Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Vou começar a construir uma moradia em breve, e a minha principal duvida é de qual será o valor minimo que o construtor deverá passar na factura para que não venha a ter problemas de futuro com as finanças.

    - O terreno está pago.
    - De acordo com o simulador das finanças a moradia deverá via a ter um valor patrimonial de cerca de 200.000 €.
    - È minha intenção pedir emprestado ao banco 200.000€ que deverá ser o valor total da construção.

    Disseram-me que em relação ao banco, não terei que apresentar comprovativos ou facturas, apenas terei que mostrar o progresso na obra conforme o planeado, será assim ?

    Obrigado
  2.  # 2

    Uma leitura aqui poderá esclarece-lo melhor sobre aquilo que pretende fazer.
  3.  # 3

    Boa tarde,

    A minha dúvida é basicamente a mesma: Qual será o valor minimo que o empreiteiro deverá passar na factura para que eu não venha a ter problemas de futuro com as finanças.

    Por exemplo, se o simulador das finanças der um valor de 200 000€ e eu só tiver facturas de 100 000€... que tipo de problemas poderei ter com as finanças?

    Obrigado.

    PS: Já li o link e o link do link e não fiquei esclarecido.
  4.  # 4

    Colocado por: nunoneiva75Boa tarde,

    A minha dúvida é basicamente a mesma: Qual será o valor minimo que o empreiteiro deverá passar na factura para que eu não venha a ter problemas de futuro com as finanças.

    Por exemplo, se o simulador das finanças der um valor de 200 000€ e eu só tiver facturas de 100 000€... que tipo de problemas poderei ter comas finanças?

    Obrigado.

    PS: Já li o link e o link do link e não fiquei esclarecido.


    O Valor que o site das finanças lhe atribuir!Concerteza que abaixo desse, será corrigido. A haver problemas, só no sentido inverso. Se as finanças avalia por 200 000, só terá que provar se vc atribuir um valor inferior. Vc pode é, com base nas provas DOCUMENTADAS E REAIS, não concordar com o valor atribuido, e com base nisso, impugnar a avaliação, reinterando um valor inferior.
  5.  # 5

    Mas corrigido como? Serei chamado às finanças e ser-me-á exigido o pagamento de algum imposto relativo à diferença? (atentem que não peço empréstimo ao banco, não vou vender a casa e não preciso de abater mais-valias num valor superior às facturas)

    Por outro lado é normal que o valor que se gasta na construção dum imóvel seja em princípio inferior ao valor que ele terá depois de construído não é?

    Obrigado.
  6.  # 6

    Acho bastante amoral as pessoas virem aqui perguntar qual a melhor forma de fugir ao fisco, que penso que ainda se trate de uma ilegalidade.
  7.  # 7

    Concordo completamente consigo.
  8.  # 8

    É ilegal? É.
    Pode-se fazer? Pode-se.
    Alguém o faz? A generalidade.

    Não me venham como moralismos.
    Os capitalistas, só não fogem no que não podem e não sofrem de falta de dinheiro como quase todos nós.
    Os empresários descontam pelo ordenado mínimo, os bancos que são os bancos, levam o guito para os paraísos fiscais e tudo passa em claro.

    Mas quando uma pessoa tenta fazer algo de especial na vida e tenta por A + B controlar os gastos, vêm logo atirar pedras.

    Eu tenho a minha consciência tranquila, pois não é por 10 ou 20 mil euros que o vou levar o meu país à bancarrota.
  9.  # 9

    Colocado por: Projecto...qual será o valor minimo que o construtor deverá passar na factura para que não venha a ter problemas de futuro com as finanças.

    A resposta, obviamente, é: O TOTAL daquilo que você lhe pagar.

    Colocado por: ProjectoDisseram-me que em relação ao banco, não terei que apresentar comprovativos ou facturas, apenas terei que mostrar o progresso na obra conforme o planeado, será assim ?

