Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde ao fórum,

    Mudei para um novo apartamento na zona do porto em novembro deste ano (2013) - um 6º piso (cobertura) com 3 frentes (Nascente, poente e SUL) com uma varanda a toda a volta com 3 metros. Sobre esta varanda existe uma pala com cerca de 1,4m que obviamente não faz a cobertura total da varanda, e no verão (este é o 1º ano que aqui habito) apercebo-me também que as portadas (a casa não tem janelas), principalmente as viradas a poente, não tem qualquer sombreamento durante as horas mais intensas de sol.

    A caixilharia existente é em alumínio com corte térmico, os vidros são duplos, mas para minha desgraça sem qualquer característica térmica. O resultado é um forno autêntico. Nestes dias que estiveram 35/37 graus era completamente impossível viver aqui. Para terem uma noção um AC de 12.000 BTU num quarto com 15m2 apenas consegui arrefecer a temperatura numa relação de 1/1.5 graus por hora - e chegou aos 26 graus e não arrefecia mais!!! Os vidros escaldavam mais por dentro de que por fora.

    Concluindo, embora ache que provavelmente o problema também esteja no problema do isolamento térmico na cobertura, o problema maior está nos vidros. Pedi um orçamento e aconselharam-me o Guardian Sun ou o SGG Cool Lite K 154 (30% mais caro)

    Olhando para as fichas técnicas os dois apresentam uma transmissão térmica de 1,5 KWm2.K É esta a característica técnica mais relevante na escolha do vidro para este fim, ou existem outras a considerar?
    Como se desempenharão este vidros no inverno? Posso concluír que no inverno a casa não será aquecida pelos vidros e que o calor gerado no interior da habitação ficará estanque? Ou seja a protecção térmica faz-se nos dois sentidos ou apenas dentro para fora?

    E quanto a peliculas térmicas? As transparentes funcionam ou apenas as espelhadas (que não me interessam). A avaliar pela transmissão térmica tem valores de 1.04 KWm2.http://www.johnsonwindowfilms.com/PT/specs/DN_specs.htm Significa isto que funcionam melhor que os vidros???

    Agradeço antecipadamente toda a ajuda que me possam dar, assim como informação para poder avaliar as fichas técnicas (U, G, etc)
    Pedro Mesquita
  2.  # 2

    Colocado por: PedroMesquitaOlhando para as fichas técnicas os dois apresentam uma transmissão térmica de 1,5 KWm2.K É esta a característica técnica mais relevante na escolha do vidro para este fim, ou existem outras a considerar?
    Esqueça essa equação...a mais importante para si é a característica (Te)que representa a transmissão energética.........( é a quantidade de calor que atravessa directamente um envidraçado)e definitivamente o factor G que representa esse calor que atravessa o envidraçado mais a irradiação por absorção do calor que o vidro tem!

    1,5 UG representa a capacidade que um envidrado tem em reter o calor dentro da habitação...é um valor vulgar menos mau que um vidro duplo normal.
  3.  # 3

    Colocado por: PedroMesquitaE quanto a peliculas térmicas? As transparentes funcionam ou apenas as espelhadas (que não me interessam). A avaliar pela transmissão térmica tem valores de 1.04 KWm2.http://www.johnsonwindowfilms.com/PT/specs/DN_specs.htmSignifica isto que funcionam melhor que os vidros???
    Esse valor é o valor que lhe referi da capacidade que o vidro tem em reter o calor dentro da habitação evitando em determinada escala que o calor se perca atravéz do envidrado para a rua.
  4.  # 4

    Colocado por: PedroMesquitaConcluindo, embora ache que provavelmente o problema também esteja no problema do isolamento térmico na cobertura, o problema maior está nos vidros. Pedi um orçamento e aconselharam-me o Guardian Sun
    É um vidro com factor solar com cerca de 42% que quer dizer que deixa entrar calor até cerca de 42% para dentro da habitação quando o sol está em determinada obliquidade.

    Colocado por: PedroMesquitaou o SGG Cool Lite K 154 (30% mais caro)
    É um vidro com factor solar de 27%............portanto um vidro muito superior para lhe colocar o calor lá pra fora.......................................qualquer dos vidros Sunguard ou o 154 são vidros superiores em termos de valor ug...............................têm o mesmo valor UG 1,3 superiores ao valor anteriormente referido(1,5)
  5.  # 5

    Obrigado Jorge Rocha pelos seus esclarecimentos.
    Os valores que indica são, de facto, muito próximos ou iguais das fichas técnicas que me apresentaram. Só uma dúvida: pelo que percebi pelos seus comentários qualquer destes vidro ( SGG melhor) são boas opções relativamente a manter o calor fora da habitação, nas existe melhor, neste aspecto? É que a mudar quero fazê-lo para algo que me resolva o problema.
    Quanto a reter o calor dentro da habitaçao existe algum vidro com as mesmas características de retenção do calor (ou superior) que entra mas que seja superior na retenção? Com o UG superior? Falaram-me duns vidro 4 estações.... tem opinião formada sobre esses vidro??

