Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos os utilizadores

Já algum tempo (propriamente a 5 anos) que andamos para comprar casa, mas so agora com o nascimento no nosso filho, e que vimos que o "nosso" t1 não dará para nos acolher muito mais tempo devido ao espaço.

apos imensa procura, encontramos um apartamento t3 novo construído em 2008 com 140 metros quadrados, com terraço de 70 metros quadrados, 3 frentes , acabamentos modernos, com 2 garagens box uma delas pra dois carros.

Este apartamento esta a venda por 115 mil euros, retoma bancaria com spread 1%.
    Pelo que nos foi informado pela imobiliária, o prédio inteiro foi penhorado a construtora... neste momento so estaram os apartamento com terraços a venda, pois serão os mais caros.

teremos que nos deslocar cerca de 12 km de nossa morada actual, mas pensamos que nos possa compensar, pois nunca encontraríamos um apartamento retoma bancaria por aquele valor aqui na zona da praia, muito menos novo com um spred de 1%... So temos encontrado assima de 2%, o que não entendemos o porque....

Venho aqui a procura de uma ajuda! Isto Porque??
    Porque pra vos ser sincera sou uma tapadinha de todo e não entendo bem o que e um spread fara tan... :(

Com isto concluindo.. Amanha visitaremos mais uma vez o apartamento a fim de ver a pormenor todas as áreas, onde iremos entrar com proposta ao banco de 100000€
    Gostaria que se fosse possível me dessem o vosso testemunho, se estaremos a fazer um bom negocio, se o banco esta a pedir um spread justo
    bem se a prestação seria muito alta!?

Obrigado a todos por lerem e ajudarem!
  2.  # 2

Ofereça 95 mil, pode ser que consiga fechar negócio nos 100, agora se oferece logo 100 não vai conseguir menos do que 107 ou 105 no máximo. Diga que tem outra casa em vista para fazer pressão...

Colocado por: PitjesusBoa tarde a todos os utilizadores

Já algum tempo (propriamente a 5 anos) que andamos para comprar casa, mas so agora com o nascimento no nosso filho, e que vimos que o "nosso" t1 não dará para nos acolher muito mais tempo devido ao espaço.

apos imensa procura, encontramos um apartamento t3 novo construído em 2008 com 140 metros quadrados, com terraço de 70 metros quadrados, 3 frentes , acabamentos modernos, com 2 garagens box uma delas pra dois carros.

Este apartamento esta a venda por 115 mil euros, retoma bancaria com spread 1%.
    Pelo que nos foi informado pela imobiliária, o prédio inteiro foi penhorado a construtora... neste momento so estaram os apartamento com terraços a venda, pois serão os mais caros.

teremos que nos deslocar cerca de 12 km de nossa morada actual, mas pensamos que nos possa compensar, pois nunca encontraríamos um apartamento retoma bancaria por aquele valor aqui na zona da praia, muito menos novo com um spred de 1%... So temos encontrado assima de 2%, o que não entendemos o porque....

Venho aqui a procura de uma ajuda! Isto Porque??
    Porque pra vos ser sincera sou uma tapadinha de todo e não entendo bem o que e um spread fara tan... :(

Com isto concluindo.. Amanha visitaremos mais uma vez o apartamento a fim de ver a pormenor todas as áreas, onde iremos entrar com proposta ao banco de 100000€
    Gostaria que se fosse possível me dessem o vosso testemunho, se estaremos a fazer um bom negocio, se o banco esta a pedir um spread justo

Obrigado a todos por lerem e ajudarem!
    •  
      FD
    • 5 julho 2013

# 3

Colocado por: PitjesusPorque pra vos ser sincera sou uma tapadinha de todo e não entendo bem o que e um spread fara tan... :(

Spread -> margem de lucro entre o que o banco paga pelo dinheiro e o que lhe empresta.
    Exemplo: a Pitjesus empresta-me 1.000€ a uma taxa de juro de 1%. Eu (banco) recebo o dinheiro, pago o 1% e empresto os 1.000€ a outra pessoa por 1% (o que pago a si) + spread (o meu lucro).
    TAN -> Taxa anual nominal.
    Não ligue à TAN, a única taxa que lhe interessa para poder comparar é a TAE, esta inclui os juros e todas as despesas associadas.

Colocado por: PitjesusGostaria que se fosse possível me dessem o vosso testemunho, se estaremos a fazer um bom negocio, se o banco esta a pedir um spread justo

Bom negócio, sem saber a zona exacta, é impossível dizer.
    O spread é excelente e muito raro - é de aproveitar.

