Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: campinainclusive pessoas que disseram-me que ao passar uma pano húmido levou um choque, mas afinal não deve ser verdade

para isso acontecer tem que existir duas avarias graves na instalação:
    os motores dos estores estão mal instalados ou com defeito de isolamento e
    o condutor de protecção não está devidamente ligado.
  2.  # 22

Colocado por: helen553
    Ou seja, é necessária a certificação para se solicitar a instalação do quadro definitivo, não tendo ainda a certificação, a EDP pode fazer a tal extensão por um período nunca superior a 30 dias mas é necessário que o processo dê entrada na Certiel.
    Ora estamos mais uma vez nas mãos do eletricista que anda às turras com o construtor e vice versa...

Sim a certificação só é necessária para pedir a instalação do quadro definitivo, para pedir a extensão da ligação é suficiente o comprovativo do pedido e do pagamento mas a verdade é que isso ainda está para demorar.

E parece-me que o problema é realmente esse, um não faz porque o outro não paga e o outro não paga porque o outro não faz...
  3.  # 23

Colocado por: Picareta
    Procura outro electricista para terminar os trabalhos e certificar a instalação, e desconta esses custos ao total a pagar ao empreiteiro.

Para fazer isso tem que notificar o empreiteiro com carta registada com aviso de recepção, para terminar os trabalhos num determinado prazo, por exemplo uma semana, caso contrário contratará uma empresa para terminar os trabalhos, sendo-lhe debitados todos custos com a conclusão dos trabalhos de electricidade.

PS: Convém ver bem o que é que está no contrato relativamente a prazos de execução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:helen553

Apesar de tudo o 1.º eletricista não poderá levantar problemas legais por ser outra pessoa a terminar o que ele começou?
  4.  # 24

Colocado por: helen553Apesar de tudo o 1.º eletricista não poderá levantar problemas legais por ser outra pessoa a terminar o que ele começou?

não existe qualquer problema DESDE que faça como foi sugerido,

você não pode ficar indefinidamente há espera que eles se entendam,
  5.  # 25

Lá isso é verdade...não podemos esperar eternamente.
    E esta aventura já começou há muiiiiiiittttttoooooo tempo!
  6.  # 26

Colocado por: jorgealves
    para isso acontecer tem que existir duas avarias graves na instalação:
    os motores dos estores estão mal instalados ou com defeito de isolamento e
    o condutor de protecção não está devidamente ligado.

efectivamente pode acontecer se o motor ou o cabo de motor estar danificado " descarnado" devido á causa mais normal que é os cabos estarem soltos no interior da caixa, ou as caixas estarem demasiado pequenas e o rolo do estore se for de alumínio entrar em contacto com o cabo e faz passagem de corrente, a agua por si não pode ser problema ate porque os estores ficam com agua no enrolamento quando chove...isso não pode acontecer
  7.  # 27

Por enquanto aguardamos, problema ainda não resolvido...
  8.  # 28

Não sei se ajuda mas, mas na minha casa estão montados os botões de blackouts eléctricos e na altura da certificação não existiam sequer blackouts. Não houve qq prob com a certificação.
  9.  # 29

Por cá é ao contrário.
    Temos os estores montados mas faltam os botões. Falta também resolver a trapalhice que fizeram nessas ligações...para que depois de montados tudo funcione.
  10.  # 30

Se o objetivo é só passar a certificação podem sempre tapar as caixas com tampas e referir que está apenas efetuada a pré instalaçaõ para estores eletricos.
  11.  # 31

Colocado por: helen553Por cá é ao contrário.
    Temos os estores montados mas faltam os botões. Falta também resolver a trapalhice que fizeram nessas ligações...para que depois de montados tudo funcione.

Não estou a ver que trapalhada tão grave fez o eletricista, que se recusa/ dificulta a retificação e montagem os botões para que tudo funcione corretamente.

Penso que o dinheiro em divida do empreiteiro ao eletricista, não será assim tão pouco como isso e a instalação não terá nenhum problema, acho eu.
  12.  # 32

Há dinheiro em dívida por parte do empreiteiro ao eletricista, mas o eletricista quando fez a instalação não a fez da maneira correta.
    Não percebo nadinha de eletricidade mas parece que faltam umas ligações para as quais não foi deixado espaço suficiente nos tubos onde passam os fios e coisas que deviam ter ficado ligadas entre si e ficaram separadas o que dificulta a questão da centralização dos estores. E isto foi assumido pelo próprio eletricista.
    Parece que uma das melhores soluções é colocar uns "relés" quaisquer e ele ainda nem sequer se dignou a tratar disso, ver exatamente o que é preciso e o valor adicional que apesar de ser responsabilidade dele nós até assumíamos uma parte só para ver esta confusão despachada.

