LOPO deve considerar é se precisa mesmo de ter cá um T4 para estar fechado 11 meses por ano. Um T2 com uma boa sala/cozinha será teoricamente mais barato e suficiente para férias. Penso que disse que queria o investimento para férias e não para um regresso futuro a Portugal e ser essa a sua habitação permanente no futuro...
  10.  # 10

Colocado por: El_58Se você estiver financeiramente "afogado" é lógico que até vende por qualquer preço (desde que cubra o custo) se não mesmo com prejuízo, mas isto já sou eu a especular...

Exacto, imagine que um construtor está tão desesperado, que aceita uma proposta de 50 mil, por um apartamento pelo qual ele estava a pedir 100mil. Ele aceita porque está desesperado e não porque o cliente tem "o dinheiro na mão", o facto de ter o dinheiro na mão tem pouca influência, se fosse com financiamento aceitava na mesma.
    Concordam com este comentário: de jesus mendes
  11.  # 11

Colocado por: El_58Outro aspecto que o amigo LOPO deve considerar é se precisa mesmo de ter cá um T4 para estar fechado 11 meses por ano. Um T2 com uma boa sala/cozinha será teoricamente mais barato e suficiente para férias. Penso que disse que queria o investimento para férias e não para um regresso futuro a Portugal e ser essa a sua habitação permanente no futuro...

sim isso do T2 também e uma das minhas opcoes mas que não agrada muito a minha mulher!
    mas como tenho um filho e filha dai já tenho de ter um quarto para cada um para a privacidades deles,
    e na mesma zona os T3 estão mesmo preços que os T4 e ate mais caros! lol
  12.  # 12

Os seus filhos estão criados lopo. Se um tem 15 e o outro 20 eles, mesmo se ainda solteiros querem, se quiserem, é vir sozinhos e não com os pais... Eventualmente se estiverem todos cá ao mesmo tempo, é em férias. É em períodos curtos 3 a 4 semanas... Chegando a extremos, se quer pensar neles e num futuro deixar-lhes algo que não crie "guerras" nem complicações futuras, compre 2 T1's lado a lado. Abre comunicação entre os apartamentos e dê um a cada filho com usufruto seu enquanto vivo...

Pense mais em si que neles. Enquanto você ainda será capaz de equacionar um eventual retorno a Portugal, eles de certeza que nem querem pensar nisso... Se lhes perguntar a opinião eles preferirão um apartamento na Cote D'Azur ou nos Alpes que em Portugal... (isto sou eu a divagar, como é lógico)

Mas são opções e só a si lhe cabe decidir...

Picareta, não foi por acaso que eu referi ao lopo anteriormente para não avançar com esse tipo de conversa inicialmente. Só com o avançar da coisa é que poderá insinuar os tais "se's". Se eu tivesse... Se eu pudesse... Se... Para que o vendedor diga "Se, até vendia por menos tanto...". E aí decisões rápidas!
  13.  # 13

Concordam com este comentário:asdrubal
    Exactamente. O vendedor está-se completamente nas tintas se o dinheiro vem de um crédito ou não. Os imóveis só baixam se realmente o proprietário se quiser ver livre dele, esteja à venda à muito tempo, ou outra coisa q.q.
  14.  # 14

Exacto, imagine que um construtor está tão desesperado, que aceita uma proposta de 50 mil, por um apartamento pelo qual ele estava a pedir 100mil. Ele aceita porque está desesperado e não porque o cliente tem "o dinheiro na mão", o facto de ter o dinheiro na mão tem pouca influência, se fosse com financiamento aceitava na mesma.
    Concordam com este comentário:de jesus mendes

secalhar n aceitava...com dinheiro na mão é mt mais fácil e é negocio feito na hora!

neste momento da maneira q estão os créditos, devem ser às centenas por dia as propostas recusadas pelos bancos

eu sou a favor de sempre tentar o melhor negócio, mas tb gosto de ver o lado do vendedor..e n é por ele já estar mal q o vou afundar ainda mais...
  15.  # 15

Colocado por: lopo

sim isso do T2 também e uma das minhas opcoes mas que não agrada muito a minha mulher!
    mas como tenho um filho e filha dai já tenho de ter um quarto para cada um para a privacidades deles,
    e na mesma zona os T3 estão mesmo preços que os T4 e ate mais caros! lol

anda a procura de um apartamento só para férias ou quer vir para Portugal qd se reformar??