Não assine nada, traga a documentação toda para casa e leia tudo com muita atenção. Não dê nenhum sinal, nem faça nenhuma reserva, sem ter a certeza absoluta de que o crédito é aprovado (só o saberá com certeza quando tiver as cartas de aprovação do banco, enviadas pelo correio).
    Para conhecer a prestação tem que pedir a FIN (ficha de informação normalizada) - esse documento é imprescindível.
    Último conselho: não acredite em nada do que lhe dizem, tem que ver com os seus próprios olhos, os vendedores estão lá para vender e não para os ajudar ou zelar pelos vossos interesses: eles querem é vender e farão tudo para o conseguir.
    Raros não são os casos em que até haver certeza da venda é tudo maravilhoso e assim que a venda é concretizada, passam a ser desconhecidos e desprezados.
    Pode parecer negativo o que digo mas, é melhor contar com o pior, apesar da maior parte dos profissionais não ser motivo de desconfiança.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pitjesus
  3.  # 4

Spread -> margem de lucro entre o que o banco paga pelo dinheiro e o que lhe empresta.

Seria, se o banco se financiasse a taxa Euribor. Será mais rigoroso defini-lo como uma componente fixa da taxa de juro, que acresce a uma taxa de referencia variável.
  4.  # 5

já considerou arrendar?

os bancos não dão nada a ninguém! Se o negócio é "bom", é apenas porque os bancos estão desesperados para vender centenas de milhar de casas que ninguem quer ou precisa. Há milhões de casas vazias no país. Com cada vez mais familias a não conseguir pagar a prestação, os bancos estão a ver a suas contas no vermelho e desesperados por vender.
    Os preços das casas tem estado a cair significativamente e nada faz querer que esteja perto de parar. Corre o risco de pagar mais em juros do empréstimo que pagaria numa renda e no fim paga 100 por uma casa que nunca conseguirá vender por mais de 60.

Se achar que comprar é boa opção siga à risca o que o FD escreve. E tenha em atenção: as casas dos bancos regra geral NÃO tem garantia. Ou tem certeza que não precisa dela, verificando todos os detalhes da casa, ou arrisca uma conta choruda no mes seguinte à compra....
  5.  # 6

Obrigado a todos utilizadores pela rápida ajuda!

Pois hoje após a visita novamente, fomos informados pelo ser da imobiliária que afinal o spread de 1% praticado no milennum, so seria nos 3 primeiros anos!

Pois fiquei um pouco triste, mas mesmo assim, ficará mais barato neste momento pagar um prestação ao banco do que alugar uma casa destas dimensões...

Apos entrar em contacto online com o milennium foi me informado que os spread apos o 3 ano sera de 2%...

Tentei ver uma forma de simular o credito habitação, online, mas não encontrei!
    Terei mesmo de me deslocar a uma sucursal a ver se consigo estes dados.

Terei de ponderar se o valor compensa, por o apartamento por ter mt milagem paga de codominio 59€...

obrigado a todos que colaboraram !!
  6.  # 7

Colocado por: Pitjesusficará mais barato neste momento pagar um prestação ao banco do que alugar uma casa destas dimensões...

E se somar o condominio? e o seguro? e a manutenção? e a provavel desvalorização?
  7.  # 8

Mas se alugar uma casa dessas - assumindo que o aluguer de um t3 com parqueamento, mesmo sito numa zona má - não deve pagar menos de 700 ou 650 euros de renda, ora se pagar 650 eur de renda (sem actualizações de renda consideradas) ao fim de 15 anos terá gasto mais de 110 mil euros em rendas! E não tem casa nenhuma...

Colocado por: adias

E se somar o condominio? e o seguro? e a manutenção? e a provavel desvalorização?
    • adias
    • 7 julho 2013 editado

# 9

Colocado por: carlosj39Mas se alugar uma casa dessas - assumindo que o aluguer de um t3 com parqueamento, mesmo sito numa zona má - não deve pagar menos de 700 ou 650 euros de renda, ora se pagar 650 eur de renda (sem actualizações de renda consideradas) ao fim de 15 anos terá gasto mais de 110 mil euros em rendas! E não tem casa nenhuma...

ao fim de 15 anos, pagou +-70 mil de juros. Se a casa desvalorizar 20%, vai vender por 80 mil. 70k + 20k (desvalorização de 100 para 80) + 5k (condominio) + 10k (seguro da casa) + 10k (seguro de vida) + 15ks( manutenção) + ....
    qual é que fica mais barata?

