Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Pois realmente cada um sabe a onde pode ou não ir... o que ganha e se tem emprego ou não estável!

no meu caso, que estou perto dos 30 anos bem como o marido... e ambos herdaremos moradias dos pais, que já tem mais de 50 anos e estão melhores a nível de modernização e qualidade de acabamentos que alguns dos apartamento novos que andam ai a venda no mercado, não deveríamos estar muito preocupados com a compra de casa.... e um facto!!

Mas tal como um forista ca mencionou, aquilo que e dos nossos pais ou sogros, so a eles pertence!

neste momento ofereci 90 mil euros pelo apartamento, e so finalizo o contrato caso mantenham o spread de 1%!
    caso contrario continuarei do meu cantigo apertado, e emvez de andar a descontar para um imóvel que e meu, guardarei todo o dinheiro que ganhe para mim, em vez entregar a um senhorio..

Isto como é possível??

Porque os meus pais, um dia se lembraram que a casa que eles compraram a 40 anos. que por acaso já tinha uns quanto em cima poderia me ajudar em alguma coisa.

Se seguir com o negocio para a frente, possivelmente me mudarei para uma das casas herdadas, porque são moradias... e o meu apartamento tornar-se a fonte lucrativa de si mesmo....

Mas infelizmente não prevemos o futuro!! Se não a vida não seria vida mas sim um conto de fadas....
  2.  # 2

Se seguir com o negocio para a frente, possivelmente me mudarei para uma das casas herdadas, porque são moradias... e o meu apartamento tornar-se a fonte lucrativa de si mesmo....

Atenção que se tem intenções de arrendar o apartamento, não pode avisar o banco caso contrário dispara o spread.
    Se conseguir esse spread de 1% será um achado, completamente abaixo das actuais taxas de mercado.

Lá está, cada um sabe da sua vida e deverá saber qual a melhor opção a tomar. Eu sonho todos os dias em ter uma casa própria, mas sei que infelizmente isso não é possível.
  3.  # 3

Tnjp

para lhe ser sincera, eu duvido que consiga negociar este spread para fixo 1%!!!
    Possivelmente vão me oferecer um aumento para 2% no final de 3 anos!
    Se assim o fizerem, vou pedir um valor residual para o final do contrato, pois tenho situação relatadas de pessoas que efetuaram isso baixando assim a prestação mensal!

Atualmente, estão todos os bancos a praticar spreads 2/2.25/2.75 fixo....

Na realidade nós precisamos de comprar, e os bancos de vender!
    Como somos os dois interessados vamos la ver como isto sai. Não me parece que com a conjuntura do pais neste momento melhore... daqui a 15 anos talvez.

em relação a alugar, terei de ver isso muito a pormenor casa um dia necessite!
  4.  # 4

Se assim o fizerem, vou pedir um valor residual para o final do contrato, pois tenho situação relatadas de pessoas que efetuaram isso baixando assim a prestação mensal!

É uma boa hipótese, tem é de garantir que no final consegue pagar o valor residual. E porque não considerar aumentar o prazo do empréstimo? Assim reduzia a prestação e não tinha valor residual no final. Pode pensar que assim terá que pagar um empréstimo até ao final da vida, mas pensando positivamente, a vida vai correr bem e vai conseguir amortizar o empréstimo antes disso.
  5.  # 5

Todo este raciocino vai depender unicamente da taxa spread aplicada! se for 1%! optimo ai pode se pensar em foturos e prestações e por ai!

90 mil euros rondaria uma prestação de 300 er, na pior das ipoteces 600 eu! onde poderíamos aguentar!

se for de 2%... muito dificilmente se fecha negocio! O dinheiro ta caro! e temos de nos precavel!

mas com o desenrolar veremos oq eu o banco vai dizer, assim ca deixo os testemunhos
  6.  # 6

mas com o desenrolar veremos oq eu o banco vai dizer, assim ca deixo os testemunhos

Aperte com eles! :D Vou aguardar por novidades!
    Eu não acredito nos 1%, mas...
  7.  # 7

Pra lhe ser sincera eu também não... mas desde que consegui colocar os rendimentos do meu pai este a ano a render ao ano 5% TNB acredito que apertados e bem negociado chegaremos la.... 1.5% quem sabe....
  8.  # 8

Colocado por: Pitjesus mas desde que consegui colocar os rendimentos do meu pai este a ano a render ao ano 5% TNB ...
    este ano mas no inicio do ano, certo?
    é que desde Abril que não conheço nenhum banco de "confiança" que vá além de 3,1% TANB sem nenhum risco associado e para prazos de 6 meses
  9.  # 9

Caro adias, está redondamente enganado. Este casal que dei como exemplo, não comprou casa assim que chegou. São pessoas informadas e inteligentes com cargos de chefia numa multinacional alemã, após terem trabalho em LX e BCN, antes de se fixarem na Alemanha. Deram-se ao trabalho de esperar dois anos e, não por acaso, fixaram a taxa de juro a um nível historicamente baixo.

