Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    Ja li aqui algumas discussoes sobre este tema mas ja foram postadas o ano passado por isso decidi questionar novamente.
    Sera possivel comprar um imovel sem fiadores?
    A casa T2 que quero é nova, imovel do banco, financiada a 100%, isenta de despesas bancarias.
    O emprestimo é de 116mil. N tenho entrada nem PP, n tenho dividas nem outros emprestimos.
    Neste momento pagp 700€ de arrendamento e quero comprar pois a prestaçao fica a 360€!
    Tenho 27 anos e sou trabalhadora independente com rendimentos altos ate.
    O meu namorado esta efectivo e ainda tem rendimentos extra, tem 24 anos.
    Conseguimos emprestimo a 48 anos mas pediram fiadores e nos n conseguimos.
    Sera que o banco aceita? Sera que posso tentar na mesma tendo em conta a minha taxa de esforço?
    Ha 3 anos que estou nesta casa arrendada por 700€ e sempre paguei a renda etc... eles tem isto em conta?

    Obrigado.
  2.  # 2

    ...eles tem isto em conta?

    Não não têm shadow_27! Eles querem é ter garantias de cobrança do valor que lhe vão emprestar.

    Para o banco, se o cliente não tiver outros bens livres de ónus e encargos exigem fiador, e esse fiador não pode ser qualquer um. Terá de ser alguém que se responsabilize por si e por uma falta qualquer e, ainda, que tenha bens para responder pela dívida.

    Suponha que a sua situação muda! Suponha que você ou o seu namorado perdem o emprego, ou que as coisas se alteram e o que hoje é viável, daqui a um ou dois anos deixa de ser. Acha que o banco quer voltar a ficar com a casa para si? O que eles querem é ver-se livres dela e receber o seu capital. Se eles têm essa casa para venda, é porque já houve problemas com os anteriores proprietários/clientes... O negócio do banco é vender dinheiro, não é vender imóveis...
    •  
      FD
    • 5 agosto 2013

     # 3

    Colocado por: shadow_27Sera possivel comprar um imovel sem fiadores?

    É possível.
    Se é fácil? Pois...

    Colocado por: shadow_27Conseguimos emprestimo a 48 anos mas pediram fiadores e nos n conseguimos.
    Sera que o banco aceita?

    Porque é que não propõe?
    Mas, se o banco pede fiadores e têm o empréstimo aprovado, já é um bom sinal em como não devem aceitar.

    Esta questão dos empréstimos depende muito de muitos factores e os fiadores são só parte.
    O facto de não terem dinheiro para dar de entrada, o facto de ser trabalhadora independente, são outros factores, por exemplo.
    Ora imagine lá que eu lhe pedia 100€ emprestados e a shadow_27 sabia que eu ganhava 2.000€ por mês - inspira-lhe confiança?
    Porque é que eu, que ganho 2.000€ tenho que lhe pedir 100€?
    É o mesmo que está a fazer quando diz que tem um vencimento elevado mas, não tem dinheiro para dar de entrada... não inspira confiança.

    O processo de empréstimo é visto como um todo e não como factos isolados independentes entre si.
    Concordam com este comentário: jorgferr, paulocst
  3.  # 4

    o aluguer tem as suas vantagens....poucas mas tem.

    Mas perante este exemplo ( e iguais a este há milhares) como é que existem pessoas que ainda defendem o aluguer em vez da compra......


    Se é possivel fazer um emprestimo sem fiadores? é possivel.....mas cada caso é um caso, e o seu caso pode nao ser possivel fazer emprestimo sem fiadores, tudo depende da analise de risco....
    •  
      FD
    • 5 agosto 2013

     # 5

    Colocado por: loverscoutMas perante este exemplo ( e iguais a este há milhares) como é que existem pessoas que ainda defendem o aluguer em vez da compra......

    Não devem ser casas similares, quase de certeza absoluta.
    Uma renda de 700€, pelo menos aqui por Lisboa, já dá para uma casa mais ou menos.
    Já uma casa por 116.000€, não deve ser nada de especial...

    O arrendamento faz sentido em situações e em condições específicas.
    Mesmo assim, a 48 anos, vai pagar duas casas.
  4.  # 6

    isso agora é discutivel.....ate pode ser um bom negocio por 116 mil, e a casa ser identica.... para mais imovel do banco.... lá está...pode ser um achado! Mas é metade do dinheiro por mes....

    e em 48 anos de aluguer quantas casas paga? e no fim nenhuma é sua.....

    volto a referir o aluguer tem as suas vantagens, mas so em certos casos concretos.....

