Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    tenho uma fuga na piscina (8x4m revestida a pastilhas).

    Pelo que tenho observado desaparece mais de metade de um azulejo/pastilha por dia e não é evaporação porque tem estado tapada com uma cobertura. O ano passado também esteve tapada no inverno e não perdeu água nenhuma.

    Inicialmente pensei que a fuga seria pela zona dos injectores/bicos ou pela tomada de aspiração (embora há uns meses tivesse feito o teste com corante alimentar vertendo uma gotas na zona e este não se escapasse por aí).
    Mas agora o nível da água está muito abaixo dos injectores e da tomada e a fuga continua. Como não vejo nenhuma fissura na estrutura só posso depreender que é do ralo de fundo pois a a única coisa que ainda está dentro de água é o ralo de fundo e a lâmpada. Pela lâmpada não pode ser ou pode?

    Quero tapar o ralo de fundo. Como é que faço sem o fazer de maneira definitiva com cimentos e afins? Há algum tipo de tampão que dê para colocar e vedar a passagem de água?

    Já que vou vazar a água toda antes de encher novamente estou a pensar "rejuntar" as pastilhas. Já lá estão há 6 anos e algumas (poucas) já começaram a cair. Julgo que se lhe der uma massa adequada para rejuntar piscinas que as pastilhas se vão aguentar melhor. Qual é a massa/argamassa que me aconselham comprar?

    obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Manuel Peñascoso
  2.  # 2

    boa noite, sim é possivel estar a perder pelo projector , este tem um bucin com uma borracha que faz a vedação da passagem do cabo para fora da cuba do projector e facilmente essa borracha e o proprio cabo se detiora e acaba por ter percas sem que nos apercebamos, e quanto ao ralo de fundo se tiver bem colado deve conseguir enroscar um tampão macho de 2 polegadas na rosca interior do ralo sem ter de estragar nada. espero ter ajudado.
  3.  # 3

    Colocado por: helder mirandaboa noite, sim é possivel estar a perder pelo projector , este tem um bucin com uma borracha que faz a vedação da passagem do cabo para fora da cuba do projector e facilmente essa borracha e o proprio cabo se detiora e acaba por ter percas sem que nos apercebamos, e quanto ao ralo de fundo se tiver bem colado deve conseguir enroscar um tampão macho de 2 polegadas na rosca interior do ralo sem ter de estragar nada. espero ter ajudado.


    Claro que ajudou, obrigado. Deixo aqui umas fotos para melhor se compreender do que estou a falar.












    A lâmpada está ligada a uma caixa plástica que fica por cima já na calçada portuguesa (foto 4 a contar de cima). Quando abro essa caixa está cheia de água, não sei se é água da piscina ou pluvial. O Cabo que sai da casa das máquinas para alimentar a lâmpada a 12v também está sempre a pingar uma gota, mas não me parece que seja quantidade suficiente para justificar esta fuga. Estou a fazer mais testes.

    E rejuntar acham que vale a pena? com que produto? há quem o faça com cimento branco. Devo usar um produto mais especifico ou só vou estar a gastar dinheiro em vão?
  4.  # 4

    a weber tem um produto para juntas de piscinas. foi o que usei. se as juntas tiverem mt profundas pode usar. ou mesmo se nao descobrir a fuga pode ajudar a vedar digo eu. no centro tem uma mancha? e apenas mancha?

    ao bater nas pastilhas pode tentar descobrir o "oco" por onde a agua se infiltra ( pode tar a levantar as pastilhas tbm).

    para o ralo pode tentar um tampão dos tubos de PVC. Na minha serviu quando precisei. tire a medida.
  5.  # 5

    Colocado por: dedaono centro tem uma mancha? e apenas mancha?


    era só pó, já aspirei.

    Será que vale a pena fazer um teste de estanquicidade/pressão (acho que é assim que se chama) ao ralo de fundo, tomada e injetores?
  6.  # 6

    pois pode não aparecer na totalidade na casa de maquinas , lembre-se que so é estanque até a caixa de derivação o resto do tubo que leva o cabo electrico para a casa de maquinas deve ser um comum tudo de electricidade onde pode ter enumeras percas sem que nos apercebamos, ainda bem que ajudei espero que resolva o problema rapidamente.
  7.  # 7

    Há horas felizes...no meio deste azar:
    desde ontem que andava a controlar o nível da linha de água e a dar voltas e mais voltas à cabeça a tentar perceber onde seria a fuga. Hoje por uma mera casualidade (e alguma sorte) descobri!

    Como a piscina já tem pouca água e ao filtrar fazia muito barulho (pois a água ao sair dos injetores era projetada mais de um metro e caía de chapa na linha de água - era uma barulheira) resolvi desatarraxar os bicos dos injetores. O barulho passou pois a agua passou a sair por toda a largura dos tubos). Para minha surpresa constatei que enquanto esteve assim não tive perdas de água! Voltei a pôr os bicos nos injetores e a fuga voltou!

