billnext, bem observado. esses tem que ser mesmo a edp a verificar... já estou a ver que um dia destes dou uma marretada no contador e chamo a edp a dizer que o vandalizaram... eu, pois é. mas intrigante mesmo... no meu caso tenho metade dos disjuntores da casa desligados e a contagem no contador, que verifico diariamente, mantém-se elevada...
Então ja sabes o que tens de fazer. Verifica se realmente o consumo depois do disjuntor da edp (limitador) é realmente inferior ao contador da edp. Para teres a certeza que o defeito não é interno. Verificar o cabo entre o contador e o limitador se não tem fugas pode ser que o vizinho esteja a consumir ou que estejas a fornecer para consumo de energia na caixa de escadas dos apartamentos nisto a um pouco de tudo. Um cabo de alimentação se ele tiver uma secção de 16mm2 e por uma razão qualquer ele passar numa zona qualquer por esticamento (Isto é sempre possivel) ele ficar com uma secção de 1mm2 passa a ser uma resistencia em que as vezes a protecção fusivel antes do contador não vai entrar em fusão. Estou a inventar um pouco mas a coisas que estão sempre a contecer.............
billnext, o primeiro conselho que me deram foi desligar o disjuntor da garage, não fosse haver um 'pendura' entre o meu quadro e a garagem.... e foi o que fiz. vai um tempo grande que não o tenho ligado, pq não tenho nada eléctrico na garagem. e rien! mas, de facto, entre o contador e o quadro é uma zona negra...
Poderá ser, como aconteceu ao meu irmão, um vizinho a gastar da sua energia. No caso dele esteve vários anos nesta situação. Parece que a ligação foi feita logo antes de ele comprar a casa provavelmente durante a construção. Só veio a saber porque a vizinha teve problemas de consciência e foi aconselhada pelo padre a denunciar esta situação. Assim que soube procurou na instalação elétrica interruptores, tomadas, caixas de derivação e consegui descobrir o fio que estava a roubar energia. É claro que perante esta confissão não teve coragem de pedir indemnização, parece que o marido é que não gostou pois acabou-se a borla.
ora bem. veio cá um electricista amigo a casa. saiu há uns minutitos. desmontou o quadro e com um amperímetro de pinças andou a ver os disjuntores um a um, a ver qual deles estava a fazer o consumo. conclusão: "ahhhh, tens um cilindro??" pelos testes que ele fez, apenas o cilindro estava a consumir. desligando o cilindro da tomada, o consumo parou. conclusão: o cilindro está a sair-me caríssimo. conselho dele: testar com um temporizador, para ver se nos adaptamos e tentamos obter um consumo eléctrico menor. problema: porque é que há muita malta também com cilindro que não paga a exorbitância que eu pago?? será problema do contador?? edit: o electricista disse que aqueles contadores de consumo, como o que eu tenho, são fraca coisa.
8421, curiosamente aconteceu-me, noutra casa, algo semelhante. nos disjuntores que ficam fora de casa, tb durante a construção, o meu vizinho da altura acabou, intencionalmente ou não, com o contador dele ao disjuntor etiquetado como meu. e ele sabia. porque quando eu descobri tentei abordar o assunto com ele e ele nunca podia por falta de tempo. acabei por reclamar para a edp, que mandou um técnico. acabaram por ter que pagar o acerto entre o meu contador e o dele. foram umas centenas muito largas de euros. que ele pagou e eu recebi.
tentando ajudar quem se encontra em situação idêntica à minha, vou colocar neste post a actualização da experiência que estou a fazer, baseado no conselho do electricista. se o que ele diz bater certo, devo notar uma redução relativamente substancial nos consumos, tanto de vazio como de ponta.
Que o termoacumulador é o equipamento que normalmente mais gasta é normal. Que os medidores têm uma margem de erro é normal. De todo o modo se a culpa for mesmo do cilindro então o medidor é para deitar fora. Pode sempre testar o medidor com um equipamento que saiba a potência.
Caso o consumo esteja mesmo no cilindro, e se possui bihorário, então só tem a ganhar em tentar que o cilindro trabalhe o menos possível de dia.
De todo o modo, ou vocês gastam muita água no banho, ou parece-me exagerado a culpa ser apenas do cilindro, a não ser que haja algum problema com a resistência/termostato do mesmo.
