Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Eu e o meu namorado vamos demolir e reconstruir uma moradia antiga. O projecto já esta encaminhado, mas a casa não é fácil! É muito comprida, mas em termos de largura é um pouco apertada. Na imagem que anexo encontram-se dois quartos, que serão futuramente das crianças. O que acham da distribuição dos roupeiros e janelas, acham que existe outra alternativa?

muito obrigada
      Quartos.png
  2.  # 2

Parece-me bem, alterava apenas a localização da cabeceira da cama do quarto do lado esquerdo, para a parede oposta.
    Concordam com este comentário: marco1, Gabinete OP, sergio_pintas
  3.  # 3

Boa noite,

Sem sabermos a envolvente não lhe conseguimos ajudar muito.

Mas aceite o meu conselho e procure um gabinete de projetos.

Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

O projecto está a ser elaborado por um designer amigo que tem sido uma ajuda imensurável, sem ele não seria possível!

Junto envio a imagem do 1ºpiso onde estão inseridos os tais quartos, para vos ser mais fácil opinar, apenas porque muitas cabeças pensam mais do que três! Gostávamos muito das vossas opiniões! Foi-nos dito e com razão, que futuramente estes quartos vão precisar de secretárias e aí onde as colocariamos? Também nos foi dito que deveriamos aproveitar a parede entre os dois quartos e colocar aí os roupeiros, mas a casa é tão estreita! Ajudem!

Muito obrigada e opinem, por favor!
      CASA 2º.png
  5.  # 5

Sandy,

Essas escadas pequenas que vão para o que julgo ser o sotão, não podem desaparecer e dar lugar a umas escadas de alçapão embutidas to tecto? se isso acontecesse virava a porta do wc para o corredor e pelo menos um quarto ganharia mais espaço.

Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  6.  # 6

Colocado por: Sandy86Foi-nos dito e com razão, que futuramente estes quartos vão precisar de secretárias e aí onde as colocariamos?

Se são quartos para crianças, encosta as camas à parede onde estão as mesinhas de cabeceira, e fica com muito espaço no quarto. Eu acho que as crianças até preferem essa disposição da mobília.

Colocado por: Sandy86Também nos foi dito que deveriamos aproveitar a parede entre os dois quartos e colocar aí os roupeiros,

Impossível. Quem disse isso não viu a planta.
  7.  # 7

Boas, ideias lúnaticas uma vez que estamos a falar de espaço ou falta dele,
    vejo essa planta e não há muito a mexer, podia efetivamente mexer nas escadas do sotão, mas como estamos a falar de quartos para crianças, pode opter por mobilias diferentes,o que tornão os quartos até mais dinamicos e maiores (para meter as secretárias ) ou então aumentar o pé direito nesses quartos e suspender as camas.
    cumprimentos
  8.  # 8

Sandy,

Consigo perceber que por vários motivos, sejam económicos, afectivos, ou outros, tenha pedido ao seu amigo designer ajuda, mas, já ouviu a expressão cada macaco no seu galho?
    Aplica-se perfeitamente nesta situação, o seu amigo não terá habilitações necessárias à concretização de um projecto de arquitectura, não é menosprezar a capacidade de alguém, mas é um facto... além de que o projecto de arquitectura será sempre assinado por um arquitecto... o seu amigo poderá sempre fazer parte desse momento tão importante da vossa vida - a construção de um lar, mas, numa fase posterior à da arquitectura do seu lar... por exemplo no desenho de algumas peças de mobiliário, decoração...

Siga o concelho do colega Nuno Costa, e procure um arquitecto... não só pelos quartos dos seus filhos como do seu... já se viu a entrar no seu quarto, dá 3 passos e tem a parede de um closet à frente da porta?!

Cumprimentos
  9.  # 9

as crianças e mesmo os adolescentes não precisam de camas de casal com duas mesinhas de cabeceira. basta encostar as camas no sentido da parede e libertar o miolo do quarto pondo a secretaria na parede contrária. Não há muito para inventar nesse sentido da organização pode é o design do mobiliário ser criativo.

parece -me que se houve demolição total, devia contactar um arquitecto, pois se isso está desenhado de raiz poderia ser mais qualquer coisa melhor
  10.  # 10

Boa tarde a todos
    Mais uma vez só tenho a agradecer as opiniões, que com toda a certeza só pretendem ajudar, mas por vários motivos, incluindo o económico, não nos é possivel pagar a um arquitecto, uma vez que vamos construir uma casa de raiz. É certo que a economia pode sair cara, mas neste caso, em termos de distribuição das divisões, e com as divisões que queremos assegurar no 1º piso, não haverá grande volta a dar. O closet está onde está porque não pode estar em mais lado nenhum, e porque precisamos dele, precisamos de um espaço de arrumação.

Mais uma vez agradeço e reforço que todas as sugestões são bem vindas
    Muito obrigada
  11.  # 11

vai ter que pagar vai, ou o designer pode assinar para meter na camara??

com um projecto incorrecto pode poupar agora 1000 mas vai depois na obra possivelmente desperdiçar 1000 x muitos
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, becas
  12.  # 12

Obrigada pela sua opinião sr marco1.
    Não me parece, no entanto, que o projecto esteja incorrecto, como frisa. A casa dos meus pais tem 30 anos, foi desenhada por, ele com um pequeno curso de desenhador da construção civil, e ainda não ruiu, está até de muito boa saúde. Esperemos ter a mesma sorte.

Melhores cumprimentos
  13.  # 13

Boa tarde,

A distribuição parece-me bem....no meu entender faz muito bem e recuperar o imóvel!

www.civilprime.com

Cumprimentos,
    AS
  14.  # 14

Meus bitaites( só vi a planta de piso +1):
    Na casa de banho comum, tire o bidé, alargue o acesso à suite.
    NA suite retire o chanfro no roupeiro...
    A varanda da suite.. parece-me não servir para nada... é daqueles pseudo- entradas que só servem normalmente para acumular lixo.

