Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: rafaelisidorodaqui , do meio do mar

Açores :)

Pois, as diferenças climáticas são enormes, quando comparado com o continente. O oceano actua como regulador da temperatura e da humidade.
  2. Colocado por: jmcxl

Açores :)

Pois, as diferenças climáticas são enormes, quando comparado com o continente. O oceano actua como regulador da temperatura e da humidade.
    vocês tem é que virar Portugal ao contrario de modo a por o interior no litoral e vice versa ... assim apanha o mar tambem !
  3. Colocado por: J.Fernandes
    Não é a minha que é correta, são as afirmações de todas as autoridades que investigam incêndios, PJ, GNR, etc., etc.: a grande percentagem de ignições são provocadas por negligência.

Apesar de concordar que uma grande percentagem tem como causa a negligência, fico pasmo quando vejo um estudo, salvo erro do ano passado, em que autos por queimadas ilegais eram apenas meia dúzia deles, o que contraria neste caso essas mesmas autoridades.
    Ainda na semana passada, aqui na minha zona e em Aveiro andavam a atirar foguetes, segundo soube com autorização das autarquias.
    https://www.dn.pt/portugal/interior/ficam-por-pagar-40-das-multas-por-falhas-na-limpeza-florestal-8598892.html
    https://www.publico.pt/2017/10/16/sociedade/noticia/foguetes-lancados-em-aveiro-apesar-dos-fogos-geram-onda-de-indignacao-na-internet-1789047
  4. Colocado por: J.Fernandes
    Obviamente, a exploração comercial da floresta é o melhor incentivo a que esta se mantenha limpa e ordenada.

Sim de acordo, mas com regras devidamente implementadas e rigidez na regulação das mesmas, o que não se verifica hoje.
  5. Colocado por: jmcxlAté parece que você é um industrial da celulose ou proprietario dum eucaliptal, de tal forma defende o "ouro verde".

Eu quando discuto com alguém que tem uma opinião diferente da minha, não parto do principio que o meu interlocutor está a soldo de algum interesse. Até porque não tenho nada a ver com madeira ou com a indústria da celulose, e nem sequer me interessa para nada defender os eucaliptos, o que me irrita é ver gente que baseada numa corrente de opinião que se vai formando nas tv´s e nas capas de jornal, começa a defender fanaticamente certa visão das coisas, sem querer saber sequer dos factos e de outras opiniões cientificamente fundamentadas que divirjam da sua.
    Concordam com este comentário: scarecrow
  6. Colocado por: J.Fernandes
    Eu quando discuto com alguém que tem uma opinião diferente da minha, não parto do principio que o meu interlocutor está a soldo de algum interesse. Até porque não tenho nada a ver com madeira ou com a indústria da celulose, e nem sequer me interessa para nada defender os eucaliptos, o que me irrita é ver gente que baseada numa corrente de opinião que se vai formando nas tv´s e nas capas de jornal, começa a defender fanaticamente certa visão das coisas, sem querer saber sequer dos factos e de outras opiniões cientificamente fundamentadas que divirjam da sua.
    Concordam com este comentário:scarecrow
    a única pessoa que vi aqui discutir uma ideia e assentar nela sem pensar em mais nada foi você , eu pelo menos tentei ver o problema de fora bem de fora , analiso o chega e tiro as minhas ilações ... Para mim não me diz nada as celulósicas , diz-me mais o gerir uma economia , as vidas humanas , o esforço financeiro imputado a quem não tem nada a ver com isso e por ultimo as vitimas as mais importantes ... Tudo isso tem um valor vamos é perceber se no fim tomamos o rumo certo .
    Concordam com este comentário: jmcxl, Doctor Z
  7. Colocado por: pedromdfO pinhal de Leiria, a nossa mata mais ordenada, com quase 800 anos de existência foi devorada em um dia em cerca de 80%.
    Espera-se agora a proliferação de condomínios privados tipo "qualquer coisa do rei" ...

Aí está!

"Opinião: O Governo vai privatizar o Pinhal de Leiria"
    Fonte: vida rural
  8. Colocado por: Doctor Zão venham cá com historias da Anita, alguns são por negligência, a maior parte é criminal, ou não será que a PJ não apanhou
    ninguém em flagrante este ano?

A ignorância é atrevida ..

As estatísticas são públicas e os dados são consistentes e
    relativamente constantes de ano para ano, mas continua-se a martelar em explicações fantasiosas.

