Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: nelsontiagoNo meu entender, as valvulas de retenção apenas servem para que a bomba não desferre, evitando que trabalhe em vazio, logo;

- Nunca 'limitam/eliminam' excessos de pressão à saída da bomba.
    - Na prática, e tendo uma logo à saída da bomba haverá sim um ligeiro aumento de pressão derivado à passagem (estrangulamento) da água pelas valvulas de retenção.

P.S.- A título de comparação, no meu local de trabalho temos um sistema fixo, de grande envergadura (tubos metálicos industriais), para combate a incendios. Estou a falar de uma das maiores fábricas em Portugal. A pressão usada neste sistema é entre 12/13Bar. Posso também informar que um jacto de uma destas saídas de água que atinja uma pessoa a curta distancia pode ser fatal. Posto isto, ainda acha que deve ter 10Bar na saída dos seus tubos de rega? está preparado para ser atingido por uma eventual fuga?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:[email protected]

neste caso que aposto que as valvulas d retençao estao a fazer outra coisa "injectar ar"
  2.  # 2

Colocado por: jorgealvespois sim, mas novos já não existem.
    ainda comprei um á dias! e nao parecia usado :)
  3.  # 3

ainda comprei um á dias!
    a Telemecanique fechou em 2002, eu não comprava um pressotacto com 11 anos, mesmo novo na caixa de cartão.
  4.  # 4

5.  # 5

Colocado por: jorgealvesa Telemecanique fechou em 2002, eu não comprava um pressotacto com 11 anos, mesmo novo na caixa de cartão.
    n fechou, migrou! :)
  6.  # 6

Colocado por: jorgealvesa Telemecanique fechou em 2002, eu não comprava um pressotacto com 11 anos, mesmo novo na caixa de cartão.

Apesar de pertencer ao grupo Schneider grande parte das refªs de contactores, disjuntores, detectores, etc continuam as mesmas o no próprio dispositivo continua a aparecer a marca Telemecanique
  7.  # 7

Uma dúvida. Vou efetuar um furo no final deste verão e gostaria que me esclarecessem sobre a aquisição da bomba. Vi esta discussão e estavam a referir que a bomba ia introduzir pressões elevadíssimas... Que bomba devo comprar para ter água com alguma pressão, mas que não em excesso?
  8.  # 8

Colocado por: nandogoncaQue bomba devo comprar para ter água com alguma pressão

uma que funcione, LOL,

não existe uma bomba padrão, TODAS teem que ser calculadas,

e dependem do caudal pretendido, altura de aspiração (que NUNCA pode ser superior a 7 Metros por propriedades físicas da agua), altura de impulsão ou pressão pretendida, e claro que algumas destas características teem a ver com o furo em si.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandogonca
    • dedao
    • 27 agosto 2013 editado

# 9

a mim primeiro fizeram o furo e só depois escolhemos a bomba (depende da profundidade da água). se não souber do assunto mais vale deixar (+/-) nas maos deles :)

Então e o Sr. que criou o tópico conseguiu por isso a funcionar?
    • dato
    • 27 agosto 2013

# 10

recomendo http://www.franklin-electric.de/?lang=en

dimensionamento tem q ser calculado

existem algumas bombas de fabrico Português, mas pelo q "ouvi dizer"(lol) a qualidade n é a mesma
  9.  # 11

grundfos SQE e fica mais k bem servido
    Concordam com este comentário: DOGMA
  10.  # 12

Colocado por: jorgealvesdo caudal pretendido

que caudal? será para regar a relva e uma pequena horta...

Colocado por: jorgealvesaltura de aspiração (queNUNCA pode ser superior a 7 Metrospor propriedades físicas da agua)

Esta não percebi...

Colocado por: jorgealvespressão pretendida

4bar devem chegar e sobrar, para um sistema de rega...

Colocado por: jorgealvescas teem a ver com o furo em si

Sim tenho consciência disso, mas fiquei na dúvida por causa deste tópico em que a bomba o user estava com pressões elevadíssimas e queria saber qual foi o erro de cálculo na escolha da bomba...
  11.  # 13

Colocado por: dedaomais vale deixar (+/-) nas maos deles :

Mas queria saber um pouco, para não acontecer como este user que criou o tópico..
  12.  # 14

Colocado por: Sergio Rodriguesgrundfos SQE e fica mais k bem servido

E tabela de preços para portugal?
  13.  # 15

queria saber qual foi o erro de cálculo na escolha da bomba...

sobre-dimensionamento exageradíssimo.

4bar devem chegar e sobrar, para um sistema de rega

é demasiado, se não tiver válvulas de corte eléctrico 1 bar é suficiente, daí para cima obriga a sobredimensionar a bomba gerando mais esforço, diminuindo a sua longevidade e claro é mais cara.

Colocado por: nandogonca
    Esta não percebi..

para o caso da bomba estar ACIMA do nível da agua.
  14.  # 16

de tabela sem mao d obra, tubagem, acessorios e mais umas caralhices ronda os 2500 nada meigo bem sei! :)
    • dato
    • 27 agosto 2013

# 17

qual a ref da bomba e qual o preço só da bomba?

prefere grundfos à Franklin?
  15.  # 18

ou mais barata depende das necessidades
  16.  # 19

Colocado por: jorgealvesdemasiado, se não tiver válvulas de corte eléctrico 1 bar é suficiente

1 bar? e consegue fazer funcionar os aspersores??? Mas esse 1Bar é a pressão que terei nas tubagens do jardim???

Colocado por: jorgealvesara o caso da bomba estarACIMAdo nível da agua

Continuo a não perceber, então a bomba não ficará constantemente submergida em 40, 50, 60 ou mais metros de água???
  17.  # 20

Colocado por: Sergio Rodriguesronda os 2500

ganda bruto, isso é para o quê?

o nando quando tiver o furo feito já não precisa de agua para apagar o fogo do Caramulo, já pouco lá vai existir para arder,

depende da profundidade do furo, alguns por aí teem agua aos 30 metros e uma bomba para essa profundidade é muito mais barata.

0.0226 seg. NEW