Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 12 maio 2014

# 21

Penso que a questão se coloca quanto à atribuição da comissão devida por angariar o comprador, certo?
    Como é que, na eventualidade do comprador ter visitado a casa pela imobiliária A e pela imobiliária B, decidir qual delas tem direito à comissão?
    Em princípio a "vencedora" seria a primeira a mostrar a casa mas, e se a segunda se põe a inventar e na ficha de visita não há data ou coisa parecida? Ou se a segunda vende mais barato que a primeira?
    É isto?

É um problema interessante...
  1.  # 22

Também é isso.
    Caso 1)
    Vamos supor que o Senhor X vem ter comigo pk viu o anuncio no OLX e faz uma oferta que eu aceito.
    O Senhor X pede também a nao divulgação do nome a nao ser na escrtitura caso contrario desiste da compra.

Caso 2)
    O Senhor Y visita a casa por intremedio de mais de uma imobiliaria, uma delas efectua a venda (pk reduziu o valor da comissão por exemplo).
    Eu tenho de informar as imobiliarias da venda? Tenho de lhes informqar o valor de venda?
  2.  # 23

Colocado por: LuisPereiraCaso 1)
    Vamos supor que o Senhor X vem ter comigo pk viu o anuncio no OLX e faz uma oferta que eu aceito.
    O Senhor X pede também a nao divulgação do nome a nao ser na escrtitura caso contrario desiste da compra.

Não percebi a questão. Porque é que há-de divulgar o nome do comprador da sua casa?

Colocado por: LuisPereiraCaso 2)
    O Senhor Y visita a casa por intremedio de mais de uma imobiliaria, uma delas efectua a venda (pk reduziu o valor da comissão por exemplo).
    Eu tenho de informar as imobiliarias da venda? Tenho de lhes informqar o valor de venda?

Se já visitou com uma imobiliária, não pode ver com outra. O Luís Pereira se verificar que alguém já visitou a casa com uma imobiliária, não deve deixar que veja a casa com outra imobiliária, e um agente imobiliário sério não mostra a casa a um cliente que já viu a casa com outra imobiliária.
  3.  # 24

Colocado por: Picareta
    Não percebi a questão. Porque é que há-de divulgar o nome do comprador da sua casa?

Se já visitou com uma imobiliária, não pode ver com outra. O Luís Pereira se verificar que alguém já visitou a casa com uma imobiliária, não deve deixar que veja a casa com outra imobiliária, e um agente imobiliário sério não mostra a casa a um cliente que já viu a casa com outra imobiliária.

Se alguém me contacta privadamente e fazemos negocio como é que as imobiliarias sabem se esse comprador não viu também a casa por intermedio deles antes?

Como é que a imobiliara x sabe se um determinado cliente já foi ver a casa com a imobiliaria Y?
  4.  # 25

Isso aconteceu-me recentemente.
    Quando fui ver casas de retomas, passei o dia inteiro nisso.
    Acabou por acontecer um representante de imobiliária, enquanto estavamos a acabar de ver uma casa (que por acaso não nos tinha interessado), dizer "já que estamos aqui posso lhe mostrar uma outra moradia que tenho aqui perto".
    E nós lá fomos, até porque já estavamos um pouco perdidas e já tinhamos perdido o rumo às coisas. Ou seja, não tinhamos bem noção do que já tinhamos visto se era naquela área ou não.
    Aconteceu que já tinhamos visto a casa horas atrás com outra agência.
    Nós resolvemos não mencionar nada (até para ver se descobriamos qualquer coisa nova sobre a moradia em si). Não sabia que isso podia causar tanta chatice no final.
    •  
      FD
    • 13 maio 2014

# 26

Colocado por: LuisPereiraSe alguém me contacta privadamente e fazemos negocio como é que as imobiliarias sabem se esse comprador não viu também a casa por intermedio deles antes?

Fichas de visita.
    Normalmente, todos os compradores preenchem e assinam uma ficha de visita quando vão visitar uma casa.
    Isso permite que a imobiliária prove que foi quem mostrou determinada casa a determinada pessoa.

Colocado por: LuisPereiraComo é que a imobiliara x sabe se um determinado cliente já foi ver a casa com a imobiliaria Y?