De qq maneira não sei qual a envolvente, urbana? a orientação solar, etc... também vejo uma janela na empena da direita? poderá fazer isso, é seu terreno?, cobertura de outra casa, via pública?

Quanto ao seu comentário... relativamente à história da casa do seu pai, é infeliz... mas enfim.

O designer, além de se propor a arquitecto também será então engenheiro de estrutras, de hidraulica, de termica, gas, electrotécnico, etc....

Amiga SANDY, sei que tem de poupar uns cobres, mas assim não vai lá. Vai é meter-se em dores de cabeça.
    Se como diz vai demolir para depois reconstruir, será necessário apresentar projectos na Câmara a pagar as respectivas licenças. Não sei como é por aí, mas tenho fé que as coisas tenham mudado MUITO, desde à 30 anos para cá....
  15.  # 15

Sandy

realmente num comentário de algumas linhas não consigo explicar tudo

assim a sandy ao longo do processo irá por si mesma confirmar certas coisas

no entanto boa sorte.
  16.  # 16

De alguém que não tem nenhum interesse profissional no assunto, mas apenas experiência de ter construído uma casa, siga os conselhos e contrate um arquiteto. Feliz ou infelizmente, os honorários baixaram bastante, e por menos do que julga pode ter uma pessoa qualificada que a pode fazer poupar muito dinheiro na construção. Acredite que é verdade...(e tem aqui bons profissionais, dê uma vista de olhos em tópicos idênticos ao seu)
    Quanto à planta, a minha opinião de leiga é que pode rentabilizar muito mais o espaço. No fundo, quando a área é pouca ainda se torna mais importante ter um bom projeto. A suite está desorganizada, com recantos que não vai aproveitar para nada e falta um espaço de arrumação comum que poderia ser facilmente criado no hall dos quartos.
    Concordam com este comentário: xana, drodrigues, dm_arquitecto
  17.  # 17

Colocado por: Sandy86(...) as divisões que queremos assegurar no 1º piso, não haverá grande volta a dar. O closet está onde está porque não pode estar em mais lado nenhum (...)

Mas não veio pedir a opinião de profissionais? Então como pode ter tanta certeza de que não há volta a dar e que está assim porque não pode estar de outra maneira?!?!
    Na minha opinião e de certeza que é a mesma que todos os colegas aqui do fórum, há volta a dar e pode ser de outra maneira!

A não ser que esteja com uma grande fézada de que pode fazer essa reconstrução sem que a CM dê conta, você vai precisar de meter os projectos à câmara... e aí não há volta a dar, tem que um arquitecto ser o autor do projecto... as coisas mudaram de há 30 anos para cá...

Cumprimentos
  18.  # 18

19.  # 19

Boa tarde
    Antes de mais, quero esclarecer que quem desenhou este projecto que vêm é designer e desenhador projectista, e desenhou-o em colaboração com um engenheiro civil que, pelo que julgo saber irá assinar o projecto em causa, penso eu, e corrijam-me se estiver enganada, ele pode assinar o projecto, para ser entregue à câmara,queremos tudo legal e na santa paz do senhor. Será este engenheiro que acompanhará a construção e que se vai encarregar das especialidades. Neste momento não tenho possibilidades económicas de pedir a um arquitecto que elabore o projecto. Tenho plena consciência que algumas coisas poderiam ser melhoradas, mas os profissionais aqui presentes e dos quais não duvido das capacidades, poderiam também tentar perceber que por vezes não é possível recorrer aos seus serviços, apesar de serem os melhores e mais especializados, quando dois jovens pretendem aventurar-se no sonho de ter casa própria. Queremos que a nossa casa seja sólida em termos de construção e temos noção que precisaríamos de alguma ajuda no que concerne à distribuição de divisões e foi esse o objectivo de ter colocado aqui o projecto. Não achei correcto comentário do Sr. Arquitecto marco1, ao dizer que o projecto está "incorrecto", poderá não estar ao seu gosto, poderá ter potencialidade para ser melhorado, mas penso que incorrecto não será a melhor palavra, e é um pouco ingrato, quando fala de algo que já tem imenso trabalho e horas perdidas.

Sr. Pedro barradas, obriga pela sua opinião. A varanda tem vista, por isso é para manter, gostamos do chanfro e a janela é possivel pois é para a via publica. É uma casa inserida num centro de uma vila. Retirar o bidé será uma hipótese a considerar. Becas obrigada pela sua opinião. Sr. dm-arquitecto, o que quis dizer foi que com a suite que queremos no local onde se encontra, e por querermos dois quartos na 1ª planta NÓS não conseguimos fazer melhor.

Mais uma vez obrigada pelo vosso contributo
  20.  # 20

olhe sandy

eu disse que estava incorrecto não disse que não valia nada, é diferente

tanto mais irá por si mesmo ver mais tarde o que eu disse.

já agora não tem dinheiro para um arquitecto?? mas quanto é que acha que o preço do arquitecto difere daquele que vai pagar??

pode meter aqui no fim quando tiver o projecto aprovado na camara quanto é que pagou ao engenheiro e ao designer??

e realmente é desagradável meter aqui a planta e depois ouvir o que não queria e dizer que é uma questão de gosto, enfim gosto

como se de gosto se tratasse

eu até lhe dei a resposta á questão dos quartos

e torno a dizer que se isso foi tudo abaixo e fez de novo assim como está, ficou fraco, então essa suite....

0.0210 seg. NEW