Colocado por: LuisPereiraCaso 1)
Vamos supor que o Senhor X vem ter comigo pk viu o anuncio no OLX e faz uma oferta que eu aceito.
O Senhor X pede também a nao divulgação do nome a nao ser na escrtitura caso contrario desiste da compra.
Colocado por: LuisPereiraCaso 2)
O Senhor Y visita a casa por intremedio de mais de uma imobiliaria, uma delas efectua a venda (pk reduziu o valor da comissão por exemplo).
Eu tenho de informar as imobiliarias da venda? Tenho de lhes informqar o valor de venda?
Colocado por: Picareta
Não percebi a questão. Porque é que há-de divulgar o nome do comprador da sua casa?
Se já visitou com uma imobiliária, não pode ver com outra. O Luís Pereira se verificar que alguém já visitou a casa com uma imobiliária, não deve deixar que veja a casa com outra imobiliária, e um agente imobiliário sério não mostra a casa a um cliente que já viu a casa com outra imobiliária.
Colocado por: LuisPereiraSe alguém me contacta privadamente e fazemos negocio como é que as imobiliarias sabem se esse comprador não viu também a casa por intermedio deles antes?
Colocado por: LuisPereiraComo é que a imobiliara x sabe se um determinado cliente já foi ver a casa com a imobiliaria Y?
Colocado por: FD
Fichas de visita.
Normalmente, todos os compradores preenchem e assinam uma ficha de visita quando vão visitar uma casa.
Isso permite que a imobiliária prove que foi quem mostrou determinada casa a determinada pessoa.
Não sabe nem interessa.
O que as imobiliárias fazem é: uns meses após a casa sair do mercado, pedem uma certidão de teor e vêem quem comprou. Comparam os seus registos - as tais fichas de visita - com o nome do comprador. Se houver uma correspondência, isto é, se o nome do comprador aparecer nas fichas de visita, vão ter com o vendedor e exigem a comissão. Se o vendedor não apresentar uma razão válida para não exigirem a comissão ou não a pagar, vão para tribunal.
Colocado por: LuisPereiraIsso parece muito complicado e burocratico!
Pareça ou não é o que acontece todos os dias, pelo menos naquelas imobiliárias que gostam de controlar essas coisas.
As outras, lá são enganadas de vez em quando, sempre que comprador e vendedor combinam passar-lhes a perna de forma a não pagarem comissão...
Colocado por: LuisPereiraTalvez porque as comissões são exageradas.
A venda de uma casa dá trabalho, obviamente mas em média quantas horas de trabalho?
Então é simples, se as acha exageradas, não as contrate.
Assim, ninguém engana ninguém.
Colocado por: LuisPereiraJá agora FD, acha normal estes valores ou é apenas especulação?
Cada um cobra aquilo que quiser.
E cada um paga aquilo que quiser.
É assim que deve ser, liberdade de pedir e de pagar o que se quiser.
Se é caro ou não, isso é com cada um. :)
Eu também não contratei nenhuma imobiliária quando vendi, porque sei que conseguia fazer o mesmo que eles faziam.
Mas, há pessoas que não conseguem e nesses casos, pagam o que é pedido, se quiserem, ninguém os obriga.
Colocado por: LuisPereiraTalvez porque as comissões são exageradas.
A venda de uma casa dá trabalho, obviamente mas em média quantas horas de trabalho?
Colocado por: Picareta
E quem paga o tempo perdido com os clientes que não compram nenhuma casa?
Colocado por: LuisPereira
Caro Picareta,
Faz parte do trabalho como qualquer trabalho há trabalho que nao dá retorno imediato.
Fazendo as contas numa casa de 200 mil euros a imobiliaria recebe como comissão 10 mil euros o que em Portugal representa muito dinheiro e é iquivalente a muitas horas de trabalho.
Se verificar as minhas contas acima dá para 9000 horas de trabalho, ou seja, pode vender apenas uma casa para ficar em casa a desfrutar 10 meses isto para viver como a média dos portugueses... a mim parece muito pelo tipo de trabalho, só isso.
Colocado por: LuisPereira
Caro Picareta,
Faz parte do trabalho como qualquer trabalho há trabalho que nao dá retorno imediato.
Fazendo as contas numa casa de 200 mil euros a imobiliaria recebe como comissão 10 mil euros o que em Portugal representa muito dinheiro e é iquivalente a muitas horas de trabalho.
Se verificar as minhas contas acima dá para 9000 horas de trabalho, ou seja, pode vender apenas uma casa para ficar em casa a desfrutar 10 meses isto para viver como a média dos portugueses... a mim parece muito pelo tipo de trabalho, só isso.
Colocado por: ceac
Contou com impostos sobre essas 9000 horas de trabalho, mais manutenção\construção de websites, segurança social e aluguer de escritório?