Engraçado, é que na Alemanha, não havendo oferta excessiva nem procura em queda, o argumento que utiliza para justificar a péssima decisão (no seu entender) de comprar casa em PT, não se pode aplicar em terras germânicas. Nada disso se passa. É tudo uma questão cultural, apenas e só. Um alemão não sabe o que é taxa de juro variável. Um português não sabe o q é uma taxa de juro fixa. Isto não quer dizer que um português não o possa fazer, simplesmente não lhe está no sangue porque o nosso mercado financeiro está mais focado nas taxas variáveis e a taxa de juro fixa, regra geral, é para prazos curtos e raramente para toda a vida útil do contrato.

Curioso tb é verificar que, ao contrário do que o adias diz, as taxas de juro fixas permitem uma segurança que é, digamos, ilusória. Porque no fim do mesmo prazo de empréstimo, a esmagadora maioria dos casos demonstram que é mais vantajoso recorrer à tx de juro variável, porque se paga menos juros no final do prazo. Agora, se há quem prefira pagar uma prestação hitoricamente mais cara em troca de um valor constante que é sempre o mesmo, são contas do foro pessoal. Mas financeiramente falando, é um erro. E segundo as suas estatísticas, 40% dos alemães, apesar de tudo, compram casas com taxas de juro fixas. Nem quero imaginar se o mercado hipotecário alemão passasse a focar taxas variáveis.

No seu entender, todas as casas são mal construídas e nada se aproveita ao fim de 30 anos. Eu até lhe dou alguma razão, tb não confio muito nas novas construções. Por isso é que preferi comprar um apartamento com 35 anos, numa zona consolidada, com obras feitas de raiz por mim, com a casa totalmente ao meu gosto. No mesmo prédio onde moro, o mesmo tipo de apartamento tem rendas que são o dobro do que eu pago ao banco.

E ainda há quem ache que isto é mau negócio.
  10.  # 10

Adias, imagine só que os finórios dos bancos alemães vieram para Portugal emprestar-me dinheiro a 0,5% de spread quando os parolos dos bancos portugueses tinham taxas acima dos 3%... A compra ou construção de casa depende muito das condições que se consegue. Eu jamais emprestaria ou depositaria o meu dinheiro a uma taxa de 0,5%, coisa que fizeram comigo.
  11.  # 11

Colocado por: adias
    A manutenção numa casa arrendada é obrigação do senhorio. Está incluida na renda. Se o senhorio a não fizer, desconta na renda.

Errado.
  12.  # 12

Façam bem as simulações e as contas ao spread, ao prazo e ao custo global do dinheiro: uma diferença de um ponto percentual pode significar em vez de pagar uma casa e meia aos gulosos do banco, pagar-lhes duas casas...

Colocado por: Rui A. B.Adias, imagine só que os finórios dos bancos alemães vieram para Portugal emprestar-me dinheiro a 0,5% de spread quando os parolos dos bancos portugueses tinham taxas acima dos 3%... A compra ou construção de casa depende muito das condições que se consegue. Eu jamais emprestaria ou depositaria o meu dinheiro a uma taxa de 0,5%, coisa que fizeram comigo.
  13.  # 13

Colocado por: carlosj39Façam bem as simulações e as contas ao spread, ao prazo e ao custo global do dinheiro: uma diferença de um ponto percentual pode significar em vez de pagar uma casa e meia aos gulosos do banco, pagar-lhes duas casas...

Os gulosos do banco têm a obrigação de rentabilizar as poupanças dos seus depositantes. Como tal, se há uma pessoa que dá 1% de juros para poder usar esse dinheiro e outra dá 2%, o banco tem a obrigação de o emprestar a 2%, e passar esse beneficio para os aforradores. Não é o banco que é guloso, é toda e qualquer pessoa que coloca o dinheiro no banco e espera que ele renda qualquer coisa.
    Concordam com este comentário: 1976
  14.  # 14

Pois muito bem...
    Já tenho comigo a simulação detalhada, o que não me deixou nada descontente ao fim dos valores que vou pagar por prestação ao credito.
    O que me deixa muito descontente é começar a pagar um seguro anual que ronda os 290 er... e passado 26 anos esse seguro chegar aos 1000 e pouco euros anual!

Eu sou um bocadinho naba ok.... mas aumentar 8 vezes mais?????
    e depois voltar a descer quando já esta a terminar os 39 anos de empréstimo?
    imginem so!
    o credito que me propõem e nos primeiros 3 anos um spread de 1% que da uma prestação de 270 mais seguros....total 310
    apartir do 3 anos o valor da prestação sobe 319 spread 2 mais seguros.... total 359... Ate aqui muito bem...

consecuentemente o seguro vai subindo 1 er ate aos 10 primeiros anos, que passa a subir 2 euros ate aos 15 anos, e ai vai subindo subindo subindo....

alto!!!! Mas o seguro tem de ser aquele mesmo? Naquele seguradora?
    Ou pode ser noutra, e negocial como fazemos com os carros?

A prestação ne e ma! Mas os seguros estraga tudo, pelo facto de não ser valor fixo!
  15.  # 15

Colocado por: Rui A. B.Eu jamais emprestaria ou depositaria o meu dinheiro a uma taxa de 0,5%, coisa que fizeram comigo.

