Colocado por: enf.magalhaesRentabilidade ?
Por isso os eucaliptos são a maior espécie no país, devido à rentabilidade e mesmo assim ardemos bem!
E o sul da Europa não teve as mesmas condições climatéricas?
Conversa para embalar foi a lei para disseminar o eucalipto a torto e a direito - está aí o resultado
Colocado por: enf.magalhaesCondições climatéricas excepcionais não são desculpa .
As ignicoes foram todas naturais ? Não.
Além disso existem estudos que o Carvalho e os sobreiros Reduzem as perdas em área ardida e reduzem a progressão do fogo . Houve uma aldeia que o fogo se auto extinguiu quando entrou num montado.
Mas não, o anterior governo aprova uma lei á incentivar o eucaliptal e a penalizar quem plante sobreiros e carvalhos .... ( alimentar o cartel da celulose)
Colocado por: BricoleiroTemos na mesma linha Portugal, Espanha e Grécia.
E como é sabido a Espanha está muito melhor preparada para o combate que nós.
Quanto à Grécia também tem fases aflitas:
http://pt.euronews.com/2017/08/16/grecia-debaixo-de-fogo
Colocado por: jmcxle a Índia, 36 vezes maior.
Quanto às aflições da Grecia tem algumas semelhancas connosco, nomeadamente no desgoverno.
http://corta-fitas.blogs.sapo.pt/o-mito-da-relacao-entre-especies-de-6561676
Colocado por: enf.magalhaesCondições propícias a fogo só existem em Portugal?diferente do resto do Sul da europa ? (sul da Europa é diferente de sul de Portugal) ... ou seja temperatura de 30C , Humidade 30 e ventos de 30 km h ( a regra dos 30) só existem neste cantinho da península ibérica ? ...
Colocado por: euQualquer espécie de árvore, se estiver seca, arde como pólvora
Colocado por: luisvv
Quer desmentir alguma das minhas afirmações? Sabe o que é e como é determinada a hora de início de um incêndio?
Colocado por: marviasneira,o sobreiro não tem nada a ver com o eucalipto em matéria de incêndios,leia primeiro um pouco e não diga a 1ª coisa que lhe vem à cabeça
Colocado por: j cardoso
Há muito que acompanho o autor (arquitecto paisagista) e o que escreve sobre a influência das condições metereológicas nos incêndios e a gestão da floresta. Tenho no entanto o cuidado de não esquecer que foi (não sei se ainda é) consultor de empresas produtoras de celulose, tendo colaborado activamente na implantação do eucalipto ao serviço dessas empresas. Não quero com isto colocar em causa a sua seriedade mas a verdade é que as suas afirmações devem ser encaradas com reservas dado o interesse pessoal do próprio nessa matéria