caso seja só para férias, alugue um apartamento só para o mês de férias e o dinheiro q poupa dá para viver esse mês "à patrão" e ainda lhe sobra mt!!! pode tb optar por hotel reservado antecipadamente

se é para passar a reforma, n compre já e alugue na mesma só para o mês q cá vem e compre um terreno e construa uma casa terrea para si e sua mulher no máximo de 100m2 com um bom quintal... vai ver q passa melhor a reforma
  16.  # 16

lopo,

se quer tirar vantagem do pagamento a pronto, creio que comprando uma casa de um banco terá mais poder negocial.
    Se aos construtores pouco importa se o dinheiro é seu ou de empréstimo, tem que ter tudo pago no dia da escritura..... Para um banco é entre mais um crédito numa altura que o BCE lhes aperta a corda e dinheirinho em caixa......
    Com os bancos, com muita paciencia para burocracia é capaz de conseguir bons preços. Para um banco ter 50 na conta garantidinhos ou 100 em mais um crédito que vai correr mal daqui a 4 ou 5 anos faz muita diferença.

Mas relembro que o mercado está pelas horas da morte. Os bancos estão perfeitamente desesperados para se verem livres das casas que executam. Tem os bancos europeus (que lhes emprestaram o dinheiro) à perna para executar as garantias adicionais que lhes deram.... e o BCE a exigir taxas de depositos/empréstimos altissimas (para o que estavam habituados).
    O mercado está de tal maneira que os bancos estão a vender casas com 40% de "desconto". Nenhum banco diz que a casa vale menos 40%. Diz que "faz desconto".
    Ora isto é uma estratégia de impedir que os preços "caiam", para não admitir perdas brutais aos bancos europeus, com a consequente execução das outras garantias.
    É uma manipulação vergonhosa dos bancos, que já representam mais de 20%!!!!! do mercado de vendas.
    As casas não tem "desconto" em lado nenhum. As casas valem o que se paga por elas. Uma casa vale o que vale, não é fabricada em série todas iguais, em que há um preço de mercado e alguém pode vender com "desconto" em época de "saldos".
    Depois, este "esquema", leva muita gente a pensar que "se tem desconto, daqui a uns anos vale o "que vale"". Pura mentira de marketing!!!! O mercado imobiliário não tem qualquer perspectiva de voltar a subir.
    Nem o argumento "estão a ser vendidas abaixo de preço de custo". Estão a ser vendidas ao preço que estão. É esse o seu valor. Se hoje é isso que valem, a menos que haja uma inversão da economia e da população do país, é menos que isso que valem no futuro. O preço não volta para o "normal" no futuro com as casas que saem da "linha de montagem" no futuro ao preço de custo. Simplesmente não vai haver mais construção em Portugal por 30 anos!!!! Há 40% de excesso de casas. A "linha" está morta e enterrada por muitos anos.
  17.  # 17

boas ;)

muito obrigado pelos vosso pontos de vista que me deram aqui! no comprar o não comprar casa ai ;)

sim penso voltar ao meu Portugal na minha reforma se la chegar! lol
    e era já a contar com isso também que estamos a contar comprar,

a minha esposa também já começa a pensar que um T2 chegaria,

comprar terreno?!
    epa tive vai não vai para fazer essa asneira! e ao olhar para traz ainda bem que não o fiz!
    para construir tinha que estar ai! para as coisa estarem a minha maneira ;)
    quando veijo a casa da minha cunhada e o dinheiro que ela la pose e da maneira que certas coisas estão?!
    se não fosse o vendedor a assediar me dia e noite me para eu lhe comprar o terreno ate tinha entrado nessa!
    já vi alguns vendedores de imobiliárias sérios e a escuta do cliente ( pelo menos pela frente ;) )
    mas certos nem ouvem o cliente! compre isto que e bom!! isto ? ( humidades ) isto nao e nada! uma pintura e ta bom!
    o mal deles e que eu trabalho no ramo da construção de casa também eu a já 24 anos,
    alias muitas vezes quando a peritagem a certas obras também sou chamado ;)
    o mal as vezes e verem a matricula estrangeira! o tal patinho hihihi ;)
    os dois últimos que encontrei deixei o carro bem longe e fui a pé! lol ;)
    mas esses dois foram os mais simpáticos! por ums pagam os outros lol ;)
  18.  # 18

