Iniciar sessão ou registar-se
    • gtirub
    • 7 agosto 2013 editado

# 1

Boa tarde.

Muito resumidamente:

Pretendo adquirir uma tenda de habitação ( a adquirir no estrangeiro e própria para o fim ) e coloca-la num terreno não urbanístico.
    Não possui infraestruturas algumas.
    Pretendo um mínimo de condições, água, luz...

Esta ideia prende-se com a vontade de ter um espaço de lazer para férias/f.semana e como está em voga o glamping, vulgo campismo de luxo, questiono-me de quais as eventuais dificuldades com que me irei deparar.
    É apenas uma ideia ainda muito inicial e sem grandes contornos
    Obrigado.
  1.  # 2

ligação de agua e luz só com licença de utilização... pelo que se é uma tenda... não vai conseguir isso..
  2.  # 3

Porque não? Existem espaços no nosso pais ode é possível alugar uma tenda dita de luxo, que incluem estas opções de conforto...
  3.  # 4

parques de campismo licenciados.... e similares.... ou ligações clandestinas de casas proximas, etc etc

agora se você colocar uma tenda num terreno seu... não lhe vão ligar a luz nem a agua... porque na pratica o que vai por lá é uma "casa" ilegal.... e para colocar isso, é similar a colocar uma casa e requer licenciamento camarário e respeitar todos os regulamentos... que uma tenda deve ter dificuldade....

cumps
  4.  # 5

Vai comprar uma Bengali? Provavelmente sim...

O que deve fazer é pedir à câmara água para uso agrícola (nem todas as câmaras o concedem) e luz, na EDP, para o mesmo fim. Tem de admitir perante eles a utilização agrícola com bomba eléctrica, ou argumento plausível e credível.

Depois faz uma laje de cimento e instala o seu Bengali em cima e, Boas Férias!!!

Não diga realmente o que quer fazer que doutra forma não lhe instalam nem água nem luz...
  5.  # 6

gtirub

Pretendo adquirir uma tenda de habitação ( a adquirir no estrangeiro e própria para o fim ) e coloca-la num terreno não urbanístico.

Quanto pode custar essa tenda de habitação??

El_58

Vai comprar uma Bengali? Provavelmente sim...

E se o terreno já tiver água e luz poder-se-á colocar a tenda? Aí a câmara não terá tantos motivos

para implicar?

obrigada.
  6.  # 7

Boa tarde,

A construção de uma casa tem de respeitar os regulamentos em vigor, seja a casa construída em betão ou lona. A solução de pedir luz e agua para fins agrícolas é já uma solução muito usada para esses fins, no entanto como é lógico é uma situação ilegal. A construção da base em betão para segurar a tenda vai claramente contra todos os regulamentos urbanísticos se não for licenciada.

Conclusão, o que pretende fazer é levantar uma casa clandestina independentemente do material com que é feita. O mesmo tópico é muitas vezes aqui discutido em relação às casas de madeira ou de materiais similares.

Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  7.  # 8

Em alternativa à laje de betão, pode colocar-se areia amarela, com uma altura razoável, e cobrir com deck de madeira. Fiz isso numa das minhas caravanas e, especialmente no inverno, é quente e acolhedor.

Uma tenda pode sempre colocar-se em qualquer lado sem necessidade de licenciamento uma vez que são 100% amovíveis. Atenção que não estou a falar de tendas "gigantes" mas sim de tendas tipo bengali, de acordo com a imagem. São construídas em plástico forte (conhecido por "encerado")

Coloquem no google imagens "tenda bengali" e ficam com uma ideia do que estou a falar.

Tenho 4 instaladas em lage de betão já à 6 anos e ainda não deram problemas. Foram compradas usadas por cerca de 2.500 euros mais cerca de 1.500 de instalação...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  8.  # 9

Pesquisei e foi isto que deu:

Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues, El_58
  9.  # 10

É isso mesmo valter. O tamanho é de cerca de 5x5 metros.
  10.  # 11

O que deve fazer é pedir à câmara água para uso agrícola (nem todas as câmaras o concedem) e luz, na EDP, para o mesmo fim. Tem de admitir perante eles a utilização agrícola com bomba eléctrica, ou argumento plausível e credível.