E quando se utilizam argumentos como “x% dos fogos deflagraram durante a noite” (o que supostamente reforça a teoria do fogo posto) está essencialmente a confundir a hora da detecção do fogo com a hora do seu início. Mais: muitos dos fogos registados são reacendimentos, que é até algo natural que aconteçam durante a noite - porque a temperatura no solo ainda é muito elevada e simultaneamente haverá menos meios para deteção e ataque imediato . Mais: o período nocturno é definido administrativamente (salvo erro 19h ou 20h) o que convenhamos que no Verão está longe de ser noite....
    Concordam com este comentário: eu
  9. Sim , mas mais de 500 ocorrencias num dia , sendo um país pequeno como Portugal o campeão das ocortencias , sugere o que ?
    Negligencias nas queimadas , negligência no ordenamento da floresta/eucaliptais ( o meu vizinho plantou eucaliptal, acha que respeitou a lei com as condicionamentos até 50 m de distância das casas?? Não. ) negligência na limpeza, negligência na preparação da época dos fogos , negligência na sensibilização e prevenção além de que o clube do fósforo anda com muitos sócios..
  10. Colocado por: enf.magalhaesalém de que o clube do fósforo anda com muitos sócios..

E tem muitos defensores com as justificações mais atrevidas ...
    Concordam com este comentário: Doctor Z
  11. Colocado por: luisvvmas continua-se a martelar em explicações fantasiosas.

Colocado por: luisvvque é até algo natural que aconteçam durante a noite - porque a temperatura no solo ainda é muito elevada e simultaneamente haverá menos meios para deteção e ataque imediato . Mais: o período nocturno é definido administrativamente (salvo erro 19h ou 20h) o que convenhamos que no Verão está longe de ser noite....

Estes são dois exemplos.
  12. É claro que os incendiários detidos pela pj só o são se o juiz disser que sim ...
  13. Por um lado temos um relatório de uma comissão técnica de que ninguém contesta a competência, a dizer que: "A ideia de que a maior parte dos incêndios florestais tem origem criminosa é "um mito profusamente difundido pela comunicação social" e "inadvertidamente" aproveitado por alguns políticos, o que contribuiu para uma "desresponsabilização da sociedade", alerta o relatório esta quinta-feira divulgado."

Por outro lado temos um secretário de estado que faz exatamente aquilo que o relatório acusa os políticos de muitas vezes fazerem: decide, inadvertidamente, sem nenhuma base de sustentação cientifica, dizer que os incêndios são de origem criminosa.
  14. As únicas pessoas do país que percebem imediatamente o que é ou não um incendiário são os juízes. Pelo que se tem visto na realidade não há incendiários ...
    A descoberta da árvore rachada também compromete muito a idoneidade da pj nestes assuntos ...
  15. Ninguém acho esquisito as mais de 500 ignições terem acontecido no domingo, quando no sábado
    e na sexta-feira estava igualmente o tempo quente e seco? A Ofélia ajudou mesmo a favorecer ainda
    mais os incêndios?

Doctor Z.
  16. Colocado por: luisvv

relativamente constantes de ano para ano, mas continua-se a martelar em explicações fantasiosas.

E quando se utilizam argumentos como “x% dos fogos deflagraram durante a noite” (o que supostamente reforça a teoria do fogo posto) está essencialmente a confundir a hora da detecção do fogo com a hora do seu início. Mais: muitos dos fogos registados são reacendimentos, que é até algo natural que aconteçam durante a noite - porque a temperatura no solo ainda é muito elevada e simultaneamente haverá menos meios para deteção e ataque imediato . Mais: o período nocturno é definido administrativamente (salvo erro 19h ou 20h) o que convenhamos que no Verão está longe de ser noite....

Fantasiosas? E as ignições que começaram de domingo para segunda-feira de madrugada
    em regiões distantes umas das, o que foi?

Vejo aqui alguns utilizadores a criticarem outros e as ideias que propõe, mas em vez disso
    usem a vossa energia para tentar encontrar soluções a problema e não se conformem.

Eu não me conforme com as imagens que todos vimos e a minha opinião pessoal é que a
    vida humana tem muitíssimo mais valor do que qualquer outra coisa.

Doctor Z.
  17. Colocado por: luisvv

Olha, e já que está, vá chamar ignorante ao cão do seu vizinho, por ter ideias/opiniões diferentes da
    sua, não o vou chamar de ignorante.

Se quer continuar a acreditar em tudo o que houve no telejornal, está a vontade, agora não digo que
    tenho o conhecimento universal, mas sei identificar quando estão a tentar dar-nós a volta (por exemplo
    a justificação do(s) incêndio(s) de Pedrógrão Grande ...).

Doctor Z.
  18. É ridículo ver pessoas a defender que os incendiários não são uma das principais causas para os incêndios em Portugal. Para além de todos os anos haver detenções, basta pensar de forma lógica para concluir que tanto fogo ao mesmo tempo em locais totalmente distintos não se possa dever apenas a negligência e causas naturais.

Fazer uma afirmação dessas está linha das tabaqueiras dizerem que o cancro do pulmão não está relacionado com o tabaco ou as petrolíferas afirmarem que a poluição nada tem a ver com o uso de combustíveis fosseis.
    Concordam com este comentário: Doctor Z
  19. Quem vai ficar em alerta com esta notícia?

Oxalá esteja enganado, será que vão tirar as lições dos últimos episódios?

Doctor Z.

0.5705 seg. NEW