Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Claro que fazem uma avaliação de crédito, e esta é uma das maiores vantagens para o senhorio. Os Bancos têm acesso a informação que mais ninguém tem e vão logo excluir todos aqueles que já tiveram ou têm problemas de incumprimento.
    Concordam com este comentário: treker666
  2.  # 42

Mas para fazerem essa avaliação o potencial inquilino tem que concordar e o banco não pode fornecer os resultados ao senhorio, apenas recusa o pedido, o que pode ser feito por muitas causas...portanto não me parece uma maneira barata de fazer uma avaliação financeira dos inquilinos.
  3.  # 43

Quem pede a garantia é o inquilino. O banco faz a análise de risco e, ou concede ou não concede. O senhorio nunca recebe mais informação nenhuma do seu inquilino. Não haverá qualquer "autorização" do potencial inquilino.
  4.  # 44

Colocado por: ParamonteMas para fazerem essa avaliação o potencial inquilino tem que concordar e o banco não pode fornecer os resultados ao senhorio, apenas recusa o pedido, o que pode ser feito por muitas causas...portanto não me parece uma maneira barata de fazer uma avaliação financeira dos inquilinos.

Barato é, aliás é de borla porque os Bancos "ainda" não cobram por uma análise de crédito. Claro que não informam ninguém a não ser o requerente dos motivos da rejeição. Mas para o senhorio é completamente irrelevante.
    Se o pretendente a inquilino tiver garantia bancária aluga, se não consegue não aluga.
    Foi isso que eu fiz quando arrendei a minha casa. Não aceitei reservas, pagas ou não, simplesmente dizia aos interessados que o 1º que aparecesse com a aprovação do Banco ficava com a casa.
    O meu critério era simples : não entrego uma casa que vale 100.000€ a uma pessoa a quem o Banco não confia 3.300€.
    Para o inquilino também foi bom porque não pagou caução nenhuma, não precisou de fiadores, e quem pagou os custos da garantia fui eu. Pagou a 1ª renda entregou-me a garantia do Banco e eu entreguei-lhe as chaves e o contrato de arrendamento carimbado pelas Finanças.
  5.  # 45

Então e nos anuncios que punha da casa quando mencionava o requisito da garantia já dizia que quem assumia os custos era o senhorio?

Colocado por: Carvai
    Barato é, aliás é de borla porque os Bancos "ainda" não cobram por uma análise de crédito. Claro que não informam ninguém a não ser o requerente dos motivos da rejeição. Mas para o senhorio é completamente irrelevante.
    Se o pretendente a inquilino tiver garantia bancária aluga, se não consegue não aluga.
    Foi isso que eu fiz quando arrendei a minha casa. Não aceitei reservas, pagas ou não, simplesmente dizia aos interessados que o 1º que aparecesse com a aprovação do Banco ficava com a casa.
    O meu critério era simples : não entrego uma casa que vale 100.000€ a uma pessoa a quem o Banco não confia 3.300€.
    Para o inquilino também foi bom porque não pagou caução nenhuma, não precisou de fiadores, e quem pagou os custos da garantia fui eu. Pagou a 1ª renda entregou-me a garantia do Banco e eu entreguei-lhe as chaves e o contrato de arrendamento carimbado pelas Finanças.
    • Carvai
    • 8 setembro 2013 editado

# 46

Sim, nos anúncios dizia que pagava os custos, porque toda a gente dizia que custava uma fortuna e afinal paguei 146€ e vou pagar mais 70€ por cada ano de contrato. Muito mais barato que qualquer seguro que falam por ai.
  6.  # 47

Actualmente tenho um apartamento para arrendar.
    A semana passada, a imobiliária comunicou-me que alguém estaria bastante interessado. Enviou-me os papéis que pedem (folhas de salário e IRS), mas nem sequer falava em fiador.
    Falei-lhe que ou me apresentava um fiador ou como alternativa, me apresentava uma garantia bancária de seis meses de renda, o que me interessava muito mais.
    Nem me deu resposta, fingiu que não entendeu e tenho a impressão que nem sequer vai falar nisso ao cliente dele.
    Mais uma pessoa que se diz interessada e a casa vai provavelmente continuar fechada por mais algum tempo.
  7.  # 48