Não sabe nem interessa.
    O que as imobiliárias fazem é: uns meses após a casa sair do mercado, pedem uma certidão de teor e vêem quem comprou. Comparam os seus registos - as tais fichas de visita - com o nome do comprador. Se houver uma correspondência, isto é, se o nome do comprador aparecer nas fichas de visita, vão ter com o vendedor e exigem a comissão. Se o vendedor não apresentar uma razão válida para não exigirem a comissão ou não a pagar, vão para tribunal.
  5.  # 27

Colocado por: FD
    Fichas de visita.
    Normalmente, todos os compradores preenchem e assinam uma ficha de visita quando vão visitar uma casa.
    Isso permite que a imobiliária prove que foi quem mostrou determinada casa a determinada pessoa.

Não sabe nem interessa.
    O que as imobiliárias fazem é: uns meses após a casa sair do mercado, pedem uma certidão de teor e vêem quem comprou. Comparam os seus registos - as tais fichas de visita - com o nome do comprador. Se houver uma correspondência, isto é, se o nome do comprador aparecer nas fichas de visita, vão ter com o vendedor e exigem a comissão. Se o vendedor não apresentar uma razão válida para não exigirem a comissão ou não a pagar, vão para tribunal.

Isso parece muito complicado e burocratico!
    •  
      FD
    • 13 maio 2014

# 28

Colocado por: LuisPereiraIsso parece muito complicado e burocratico!

Pareça ou não é o que acontece todos os dias, pelo menos naquelas imobiliárias que gostam de controlar essas coisas.
    As outras, lá são enganadas de vez em quando, sempre que comprador e vendedor combinam passar-lhes a perna de forma a não pagarem comissão...
  6.  # 29

Pareça ou não é o que acontece todos os dias, pelo menos naquelas imobiliárias que gostam de controlar essas coisas.
    As outras, lá são enganadas de vez em quando, sempre que comprador e vendedor combinam passar-lhes a perna de forma a não pagarem comissão...

Talvez porque as comissões são exageradas.
    A venda de uma casa dá trabalho, obviamente mas em média quantas horas de trabalho?

Uma comissão como tenho visto de 4% numa casa de 250 mil euros dá a quantia de 10 mil euros, é muito carcanhol para um trabalho que nao me parece assim tão qualificado (e me desculpem os vendedores) ou trabalhoso.
    •  
      FD
    • 13 maio 2014

# 30

Colocado por: LuisPereiraTalvez porque as comissões são exageradas.
    A venda de uma casa dá trabalho, obviamente mas em média quantas horas de trabalho?

Então é simples, se as acha exageradas, não as contrate.
    Assim, ninguém engana ninguém.
  7.  # 31

Então é simples, se as acha exageradas, não as contrate.
    Assim, ninguém engana ninguém.

Sem duvida! Foi o que fiz!
    De uma duzia que apareceram, alguns até queriam cobrar logo para ir ver a casa, quem nao baixou a comissão nao teve negocio!
    Pelo que percebo o negócio deve andar muito bom pois recusam negocios sem qualquer problema.

Já agora FD, acha normal estes valores ou é apenas especulação?
    10 mil euros dá 20 salarios minimos, mas vamos ter como base o dobro do salario minimo que é a media nacional de ordenado.
    10 mil euros dá 10 salarios medios portugueses.
    10 mil euros dá 9000 horas de trabalho...
    Será que a venda de uma casa dá 9000 horas de trabalho?
    •  
      FD
    • 13 maio 2014

# 32

Colocado por: LuisPereiraJá agora FD, acha normal estes valores ou é apenas especulação?

Cada um cobra aquilo que quiser.
    E cada um paga aquilo que quiser.
    É assim que deve ser, liberdade de pedir e de pagar o que se quiser.

Se é caro ou não, isso é com cada um. :)
    Eu também não contratei nenhuma imobiliária quando vendi, porque sei que conseguia fazer o mesmo que eles faziam.
    Mas, há pessoas que não conseguem e nesses casos, pagam o que é pedido, se quiserem, ninguém os obriga.
  8.  # 33

Cada um cobra aquilo que quiser.
    E cada um paga aquilo que quiser.
    É assim que deve ser, liberdade de pedir e de pagar o que se quiser.

Se é caro ou não, isso é com cada um. :)
    Eu também não contratei nenhuma imobiliária quando vendi, porque sei que conseguia fazer o mesmo que eles faziam.
    Mas, há pessoas que não conseguem e nesses casos, pagam o que é pedido, se quiserem, ninguém os obriga.

