Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Recorro a todos para uma pequena ajuda numa grande embrulhada com que me deparei, tentarei ser resumida.

A cerca de 20 anos os meus sogros compraram um tereno em avos ( ou uma parcela), numa localidade do Seixal.
    Nesta localidade existe uma Associação (não sei o nome) sempre que era preciso fazer alguma pergunta a resposta era sempre que para responderem teríamos de ser Sócios da Associação. Assim fizemos!

Agora 20 anos depois!Apareceu a conta de Infraestruturas e cedências de 46 mil euros ( o terreno não tem nada) e a somar o valor que ainda irá custar fazer o loteamento.

Será isto normal? tanto dinheiro? porque têm de pagar Infra-estruturas e Cedências.

Muito Obrigada a todos
  2.  # 2

esse valor deve estar correcto, agora tem é que se estar atento a toda a legalidade e rigor do processo ( fases, pagamentos,...)
    penso que será um valor global para todo o terreno não é ??
  3.  # 3

Não... este valor e apenas a parte dos meus sogros!

dai a minha questão, e o processo de loteamento?
    •  
      FD
    • 25 junho 2013

# 4

Colocado por: VantunesSerá isto normal? tanto dinheiro? porque têm de pagar Infra-estruturas e Cedências.

Não diz o tamanho do terreno... mas, é relativamente normal gastar algum dinheiro na legalização desses lotes.
    Se 46 mil euros é muito ou pouco não se pode saber só com os dados que dá. Falta a área do terreno, o destino do mesmo, as contas apresentadas pela câmara municipal, etc.

Do que li aqui: http://www.cm-seixal.pt/NR/rdonlyres/4D97E987-0F0E-4254-8617-21B719FCC4E2/8490/RMTRIU.pdf, no Seixal, a taxa devida por esses lotes "ilegais" é coisa para custar 24,23€ por m2 de pavimento.
    Basta ser um terreno em que seja permitida a construção de 2.000m2 para chegar aos 46 mil euros.

Colocado por: Vantunesporque têm de pagar Infra-estruturas e Cedências

Porque alguém tem que pagar para se fazerem as ruas, os passeios, a iluminação, as redes de serviços essenciais (água, gás, comunicações, esgotos, etc.), os jardins, as escolas, etc.
    As câmaras municipais fazem todas essas obras mas, têm que ir buscar o dinheiro a algum lado. Normalmente, quem paga é quem constrói, que inclui esse custo no preço final das casas.
    Nos lotes "ilegais", como ninguém pagou nada por essas infraestruturas, mais tarde ou mais cedo terão que ser pagas... neste caso, 20 anos depois.
  4.  # 5

FD agradeço a sua ajuda...

Sinceramente não sei a área do terreno mas e relativamente pequeno.

A notificação foi enviada pela Associação, fomos lá tirar duvidas e esclarecer e não respondem a nada, so querem saber como e que vamos pagar os 46 mil euros.

A quem me devo dirigir para saber ao certo o valor a pagar para não ser enganada?
  5.  # 6

mais do que o dinheiro ( que acho muito) é o tempo que isso vai demorar até poder ter lá em cima uma casita legal.
    se puder venda essa parcela e procure um terreno "isolado"
    •  
      FD
    • 25 junho 2013

# 7

Colocado por: VantunesA quem me devo dirigir para saber ao certo o valor a pagar para não ser enganada?

Se é uma associação e são sócios, tem que ter acesso às contas. Perguntem pelas mesmas.
    Ao mesmo tempo, com o n.º do processo da legalização, vão ao departamento de urbanismo da câmara municipal e peçam ajuda para consultar o processo. Expliquem a situação e pode ser que ajudem.
    Mais uma vez, só com os dados que dá é muito difícil ajudar mais...
  6.  # 8

não conheço a lei em rigor mas parece-me que essa associação não pode mexer uma palha sem a concordância de todos os proprietários.
  7.  # 9

Obrigada a ambos,

Na Camara dizem que a Associação e que tem de dar esclarecimento e na Associação dizem que e a Câmara.
  8.  # 10

Marco concordância em relação a que?
  9.  # 11

a tudo, repare que a associação no fundo é o "agrupamento" de todos os proprietários com um propósito de lotear.
    todas as contas e procedimentos devem ser disponibilizadas de forma transparente.
  10.  # 12

Concordo... mas numa reunião que lá estivemos não quiseram dar nada explicar nada etc etc...

A conversa era só " como pretendem pagar".

Contudo vou então marcar nova reunião e tentar saber quantos metros tem o tereno.

Obrigada
  11.  # 13

alguma vez assinou alguma coisa??
  12.  # 14

Não...

Só a adesão como sócio.
  13.  # 15

Caro Vantunes,

No Seixal tal como em vários concelhos à volta existem n loteamentos ilegais ( chamados de AUGI ) em que foram constituídas administrações conjuntas ou associações de moradores com o propósito de legalizar essa situação ( fizemos há menos de 1 ano um projecto para uma reconversão de um desses loteamentos com 166 lotes e cada proprietário pagará em média 11 000 euros para custos com infraestruturas apenas ). Essa legalização acarreta custos, tanto de projectos, como de cedências que podem ser em terrenos ou em valor, como e principalmente, o custo com as obras de infraestruturas. Essas infraestruturas são caras e cada proprietário terá de pagar dependendo dos avos que tiver.
    Durante estes 20 anos não pagaram uma cota mensal ou anual ? Têm ido às reuniões da associação ? Não assinaram nenhumas actas ?
    46 mil euros sem contar com os custos de urbanização parece-me algo exagerado, no entanto recomendo que peça à associação uma relação dos custos que lhe estão a ser imputados.

www.gabineteop.com
  14.  # 16

Gabinete OP,

Obrigada pela sua resposta.

Sempre pagamos as cotas anuais... Mas como não sabíamos das assembleias nunca fomos a nenhuma.

O Terreno tem cerca de 300m2.

O principal problema e a Associação não disponibilizar documentos nenhuns.
  15.  # 17

Colocado por: VantunesGabinete OP,

Obrigada pela sua resposta.

Sempre pagamos as cotas anuais... Mas como não sabíamos das assembleias nunca fomos a nenhuma.

O Terreno tem cerca de 300m2.

O principal problema e a Associação não disponibilizar documentos nenhuns.

300m2 no Seixal, em avos, não valem 46000 euros.
    Concordam com este comentário: Gabinete OP, jorgferr
  16.  # 18

Luis, obrigada.

Essa e justamente a minha opinião. Mas se a Associação se recussa a dar os documentos a quem me dirijo para confirmar o valor em divida?
  17.  # 19

Colocado por: VantunesLuis, obrigada.

Essa e justamente a minha opinião. Mas se a Associação se recussa a dar os documentos a quem me dirijo para confirmar o valor em divida?

Tem que pedir as actas das reuniões, por exemplo. E continuar a exigir informação sobre o cálculo dos valores que lhe estão a pedir.
  18.  # 20

Terei de o fazer e logo veremos o que me dizem novamente...

Agradeço a sua ajuda.

0.0202 seg. NEW