Pela minha experiencia em Lisboa uma boa parte dos agentes imobiliários não faz a mínima ideia como funcionam as garantias bancárias. Eu não entreguei o arrendamento a nenhuma agência, porque como tinha disponibilidade coloquei anúncios na Net e eu próprio mostrava a casa. Aceitei que as agencias levassem os seus clientes e comprometi-me a pagar 1 mês de renda se fosse um cliente de agencia o que acabou por acontecer.
    Fiquei com a sensação que os vendedores imobiliários encaram o arrendamento como um negócio acessório e não se preocupam em conhecer melhor o mercado.
    A razão de ter aberto este tópico foi mesmo de tentar que pessoas como eu que têm uma casa para alugar conheçam as opções que existem. Na altura quando me registei neste Forum quase não existia informação sobre este produto e tive que ir aos Bancos saber como funcionava. E também tive que falar com directores de agencia porque muitos funcionários não sabiam.
  8.  # 49

Tambem desconheçia esse tipo de garantia bancaria, obviamente ha mais soluçoes ; uma delas que funçiona aqui em França é a seguinte
    Se atravez da Caixa de Segurança Social tem direito em funçao da componente familiar ( rendimentos , numero de filhos etc) a uma subvençao por parte de esse organismo, esses euros vao diretamente ser pagos ao proprietario
    Ex paga uma renda de 500euros a Caixa dalhe por ter 2 ou 3 filhos x , esses euros a Caixa de Segurança Social faz um viramento diretamente ao proprietario
    Segunda soluçao tambem que a maioria aplica aqui, quando faz um arrendamento entrega um RIB ao proprietario que este envia para o seu banco com transferençia automatica a x do mes!
    Tudo isto num mercado de arrendamento perfeitamamente legiferado pela Assembleia
    Nao é como ai que he preciso 30 por uma linha para se proteger..
  9.  # 50

Ha RIB e a mesma coisa que o NIB em Portugal , perdao pelo lapso
  10.  # 51

Em França deve haver garantia bancária só que com outro nome talvez, e seguros de arrendamento tb. certamente haverá. Se tiver a lei do arrendamento francês em pdf meta p.f. aqui Jesus Mendes, pode ser em francês que eu não tenho aucun probleme avec la langue do Sr. (agora russo? da?)Depardieu.

Colocado por: de jesus mendesHa RIB e a mesma coisa que o NIB em Portugal , perdao pelo lapso
  11.  # 52

Une barantie bancaire? Mais bien sure!

Uma garantia bancária é algo internacional. Toda a banca, por mais pequena e de reduzida dimensão que seja, as presta aos seus clientes...

Já agora para os mais franceses, o nosso NIB é a "versão nacional" do IBAN "versão internacional" e ainda BIC/SWIFT...

Percebam também que, neste enquadramento, uma garantia bancária é o mesmo que um fiador, só que o fiador é o banco. Enquanto que com o fiador tradicional, um senhorio tem de recorrer a um advogado para o processar reclamando rendas não pagas, na garantia bancária basta ir ao banco...
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 53

Outro aspecto.

É natural que os funcionários bancário sejam desconhecedores. Não é uma situação corrente como as contas DO, e os créditos. Mas uma garantia bancária é sempre uma garantia bancária e, ponto final.

Recorram aos canais NET, aos canais online para contactar as vossas agências sobre o assunto. Como aí as respostas são escritas, NÃO pode haver desconhecimento. E perguntem como funciona e quanto custa. Analisem que nesta área cada caso é um caso.

Enquanto senhorios, não terão de se preocupar com isso. O potencial inquilino é que sim. Se têm condições para o exigir (por exemplo, não ter urgência no arrendamento) façam-no. É mais célere o recebimento da questão. Outro problema será o despejo, mas isso não é para aqui...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  13.  # 54

Outro problema será o despejo, mas isso não é para aqui...

