Colocado por: AntonioKhal
Ja dei a minha opinião sobre os valores mas entretanto ontem reflecti de forma rápida (pouco cuidada confesso pois não inclui a inflacção etc)
T2 em Lisboa , 500€ mensais de aluguer
50 anos serão 300 k
Partindo do principio que um casal aluga aos 30 (a média hoje em dia creio) até aos 80 gastam 300 000 €
Pelas suas contas são 378 000 euros + 50 000 euros em 35 anos , portanto 428 000 €
Quando voce acabar de pagar a casa vale 100 000? 80 000 ? curiosamente perde á mesma pelo menos 300 000 € certo ?
Agora pergunto lhe por curiosidade acha que vale a pensa comprar ?
(ps tou com sono de fiz as contas mal digam me)
Colocado por: solaris3x927
Quando diz Lisboa é a cidade de Lisboa ou "grande Lisboa"?
É que arrendar um T2 na cidade de Lisboa por 500e é uma das seguintes hipóteses:
- É um apartamento antigo/velho que possivelmente está numa zona envelhecida da cidade e possivelmente algo afastado do metro
- É um apartamento que está numa zona "menos boa" da cidade, podendo estar próximo de zonas onde existem mais emigrantes ilegais, trafico, bairros sociais, etc
- Uma sorte danada e um timming perfeito (acho que não se pode fazer contas a contar com isso)
- Dificilmente terá lugar de garagem (e se quisermos contemplar um aluguer temos de acrescentar ai mais uns 75€)e
(não resido em lx há mais de 15 anos )
Fui ao OLX vi o preço de um T2 para vender e arrendar e talvez tenha tido sorte no entanto caso o site permita envie links não se esqueça que o "aluga se" e o alugar são coisas diferentes e volto a fazer as contas
Acabei de ver um T2 moderno em benfica construção de 2004 por 600 € mesmo por 600 € a validade do raciocinio mantêm se e não compensa comprar
Assumindo que os aumentos de renda estão +- em paridade com inflação e tal podemos facilitar as contas para os 300k em 50 anos
No entanto aqui é preciso ver que à partida estes gastos estão excluídos:
- Condominio
- IMI
- Futuros impostos/taxas que possam milagrosamente surgir nesses 50 anos
- Manutenção da casa
- Custos com obras extraordinárias do condomínio
- Manutenção e aquisição de alguns dos electrodomésticos
A pergunta que faço é.... quando dinheiro não está aqui em 50 anos?
Estou confuso
Condominio - na maior parte dos casos que conheço é o senhorio que paga - considero este 1 item negociável .
impostos/taxas - sobre o inquilino ??
- Custos com obras extraordinárias do condomínio -Mais uma vez é o inquilino que vai suportar estas obras e não o senhorio ??
Novamente não entendo porque menciona estes items abaixo uma vez que caso compre vai ter que os suportar na mesma.
Manutenção da casa
Para o cenário mais caro seria os 50 + 200 + 172 = 422k....
No entanto uma casa de 250k, não se arrenda pelos 500€ que usou para fazer as contas, bem longe disso (pelo menos nos últimos anos em Lisboa).
Um exemplo é ver as casas na zona da Expo. Com o valor do T1 que deve andar em média acima dos 190k, o valor do arrendamento deve andar em média acima dos 700€...
Se um T2 razoavelmente modesto ficar nos 250k, certamente que é arrendado ai pelos seus 800/850€
Não foram esses os valores que vi no OLX no entanto admito que não tenha utilizado um valor correcto
Estive neste momento a ver um T2 nas laranjeiras por 255k e valor de renda 700€
Vou fazer outra simulação.
Em 50 anos 420k de renda
Embora o cálculo seja menos aparentemente favorável ao arrendamento é importante também referir isto.
Segundo o exemplo do poster , damos 50000 euros de entrada. No entanto se arrendarmos podemos aplicar os 50000 euros durante 50 anos.
Um depósito a prazo com uma taxa média de 4% em 50 anos vamos ter depois de impostos 50000 + 72000 = 122000 €
Refiro que o depósito a prazo não é a melhor opção de poupança existem outras opções seguras com rentabilidades bastante superiores.
------------
Portanto teriamos na compra
50 + 200 + 172 = 422k....
Uma desvalorização no activo que custa 250k de 150k em 50 anos é perfeitamente realista e não precisa de prever o futuro basta olhar para o passado , bem sei o que pensa ah mas o futuro ninguém sabe e pode ser diferente
sim e não em análise de mercados e em 300 anos de história com registos fidedignos existem ciclos que se repetem , diga me quantas casas que foram compradas em lisboa há 50 anos valorizaram ?
Veja os valores de compra há 50 anos e veja quanto valem e chega rapidamente a uma conclusão.
Portanto se passados 50 anos o nosso activo vale 100k nós efectivamente perdemos 322k
Se gastamos 422k na renda e ganhamos 72k de juros com o dinheiro aplicado...
E se tiver em conta que ao pagar a renda terá eventualmente uma capacidade financeira maior o que lhe permite poupar mais e por conseguinte ganhar mais com as suas poupanças verá que a compra não tem efectivamente vantagem nenhuma em relação ao arrendamento (falamos sempre de compra a crédito )
Grave é entre uma situação que em caso de divórcio , perda de emprego deslocalização é mais facilmente resolvida e outra que nos "ata" para a vida escolher a segunda como já disse noutro post apenas a iliteracia financeira elevada que temos em Portugal explica isto
Admito que me possa ter enganado nos cálculos e se assim o fiz diga me. Trabalho em análise nas imobiliário não é a minha especialidade.
É complicado (pelo menos para mim que sou completamente leigo) saber o valor de um imóvel daqui por 50 anos....
ver resposta acima
Focando o tema em "Arrendar VS Comprar", vai depende dos compromissos que se quer assumir. Não há respostas certas ou erradas.
Fui ao OLX vi o preço de um T2 para vender e arrendar e talvez tenha tido sorte no entanto caso o site permita envie links não se esqueça que o "aluga se" e o alugar são coisas diferentes e volto a fazer as contas
Acabei de ver um T2 moderno em benfica construção de 2004 por 600 € mesmo por 600 € a validade do raciocinio mantêm se e não compensa comprar
Estou confuso
Condominio - na maior parte dos casos que conheço é o senhorio que paga - considero este 1 item negociável .
impostos/taxas - sobre o inquilino ??
- Custos com obras extraordinárias do condomínio -Mais uma vez é o inquilino que vai suportar estas obras e não o senhorio ??
Novamente não entendo porque menciona estes items abaixo uma vez que caso compre vai ter que os suportar na mesma.
Manutenção da casa