Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Autoclave :)
  2.  # 2

(o Xylophene não é petroleo , é um produto que contem derivados do petroleo ...entre insecticidas e fungicidas ... é um produto completamente incolor e não gorduroso , o cheiro é breve e só dura pouco mais que a aplicação )eu disse isso no meu primeiro post ...não tenho culpa de não ter lido , o xilofene contem nafta um dos derivados do petroleo ... mas não é a base do produto nem o produto é formulado a partir de nafta ... a nafta é um componente deste produto de base alquidica ...

tal como o sumo de laranja que lhe fiz á pouco , responde ou não ?
  3.  # 3

melhor tratamento..autoclave
  4.  # 4

Epá, deite a madeira fora e coloque pedra!
  5.  # 5

Colocado por: carlosfbmanuelAutoclave :)

sim é um processo bom se calhar um dos melhores para colocar os quimicos dentro da madeira nova ...
  6.  # 6

Colocado por: DOGMA

palavras para quê....e estes últimos ainda vem piorar mais!!

se só com um chega,eles ainda foram juntar mais morte.....morte para todos não é só aos bichinhos!!
    você tá a aplicar petroleo sem mascara ????
  7.  # 7

Colocado por: nribasPessoal,

Tenho 3 bocados de um tronco de pinheiro com os quais pretendo fazer 3 mesas/bancos.

Alguém sabe que tipo de tratamento e material lhes devo aplicar para que se mantenham sem bichos, etc. Um deles já tem uns bichos pequeninos.

Neste momento ainda têm a casca de pinheiro, mas ja estao a secar à uns 2 meses.

Obrigado.

quando acabar os bancos / mesas independentemente do tratamento que lhe der venha mostrar aqui o resultado final

é algo deste género que quer fazer????

8.  # 8

que foi disse mais uma asneira ? se calhar até disse né queres ver que não leva produtos quimicos para tratar a madeira !!!!
  9.  # 9

sim porquê??

ainda sou do tempo dos candeeiros a petróleo e das candeias!!

começava a pensar que estava a falar asneiras demais afinal terá que atestar isso com xylofene á base de petroleo ...
    • nribas
    • 3 setembro 2013 editado

# 10

Colocado por: fsilva106

quando acabar os bancos / mesas independentemente do tratamento que lhe der venha mostrar aqui o resultado final

é algo deste género que quer fazer????

Esses estão muito porreiros.
    O que pretendo é muito mais simples, mesmo em bruto ;), ou seja, o tronco.

Algo deste género,

Prentendo manter a cor da madeira, ou seja, não quero usar vernizes brilhantes nem nada do género.
      wood-stool-stand.jpg
  10.  # 11

Colocado por: nribas

Esses estão muito porreiros.
    O que pretendo é muito mais simples, mesmo em bruto ;), ou seja, o tronco.

Algo deste género,

Prentendo manter a cor da madeira, ou seja, não quero usar vernizes brilhantes nem nada do género.
      wood-stool-stand.jpg

Para fazer este efeito julgo que deve cortar a madeira e deixar secar durante alguns meses, ou então tratamento em estufa.
    Aplicar Xylophene Sor2 para tratamento, depois aplicar velatura mate incolor de base sintética, sempre duas a três demãos. Embora se levar uma demão de incolor com um pouco de teca por exemplo fica na minha opinião melhor, pois só o incolor não creio que fique com o efeito como da foto.
  11.  # 12

Pois, mas esses toros não são de pinho...
  12.  # 13

xylophene / CUPRINOL talvez funcionem como protectores mas em madeiras já infestadas não resolve. Aliás... talvez ao fim de vários anos de aplicações regulares, mas não é imediato nem nada que se pareça. E durante este periodo tem que ter a peça isolada ou arrisca contaminar o resto da casa.

Para eliminação imediata precisa de expurgo gasoso ou calor. O ideal é mesmo o calor. 100 graus mata tudo, ovos, larvas e insectos (na realidade só precisa de 70). Em peças pequenas basta 1 minuto no micro-ondas. Os museus usam o sistema de calor (sistema thermo-lignum) ou anóxia.