Não percebo uma coisa nessas contas.Não percebo uma coisa dessas contas.
Pelo que indica o consumo diário em média com taxa e sem iva não passa os 2 euros. Temos assim 60 euros mensais, com iva e taxa audiovisual ficamos com cerca de 75 euros. Tinha falado em 150 euros, mas afinal é fatura mensal ou bimensal?
sinseramente, com esses gastos, nao vejo o porque de voce ter o bihorario, a tarifa simples seria-lhe muito mais economica. faça o seguinte, tente ligar o termoacomulador nas horas economicas, (a partir das 22h) para se verificar se os consumos na contagem em vazio aumenta e se na contagem em cheias reduz.
actualização, o electricista foi ao meu colega o tal sozinho, que trabalha durante o dia e estuda à noite. no caso dele tinha um ar condicionado a consumir mesmo desligado... dfserra, a factura é mensal. a última foi de €120. aqui estão os valores dos últimos 4 dias. falta o iva, que é quase 1/4 do preço da factura. a mim tb me parece exagerado culpar só o cilindro. mas a ver vamos, diria o cego. se ele de facto for o único culpado, com o temporizador, o consumo deve cair abruptamente... no medidor de consumo o caso pode ser outro. posso ter sido eu que me enganei ao introduzir o preço por kw. a contagem de consumo instantâneo (potencia kw) bate certa. jorgeglock, tenho o bi-horário pq tenho ac. no inverno ligo o a/c a noite toda. e tenho tido, no inverno, consumos em horário vazio de 40% a 45%... mas vou ter que fazer as contas todas outra vez, é verdade... :/ Familia Fera, o meu comprei ou no lidl ou no aldi. dão muito jeito, como o fd diz. cerca de 10 oiros. até para ver os consumos em stand by. a determinada altura dizia-se que a caixa do meo consumia muito. com o medidor vi que não. se a memória não me falha era cerca de 30w ou algo do género...
Estas pessoas agradeceram este comentário: Familia Fera
Com o consumo que indica nesses 4 dias, ou consome mais no fim-de-semana para chegar aos 120 euros, ou então já desligou dijuntores que estavam a consumir, já que essa media dá 75 euros mensais já com iva, o que é um valor mais dentro da normalidade para 4 pessoas.
Quanto à box que diz que apenas consome 30w, a mim parece-me muito, só em standby dá 3 euros/mês. Com mais uns aparelhos e transformadores desse gênero, pode andar entre os 5 a 10 euros mensais.
Messa de novo o cilindro para se ter uma ideia do seu consumo.
.... O cilindro pode estar com o termoestato avariado... e a resistência sempre ligada. Já verificou? O seu termo acumulador é de temperatura fixa, ou variável? Agora no Verão tenho o TE com agua a 50º, no inverno a 60º ( tenho um interruptor horário intercalado entre a tomada e a ficha do equipamento)
quanto aos stand-by... 30W é muito. Desligue os equipamentos de A/V numa tomada com interruptor. O frigorifico. Está com a potência bem regulada?
boas dfserra, a box não me preocupa. aliás dei baixa do meo. e resolvi o problema da factura que me preocupava mais que o consumo... :) estou numa zona sem concorrência e 60 eur por mês é uma conta considerável... vou controlar os consumos agora com rigor. -- -- a minha última factura, para deleite generalizado.
boas pedro, por acaso da resistência avariada não sei... vou verificar se a luz desliga... a temperatura não é regulável. o frigorífico foi substituído à pouco tempo... é bom, de dois compressores, tem a temperatura bem regulada, está num local com ventilação e isso tudo... mas se a contagem não descer vou meter lá o contador de consumos e ver o que ele diz... tenho dois ups, que tb podem ter influência na factura. tenho que verificar. na zona onde vivo ná diversos picos e quebras de tensão nas primeiras chuvas. se for caso disso, desligo-os durante o verão.
Tambem tenho UPS...3 Um está 24h/24H ( APC pro) os outros dois, MUSTEK, desligo SEMPRE quando não tenho equipamento em uso ( à noite nota-se um barulho irritante)
TE, com termoestato fixo... é muito chato, pois penso que estão sempre regulados para os 65ºC... gasta que se farta.