Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    Gostaria de pedir um conselho.
    Atualmente ainda não estamos (eu e o meu Marido) em situações de partilhas mas temendo o futuro, gostaria de ter a vossa opinião!

    Meu marido e irmã acordaram ela ficar com atual casa dos meus sogros (onde atualmente moramos todos). Trata-se de uma vivenda com 3 pisos num terreno com aprox. 3.400m2.
    Na altura em que a minha cunhada tomou esta decisão, meu Marido aceitou ressalvando apenas o facto que um dia que fosse necessário fazer contas ela estaria disponível.
    Nunca foi nossa ideia ficar lá em casa…

    Pois bem esse dia “chegou”.
    Tomamos a decisão de pensar em termos o nosso espaço. Os pais do meu Marido têm mais 2 terrenos e doaram um ao meu Marido (pois caso contrário não iriamos investir em algo que não fosse nosso).
    O meu Marido falou com a irmã dele apenas para chegar a um valor que ela nos teria que dar da casa onde fica. Sabemos que a vida está difícil e nunca exigiríamos um valor já. Apenas gostávamos de saber com o que contar, pois certamente teremos de pedir um empréstimo e sabendo que no futuro iremos receber um determinado montante, esse valor influencia o que iremos pedir…

    Pois, a questão é que ela agora só argumenta que não tem dinheiro… Não quer falar em valores…
    Nós estávamos disponíveis a ceder e a ficar com o outro terreno para baixar o valor que ela tem de nos dar mas nem assim ela aceita…

    A minha questão é: o que devemos fazer neste momento?
    Temos receio que o Pais doem a casa à irmã (passem para o nome dela) e nós saímos muito prejudicados…
    Estamos a falar numa moradia com aprox. 30 anos (mas muito bem preservada, tem sofrido muitas obras ao longo dos anos) e num terreno com 3.400 m2 (sendo que o nosso terreno apenas tem 900 m2).
    Não se trata de uma Pessoa que passe grandes dificuldades muito pelo contrário, não tem qualquer tipo de despesa com a casa como água, luz, telefone… (são os pais que pagam tudo!)
    E se ela investir na moradia? Terei eu um dia de a indemnizar?!

    Apenas queria garantir que não vamos sair prejudicados…
    O que aconselham?!

    Obrigada.
  2.  # 2

    Se os pais doarem a casa à filha, depois quando ambos os sogros falecerem vocês podem sempre pedir tornas. Mas há pessoal aqui que percebe mais disto do que eu.

    Mas mesmo que vocês contruam no terreno a filha tambem terá direito a uma parte desse terreno. E depois poderá dar confusão.

    Agora metendo a foice em seara alheia perguntaram aos sogros o que eles querem fazer?
  3.  # 3

    Os sogros não querem confusões...
    Preferem que ela fique com a casa e nós com o terreno. Até ai nenhum problema e nós sabemos de ante-mão que ela tem direito à parte dela no terreno que agora é nosso e não tencionamos fazer nada em contrário...
    Não queremos sair prejudicados mas também não queremos prejudicar ninguém...

    A questão é que o que ela tem vale mais do dobro que o terreno que nos foi atribuido e faltando a boa-vontade da parte dela podemos sair lesionados...
  4.  # 4

    bolas em que seculo ainda vivemos...

    está tudo vivo e com "tantas" propriedades, será que é tão difícil reunir as tropas, apurar os bens e escriturar tudo como está na lei ou deixar preparado, com a ajuda é claro de um advogado ??
    nada como deixar tudo em pratos limpos e preto no branco, muito dinheiro se poupa e dores de cabeça no futuro.
  5.  # 5

    Concordo perfeitamente com o que disse Marco.
    Mas se as pessoas não querem não as posso obrigar e está mesmo a ver-se que mais tarde vai haver conflitos...
    Confiamos nas pessoas e pronto deu nisto...