Xylophene / cuprinol / permetrinas são pouco eficientes logo para começo de conversa porque têm pouca penetração na madeira e alta volatilidade. Insecticidas à base de ácido bórico são a melhor solução para tratamentos líquidos mas apesar de funcionarem bem como preventivos, porque os cristais de ácido bórico se mantêm na madeira para a vida, como curativos são de acção muito lenta.
  13.  # 14

Colocado por: antmfxylophene / CUPRINOL talvez funcionem como protectores mas em madeiras já infestadas não resolve. Aliás... talvez ao fim de vários anos de aplicações regulares, mas não é imediato nem nada que se pareça. E durante este periodo tem que ter a peça isolada ou arrisca contaminar o resto da casa.

Para eliminação imediata precisa de expurgo gasoso ou calor. O ideal é mesmo o calor. 100 graus mata tudo, ovos, larvas e insectos (na realidade só precisa de 70). Em peças pequenas basta 1 minuto no micro-ondas. Os museus usam o sistema de calor (sistema thermo-lignum) ou anóxia.

Xylophene / cuprinol / permetrinas são pouco eficientes logo para começo de conversa porque têm pouca penetração na madeira e alta volatilidade. Insecticidas à base de ácido bórico são a melhor solução para tratamentos líquidos mas apesar de funcionarem bem como preventivos, porque os cristais de ácido bórico se mantêm na madeira para a vida, como curativos são de acção muito lenta.

É bem verdade o que diz, mas na maior parte dos casos, mesmo o calor não é aplicável nas obras, até porque a peça tem que ser mantida a 100ºC durante alguns minutos para o calor penetrar na peça, e com madeira colocada no sitio, é praticamente impossível conseguir aquecer a peça uniformemente a 100ºC.

Xylophene continua e será uma boa alternativa a esses tratamentos, é produto aprovado pelas entidades competentes (com excepção de Espanha) para o tratamento curativo e preventivo dos insetos xilofagos, etc
  14.  # 15

Eu acho que o "homem" vai desistir da ideia de tratar a madeira..eheheheheh...com tanta opinião já não sabe o que fazer...eeheheh...
  15.  # 16

Colocado por: DIYouself

É bem verdade o que diz, mas na maior parte dos casos, mesmo o calor não é aplicável nas obras, até porque a peça tem que ser mantida a 100ºC durante alguns minutos para o calor penetrar na peça, e com madeira colocada no sitio, é praticamente impossível conseguir aquecer a peça uniformemente a 100ºC.

Xylophene continua e será uma boa alternativa a esses tratamentos, é produto aprovado pelas entidades competentes (com excepção de Espanha) para o tratamento curativo e preventivo dos insetos xilofagos, etc

Desculpe discordar, mas já usei vários tratamentos líquidos disponíveis no mercado e nenhum se revelou minimamente eficaz na eliminação completa de bicho da madeira (no caso eram anobius punctatum) em peças com infestações extensas. Só tive sucesso mesmo como calor (peças pequenas é micro-ondas com elas) e expurgo gasoso. Há uma firma em lisboa na zona de xabregas que faz o expurgo gasoso a preços relativamente económicos. Têm sempre bastante movimento principalmente de antiquários e já lá tive peças por várias vezes. Até à data com sucesso. Se fôr infestação pequena talvez resolva com os insecticidas liquidos, mas mesmo assim tenho dúvidas.

Depois também tem a anóxia, que leva mais de um mês, é caro, mas é 100% seguro para qualquer peça.

Tem também soluções mais esóticas como irradiação por raio-x (usado por alguns serviços de alfândega sobretudo em produtos alimentares).
  16.  # 17

Colocado por: antmf

Desculpe discordar, mas já usei vários tratamentos líquidos disponíveis no mercado e nenhum se revelou minimamente eficaz na eliminação completa de bicho da madeira (no caso eram anobius punctatum) em peças com infestações extensas. Só tive sucesso mesmo como calor (peças pequenas é micro-ondas com elas) e expurgo gasoso. Há uma firma em lisboa na zona de xabregas que faz o expurgo gasoso a preços relativamente económicos. Têm sempre bastante movimento principalmente de antiquários e já lá tive peças por várias vezes. Até à data com sucesso. Se fôr infestação pequena talvez resolva com os insecticidas liquidos, mas mesmo assim tenho dúvidas.

Depois também tem a anóxia, que leva mais de um mês, é caro, mas é 100% seguro para qualquer peça.