    Neste caso concreto, paga duas casas ao banco, e no fim fica com uma...... no aluguer paga 4 casas ao senhorio, e no fim nao fica com nenhuma!

    é claro que isto é tudo opinioes e pontos de vista..... cada um sabe de si.
    Concordam com este comentário: Pitjesus
    • ze79
    • 5 agosto 2013

     # 7

    os bancos emprestam sem fiador sim ,mas se vs tiver € numa conta a prazo já há alguns anos ,e for movimentando esse mesmo e tenha sido de forma a aumentar a poupança.

    se os salários (rendimentos) se mantiveram estáveis durante alguns anos ,tal como a entidade patronal, dependendo da entidade bancaria nem precisaria de tocar na poupança ;-)

    Assim por alto sem fazer grandes cálculos 116000€ deve lhe dar uma prestação a rondar 500€ +- ficar-lhe há muito caro comprar ,prisioneiros de algo.
    •  
      FD
    • 5 agosto 2013

     # 8

    Colocado por: loverscoutNeste caso concreto, paga duas casas ao banco, e no fim fica com uma...... no aluguer paga 4 casas ao senhorio, e no fim nao fica com nenhuma!

    Para mim, de forma muito simples:
    Solução a longo termo -> compra.
    Solução a curto ou médio termo -> arrendamento.
    Concordam com este comentário: loverscout, bel99
  5.  # 9

    Ainda em relação a custos, covém dizer que quem arrenda não paga IMI, condominios, seguros, etc. Comparar direcamente a renda com valor de prestação parece-me incorrecto, a não ser que somemos todos estes custos que não são insignificantes. Por outro lado o maior problema hoje além de aceder ao crédito é saber até que ponto existe uma estabilidade profissional.
    Concordam com este comentário: ze79
  6.  # 10

    Colocado por: loverscoutvolto a referir o aluguer tem as suas vantagens, mas so em certos casos concretos.....

    Na sua perspectiva de ver os assuntos talvez. Já na minha tem imensas vantagens.
    Depende da situação actual e perspectivas de vida de cada pessoa.

    Relativamente à shadow_27 acho muito estranho querer comprar casa e não ter €€ para entrada. E da mesma forma que eu acho, também o acha o banco.
    O meu conselho é, caso não consiga o empréstimo sem fiadores, pergunte ao banco quanto precisaria de entrada para não necessitar fiadores, troque de apartamento para um com renda mais económica e vá poupando até ter o valor da entrada e então compre.
  7.  # 11

    Colocado por: bel99
    Na sua perspectiva de ver os assuntos talvez. Já na minha tem imensas vantagens.
    Depende da situação actual e perspectivas de vida de cada pessoa.

    Relativamente à shadow_27 acho muito estranho querer comprar casa e não ter €€ para entrada. E da mesma forma que eu acho, também o acha o banco.
    O meu conselho é, caso não consiga o empréstimo sem fiadores, pergunte ao banco quanto precisaria de entrada para não necessitar fiadores, troque de apartamento para um com renda mais económica e vá poupando até ter o valor da entrada e então compre.


    está a ir de encontro á minha opiniao...... o aluguer so compensa dependendo de alguns factores! como vé tem a mesma perspectiva que eu.....
  8.  # 12

    Neste momento acho que compensa para qualquer indivíduo que não tenha dinheiro para pagar uma casa (quase) a pronto ou que não tenha acesso a spreads baixos... o que vai contra:
    Colocado por: loverscoutmas so em certos casos concretos

    Eu generalizo: alugar compensa na maior parte dos casos e não apenas em casos concretos.
  9.  # 13

    tem 700 euros para pagar a um senhorio...... mas acha uma idiotice pagar 360 ao banco? cada vez mais percebo menos as contas que as pessoas fazem.....acho que se cai no exagero de ser do contra só porque sim...
    •  
      FD
    • 5 agosto 2013

     # 14

    Colocado por: bel99Neste momento acho que compensa para qualquer indivíduo que não tenha dinheiro para pagar uma casa (quase) a pronto ou que não tenha acesso a spreads baixos... o que vai contra:

    Exactamente.
    E em vez de assumir um compromisso para a vida, assume um compromisso de meses, o que num clima de instabilidade económica é uma vantagem brutal.