Houve falha de ambas as partes, um não termina porque o outro não paga e o outro não paga porque o outro não trabalhou de forma correta.
    Possivelmente já havia atritos referentes a outras obras e acabou por explodir na nossa!
  13.  # 33

Já tínhamos pensado em tapar as caixas mas li aqui em vários sítios que a Certiel é demasiado picuínhas. Umas coisa assim passa? Não desconfiam ou acham estranho?
  14.  # 34

Infelizmente é o que tem acontecido para os electricistas se defenderem de quem não paga.

Deixam algo mal feito e assim mesmo que o termo seja assinado por outro electricista, a Certiel não aprova a instalação e o electricista que a fez é que sabe onde está o erro e com o dinheiro na mão resolve o problema facilmente, sendo depois aprovado pela Certiel. E quem assinou sem instalar é que muito provavelmente leva com alguma multa, dependendo da gravidade do problema na instalação. Isto ouvi eu já duas ou três vezes por "linhas travessas", não sei se é bem assim, mas tem alguma razão de ser.
  15.  # 35

Aqui nem foi de propósito, acho eu...
    Pelo que percebi nunca tinha feito uma centralização e montou tudo sem se preocupar em saber como fazer corretamente...
  16.  # 36

Colocado por: helen553Aqui nem foi de propósito, acho eu...
    Pelo que percebi nunca tinha feito uma centralização e montou tudo sem se preocupar em saber como fazer corretamente...

de facto as centralizações de estores podem ser chatas,

para passar na inspecção, acho que a única solução é não ter a centralização instalada,

porque mesmo que desenfie os fios e tape as caixas, os estores já estão montados e dá muito nas vistas não ter comandos para os estores eléctricos,

a historia de pré-instalação só funcionaria se não tivesse os estores instalados e se as caixas estivessem tapadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: helen553
  17.  # 37

Obrigada jorgealves, vou tentar perceber se há mais alguma coisa para expôr aqui.
  18.  # 38

O motor está dentro do enrolador dos estores, pode lavar à vontade que se estiver devidamente ligado não irá apanhar qualquer "choque".
    Se já tem os estores aplicados e estes são elétricos, então tem de ter aplicado os comandos para certificação.
    No caso da cozinha a certificação pode-se fazer sem qualquer eletrodoméstico.

cumps
  19.  # 39

Por aqui de novo, entretanto avançou-se um pouco depois de muito tempo de espera e de muitas promessas não cumpridas.

Havia realmente falta de pagamento por parte do construtor, que entretanto chegou a acordo com o eletricista.
    Fez o pagamento de 50% do valor entre eles acordado e mesmo assim as coisas continuavam sem ser feitas. O construtor, pressionado por nós e já "um bocadinho aborrecido" chamou outro eletricista para terminar os trabalhos, a pessoa em questão depois de ver o projeto e de andar pela casa a ver o que estava feito, disse que não estava interessado porque havia ali vários erros e não se ia meter em embrulhadas.
    O construtor virou-se de novo para o 1.º eletricista e entretanto os funcionários dele lá apareceram, já montaram os botões dos estores elétricos, sei que ainda falta lá qualquer coisa da rede de fibra ótica e faltará também corrigir os tais erros que o outro identificou.
    Ficou combinado irem prosseguir o trabalho hoje à tarde.
    O eletricista tem muito trabalho e tem uma empresa com algum peso aqui na zona, tendo em conta que quase de certeza haverá vistoria da Certiel penso que podemos ficar descansados e que tudo ficará em condições, certo?
    Entretanto estive no site da Certiel e mencionam lá que as vistorias têm por base um sistema de amostragem que seleciona para inspeção ou determina a aprovação automática. Se tivermos a sorte/azar de ter aprovação automática e tendo em conta este historial acham que faz sentido solicitarmos posteriormente uma inspeção a pedido para confirmar se está tudo em condições? Será já picuinhice nossa?
    •  
      FD
    • 18 setembro 2013

# 40

Colocado por: helen553Se tivermos a sorte/azar de ter aprovação automática e tendo em conta este historial acham que faz sentido solicitarmos posteriormente uma inspeção a pedido para confirmar se está tudo em condições? Será já picuinhice nossa?

Pergunte quanto custa fazer uma avaliação ao que está feito e pondere.
    Eu, por um valor até uns 100€/150€ se calhar avançava, tendo em conta que já ouviu alguém dizer que há erros...

0.0271 seg. NEW