Iniciar sessão ou registar-se

  1. Mas no caso particular dos incêndios florestais, e nas condições deste ano (repare que eu sublinhei bem esta parte), tenho muitas dúvidas que seja possível combater eficazmente os incêndios florestais sem gastar muito mais dinheiro, na prevenção e no combate


    Não necessariamente. Ter bombeiros profissionais todo o ano pode ser mais barato que ter os voluntários ...
    Ter diferentes práticas de controlo e gestão do fogo pode ser mais barato que andar a regar as chamas ..

    Além do mais , as condições deste ano (fora o clima, mas todos os anos ha 10, 12 dias que são críticos) são em grande medida o resultado das escolhas de anos anteriores. Agora durante uns anos vai arder menos e todos se porão em bicos de pés para reclamar os “resultados”.
    Daqui a 10, 12 anos voltaremos a ter combustíveis acumulados em grande quantidade e prontinhos para arder.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro, ClioII
  2. Colocado por: eutenho muitas dúvidas que seja possível combater eficazmente os incêndios

    Para haver incêndios, tem de haver ignições.
    http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/incendio/militares-vao-vigiar-florestas-esta-semana
    Porque só agora?
    Vamos ver para o ano, como vai ser.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  3. fim de semana a começar amanhã com temperaturas de 30 graus...lá vai o resto

    entretanto

    Os militares vão a partir deste domingo e até quinta-feira efetuar 71 patrulhas de vigilância e dissuasão em 87 concelhos de 15 distritos do território continental, informou o Exército

    isto não é uma palhaçada do camandro??
  4. Quer mais estado com carga fiscal 0 ?
    O que você paga de impostos é gasto em quantos segundos no combate a nível nacional ?
  5. Entregar serviços de combate à incêndios a privados já é o modelo actual ! E não é que deu asneira ... houve testemunhas em tempos que viam aeronaves a deixar cair objectos que a seguir provocavam incêndios, além disso cometeram fraude , defraudando os cofres do estado . E você quer continuar com o mesmo modelo ???
    Lembra-se do cartel do fogo ??? Assim é a eficácia dos privados!
    Concordam com este comentário: pedromdf
      Screenshot_20171027-005618.png
  6. Os privados são uns fofos
    Cartel do fogo + Siresp = eficiência

    Logo :

    Eficiência = gatunagem
    Concordam com este comentário: Doctor Z, pedromdf
  7. Colocado por: 21papaleguas

    responsabilidade ser de uma empresa privada que vai ser paga a peso de ouro pelo dinheiro dos contribuintes.
    p


    a opiniao pública é muito desinformada sobre os custos da "coisa pública" e muita rápida a acusar os privados de ganhar muito... quando esta nova solução estiver aplicada, e começarem a chegar as contas (tribunal de contas, etc...) vamos ver.. ou então o spin off que vai ser dado.

    aqui a uns anos, os privados eram uns malamdros, vá de criar a EMA (que há boa maneira Portuguesa, era uma boa ideia, mas com uma péssima implementacao), e comprar aeronaves (novamente, ideia boa, implementação, péssima) depois a EMA era cara e tinha que acabar, fecha EMA, coloca privado a operar os meios. agora para tudo, e a FAP opera (para já nada, porque nada tem e pouco sobra da EMA), mais uma olga mais uma viagem,. A FAP não vai fazer nem melhor, nem mais barato, é apenas mais um ciclo, porque o que importa (aos olhos do eleitor/opinião pública) é mudar.

    que, não concordar, provavelmente em 2004 também defendia os estádios todos e mais algum.
  8. Colocado por: eu
    Para o estado poder fazer isso com eficácia,nas condições deste ano, precisa de muitos mais meios, ou seja, muito mais despesa pública. Aliás, as medidas que foram anunciadas representam claramente um aumento relevante da despesa com a proteção civil.

    E esta parte "não deixa que os privados façam" não é verdade no que respeita aos incêndios. Os privados podem obviamente combater incêndios, aliás, muitas empresas de silvicultura têm os seus próprios meios.


    ora nem mais!!
  9. eu já dei este exemplo várias vezes, se se comparar uma empresa privada (a TAP pr exemplo, que não é um poço de virtudes a nível financeiro) com a FAP, vai se ver que a disponbilidade das aeronaves é substancialmente diferente, enquanto a primeira (qualquer privada) tem os meios necessários, e faz tudo para as ter sempre prontas a voar (nos contratos de fogos, existem penalizações para o tempo de inoperativo que a aeronave esteja no chão, "avariada") , a segunda (FAP) tem um "sobredimentsionamwnto" de meios para garantir que o número mínimo necessário esteja operativo para a missão.

    e aqu é que começam os problemas, possuir um número superior de meios, para garantir, que a cada momento, tem disponíveis os necessários - exemplo dos helicópteros EH101, julgo que são 12, telefone hoje para a Esquadra, e pergunte quantos estão prontos a descolar nas próximas, 3 horas.. depois o mesmo para a TAP ou outro operador privado.