    Nada disto me estava a fazer sentido até que vi no medidor de pressão do filtro de areia que quando tirava os bicos a pressão baixava e quando punha os bicos a pressão subia e voltava ao normal. Foi aí que se fez luz e resolvi levantar as pedras que estão junto aos injetores e aí estava ela: uma fuga junto à ligação de um dos injetores. Quando ponho os bicos a pressão sobe e a fuga aumenta, quando tiro os bicos a pressão desce e a fuga é quase insignificante.











    Alguém sabe como se repara isto? Cola? Epóxi? Braçadeiras? É um tubo anelado e flexível que entra naquela curva rígida
  8.  # 8

    do modo que me estava a expor o problema nunca conseguiria adivinhar isso mas ainda bem que viu o que era, se quiser terei todo o gosto em explicar-lhe o procedimento para a reparação do tudo e os materiais a usar ligue a qualquer hora para o meu numero. helder miranda- 912625282
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ace.crash, PMir
  9.  # 9

    FUGA REPARADA!!!

    E por mim, foi à segunda tentativa mas consegui.

    Um agradecimento especial ao helder miranda que me orientou (à distância) sobre como resolver o assunto.

    Aqui fica uma foto do trabalhinho. Dois dias a filtrar e nem uma gota perdeu. Agora só falta tapar o buraco.

  10.  # 10

    Ainda bem que conseguiu resolver. :)

    Na minha também tenho uma fuga numa boca dessas. no entanto é estranho porque a agua sobe pela parede da piscina e vai sair entre a cerâmica... tenho de andar a cavar a volta para chegar à boca, às tantas tenho de a eliminar se a coisa for complicada. no fim do verão a ver se faço isso... é que se a água ta a subir pelo interior da parede de betão não há de ficar melhor com o tempo....

    A ligação disso não é um tubo que vai do interior da piscina para o exterior para ligação ao tubo que vem da bomba? como e possivel a agua subir pela parede? :S
  11.  # 11

    a esse tubo que vem de dentro da piscina chama-se passa muros.E quando for preciso sempre as ordens cumprimentos.
  12.  # 12

    Sr.helder miranda, consegue dar alguma explicação para a minha situação?
  13.  # 13

    se for possivel fica aqui com meu numero de telefone e era mais facil explicar a situação, ajudarei de boa vontade. 912625282
  14.  # 14

    Muito obrigado pela disponibilização, quando tiver um tempo ligo, agora ando com outras empreitadas :)

    já agora, alguém sabe se posso usar ácido muriático ou clorídrico para baixar o ph da piscina? é que é muito mais barato do que o ph- ...
    e o ph do furo da água é básico... a água ta sempre a subir de ph...
  15.  # 15

    Aconselho um controlador de pH automático.

    O ácido clorídrico é demasiado agressivo para a água da piscina e poderá ser para os seus utilizadores também.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  16.  # 16

    então mas e o automático deita o que para a água?

    se eu por o ácido na água ele vai-se misturar de certa forma a anular-se com as bases presentes e baixar o ph. Não se pode é utilizar a piscina quando se adiciona, tal como o ph-...

    ou to errado?
  17.  # 17

    mas se for doseado por um automatismo a injecção é mais lenta e não é tão prejudicial, sendo assim mais controlada e não com o bidão calculado com o (olhometro).
    :)
  18.  # 18

    a e ja agora esqueci m de referir o ácido simplesmente é usado para baixar a dureza da água, tirando esse caso não deve ser usado pois não foi devidamente preparado para ser usado regularmente na piscina onde vão andar pessoas a nadar mas sim para efeitos de desentupir esquentadores e coisas do género, se não toda a gente iria usar ácido pois também sei que fica um pouco mais barato, mas com o doseador automático esses custos serão reduzidos pois a injecção é controlada e que a longo prazo reduz o custo de manutenção, quanto ao seu outro problema espero que seja resolvido da melhor maneira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  19.  # 19

    pois eu sei isso... :) o problema é que o chamado ph- é acido noutras concentrações, o que me confunde a cabeça... o meu problema é tbm a água calcária, a que reage com os ácidos o que faz subir o ph..

    bem, resumindo, lá vou eu gastar mais uns 10€ em ph- :P

    obrigado mais uma vez
  20.  # 20

    Se quer eliminar o bancário da sua piscima a melhor solução a meu ver e mais efeficiente é vaza-lá apesar de proprovavelmente lá ideia nao lhe agradar e ai sim pode usar aCido muriatico um pouco diluído para lavar o fundo e as paredes da piscina depois de chdia aí sim controlar o ph e se o mantiver sempre por volta dos 7.2 nunca mais três problemas com o ph nem de comprar acidos ou anti calcários.
 
0.0209 seg. NEW