Como resolve a questão dos esgotos?
  11.  # 12

Colocado por: j cardoso

Fossa portátil? Ou então fertiliza o campo agrícola ;)
  12.  # 13

Instala uma fossa estanque e sempre que encha manda vazar... Estive assim por 6 anos e agora já estou ligado à rede de esgotos.

É lógico que estou a falar de uma coisa legal e oficial, enquanto que aqui estamos a falar de uma espécie de semi-legalidade, mas contornável, a meu ver!

Não estamos a falar de pré-fabricados, nem construções modulares...
  13.  # 14

aqui estamos a falar de uma espécie de semi-legalidade

Não, estamos mesmo perante uma total ilegalidade e, a meu ver, a fossa é a questão mais grave.
  14.  # 15

Colocado por: El_58agora já estou ligado à rede de esgotos.

Essa ligação foi feita pelos serviços municipalizados?
  15.  # 16

sim foi picareta. Só à 2 anos passou a haver esgotos aqui neste sítio. Até aí era tudo fossas e mais fossas por tudo o que era vizinhanças. Umas estanques como foi o meu caso, outras chamadas assépticas (ou algo que se pareça), e outras ainda em céu aberto...

PS:
    Estou a referir-me a um negócio de campismo devidamente legalizado e autorizado. Demorou 15 anos, mas já está :)
  16.  # 17

Não, estamos mesmo perante uma total ilegalidade e, a meu ver, a fossa é a questão mais grave.

Mas quem me pode proibir no meu terreno rústico de lá acampar? Se coloco areia no chão e a tenda em cima, qual é a ilegalidade?
    Concordam com este comentário: marize
  17.  # 18

A fossa
  18.  # 19

Liguei agora mesmo a um amigo meu que tem uma daquelas tendas Mongol num terreno dele. Já lá passei umas semanas em alturas diferentes.
    Ele disse-me que nunca pediu qualquer autorização, até achou muito estranho, tem luz e água e os esgotos é uma fossa que ele manda esvaziar de tempos a tempos.
    Claro que se for à Câmara fazer por a questão arranjam-lhe uma carga de trabalhos, como é normal.
    Monte a tenda no que é seu. Se lá forem chatear é só desmontá-la e voltar a montá-la.
    Estamos num país de loucos e não temos que alimentar essa loucura.
    Concordam com este comentário: marco1, branco.valter, dato, El_58
  19.  # 20

Há preciosismos e preciosismos.

Se pensarmos em habitações próprias e permanentes, evidentemente que ninguém gostará de viver e habitar em situações precárias e, de alguma forma, menos próprias.

Se pensarmos em deleite de "week-ends" ou mini-férias ou mesmo férias, qual é o problema de acampar e estar em contacto com a natureza?

Fossa para uma tenda? Tenham dó! Até uma auto-caravana ou mesmo uma caravana tem, ou pode ter, uma sanita química!

Uma fossa estanque não é mais que isso, em ponto grande. Enquanto tive fossa estanque, semanalmente (em época alta) eram despejadas pela câmara a meu pedido (mas pronto. estou a falar de um negócio e não de usufruto próprio).

Tenho um outro terreno lá prós algarves onde vou fazer o mesmo. O terreno é meu (deixado pelos meus avós) e ninguém me vai poder impedir de lá colocar a minha tenda e dormir. Irei fazer xi-xi para as laranjeiras que têm mais de 70 anos, e são minhas, e farei os meus có-cós no mesmo sítio onde a minha avó fazia (e que faziam crescer os tomates e o feijão verde com um sabor como nunca mais provei!) !!! É claro e evidente que melhorarei as condições, mas a tenda vai lá ficar, no que é meu, e a câmara de VRSA não tem nada a ver com isso. Ali não terei laje de cimento que o terreno já é de areia e bastará um deck de madeira para que as condições de conforto sejam mínimas.

GTIRUB, não tenha medo de avançar com uma situação dessas, mas seja discreto... Não tente "legalizar" nada e use o que é seu como bem entender...

Não me venham dizer que não posso estacionar a minha carrinha dentro do meu terreno e dormir lá dentro! Por acaso a minha carrinha até é uma auto-caravana!

Não sejam precisionistas em excesso!

Que raio, montar uma tenda num terreno nosso é ilegal? Não brinquem!!!
    Concordam com este comentário: dato

0.0233 seg. NEW