0,5? espere até os tais bancos decidirem que está na altura daquela coisa Euribor subir.... Lembra-se de um tal de barclays que ditava quantos zeros tinha uma tal de Libor? Se calhar não se lembra, porque pagaram muito bem a quem devia informar e mete-los na cadeia.....
    Voce pensa que lhe dão dinheiro. Na verdade estão a deixa-lo aquecer na cadeira, para depois lhe exigirem o que bem entenderem. Já reparou que a sua taxa de juro é definida por um sistema "inter-bancário" e que voce não é tido nem achado se ela subir para 15%? De si só esperam que pague e não bufe.
  16.  # 16

Ainda bem que faz esse comentário, que mostra precisamente o quão gulosos os bancos (não falo dos bancários, mas dos banqueiros) são:
    faça as contas - líquidas - entre as taxas que os bancos estão a pagar aos depositantes e aquilo que estão a receber (líquido, com spread incluído) dos mutuários, e depois veja o lucro que a banca não está a ter, e se não são gulosos... E já não falando das inumeras comissões e taxas bancárias!

Colocado por: danobrega

Os gulosos do banco têm a obrigação de rentabilizar as poupanças dos seus depositantes. Como tal, se há uma pessoa que dá 1% de juros para poder usar esse dinheiro e outra dá 2%, o banco tem a obrigação de o emprestar a 2%, e passar esse beneficio para os aforradores. Não é o banco que é guloso, é toda e qualquer pessoa que coloca o dinheiro no banco e espera que ele renda qualquer coisa.
  17.  # 17

O seguro é apenas mais uma forma da banca sacar dinheiro, tal como a taxa anual de processamento da prestação por ex. Normalmente a seguradora pertence ao proprio banco, e se o mutuário fizer noutra seguradora arrisca-se a ver o spread aumentado...

Colocado por: PitjesusPois muito bem...
    Já tenho comigo a simulação detalhada, o que não me deixou nada descontente ao fim dos valores que vou pagar por prestação ao credito.
    O que me deixa muito descontente é começar a pagar um seguro anual que ronda os 290 er... e passado 26 anos esse seguro chegar aos 1000 e pouco euros anual!

Eu sou um bocadinho naba ok.... mas aumentar 8 vezes mais?????
    e depois voltar a descer quando já esta a terminar os 39 anos de empréstimo?
    imginem so!
    o credito que me propõem e nos primeiros 3 anos um spread de 1% que da uma prestação de 270 mais seguros....total 310
    apartir do 3 anos o valor da prestação sobe 319 spread 2 mais seguros.... total 359... Ate aqui muito bem...

consecuentemente o seguro vai subindo 1 er ate aos 10 primeiros anos, que passa a subir 2 euros ate aos 15 anos, e ai vai subindo subindo subindo....

alto!!!! Mas o seguro tem de ser aquele mesmo? Naquele seguradora?
    Ou pode ser noutra, e negocial como fazemos com os carros?

A prestação ne e ma! Mas os seguros estraga tudo, pelo facto de não ser valor fixo!
  18.  # 18

Colocado por: PitjesusO que me deixa muito descontente é começar a pagar um seguro anual que ronda os 290 er... e passado 26 anos esse seguro chegar aos 1000 e pouco euros anual!

Colocado por: PitjesusEu sou um bocadinho naba ok.... mas aumentar 8 vezes mais?

Se calhar a probabilidade da Pitjesus morrer daqui a 30 anos é 8 vezes superior a morrer agora... Mas se pedir para fazerem uma simulação em que o capital seguro desce de acordo com o capital em dívida, talvez o resultado seja diferente.
  19.  # 19

Ainda bem que faz esse comentário, que mostra precisamente o quão gulosos os bancos (não falo dos bancários, mas dos banqueiros) são:
    faça as contas -líquidas- entre as taxas que os bancos estão a pagar aos depositantes e aquilo que estão a receber (líquido, com spread incluído) dos mutuários, e depois veja o lucro que a banca não está a ter, e se não são gulosos... E já não falando das inumeras comissões e taxas bancárias!

Não percebo exactamente o que quer dizer com as contas "líquidas", mas aqui vai:

Exemplo, CGD:
    Depósito a Prazo: de € 50.000 até € 250.000 (inclusive) TANB 2,100%

Crédito-Habitação: estou a olhar para o comprovativo da prestação do mês passado, e tenho uma taxa de referência de 0,324% (Euribor), com um spread de 0,6%. Mais uns trocos, e tenho uma TAEG de pouco mais de 1,3%.

Sempre à disposição.

P.S- Sim, eu sei que o carlosj39 quer comparar as taxas dos novos contratos de crédito, mas a vida é assim: os bancos têm um stock de crédito que não desaparece por magia.
    • mog
    • 9 julho 2013

# 20

Colocado por: carlosj39O seguro é apenas mais uma forma da banca sacar dinheiro,

É uma forma de ganhar dinheiro, de facto, mas também é uma forma de o cliente se precaver perante uma qualquer fatalidade.

0.0284 seg. NEW