Adicione que com hipoteca e com o mercado com excesso de casas por muitos e longos anos, se precisar de mudar de residencia (emprego, familia, escolas.....) vai ser impossivel. Adicione mais 10k em possiveis despesas relacionadas com transporte extra, rendas extra......
  8.  # 10

Pela sua logica... ate poderia sair prejudicada!

Mas na realidade o meu senhorio iria ficar muito contente!!

Um dia mais tarde o meu filho estará na mesma situação que eu!
    Eu comprando uma casa, possivelmente em vez de dar o dinheiro a ganhar a um senhorio, darei futuramente um teto ao meu filho!

Alem de que nunca iria pagar uma prestação de 650 euros por uma casa destas, muito menos em aluguer!
    No banco ronda já com seguros 380€, metade daquilo que os senhorios pedem!

Juntando deslocações, desgaste do carro, seguros, e condomínio.... - desvalorização = casa própria não arrendada.

Juntando ainda qualidade de vida , isto na minha prespetiva!

Mesmo assim so ficarei com a casa caso façam um spread de 1% máximo 2.... Também não gosto da ideia de pagar 5 casas ao banco.
    Mas nem todos nascemos numa família de berço!
  9.  # 11

Colocado por: PitjesusEu comprando uma casa, possivelmente em vez de dar o dinheiro a ganhar a um senhorio, darei futuramente um teto ao meu filho!

Pitjesus, este ponto é fundamental e fica sempre esquecido nas análises empréstimo vs arrendamento.

Concordo a 1000% consigo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pitjesus
  10.  # 12

Apesar de ser novo por aqui, verifico que a discussão "compra vs arrendamento" é bem recorrente neste fórum. Ainda bem que assim é, é sempre bom ouvir os vários pontos de vista.
    Eu já escrevi por aqui que acho que não podem haver certezas sobre esta questão. Saber se é melhor arrendar ou comprar dependerá sempre da situação pessoal de cada um! Eu, por enquanto, fico-me pelo arrendamento porque não tenho capacidade para mais.
    Olhando para as condições que o forista Pitjesus apresenta, parece-me um bom negócio e os spreads até são apelativos, normalmente tenho visto spreads para retomas bancárias de 2,25%, no mínimo.
    No entanto, a decisão tem que ser bem ponderada. Se a família tem uma situação profissional estável (cada vez mais difícil) que garante que nos próximos anos não existirão surpresas e que não existirá uma redução de rendimentos que coloquem em causa o pagamento das prestações, é de avançar para a compra. No entanto, atenção que o valor da prestação que terá hoje, deverá aumentar nos próximos tempos. Para jogar pelo seguro, sugiro que pegue no valor de prestação de hoje e multiplique por dois e veja se conseguiria pagar esse valor. Se a resposta for positiva, não deverá ter problemas. Caso seja negativa e mesmo assim avançar, andará a correr riscos.
    Perguntou o que seria este Spread. Já deram várias definições correctas, mas em termos muito gerais digamos que o Spread será a componente fixa da sua taxa de juro. A taxa de juro é constituída por uma componente fixa (Spread) e outra variável (Euribor a 3 ou 6 meses). Por exemplo, neste momento com o seu Spread de 1% teria uma taxa de juro de 1,3%, considerando uma euribor a 6 meses de 0,3% (mais coisa menos coisa). No entanto, aqui há uns anos atrás (2007, 2008...) esta euribor andava pelos 4%, agora imagine que esta taxa de 4% volta daqui a 5 anos! Terá uma taxa de juro de 7% (2% spread+4% euribor) ou seja passou de uma taxa de juro de 1,3% para 7% em cinco anos, o que fará disparar o valor da prestação.
    Eu não acredito que voltemos a estas taxas de 4%, penso que atingirão no máximo 2% ou 2,5% mas isto é só um palpite e viver com base em palpites tem muito que se lhe diga.
  11.  # 13

Colocado por: PitjesusPela sua logica... ate poderia sair prejudicada!

Mas na realidade o meu senhorio iria ficar muito contente!!

Um dia mais tarde o meu filho estará na mesma situação que eu!
    Eu comprando uma casa, possivelmente em vez de dar o dinheiro a ganhar a um senhorio, darei futuramente um teto ao meu filho!