Há problemas em despejar quando se tem uma garantia bancária?
    Ainda é mais complicado?
  14.  # 55

Não Matilde, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Não é mais simples nem mais complicado. É igual.

Uma coisa é o despejo, outra coisa é receber as rendas atrasadas. São dois processos diferentes e independentes.
  15.  # 56

O despejo nada tem a ver com a garantia, mas vou explicar como funcionam as duas coisas:
    - O inquilino deixa de pagar as rendas.
    - Após 3 meses de pagamentos em falta o senhorio envia uma carta ao inquilino ( de preferência enviada por um advogado) informando que o contrato de arrendamento está extinto e que deve devolver a casa.
    -Simultaneamente levanta a garantia bancária ficando com as 3 rendas em falta pagas e outras 3 pagas adiantadamente.
    - Se o inquilino deixar logo a casa ( pouco provável) devolve as rendas a mais.
    - Mete de imediato uma acção de despejo no tribunal que pela nova lei tem um mês para se pronunciar.

Claro que isto é na teoria e atendendo á lei actual. Seria mais seguro ter uma garantia bancária por um ano, mas eu achei que seria um valor demasiado alto. E como tenho uma advogada na família será mais fácil acelerar o processo.

Mas continuo a lembrar que as 2 grandes vantagens da garantia são :
    - O Banco seleciona os inquilinos sem qualquer custo para os senhorios.
    - O inquilino se falhar, não fica só a dever dinheiro ao senhorio, fica também a dever ao Banco, e isto a maioria das pessoas receia muito mais porque ficam marcados para o resto da vida.
  16.  # 57

A maior parte dos bancos tem feito garantias bancárias para empresas, mas não sabe bem como funcionam em arrendamento, pois pouca gente as pede.
    Supondo que ao sair, os inquilinos deixam a casa com estragos a mais, que não os normais do decorrer do tempo (sanitas partidas, portas estragadas, vidros partidos, móveis que faltam, azulejos partidos, etc.).
    Poder-se-á accionar a garantia para este tipo de problemas? ou será necessária a autorização do inquilino para que o dinheiro seja levantado?
    Os seguros de arrendamento não cobrem este género de problemas.
    E as garantias bancárias?
  17.  # 58

Colocado por: MatildePoder-se-á accionar a garantia para este tipo de problemas?

Pode-se accionar a garantia em qualquer momento, desde que a garantia tenha lá escrito que o seu valor é pago "à primeira solicitação", no entanto na garantia também deverá estar que ela se destina ao pagamento de rendas em atraso, e nesse caso o senhorio pode levantar a garantia, mas não o deveria fazer!!!

O senhorio não confia no inquilino, mas o inquilino tem que confiar no senhorio!!
  18.  # 59

E muita gente que as pede, do outro lado do balcão bancário, o funcionário(a) não sabe informar. De facto o EL58 tem razão ao sugerir que se peçam informações por escrito, assim o funcionário ou o director da ag~encia x ou y tem de escrever e assinar por baixo.

Colocado por: MatildeA maior parte dos bancos tem feito garantias bancárias para empresas, mas não sabe bem como funcionam em arrendamento, pois pouca gente as pede.
    Supondo que ao sair, os inquilinos deixam a casa com estragos a mais, que não os normais do decorrer do tempo (sanitas partidas, portas estragadas, vidros partidos, móveis que faltam, azulejos partidos, etc.).
    Poder-se-á accionar a garantia para este tipo de problemas? ou será necessária a autorização do inquilino para que o dinheiro seja levantado?
    Os seguros de arrendamento não cobrem este género de problemas.
    E as garantias bancárias?
  19.  # 60

no entanto na garantia também deverá estar que ela se destina ao pagamento de rendas em atraso, e nesse caso o senhorio pode levantar a garantia, mas não o deveria fazer!!!

Se o senhorio não pode (ou não deve) levantar a garantia quando há atraso nas rendas ou estragos na casa, para quê pedir uma garantia bancária?

0.0257 seg. NEW