    Sim, é verdade.
    O banco só desbloqueia o dinheiro consoante a percentagem de obra que estiver executada (segundo o avaliador do banco).

    Colocado por: nunoneiva75Por exemplo, se o simulador das finanças der um valor de 200 000€ e eu só tiver facturas de 100 000€... que tipo de problemas poderei ter com as finanças?

    Está a esquecer-se de somar o valor do terreno?
    De qualquer maneira, o problema seria mais se houver grandes discrepâncias de valor.
    Se o banco avaliou a CONSTRUÇÃO em 200.000,00 e as Finanças avaliarem o imóvel (incluindo o terreno) em 200.000,00, aparentemente você pagar menos IMI do que devia.

    O maior problema (como já se falou aqui no Forum) é se você quiser vender a casa por 250.000,00 e as Finanças avaliarem o imóvel em 50.000,00 (se não reinvestir, do seu bolso, essa diferença, arrisca-se a pagar umas valentes dezenas de milhar de euros de mais-valia). Para isso é que convém ter as facturinhas todas.
  10.  # 10

    Colocado por: nunoneiva75Mas corrigido como? Serei chamado às finanças e ser-me-á exigido o pagamento de algum imposto relativo à diferença? (atentem que não peço empréstimo ao banco, não vou vender a casa e não preciso de abater mais-valias num valor superior às facturas)

    Por outro lado é normal que o valor que se gasta na construção dum imóvel seja em princípio inferior ao valor que ele terá depois de construído não é?

    Obrigado.


    Exemplo:

    Vc declara o valor da casa por 100 mil euros. Avaliação das finanças: 200 mil euros.

    Consequências:

    É intimado pelas finanças para uma multa, por esta fuga ao fisco. Terá que pagar o IMT de 200 mil euros, em vez dos 100 que ja tinha pago.

    Opções:

    Anui e paga, ou reclama dentro do prazo e prova por A+B que gastou DE FACTO -com provas documentais REAIS, como por exemplo extratos de contas bancarias, copias de cheques, facturas. Atente que nesta ultima opção, vc terá que nomear um avaliador. As finanças nomeia outro, e UMA PESSOA PARA DESEMPATAR. Ou vc tem provas REAIS ou não vale a pena, como compreende.

    Conselho:

    Não se "arme" em esperto com as finanças. Se realmente prova o que diz, avançe. Se não, esqueça. Faça tudo correcta e legalmente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Projecto
  11.  # 11

    Colocado por: 2970713É ilegal? É.
    Pode-se fazer? Pode-se.
    Alguém o faz? A generalidade.

    Não me venham como moralismos.
    Os capitalistas, só não fogem no que não podem e não sofrem de falta de dinheiro como quase todos nós.
    Os empresários descontam pelo ordenado mínimo, os bancos que são os bancos, levam o guito para os paraísos fiscais e tudo passa em claro.

    Mas quando uma pessoa tenta fazer algo de especial na vida e tenta por A + B controlar os gastos, vêm logo atirar pedras.

    Eu tenho a minha consciência tranquila, pois não é por 10 ou 20 mil euros que o vou levar o meu país à bancarrota.


    Parabéns, tem o meu voto para 1º ministro deste país, sabe que roubou 10 milhões de portugueses em 10 ou 20 mil euros, nem sabe ao certo, e está de consciência tranquila. Agora multiplique o seu caso por não sei quantos milhares e veja se não ajuda este país a ir à bancarrota.
  12.  # 12

    Boas,

    Estes assuntos "fiscais" fazem-me muita confusão... ;)
    Sei que deve estar a repetir coisas q já foram faladas, mas eu admito que neste capítulo sou mesmo muito limitado...
    Imaginemos:
    A minha casa vai custar 300 mil euros. Já tenho terreno.
    Vou pedir 200 mil euros ao banco.
    O banco faz uma avaliação de 380 mil euros.
    As finanças vão avaliar também o imóvel? Quando? Depois de construído?
    Se por exemplo o construtor me facturar apenas 200 mil euros e as finanças me avaliarem nos mesmos 380 mil euros que o banco, é nesta situação que surgem os problemas, certo?
    Isso acontecendo, que se passa em seguida?