Alem de que nunca iria pagar uma prestação de 650 euros por uma casa destas, muito menos em aluguer!
    No banco ronda já com seguros 380€, metade daquilo que os senhorios pedem!

Juntando deslocações, desgaste do carro, seguros, e condomínio.... - desvalorização = casa própria não arrendada.

Juntando ainda qualidade de vida , isto na minha prespetiva!

Mesmo assim so ficarei com a casa caso façam um spread de 1% máximo 2.... Também não gosto da ideia de pagar 5 casas ao banco.
    Mas nem todos nascemos numa família de berço!

Daqui a 40 anos deixa ao seu filho uma casa velha....
  12.  # 14

jorgferr, esse argumento é demagógico.

Até parece que 40 anos é o ciclo de vida de uma casa.

Há casas velhas que têm muito melhores condições do que casas novas.

Há casas velhas que valem muito mais do que casas acabadas de construír.

E durante 40 anos, concerteza que a casa que a Pitjesus deixar ao filho, terá sido alvo da manutenção regular que um imóvel deve ter ao longo da sua vida útil.
  13.  # 15

a minha última experiência com retomas bancárias foi a seguinte:
    dois terrenos contíguos, um com capacidade de edificar e um rústico. preço de venda do banco 16000+8000.
    fui vê-los à coisa de um ano.
    disse que era muito (apenas de achar que não era, pois são 5000m de área, a confinar com ribeiro), e o senhor disse para oferecer, nem que fosse metade.
    não ofereci.
    estão agora à venda, os dois, por 8.000.
    ofereça menos. o spread de 1% é muito bom nos dias de hoje. muito bom mesmo! mas o banco quer ver-se livre da casa...
  14.  # 16

Mas quando a Pitjesus deixar o apartamento ao filho, em principio ele já terá a sua morada. A ideia que deixará um tecto para o filho é utópica, em principio deixará um apartamento com 40 anos que ele quererá vender rapidamente.
    •  
      FD
    • 8 julho 2013

# 17

Economicamente, arrendar compensa quando não se justifica, pela vida que a pessoa leva e pelo contexto social e económico, comprar.
    Deslocados, famílias em crescimento, famílias em decrescimento, vidas incertas, testes de zonas e de vivências, clima económico, etc.
    Arrendar compensa IMENSO pela flexibilidade que oferece.

Compensará arrendar em todos os casos quando o valor da renda for substancialmente inferior ao valor da prestação ao banco (o que não irá acontecer tão depressa), sendo que a diferença mensal terá que ser investida.
    Ou seja, se comprar custa 100 e arrendar custa 80, os 20 têm que obrigatoriamente ser investidos.
    Assim, compensa arrendar, o problema é que não estão reunidas as condições para que isto aconteça... as rendas continuam mais altas que as prestações.

Se é uma casa para a vida, comprar é sempre melhor.
    Concordam com este comentário: bel99, 1976
  15.  # 18

fd, concordo, mas não esqueçamos que a euribor anda pelas ruas da amargura e os spreads genericamente na casa dos 4%. um dia que as euribor subam, o que, inevitavelmente irá acontecer, vai haver muito boa gente de mãos na cabeça...
  16.  # 19

Essa de comprar casa para o seu filho esqueça isso, porque a maioria dos filhos e Noras sobretudo! devido a mobilidade entre autras coisas nao lhes interessa as casas compradas pelos pais, foi o que aconteçeu a mim, uma porque o tipo da casa nao lhes agrada outra, porque a maioria querem casa com novos modelos sobretudo disposiçao de cozinha! depois tem o fator da zona que lhe agrada a si,mas que nao agrada ao seu filho ou nora lol final compra casa enfiasse num emprestimo por longos anos para......agora se compra casa para nao pagar renda isso é outra soluçao que concordo..
    •  
      FD
    • 8 julho 2013 editado

# 20

As casas para os filhos não o são no sentido literal.
    São heranças. Podem até ser vendidas mas, dão alguma estabilidade financeira em caso de necessidade.

Agora, se se justifica andar a viver a pensar nos filhos é outra questão... viver com os filhos, sim, (sobre)viver para os filhos, hmmmmmmm...
    Prefiro que os meus pais vivam a vida deles bem, da melhor forma possível mesmo que isso implique estourar tudo, do que vivam para eu receber uma herança.
    Concordam com este comentário: de jesus mendes, jorgealves, sisu

0.0250 seg. NEW