Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Preciso da vossa ajuda,

    Tenho um furo artesiano de 100 metros.
    Pretendo usar a água do furo para uso doméstico, mas também (sistema de rega a montar brevemente por programador e electroválvulas) para regar o jardim e um campo de 1400m2 (muitas arvores de fruto e culturas a plantar/semear)

    Comprei à dias uma electobomba submersível de 4'' - C51 monofásica ( http://www.idealdelta.com/Ficha%20tecnica%20Sub%20Furo.pdf ), pode ser usada a uma altura máxima de 202 metros de profundidade, se for colocada a 90 metros de profundidade retira numa saída de 1" cerca de 64 litros/minuto ( 64 * 60 = 3840 litros hora).
    Essa electrobomba foi colocada aos 90 metros de profundidade, levou uma redução de 1"1/4 para 1" e uma válvula de retenção logo a seguir à electrobomba, aos 45 metros levou nova válvula de retenção.
    Coloquei um balão de membrana de 100 litros e um quadro digital.

    O meu problema em saber qual o pressostato escolher e qual a pressão máxima que consigo obter com a electrobomba
    Foi-me indicado 2 pressostatos diferentes:
    - regula de 2 bar a 6 bar
    - regula de 4 bar a 12 bar


    Para a casa sei que preciso de uma pressão baixa, contudo para o sistema de rega vou precisar de obter o máximo que e electrobomba possa dar.


    Em suma, preciso da vossa ajuda para saber:
    - qual pressão que consigo obter do furo com a electrobomba que tenho ?
    - que pressostato escolher ?


    Obrigado
    • dedao
    • 7 agosto 2013 editado

     # 2

    eh tanta pressao :D penso que podias ter comprado uma mais barata com menor altura de agua :D

    a meu ver, se a bomba ta a quase 100m, sobram outros 100 de pressao :S isso sao quase 10bares...

    agora uma pergunta, a tubagem das casas aguentam isso tudo??
    Concordam com este comentário: DOGMA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: [email protected]
  2.  # 3

    A tubagem da casa não está preparada para isso... Contudo como pretendo instalar um sistema de rega com programador e eletrovalvulas, na saída sem eletrovalvula que ligarei para a casa terei de colocar algo que diminua a pressão para uns 4 bar.

    Mas todo o restante ramal de tubos para a rega de jardim e um campo de 1400m2 (muitas arvores de fruto e culturas a plantar/semear), quero tirar o máximo partido da eletrobomba em termos de caudal e pressão.



    202m - profundidade máxima que a eletrobomba pode ser usada
    90m - profundidade que se encontra a eletrobomba
    1 m - mais ou menos a altura que se encontrará o "ramal" de tubos que fará a distribição

    Sendo assim, estará correcto as seguintes contas:
    202 - 90 - 1 = 111

    dava cerca de 11bar
    Tendo em conta que devo perder alguma pressão (penso eu) com a passagem pelas duas válvulas de retenção e da tubagem posso contar com 10 de bar ? É isso ?


    Então é melhor comprar pressostatos de 4 a 12 bar ?
  3.  # 4

    a meu ver esta certo o que dizes, tens é de ver se essa rega tem saida suficiente para o caudal da bomba. senao a bomba ta sempre a desligar e a ligar devido à subida de pressao. o que pode acabar por avariar com um balao apenas de 100l. ja agora veja a pressao maxima permitida pelo balao...

    o certo é estar continuadamente ligada enquanto rega. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: [email protected]
  4.  # 5

    e a tubagem que liga na bomba aguenta com a pressão????
    parece-me que não,

    é que a somar á pressão pretendida na descarga, tem a coluna de compressão desde o nível da agua (que deve estar uns quantos metros acima da bomba) ora se pretende 10Bar na saída e a bomba esta a 90 mt, na saída da bomba tem qualquer coisa como 19Bar,

    acha que o tubo, as válvulas e as ligações aguentam com esta pressão??????

    esqueça isso porque nem existe tubagem comercial economica para esse esforço, e se o que pretende é regar e abastecer a habitação, a pressão de serviço deve ser entre 2Bar\2,5Bar, é para esta pressão que tem que fazer o controle.

    ps: para regar precisa de caudal e não de pressão, e as bombas NUNCA devem trabalhar perto dos extremos da curva.
    Concordam com este comentário: dedao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: [email protected]
  5.  # 6

    eh lá! o DOGMA concorda comigo, sinto-me lisonjeado :)

    o problema é que a bomba do Sr já esta instalada... não sei por quem...

    Nem tinha pensado na pressão lá em baixo!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: [email protected]
  6.  # 7

    A tubagem colocada da bomba até ao balão é de 10bar.

    Penso regular o pressostato para um máximo de 7 ou 8 Bar.


    Logo à saída da bomba tem uma válvula de retenção de 25pn (penso que corresponde a 13.78949Bar) e outra igual aos 45 metros de profundidade.
    Penso que isto limita/elimina esse problema que referiu na saída da bomba dos +/- 19Bar... Pelo menos espero que assim seja ;-)
  7.  # 8

    Preciso da vossa ajuda,

    Tenho um furo artesiano de 100 metros.
    Pretendo usar a água do furo para uso doméstico, mas também (sistema de rega a montar brevemente por programador e electroválvulas) para regar o jardim e um campo de 1400m2 (muitas árvores de fruto e culturas a plantar/semear)


    Comprei à dias uma electobomba submersível de 4'' - C51 monofásica ( http://www.idealdelta.com/Ficha%20tecnica%20Sub%20Furo.pdf ), pode ser usada a uma altura máxima de 202 metros de profundidade, se for colocada a 90 metros de profundidade retira numa saída de 1" cerca de 64 litros/minuto ( 64 * 60 = 3840 litros hora).
    Essa electrobomba foi colocada aos 90 metros de profundidade, levou uma redução de 1"1/4 para 1" e uma válvula de retenção de 25pn (penso que corresponde a 13.78949Bar) à saída da electrobomba, aos 45 metros de profundidade levou nova válvula de retenção de 25pn, sendo a tubagem de 1" e de 10Bar.
    Coloquei um balão de membrana de 100 litros e um quadro digital.