    Desculpem a quantidade de perguntas...
  13.  # 13

    O ideal será sempre facturar a totalidade dos valores pagos ao empreiteiro, porque em caso de divergências, os trabalhos, materiais etc, estão na casa e são fáceis de demonstrar. Como já foi dito por aqui, está é uma das áreas onde o fisco vai começar a apertar o cerco, já o fizeram em outros sectores e este não será excepção.
  14.  # 14

    Colocado por: Pedro Azevedo78Boas,

    Estes assuntos "fiscais" fazem-me muita confusão... ;)
    Sei que deve estar a repetir coisas q já foram faladas, mas eu admito que neste capítulo sou mesmo muito limitado...
    Imaginemos:
    A minha casa vai custar 300 mil euros. Já tenho terreno.
    Vou pedir 200 mil euros ao banco.
    O banco faz uma avaliação de 380 mil euros.
    As finanças vão avaliar também o imóvel? Quando? Depois de construído?
    Se por exemplo o construtor me facturar apenas 200 mil euros e as finanças me avaliarem nos mesmos 380 mil euros que o banco, é nesta situação que surgem os problemas, certo?
    Isso acontecendo, que se passa em seguida?

    Desculpem a quantidade de perguntas...


    Ao imovel é atribuido um valor, obviamente, depois de construido. Com base nisso pagará IMT ou não, e IMI anualmente. O resto já foi respondido com um exemplo. Parra efeitos tributários, a avaliação do banco não tem qq relevancia.

    Vc declara o valor da casa por 100 mil euros. Avaliação das finanças: 200 mil euros.

    Consequências:

    É intimado pelas finanças para uma multa, por esta fuga ao fisco. Terá que pagar o IMT de 200 mil euros, em vez dos 100 que ja tinha pago.

    Opções:

    Anui e paga, ou reclama dentro do prazo e prova por A+B que gastou DE FACTO -com provas documentais REAIS, como por exemplo extratos de contas bancarias, copias de cheques, facturas. Atente que nesta ultima opção, vc terá que nomear um avaliador. As finanças nomeia outro, e UMA PESSOA PARA DESEMPATAR. Ou vc tem provas REAIS ou não vale a pena, como compreende.
  15.  # 15

    Colocado por: rjmsilva
    Parabéns, tem o meu voto para 1º ministro deste país, sabe que roubou 10 milhões de portugueses em 10 ou 20 mil euros, nem sabe ao certo, e está de consciência tranquila. Agora multiplique o seu caso por não sei quantos milhares e veja se não ajuda este país a ir à bancarrota.


    Você sabe que as contas não são assim lineares, se fossem tínhamos os problemas todos resolvidos.
    Mas ainda bem que são todos como você, assim tou mais descansado. Ou melhor, agora sim, fiquei com imensos remorsos.

    Mas vou-lhe dizer uma coisa. Trabalho desde os meus 15 anos, mas sou licenciado (saiu-me sempre tudo do corpo).
    Até aos meus 21 anos, nem ordenado tinha, recebi o que me podiam dar.
    Após isso e porque fui apostando na minha formação, consegui melhores empregos, melhores remunerações.
    Nunca pactuei com falcatruas, sempre cumpri com todas as minhas obrigações (não faço como muitos que só descontam sobre uma % do que é o seu ordenado e fogem a tudo quanto podem).

    Mas quando comecei a construção da minha vida, fiz um orçamento. Nele fui obrigado a cortar em muitos custos, infelizmente tb tive de cortar a uma % do IVA.

    E digo isto, porque a justiça social é uma treta.
    Muitos são os meus conhecidos que habitam casas sociais e gabam-se dos seus bons carros. Isso é que é roubar.

    Desculpem o off-topic, mas não sou hipócrita.
 
0.0201 seg. NEW