Tenho problemas de condensação num quarto (janela, ombreiras e peitoril) no Inverno (casa com perto de 11 anos). A janela, de correr com vidro duplo, não tem corte térmico. Assumo que as cantarias também não.
Faz sentido trocar a caixilharia por uma com corte térmico e cortar a pedra em toda a volta (fazer um corte de 5 a 10mm à profundidade da pedra) e preencher com algo que não faça transmissão térmica?
Se puder trocar a caixilharia por uma com corte térmico, força, avançe para isso. quando essa caixilharia sair daí, faça um corte à altura pedra por todo o perimetro como disse. e depois se quiser coloque espuma PU.
Sim, o corte na pedra faz toda a diferença. Na minha casa, as pedras foram instaladas em duas partes diferentes, com um espaço de 5 mm entre elas, preenchido com poliuretano, e NUNCA tive condensações...
Colocado por: Anonimo16062021 Isso é o pão de cada dia..típico nas parede duplas
Eu sei (por tudo o que tenho lido e pelos conselhos que já me deu no passado) que você é muito bom - é um elogio, não é gozo!!! Mas costuma ser tão parco nas palavras, pelos menos para alguém que não é do ramo...
Se puder mandar mais qualquer coizinha... :)
OBRIGADO!!!
PS: Eu não espero com isto remover totalmente a ponte térmica, mas pelo menos atenuá-la tanto quanto possível sem refazer as cantarias...
Colocado por: Anonimo16062021 O meu amigo já sabe qual a minha maneira de resolver esse tipo de problemas,não sabe?
Bem... eu sei pouco mas... apostaria que iria referir-se ao ETICS, se não quisesse estar a refazer a casa :)
Por acaso, num tópico anterior, já tínhamos falado disso. Por causa das portadas e não poder alterar fachada do condomínio só poderia colocar ETICS na parte de baixo do quarto (é tipo paliçada). Na realidade você ficou-se a meio da explicação (coisa nunca antes acontecida :) :) )... já agora se quiser dar mais uma achega ao seu comentário lá (a questão era a união da parede actual com o ETICS não abrir fissura): https://forumdacasa.com/discussion/29130/2/ajuda-eliminar-problemas-de-bolor-em-quartos-por-baixo-de-terraco/#Comment_540478
E aqui... acha que se eu não quiser entrar pelo caminho de refazer a casa, o que proponho (corte térmico das pedras existentes) vai no bom caminho, ou posso fazer mais alguma coisa sem destruir a casa?
MUITO OBRIGADO Anonimo16062021
PS: Por acaso um ramo da minha família é Borges... para os lados de Seia... PPS: Foi você, o alv, o Trolha, o Picareta e outros bons rapazes que me puseram a querer saber mais e a tornar-me melhor DO... questionar as soluções, estudar e aprender