    Não queriamos apenas sair muito prejudicados.
    Ela poderá sempre argumentar que não tem dinheiro e quanto a isso por mais que tenha, cada um sabe das suas prioridades...
    E durante estes anos todos, apenas poupou à custa dos pais...

    Só queria saber se existe alguma forma de prevenirmos o nosso futuro....
  6.  # 6

    Appurarem o valor dos bens... com realização de uma avaliação imobiliária dos mesmos.. e não valores atribuídos pelas partes...

    depois é dividir...
    Concordam com este comentário: FD
  7.  # 7

    Sr Costa isso é o legal e no fundo era o que nos favorecia...
    Estavamos dispostos a ceder...

    Nestes casos, podemos ser nós a pedir uma avaliação dos bens, sem que os meus sogros estejam diretamente envolvidos?
    Imagine ficamos com avaliação e um dia mais tarde quando os meus sogros já não estiverem cá, apresentamos...
  8.  # 8

    Podem pedir vocês a avaliação dos bens, desde que seja possível o avaliador entrar na moradia e nos terrenos...

    é sempre preferível que todas as partes tenham conhecimento, mas já nos aconteceu em diversos casos, ser só uma parte a nos pedir a avaliação, para precaução futura.
  9.  # 9

    Obrigada pelo conselho.

    Não queremos de facto criar conflitos, apenas precaver o futuro.
    Irei falar com o meu Marido e posteriormente com todas as partes, para darmos conhecimento e fazermos tudo às "claras".

    Uma vez mais obrigada pela sugestão.
  10.  # 10

    Quando diz que ela poupou à custa dos pais, isso não é aplicavel a vocês tambem afinal moram todos juntos?

    Mas como é que não se envolve os sogros? Afinal eles são donos de tudo, atão se eles quiserem vender o outro terreno pra ir gozarem umas férias não podem?
  11.  # 11

    A mim parece-me que os sogros é que têm de saber o que querem fazer com o seu património. Mete-me sempre confusão ver os filhos a discutir quem fica com o quê quando os legítimos proprietários estão bem e de boa saúde. Como disse o hfviegas, e se decidirem vender um terreno e passar férias? Ou se precisam desse património para acudir a despesas elevadas no fim da vida? Em última análise, na situação presente, a Alex e o marido já são donos de um terreno e a cunhada não tem nada, apenas o usufruto de uma casa onde até agora todos viveram.
    Não sabendo a idade dos sogros, podem passar várias décadas até a questão das partilhas se pôr, caso não optem por fazer partilhas em vida. Nessa altura a casa pode ter 50 ou 60 anos...qual o sentido de fazer a avaliação agora?
  12.  # 12

    Sr. HfViegas,

    Na realidade moramos juntos mas eu e o meu Marido estamos prester a sair de casa.
    Nesse sentido, ela será muito mais ajudada que nós, tendo em consideração que ela própria manifestou interesse em ficar lá para sempre... Mas nem iremos por aí... Somos nós que abdicamos dessa ajuda!
    Só não acho correto colocarem-se estes problemas por algo que nos é dado, "oferecido"!
    Eu só acho que falta bom senso às pessoas! Não tou à espera de enriquecer com esse dinheiro...
    Mas também não acho correto a posição deles...

    Quanto ao outro terreno, se o vendessem era um favor, pois não queremos ficar com ele!
    Só colocamos isso em hipotese para beneficiar/ajudar a irmã a ter de dar um valor mais baixo... Mas na realidade não o pretendemos...

    A questão de não envolver os sogros seria apenas para não criar chatices... Avaliação serve apenas para nos salvaguardar para o que a irmã possa argumentar no futuro...
  13.  # 13

    Saindo nós de casa no próximo ano, será justo ela usufruir da casa completa durante 30 anos e apenas pagar uma "bacatela" pelo futuro valor dela daqui a 30 anos?!

    A questão é que as pessoas quando se vêm aflitas dizem uma coisa e depois quando chega o momento do apuramento as coisas mudam de figura...

    Como posso confiar no futuro?!