    Obrigado
  6.  # 6

    Só para ver se percebi correctamente:
    A transmissão Energética (Te) deve ser a mais baixa possível, para evitar a entrada do sol.
    O valor UG deve ser o mais alto possível pois representa a taxa de contenção maior da energia dentro da habitação.

    Correcto, Jorge Rocha? Se sim, a única coisa contra os altos Te é que a casa não vai aquecer no inverno pelo sol, mas sim pelo aquecimento gerado no interior da habitação, o que me parece um principio elementar nos projectos térmicos.

    Obrigado
  7.  # 7

    Colocado por: PedroMesquitaO valor UG deve ser o mais alto possível

    deve ser o mais baixo possivel
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha
  8.  # 8

    Se o UG tem que ser o mais baixo possível e o Te também então o climaplus cool lite 154 é mesmo a melhor opção. UG 1,3 (boa retenção) e Te 24% (excelente protecção solar).
    Estive a ver as características dos Planitherm, planiplus e outros e todos apresentam valores superiores.
    Estou a ver bem as coisas?
  9.  # 9

    E arranjar uns toldos???
    Concordam com este comentário: pedromdf
  10.  # 10

    Aposte no ensombramento!

    Não arrisque a gastar uma fortuna em vidros que podem melhorar a situação de verão e depois no inverno impedem aproveitar o calor extra do sol.
  11.  # 11

    Colocado por: PedroMesquitaOs valores que indica são, de facto, muito próximos ou iguais das fichas técnicas que me apresentaram.
    lamento desapontá-lo;mas os valores que apresenta são absolutamente díspares...poderá observar os coeficientes de sombra para se aproximar mais dos termos comparativos,estes valores quanto mais baixos melhor é o vidro em control solar,as películas estão muito longe deste tipo de vidros para além de não ter garantias a partir de 80º centígrados.
  12.  # 12

    Pode observar o coeficiente sombra do vidro em questão.
    Se observar o coeficiente sombra do vidro tem 31%...........e a melhor película tem 43%................sendo o vidro neste campo muito superior;12% temos a entrada de luz que o vidro tem 50%..................e a melhor película tem 22%................sendo o vidro neste campo muito superior;28%

    Resumindo...o vidro só lhe deixa genéricamente entrar 27% de calor para a habitação,e a melhor película(escura) deixa-lhe entrar mais de 30% de calor

    Em termos de deixar entrar luz.........a película só lhe deixa entrar 22% de luz da rua............e o vidro deixa-lhe entrar cerca de 50% de luz da rua.
  13.  # 13

    Colocado por: PedroMesquitaqualquer destes vidro ( SGG melhor) são boas opções relativamente a manter o calor fora da habitação, nas existe melhor, neste aspecto?
    Não aconselho melhor;1,3 já é muito bom...aliás se pretende que o envidraçado lhe ponha o calor lá fora com força;não acredito que nessa área soalheira o frio o atinja tanto com um vidro de categoria UG 1,3.

    Colocado por: PedroMesquitaFalaram-me duns vidro 4 estações.... tem opinião formada sobre esses vidro??
    isso das quatro estações é treta...não funciona assim,um quatro estações pode ser considerado um planistar,mas este tem de valor UG 1,4..............e um control solar na ordem dos 42%........e há outros com 1,3 tal qual o SKN154
      6mm.planistar-16-4mm.jpg
  14.  # 14

    Colocado por: PedroMesquitaA transmissão Energética (Te) deve ser a mais baixa possível, para evitar a entrada do sol.
    Correcto.

    Colocado por: PedroMesquitaO valor UG deve ser o mais alto possível pois representa a taxa de contenção maior da energia dentro da habitação.
    Deve ser o mais baixo para se aproximar do ponto 0 que é o valor supremo de separação de temperatura do exterior e interior de um corpo no que respeita aos raios infravermelhos.(calor produzido por dentro da habitação.)e frio vindo de fora.

    Colocado por: PedroMesquitaa única coisa contra os altos Te é que a casa não vai aquecer no inverno pelo sol
    Aqui pode-se procurar o equilíbrio...se pretende mais calor vindo do sol;terá que escolher um vidro de factor solar com maior percentagem,mas como não conheço o local não lhe posso dar uma opinião mais a condizer...deve no entanto ter uma ideia de como se irá comportar o vidro numa situação de extremo calor.
  15.  # 15

    Colocado por: PedroMesquitaEstive a ver as características dos Planitherm, planiplus e outros e todos apresentam valores superiores.
    inferiores.
  16.  # 16

    Colocado por: pedromdfNão arrisque a gastar uma fortuna em vidros que podem melhorar a situação de verão e depois no inverno impedem aproveitar o calor extra do sol.
    Não deve dizer isso porque os vidros no Inverno estando em determinados planos são fontes de energia mesmo no Inverno.
 
0.0170 seg. NEW