Obviamente que cada um cobra o que quer e cada um paga o que quer mas com isso nao se quer dizer que se cobre o valor justo nem se pague o valor justo.
    É por haver essa mentalidade institucionalizada nos portugueses que as entidades reguladoras em Portugal não funcionam e somos "chulados": pela energia, pelo gás, pela gasolina, pelos supermercados, pela televisão, pelos telemoveis, enfim... por todos.
    O bom senso e o conceito de justiça economica não funciona!

Pelo que depreendo das suas palavras concorda comigo. Se nao contratou nenhuma imobiliaria é porque achou o valor alto de mais para o serviço prestado ;-)
  9.  # 34

O meu caso:

Não tinha contracto com imobiliárias, tive a casa à venda uns meses, nem uma visita.

Baixei o preço 15%, passaram 3 semanas, nem um contacto.

A páginas tantas, ligam-me de uma imobiliária a dizer que tinham um cliente interessado. Comissão de 4%. Pensei e assinei o contracto na hora, o cliente visitou, gostou e eu vendi a casa. Gastei mais de 4000€ na imobiliária, mas resolvi o meu problema. Preferia não os ter gasto, mas o que è que se há-de fazer, quando um potencial comprador não pesquisa por si e prefere pôr uma imobiliária a fazer a pesquisa? Ele faria um melhor negócio, pois havia maior margem para negociar e eu possívelmente, teria recebido mais pela casa...

Mas no fim de contas, a imobiliária vendeu-me a casa, que era o que eu queria. Foi caro, sem dúvida, mas se calhar passado um ano aínda tinha a casa à venda e com um desconto maior do que a comissão. Não tenho dúvidas que a imobiliária foi útil e os 4000.00€, dadas as circunstâncias, bem aplicados.

Por outro lado, quando procurava casa, fui a algumas imobiliárias e sinceramente fiquei muito mal impressionado com o serviço. Mesmo as imobiliárias de abrangência nacional mostraram pouco profissionalismo. Deu-me ideia que a venda de uma casa era fruto do acaso e que se desenvolvia muito pouco esforço para se efectuar uma venda. Se calhar è mesmo porque as comissões são tão altas que se se vender uma casa em 100 contactos, è suficiente.
  10.  # 35

Colocado por: LuisPereiraTalvez porque as comissões são exageradas.

E quem paga o tempo perdido com os clientes que não compram nenhuma casa?
  11.  # 36

Colocado por: Picareta
    E quem paga o tempo perdido com os clientes que não compram nenhuma casa?

Caro Picareta,

Faz parte do trabalho como qualquer trabalho há trabalho que nao dá retorno imediato.
    Fazendo as contas numa casa de 200 mil euros a imobiliaria recebe como comissão 10 mil euros o que em Portugal representa muito dinheiro e é iquivalente a muitas horas de trabalho.
    Se verificar as minhas contas acima dá para 9000 horas de trabalho, ou seja, pode vender apenas uma casa para ficar em casa a desfrutar 10 meses isto para viver como a média dos portugueses... a mim parece muito pelo tipo de trabalho, só isso.
  12.  # 37

Colocado por: LuisPereira

Caro Picareta,

Faz parte do trabalho como qualquer trabalho há trabalho que nao dá retorno imediato.
    Fazendo as contas numa casa de 200 mil euros a imobiliaria recebe como comissão 10 mil euros o que em Portugal representa muito dinheiro e é iquivalente a muitas horas de trabalho.
    Se verificar as minhas contas acima dá para 9000 horas de trabalho, ou seja, pode vender apenas uma casa para ficar em casa a desfrutar 10 meses isto para viver como a média dos portugueses... a mim parece muito pelo tipo de trabalho, só isso.

Contou com impostos sobre essas 9000 horas de trabalho, mais manutenção\construção de websites, segurança social e aluguer de escritório?
  13.  # 38

Colocado por: LuisPereira

Caro Picareta,

Não pensou em abrir uma imobiliária com base nessas contas?
  14.  # 39

nao pensei nao é o tipo de negocio que me agrada, mas olhe que conheco algumas pessoas que vivem bem... e o trabalho nao mata!
  15.  # 40

Colocado por: ceac

Contou com impostos sobre essas 9000 horas de trabalho, mais manutenção\construção de websites, segurança social e aluguer de escritório?

E vendem uma casa por ano?

0.0241 seg. NEW