    Atenção que eu não estou a dizer que pretendemos receber o dinheiro já, no curto prazo! Compreendo perfeitamente que isso não é possível...
    O que mais me magoa é "má-fé das pessoas" e é isso que me faz temer o desfecho da história... Daí ter pedido o conselho...
  14.  # 14

    Usufruir da casa completa durante 30 anos? Os sogros não vivem lá? E se os seus cunhados se responsabilizarem por tratar dos sogros na velhice, não muda nada? Vocês não têm a posse de um terreno de 900m2 já, livre de encargos?
    Devo ser realmente muito desprendida...ou sonsa...
    •  
      FD
    • 6 agosto 2013

     # 15

    Colocado por: Alex_PoiComo posso confiar no futuro?!

    Mas, qual futuro?

    É exactamente como o costa3333 disse lá em cima: não chegam a acordo agora? Ok, fica tudo como está e fazem contas quando for preciso fazer.
    Respeitam os pais agora, não criam chatices a e com ninguém e depois resolve-se.
    Não pense que por a sua cunhada "ficar" com a casa e vocês "ficarem" com o terreno, que isso ficará para sempre assim sem que não haja acerto de contas.
    Quando os seus sogros falecerem, será tudo avaliado e se alguém ficar a perder, terá que receber dos outros.
    Se lhe preocupa que a sua cunhada fique 30 anos numa casa gratuitamente, não saia dela.

    Quer dizer, se eu sair de casa dos meus pais aos 20 anos e a minha irmã sair aos 40 anos, deverei cobrar esses 20 anos à minha irmã quando os meus pais falecerem?
    Não imponha a sua vontade de sair aos outros, eles não têm culpa.
    Concordam com este comentário: becas, DEEPblue
  15.  # 16

    Atão a ajuda será futura? Atão e se os sogros adoecerem e ficarem acamados e se for a irmã a tomar conta deles os ultimos 10 anos de vida, poupando-vos por exemplo de pagar um lar ou uma enfermeira a tempo inteiro. Vocês vão dar algum dinheiro à irmã por esse "trabalho"?

    Estas insensibildades fazem-me cá um comichão?

    Devemos viver a nossa vida com o que é nosso, os nossos pais tem a obrigação de nos formar e educar, o resto devemos ser nós a construir. Depois lá no fim se tivermos alguma coisa de herança logo se vê, mas se eles tiverem saude e quiserem estourar tudo em viagens, spas, jantares estrelas michelins e hoteis de luxo devem ser livres de o fazer.
  16.  # 17

    Dª Becas,

    Não fui mal educada com ninguém e no meu entender também não o precisa de o ser!
    Apenas pedi um conselho, lamento que não tenha sabido interpretar a questão...

    No limite dir-me-ia que não acha correto o nosso pensamento, mas não precisava expor a sua opinião dessa forma.
    Não acho que tenho de tecer comentários sobre a vida privada mas para que um breve conhecimento: viver com os meus sogros nesta situação é um favor!
    Pode continuar a comentar, acho-a bastante indelicada pelo que não comentarei mais as suas mensagens...
  17.  # 18

    FD e HFViegas,

    Agradeço a vossa opinião e a forma como a expressaram.
    Foram claros e eu compreendo o vosso ponto de vista.
    Como disse no ínicio só estava a pedir um conselho...
    • becas
    • 6 agosto 2013 editado

     # 19

    Não se ofenda tanto! Mal educada não fui de certeza. Fiz perguntas a que não tem de responder, evidentemente. O objetivo era só um: mostrar-lhe um outro lado da questão, porque parece-me que se sente muito prejudicada e se calhar não é bem, bem assim. Mas não se preocupe que eu não volto ao tópico. Tudo de bom para a construção da casa nova e para a sua vida.
  18.  # 20

    Colocado por: hfviegasEstas insensibildades fazem-me cá um comichão?


    Colocado por: Alex_PoiFD e HFViegas,

    Agradeço a vossa opinião e a forma como a expressaram.


    :-)
 
0.0221 seg. NEW