    Foi-me indicado 2 pressostatos diferentes:
    - regula de 2 bar a 6 bar
    - regula de 4 bar a 12 bar


    Para a casa sei que preciso de uma pressão baixa (penso contornar isso colocando algo que reduza a pressão na ligação para o ramal da casa), contudo para o sistema de rega penso usar 7 a 8 bar - Será que é de mais ou não ?


    Será que estarei a fazer as contas correctamente ?
    202m - profundidade máxima que a eletrobomba pode ser usada
    90m - profundidade que se encontra a eletrobomba
    1 m - mais ou menos a altura que se encontrará o "ramal" de tubos que fará a distribuição
    202 - 90 - 1 = 111
    Dava cerca de 11bar
    Tendo em conta que devo perder alguma pressão (penso eu) com a passagem pelas duas válvulas de retenção e da tubagem posso contar com 10Bar à saída do furo ?



    Em suma, preciso da vossa ajuda para saber:
    - qual pressão que consigo obter do furo com a electrobomba que tenho ?
    - tendo um caudal de 3840L/hora, que pressão usar para a habitação e qual usar para o sistema de rega ?
    - que pressostato escolher ?
  8.  # 9

    foste abrir outro tópico? :P

    mas se da bomba ate ao balão a tubagem é de 10 bares e ela vais estar a mais que isso....mesmo o pressoestato estando a 7bar: 7bar+90m=16bar.

    eu só percebo algumas coisas do assunto por experiência... mas quem lhe instalou e vendeu a bomba não lhe deu opinião?

    a minha bomba da rega do jardim vai apenas ate os 4.5bars (custou uns meros 150euros hehe)... a bomba do furo trabalha em caudal livre (sem grande pressao) que alimenta um deposito de 4m3... para nao esforçar a bomba do furo tbm e assim deve durar mais dado o seu preço :S
    Estas pessoas agradeceram este comentário: [email protected]
  9.  # 10

    lol
  10.  # 11

    :s

    Isto saiu em que prova de aferição?? Não, isto deve ser para o exame de admissão de professores de... Física? :s

    *fui, a correr*
  11.  # 12

    mas para quê duas discussões sobre o mesmo?????????
  12.  # 13

    tem uma válvula de retenção de 25pn (penso que corresponde a 13.78949Bar) e outra igual aos 45 metros de profundidade.
    Penso que isto limita/elimina esse problema que referiu na saída da bomba dos +/- 19Bar

    o que é que as válvulas de retenção teem a ver com a pressão de trabalho da bomba??????

    mas que grande salganhada vai por aí.
    Concordam com este comentário: DOGMA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: [email protected]
    • ze79
    • 8 agosto 2013

     # 14

    para que é que abriu 2 as discurçoes sobre a mesma coisa?

    Penso que o melhor era o Fd fechar uma das discurçoes ;-)


    O que acham?
  13.  # 15

    No meu entender, as valvulas de retenção apenas servem para que a bomba não desferre, evitando que trabalhe em vazio, logo;

    - Nunca 'limitam/eliminam' excessos de pressão à saída da bomba.
    - Na prática, e tendo uma logo à saída da bomba haverá sim um ligeiro aumento de pressão derivado à passagem (estrangulamento) da água pelas valvulas de retenção.

    P.S.- A título de comparação, no meu local de trabalho temos um sistema fixo, de grande envergadura (tubos metálicos industriais), para combate a incendios. Estou a falar de uma das maiores fábricas em Portugal. A pressão usada neste sistema é entre 12/13Bar. Posso também informar que um jacto de uma destas saídas de água que atinja uma pessoa a curta distancia pode ser fatal. Posto isto, ainda acha que deve ter 10Bar na saída dos seus tubos de rega? está preparado para ser atingido por uma eventual fuga?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: [email protected]
  14.  # 16

    Acho que devia fechar as 2
  15.  # 17

    Boa tarde,


    Sendo assim, pelos vossos comentários concluo que (corrijam se estiver enganado) :
    - Esta eletrobomba manda a uns 11 ou 10 Bar na boca do furo...
    - Ao longo do furo a pressão é muito maior... Que valores devo contar junto à eletrobomba ?


    Só pretendo uns 7 ou 8 bar no ramal de rega, o que devo fazer ?


    Adquiro o pressostato que regula a pressão entre 4 a 12 ?
  16.  # 18

    Só pretendo uns 7 ou 8 bar

    como se isso fosse a coisa mais natural do mundo!!!!!!

    os equipamentos para rega são para pressões até 4Bar, e você quer por aquilo a trabalhar com 8 Bar,

    isto porque lhe apetece, olhe faça como quiser, mas depois não diga que foi não foi avisado.

    relembro que se colocar 8 bar na boca de descarga, na descarga da bomba fica com 17Bar, o que para a bomba é trocos,

    por acaso o tubo que usou não foi daquele preto para pressão até 10Bar?????? acha que ele vai aguentar com 17Bar continuadamente e com picos superiores de pressão??????????'
  17.  # 19

    pressostacto da telemecanique sao muita bons!
  18.  # 20

    pressostacto da telemecanique
    pois sim, mas novos já não existem.
 
0.0209 seg. NEW