Atenção à Isenção temporária
    Quem comprou ou vai comprar casa pode, dentro de certos limites (temporais e financeiros) beneficiar de isenção de IMI. A generosidade deste benefício tem sofrido vários cortes nos últimos anos e atualmente está reduzido a um prazo máximo de três anos, sendo apenas atribuída às casas cujo valor patrimonial não exceda os 125 mil euros e quando o rendimento coletável dos proprietários não ultrapasse os 153 mil euros anuais.
    • lopo
    • 24 agosto 2013

# 19

Boas ;)

venho para vos dar noticias sobre a minha decisao de comprar o nao comprar ai em portugal ;)

ja tinha visto ums apartamentos na net e fui velos quando estava ai de ferias,
    o apartamento ( T2 ) que eu queria ver em primeiro dizerao me que ja estava vendido,
    entao fui ver o que eu tinha em segundo lugar na minha lista de imoveis,
    era na entrada ao lado do que eu queria ver em primeiro mas que supostamente ja estava "vendido"
    vi o apartamento mas nao gostamos! paredes todas furadas! pinturas para fazer! cantos exteriores das paredes dos quartos,sala estavao esburacados,
    os antigos proprietarios deviam crianças que andavao la com bicicletas,remendos nos azuleijos nass casas de banho mass que nao condiz com a cor de origem!
    e no chao tambem tinha remedos mas que tambem nao condiziam com cores de origem!
    e fui ver outra imobiliaria que eu ja conhecia com quem ja tinha visto umas coisas,
    e falei lhe do tal primeiro apartamento ( T2 ) que eu tinha na minha lista e dizerao me que normalmente as pessoas que estavao para comprar a casa
    ainda nao tinha dado mais noticias mas que estavao a espera da resposta do banco para o credito,
    e quem lhes tinha mostrado a casa era a primeira agencia que eu tinha visto,
    pedi-lhes para eles se informarem ao proprietario coisa que eles fizerao logo,
    e resposta foi que ainda nao estava vendida e que o praço dos 30 dias ja tinha passado de 7 dias portanto se eu tivesse interessado em comprar que nao havia problema!
    e entao fomos ver o tal primeiro apartamento ( T2 )
    eu tinha este em mente porque nas fotos parecia me ser muito maior! mais limpo! e disposicao da casa perante o sol muito melhor,
    fomos ver o apartamento e vimos logo que o apartamento tava bem estimado! muito maior o outro so tinha 71 m2 ! pinturas em muito bom estado ainda! nada de remendos nos azuleijos!
    o apartamento situa se num ultimo andar predio com duas entradas e com 5 andares construido em 2004/2005,e um T2 com 84 m2 + 7/8 m2arrecadaçao, preço do condominio 23 euros,
    com duas casas de banho (uma e de serviço), aquecimento central em todas ass devisoes , 2 elevadores, boa varanda 9/10 m2 com uma vista!!! e com sol do meio dia ate a noite ;) e com estore manual que temos mesmo que baixar quando o sol começa a bater!
    cozinha equipada em muito bom estado!! vias se mesmo que os antigos proprietarios tomarao bem conta da casa ;)
    nao foi preciso muito tempo para dar a resposta alias disse ao proprietario actual que era um constructor que tambem tinha vindo a visita que ficavamos com ele!
    alias este apartamento era mais barato de 15 mil que o tal segundo, e ainda descutimos o preço e baixarao nos de mais 8 mil,
    no final de isto fico me por 57 mil ;) estes apartamentos tinham sidos vendidos na altura da construcao entre os 95 e os 110 mil alias andao 6 apartamentos a venda em certa imobiliarias da zona que se enontrao entre os 90 e os 101 mil, achamos que fissemos um bom negocio alias os meus familiares dai tambem nos disserao a mesma coisa ;)
    tratadomos da papelada da compra da casa + pedido de isencao de imi + aberturas aguas,luz,gaz em 6 dias com as mudanças incluido ;)

por enquanto achamos que foi a melhor escolha ;)

muito obrigado pela vossa ajuda e esclarecimentos!
    ;)

Cumprimentos ;)
    • dato
    • 24 agosto 2013

# 20

23€ de condomínio=? isso tem elevador?

realmente o preço foi bom..se diz q custavam 100mil novos..

em q cidade?

0.0284 seg. NEW