Colocado por: cgaioOu seja, queriam pôr vigas lameladas (apoiadas na parede de pedra, 24x14) apenas nas "pontas" e no vão das escadas e no resto pôr casquinha (no outro sentido, ou seja, apoiadas nas vigas lameladas a 90º e não na parede).
Colocado por: cgaioEles são engenheiros
Colocado por: cgaioe dizem que assim fica mais barato,
Colocado por: cgaioaguenta 100 anos.
Colocado por: cgaiosempre a desconfiar de tudo,
Colocado por: PauloCorreiaEstamos a falar de coisas diferentes. A casquinha branca não é aconselhável para estruturas porque têm alguma tendência a empenar. Este comportamento não se verifica nas vigas lameladas porque estas vigas são constituídas por lamelas (dai o nome) coladas entre si. Nós temos utilizados vigas lameladas em asnas de madeira e nunca tivemos problemas.
Colocado por: cgaionão dá para alterar, certo?
Colocado por: cgaioOu seja, eles querem pôr apenas 4 lameladas e o resto casquinha branca maciça (que diz que não é aconselhável para estruturas...) daí estar desconfiada.
Colocado por: PauloCorreia
Isso não, são misturas a mais, até porque as secções serão diferentes e será uma confusão nivelar isso tudo.
Essas vigas não podem ou não devem ser encastradas nas paredes, mas apoiadas num frechal (viga dentro da parede exterior que corre toda a periferia). Eles falaram nisso?
Colocado por: cgaioeles não falaram nisso mas eu falei-lhes :) - já agr, porque é que diz que não devem ser encastradas nas paredes?
Colocado por: cgaiono entanto continuam a afirmar que o melhor era encastrar nas paredes apenas as 4 lameladas,
Colocado por: cgaioas outras eram colocadas a 90º destas (alinhadas no sentido do comprimento da casa), ou seja, eram apoiadas (mas ao mesmo nível, não por cima, como se fossem tarugos mas não sendo tarugos mesmo) nas lameladas, mas não sei como exactamente, ou seja, com que peças é que faziam essa união...
Colocado por: cgaiop.s. a casa tem 12mx5.6m
Porque se algum dos encastramentos ceder nem que seja 1cm, o pavimento nessa zona vai abater. Se tiver um frechal, a carga que essa viga aplica será distribuída por uma área maior o que evita os abatimentos
Grande confusão. Quer dizer que o pavimento vai todo descarregar em 8 pontos encastrados nas paredes? Nem quero imaginar ..... em minha casa não o faziam, de certeza
Gostava de ver como querem armar uma lage destas. 4 vigas de 12? vai contra tudo o que conhecemos, as vigas principais devem ser sempre montadas no menor comprimento
Colocado por: cgaiosim, o pavimento descarregava em apenas 8 pontos na parede, mas não é como disse: não haveria vigas de 12m! haveria 4vigas lameladas de 6m (menor comprimento, encastradas) e muitas vigas de (12/4=3) 3m de casquinha, para enfiar entre as vigas lameladas..
Colocado por: cgaiocerto, também pensava assim, o frechal (12m de um lado e 12.4m do outro lado, já que não é um rectângulo perfeito) é "pregado" à parede como? quer dizer, o objectivo é furar o menos possível o granito, porque é difícil, ou seja, o frechal não ficaria encastrado, certo ? (isto porque antes de optarmos por recorrer a uma única empresa estávamos a trabalhar com as artes em separado e obtivemos um orçamento de carpintaria que era feito desta maneira)
As paredes são em granito? se forem blocos grandes já poderá não ser necessário o frechal. Pensei que fossem de alvenaria de pedra. Tem fotografias?
Por norma, não gosto muito de inventar nessas coisas. Se tiver de substituir uma lage de madeira, tento replicar o existente. Como é que está feita a actual?
Colocado por: cgaionão sei distinguir qual é a diferença entre alvenaria de pedra e construção em granito...
Colocado por: cgaiovoltando à questão do piso: antes e empresa tinha sugerido outra forma: tudo encastrado à parede e na posição normal, mas alternando lamelada/casquinha/casquinha/lamelada
Colocado por: cgaioou por ter casquinha branca maciça qualquer uma das opções é desaconselhável?
Colocado por: cgaiojá agora, sabem-me dizer qual é o preço m3 de casquinha branca maciça e de vigas lameladas?? para ver se a diferença é assim tanta...
Colocado por: cgaiohá uma outra empresa, com orçamento global muitíssimo similar, mas com estrutura só em vigas lameladas de 24x10 (já agora, acha assim sem cálculos empiricamente que esta está adequada,
Eu preferia esta solução, sem qualquer dúvida, mas tendo em atenção os afastamentos entre as vigas. Se for muito grande, pode criar abatimentos. Empiricamente, 40 ou 50cm parece-me o ideal, já que o pavimento podia ser pregado directamente às vigas.
Se escolher um pavimento maciço com 20mm de espessura, já nem colocava tecto falso, ficava com a madeira à vista envernizada.
Mas atenção à situação do frechal. Para mim é o ponto mais importante. Uma cantoneira 120x120mm fixa à parede com bucha química, metalizada e pintada com uma tinta a imitar ferro forjado, ficava um must: Granito, ferro e madeira.