O meu "problema" se lhe quer chamar assim com os tratamentos líquidos é que, defendem eles, são eficientes para todos os estágios de evolução do insecto (larva, besouro, ovo) quando na realidade SE ISTO FOSSE VERDADE, uma única aplicação bastaria.
O meu segundo problema é que a "excelente penetração" que dizem ter não ultrapassa 1.5 cm em pinho não tratado (se não acredita pode dar um banho completo e depois corte com uma serra de disco para ver até onde a madeira ficou molhada).acredito sim senhor mas tambem acredito que nenhum bicho vai mais a fundo sem deixar canal sendo que o produto corre o canal ate ao bicho e sendo 1.5 cm suficiente para alimentar uma colonia de insectos e estes morrerem por ingestão do produto não vejo qual a sua lacuna nesta area
O meu terceiro problema é defendem a injecção nos buracos visíveis quando em 90% dos casos estes são buracos de fuga, ou seja, de saída do insecto já na fase final da sua vida, quando sai da madeira. Depois disto só falta procurar uma parceira, dar uma boa **** e ir pôr ovos noutro sítio qualquer. Os buracos de infestação, ou seja, por onde o bicho entra na madeira, são pequenos demais para ser vistos...
Nãoe stou a dizer que o xylhophene não mate os insectos e larvas com os quais entre em contacto e que não seja uma boa protecção para madeira na construção - madeira nova, como preventivo. Mas o ácido bórico é melhor. Agora como tratamento, desculpe, não é eficiente, até porque qualquer solução eficaz deve ser de tratamento único e rápido para que não haja contaminação de outras partes da casa ou móveis.
Colocado por: rafaelisidoroisto é mentira existe um calendario de aplicação para certas pragas em terá que cumprir já foi exposto aqui por um forista é uma questão de procurar o Xylophene só mata por ingestão ... portanto um unico tratamento mata certos insectos xilofagos e como tal a sua ideia é errada e o produto mal adequado á sua pretenção .
No caso de madeiras novas, aplicar generosamente o produto em 2 demãos, em todas as faces das peças das madeiras ( quer
seja móveis ou soalhos). No caso de madeiras já atacadas, aplicar 2 a 3 demãos em t odas as superficies já afectadas. Sempre
que possivel, injectar profundamente o produto nos elementos de grande secção, insistindo nas fendas e entalhes. Para as
zonas de mais dificil acesso, utilizar ( eventualmente ) um pulverizador.
Colocado por: DOGMAtem de hidratar a madeira,ou com petróleo(gordura)ou outro óleo....cada um tem as suas mézinhas(truques)
Colocado por: rafaelisidoroprimeiro terá que perceber o que provoca esta situação , penso ser sem ver nada que se trata de uma podridão ligeira sufercial mais conhecido por madeira queimada , isso dá-se ou acontece em zonas menos protegidas das inteperies e é causado por um fenomeno em que as aguas ficam estagnadas em alguns sitios mais desprotegidos ( por verniz ou não ) em altura de maior sol originando um efeito de lupa queimando os vernizes ou outros produtos ficando a madeira á mercê desta doença , as zonas mais afectadas são zonas de reborbos , zonas orizontais e zonas de pingos ou respingos de agua principalmente as partes de baixo das portas da rua ... se for este o seu caso , deverá colocar a porta no osso deverá lixar toda a area tratar com um tratamento antifugico e aplicar sempre um produto com pigmentação quer seja verniz ou outro produto qualquer (os mais brilhantes são mais resistentes) ... deverá ler sempre as instruções ...
e zonas de pingos ou respingos de agua principalmente as partes de baixo das portas da rua
Colocado por: two-rokSim o verniz anterior estalou todo ou quase todo, mas lixei tudo e até mesmo onde ficou escuro, até chegar à parte "boa".
Não dou por isso acontecer apenas nas juntas entre peças de madeira, mas sim na própria ripa, independentemente de ser na junta, ou no meio, não vejo um padrão que me diga, foi por isto ou por aquilo, se é que me entende.
Colocado por: DOGMApara quem interessar..
cera de carnaúba....do melhor,e mete qualquer desses produtos com siglas XPTO,e com as respectivas certificações (compradas) ao bolso!!
Colocado por: DOGMAe já estou a falar demais!
Colocado por: antmfInsecticidas à base de ácido bórico são a melhor solução para tratamentos líquidos mas apesar de funcionarem bem como preventivos, porque os cristais de ácido bórico se mantêm na madeira para a vida, como curativos são de acção muito lenta.
ácido bórico que não perde eficiência com o tempo e também mata por ingestão, alem de ser francamente muito mais barato e ambientalmente e mesmo para os seres humanos muito mais seguro.
Colocado por: DOGMAvocês se quiserem proteger a madeira sem alterarem a cor da mesma como fazem?também podia-mos falar dos açucares e outros...
Colocado por: DOGMA
quantos kilos precisa??
Colocado por: SobreiroRafael dou-lhe osParabéns;)
Sabe... é que por muito que me digam que o problema dos Cuprinois e Xylofenes seja na evaporação, eu prefiro o vinagre ou água salgada em madeiras em contacto com hortas (e petróleo nem pensar)
Agora só tenho que falar com hortelões para saber o que é menos prejudicial à horta, porque a água salgada deverá aumentar a salinidade do terreno e o vinagre/citrinos a sua acidez.
Colocado por: DOGMAo acabamento de madeiras era/é uma "ARTE"....coisa que se está a perder com estes novos produtos com as ditas siglas,as pessoas julgam que pegam num pincel e numa latita e já está....nãoooo!!
depois esquecem-se que existem produtos profissionais e para profissionais,esses XPTO não são dessa classe!!