Tem também soluções mais esóticas como irradiação por raio-x (usado por alguns serviços de alfândega sobretudo em produtos alimentares).

será que utilizou bem o produto ? é que é a primeira pessoa que diz isso quando estudos por entidades competentes dizem o contrario ... por cá temos uma praga e digo-lhe vendemos milhares de lt claramente fazemos 3 tratamentos por ano conforme a praga e é notorio a sua eficacia , temos uma estação de madeiras que trabalha com Xylophene em tratamento por indução e as madeiras tem um tratamento preventivo que não falha ... pelo que só posso crer que só deve ter aplicado mal o produto mas seria um bom caso para apresentar á Dyrup no caso do XYLOPHENE uma vez que não é barato e por sua experiencia uma afirmação destas tem que ser baseada em algo concreto ... faça a sua reclamação no sitio certo ... estamos a falar do produto mais vendido na Europa para tratamento de madeiras e se não faz nada parece que a Dyrup anda a enganar todos os seus clientes !!!!
  17.  # 18

Colocado por: rafaelisidoro

De
    será que utilizou bem o produto ? é que é a primeira pessoa que diz isso quando estudos por entidades competentes dizem o contrario ... por cá temos uma praga e digo-lhe vendemos milhares de lt claramente fazemos 3 tratamentos por ano conforme a praga e é notorio a sua eficacia , temos uma estação de madeiras que trabalha com Xylophene em tratamento por indução e as madeiras tem um tratamento preventivo que não falha ... pelo que só posso crer que só deve ter aplicado mal o produto mas seria um bom caso para apresentar á Dyrup no caso do XYLOPHENE uma vez que não é barato e por sua experiencia uma afirmação destas tem que ser baseada em algo concreto ... faça a sua reclamação no sitio certo ... estamos a falar do produto mais vendido na Europa para tratamento de madeiras e se não faz nada parece que a Dyrup anda a enganar todos os seus clientes !!!!

O meu "problema" se lhe quer chamar assim com os tratamentos líquidos é que, defendem eles, são eficientes para todos os estágios de evolução do insecto (larva, besouro, ovo) quando na realidade SE ISTO FOSSE VERDADE, uma única aplicação bastaria.

O meu segundo problema é que a "excelente penetração" que dizem ter não ultrapassa 1.5 cm em pinho não tratado (se não acredita pode dar um banho completo e depois corte com uma serra de disco para ver até onde a madeira ficou molhada).

O meu terceiro problema é defendem a injecção nos buracos visíveis quando em 90% dos casos estes são buracos de fuga, ou seja, de saída do insecto já na fase final da sua vida, quando sai da madeira. Depois disto só falta procurar uma parceira, dar uma boa **** e ir pôr ovos noutro sítio qualquer. Os buracos de infestação, ou seja, por onde o bicho entra na madeira, são pequenos demais para ser vistos...

Nãoe stou a dizer que o xylhophene não mate os insectos e larvas com os quais entre em contacto e que não seja uma boa protecção para madeira na construção - madeira nova, como preventivo. Mas o ácido bórico é melhor. Agora como tratamento, desculpe, não é eficiente, até porque qualquer solução eficaz deve ser de tratamento único e rápido para que não haja contaminação de outras partes da casa ou móveis.
  18.  # 19

agora falam em calor,quando eu já tinha dito que aquecido era melhor.....mais fluido melhor penetração!

aqui o pessoal aquece o petróleo em banho maria.

estava-se falando do calor para matar , nada tem a ver com o petroleo aquecido nem com liquidos aquecidos , o calor é uma forma de tratamento.
  19.  # 20

Colocado por: DOGMAPARA FINALIZAR.

você(s) estão a querer dizer que os "velhinhos" restauradores e carpinteiros e não só são uns borrabotas,nem sabem o dizem nem o que fazem!

mas pronto,fica esta pergunta; antes de haver esses produtos com siglas XPTO as madeiras tratavam-se com quê??

as madeiras eram tratadas ou não com petroleo aquecido em banho maria mas nunca ninguem desmentiu nem disse o contrario , tambem utilizavam vapores ... o que está em causa é que hoje já tem melhor dependendo das situações !!!! só isso .

0.0261 seg. NEW