    Se a FAP consegue mudar esse paradigma, claro que consegue (haja vontade, e dinheiro!!) mas não é uma coisa que se faça por decreto ou se consiga sem "atirar" algum dinheiro para o problema... e começam os custos.

    os exemplos que tem dado de outros países, é verdade, até parece que funcionam. e a ideia da EMA era mesmo essa, mas novamente, uma boa ideia ma implementado e "ficamos" com uma empresa "publica" que se queria leve e dinamica como uma privada, mas que acabou por ser cara e pesada como um "organismo público" - FAP por exemplo.
  10. agora se alguém quiser saber porque os valores são altos - os tais milhões que se falam - e deixando de parte os custos reais, que em nada se comparam com uns de um trator com uma mangueira esticada.

    veja-se porque se fazem contratos de 2 ou 3 anos, e no passado até eram anuais... em vez de serem plurianuais (mais do que os 2 ou 3) que permitissem diluir custos fixos ao longo dos anos

    veja-se porque se fazem grandes lotes p, entregues a apenas uma empresa (ou consórcio), em vez de dividir em pequenos lotes. dispersando por algumas empresas e tentando criar concorrência

    tenha-se bom senso no sistema de penalizações, em que determinado evento, pode compro,éter a facturação de um mês inteiro ou até mais... e em que os privados defendem-se subindo os custos (aeronaves de reserva etc..) e assim uma especial ascendente
  11. Colocado por: enf.magalhaesOs privados são uns fofos
    Cartel do fogo + Siresp = eficiência


    Você bem tenta ser cómico mas sai-lhe sempre ao lado.

    Siresp, não é privado, é PPP, e foi uma ideia acordada entre amigos do governo PS.
    • eu
    • 27 outubro 2017
    Colocado por: Bricoleirofoi uma ideia acordada entre amigos do governo PS.

    E amigos do PSD (BPN).
  12. Colocado por: eu
    E amigos do PSD (BPN).


    O despacho da adjudicação (estabelecendo uma parceria público-privada) foi assinado pelo então ministro da Administração Interna, Daniel Sanches, no dia 23 de fevereiro de 2005, ou seja, três dias após as eleições legislativas que resultaram na vitória por maioria absoluta do PS de José Sócrates.
  13. Mas seja PS ou PSD ou whatever foi pelo governo, logo não se pode atirar culpas a privados sem ter noção de como foram feitas as parcerias ridículas.
  14. Siresp- adjudicação é concluída quando o Governo de Santana Lopes estava já em gestão, três dias depois de terem perdido as eleições em 23 de Fevereiro de 2005, o anterior Ministro da Administração Interna (Daniel Sanches) e o Ministro das Finanças (Bagão Félix) assinaram o despacho de adjudicação do sistema num valor de exactamente 538,2 milhões de Euros).

    As PPP são tudo menos parcerias como você bem sabe .
    As PPP é um nome pomposo para os privados sacaram dinheiro ao contribuinte.
  15. Não se podem atirar culpas aos privados ???
    Então o cartel do fogo ?
    Então o Siresp é um serviço de excelência? Desenvolvem uma ferramenta de m ... mas a culpa é de quem paga O seu desenvolvimento e não quem o desenvolve ?
    Quantos milhões foram enterrados ?
  16. Colocado por: enf.magalhaesAs PPP são tudo menos parcerias como você bem sabe .
    As PPP é um nome pomposo para os privados sacaram dinheiro ao contribuinte.


    Eu diria que são parcerias para encher os bolsos aos amigos de quem lá está dentro e a eles próprios, agora tire as conclusões que quiser...
    Se fosse por concurso público para exploração de determinado serviço, eu dava-lhe toda a razão, mas não é.
  17. Então explique lá a manipulação dos concursos públicos pelos privados? Explique lá o cartel do fogo !!!
    • jmcxl
    • 27 outubro 2017 editado
    Colocado por: enf.magalhaes...Então o Siresp é um serviço de excelência? Desenvolvem uma ferramenta de m ... mas a culpa é de quem paga O seu desenvolvimento e não quem o desenvolve ?
    Quantos milhões foram enterrados ?

    O SIRESP era, à data da sua criação, o que de mais evoluido existia a nível europeu em termos de comunicações de emergência.
    Ou melhor, teria sido, se para poupar dinheiro não se tivessem tirado componentes criticos para a fiabilidade do sistema: baterias UPS, geradores de emergencia, antenas satelite para comunicação em caso de falha dos cabos, etc.
    A juntar a tudo isto, o SIRESP tem anos de existência sem actualizações.
  18. Colocado por: enf.magalhaesQuer mais estado com carga fiscal 0 ?
    O que você paga de impostos é gasto em quantos segundos no combate a nível nacional ?


    Sim, que bizarro: querer que o Estado faça melhor uso do dinheiro que cobra ou por uma vez que seja melhore um serviço sem cravar mais uns trocos...
 
0.7157 seg. NEW