    Colocado por: bel99Eu generalizo: alugar compensa na maior parte dos casos e não apenas em casos concretos.

    Quanto a isto, já não estou tanto de acordo.
  10.  # 15

    loverscout

    ponderando todos as variáveis, hoje em dia é quase a mesma coisa 700 ao senhorio e 360 ( que não é) ao banco.
    •  
      FD
    • 5 agosto 2013

     # 16

    Colocado por: loverscouttem 700 euros para pagar a um senhorio...... mas acha uma idiotice pagar 360 ao banco? cada vez mais percebo menos as contas que as pessoas fazem.....acho que se cai no exagero de ser do contra só porque sim...

    E o compromisso assumido, não conta?
    Os bancos estão pejados de casas compradas por pessoas que apenas olharam para os números. Basta vir o desemprego para se dar o descalabro e se ficar marcado para o resto da vida.
    Concordam com este comentário: eu
  11.  # 17

    Colocado por: loverscouttem 700 euros para pagar a um senhorio...... mas acha uma idiotice pagar 360 ao banco? cada vez mais percebo menos as contas que as pessoas fazem.....acho que se cai no exagero de ser do contra só porque sim...


    Eu duvido que a renda de 700 euros seja de uma apartamento que valha apenas 116 000 (acho que foi esse o valor mencionado em cima)...eu pago 650 de renda por apartamento avaliado em 170 000 euros. Portanto mais uma vez não se pode comparar porque são certamente apartamentos de valores diferentes. A renda desse de 116 000 seria provavelmente a rodar os 450 a 500 euros.
    Concordam com este comentário: eu, bel99
    • bel99
    • 5 agosto 2013 editado

     # 18

    Digo isto
    alugar compensa na maior parte dos casos e não apenas em casos concretos.

    Por causa disto
    Neste momento acho que compensa para qualquer indivíduo que não tenha dinheiro para pagar uma casa (quase) a pronto ou que não tenha acesso a spreads baixos
    Considero que apenas casos concretos é que têm o dinheiro ou o fácil acesso...

    Claro que para quem tem 700€ para dar de renda todos os meses compensa pagar 360€. Mas o panorama não será, certamente o mesmo, e nisso estou de acordo com o post #17. Eu pago 400€ de renda num apartamento cujo "gémeo" em frente está à venda por 130 mil. 700€ de renda e 116k€/360€ não batem certo...

    Eu defendo que a situação económica do país está extremamente desfavorável para quem quer comprar casa e não tem dinheiro. Por isso generalizo (actualmente). Mas tenho noção que para 40/50 anos compensa comprar. Por isso não pretendo alugar a vida toda.
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 19

    Posso dar o exemplo do meu caso, casa comprada agora em agosto, vai ser escriturada em setembro, um valor muito parecido, 120000, dei entrada de 5000€ pedi 115000€ emprestados a 35 anos, banco caixa geral num T3 com protocolo (vendedor recebeu apartamento à troca de uma moradia que tinha protocolo, então o protocolo extendeu-se ao apartamento).

    Tenho 31 anos, Engenheiro Informático, efectivo na empresa vai para 4 anos, a caixa não me pediu fiadores, antes desta casa tentei comprar outras, e todos os bancos onde pedi simulações e iniciei o processo sempre exigiram dois fiadores, não compreendo como a caixa não me pediu :)
    bancos em causa:

    BES, Millenium (meu anterior banco), Santander, Montepio, BPI
  13.  # 20

    Colocado por: Ricardo_R5Tenho 31 anos, Engenheiro Informático, efectivo na empresa vai para 4 anos, a caixa não me pediu fiadores,

    E Seguros, de Vida, etc, não tem que fazer? Eles não lhe "impingiram"? Acho muita fartura, sem fiadores e um valor tão elevado.


    Colocado por: Ricardo_R5
    efectivo na empresa vai para 4 anos

    Oxalá se mantenha, mas efectivos já não há. Hoje em dia ninguém está seguro. Seja no privado ou no Estado.
    Desejo-lhe muita sorte, trabalho e saúde para poder gozar a sua casa.
 
0.0183 seg. NEW