Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Eu traumatizado? Eu estava a relatar algo que se passou no fórum... não foi comigo...

Aquilo que eu disse foi que é culpa do DO não saber com quem trabalhar, se contrata alguém tem de saber porque o que contrata, depois as coisas aparecem mal e dizem mal do homem... quando quem começou mal foi o DO...
  2.  # 182

É, faz sentido. As mulheres que apanham porrada do marido também têm culpa de ter escolhido mal.
  3.  # 183

Meu caro danobrega, imagine a situação:

- A empresa contrata 2 empregados, um trabalha bem e é eficiente, o outro trabalha mal e é ineficiente... A culpa é da empresa, que contratou o empregado mau, ele se já trabalhava assim é certo que ia mudar... São os chamados "erros de casting".

Pode vir com as teorias que quiser, mas eu assim acho... Se na minha obra algo correr mal, eu terei certa culpa... porque contratei aquele e não o outro, não se sabe como poderia ter acontecido com o outro.

Se você tem opinião diferente tudo bem, mas caso eu saiba até acontece muito isso...

Você escolhe um restaurante para ir jantar... É mal servido e não sei que mais... De certeza que da próxima vez já não o escolhe... Então da primeira vez escolheu mal...
  4.  # 184

Colocado por: DOGMA
    por isso eu documento tudo,com vídeos e fotos,em alguns casos até com gravador de voz!(o telemóvel tem)

e principalmente com mails para não ficar o dito por não dito,e os contratos existem para alguma coisa!

faço no minimo umas 2000 fotos de cada obra.

E o que é que isso tem a ver com o que eu escrevi?
  5.  # 185

Colocado por: lfvmagalhaesVocê escolhe um restaurante para ir jantar... É mal servido e não sei que mais... De certeza que da próxima vez já não o escolhe... Então da primeira vez escolheu mal...

Caro lfvmagalhaes, isso é uma perfeita estupidez e é uma reversão da responsabilidade. Se eu for a um restaurante e me servirem mal, a responsabilidade de ter sido mal servido é do restaurante, ponto final.

No meu trabalho, se eu fizer alguma coisa mal, não me passa pela cabeça dizer que a culpa é do meu cliente. Se eu servir o cliente mal e não lhe der aquilo que ele pediu então a culpa é minha, sempre, absolutamente, sempre.

As "teorias" são suas. Isto parece-me uma coisa muito simples de entender.

Quando eu compro algo há um acordo feito, eu dou dinheiro, a outra entidade dá-me aquilo que eu comprei. O que o senhor está a dizer é que se uma das partes falhar, então a culpa é da outra parte. Como? Ok... Vamos fazer assim, eu compro-lhe qualquer coisa. O senhor põe-me essa coisa nas mãos, e eu dou-lhe umas notas do monopólio. Depois livre-se de se queixar seja a quem for. A culpa é sua, que não soube escolher correctamente o cliente. Parvoíce.
  6.  # 186

O que eu disse e é bem fácil de entender é que a certa responsabilidade é do DO... não toda...

Por vezes o DO nem quer saber daquilo que tem, como é que pode ser "desresponsabilizado" de tudo? Tem culpa no cartório também...

Olhe no caso da segurança da obra e isso tudo, há por aí uma discussão onde a construção não estava vedada e não sei quê. Se fosse lá a fiscalização o DO tem culpa!!! Ou vai dizer que é o empreiteiro? Segundo, o DO tem de dizer a não sei quem, para dizer ao empreiteiro, para vedar, por isso se for lá alguém da fiscalização e implicar o DO arca com elas... Não é desresponsabilizado como quem, "quem está lá é o empreiteiro, eu não tenho nada a ver"...
  7.  # 187

Colocado por: danobregaSe eu for a um restaurante e me servirem mal, a responsabilidade de ter sido mal servido é do restaurante, ponto final.

Nem sempre. Se o danobrega quer comer uma sardinhada, e vai a uma praça onde estão 10 restaurantes, todos com a dose da sardinha entre os 7 e os 8 euros, e o danobrega vê lá um a um canto um restaurante com a dose a 4€, e toca de aproveitar, mas a sardinha está uma *********, de que é a culpa?
  8.  # 188

Qual é a dúvida? Se não me servirem aquilo que alegam servir a culpa é do restaurante, ponto final. Que mania de culparam a vítima... A probabilidade de ser mal servido pode ser maior no restaurante mais barato MAS ela existe em qualquer um deles E eu reservo-me o direito de sair sem pagar caso seja mal servido em qualquer um deles.
    Concordam com este comentário: treker666
    • dato
    • 8 setembro 2013

# 189

essa do restaurante tem piada...

prefiro comer um prato de moelas no tasco q no restaurante xpto q se paga 10€ oir 3 moelas e n sabem a nada...lol
  9.  # 190

E a da segurança da obra? já não falam?... Pois, porque quando se apresenta um exemplo onde não há volta a dar...

Acho que onde li isso onde na obra do utilizador dutillul ou assim parecido, e foi dito pelo zedasilva.

Pois isso, se acontecer alguma coisa, o DO tem culpa!
  10.  # 191

Aqui está:

"A vedação do estaleiro não tem a ver com o facto de impedir que um carro desembestado lhe entre por ali adentro mas sim com o facto de dificultar que uma criança se lembre de ir brincar lá para dentro...
    Não se trata de um preciosismo mas de uma obrigação do empreiteiro pela qual você pode ser igualmente responsabilizado.
    A nivel construtivo salvo pequenos pormenores estou a gostar do que vejo.
    Desde já os meus parabéns."

" O DO é obrigado a obrigar o CS a obrigar o empreiteiro... "

"artigo 17º do dl 273/2003

Veja a alínea i) Resumidamente obriga o DO a obrigar quem quer que seja a cumprir as regras de segurança"

Se acontecer de ir lá o fiscal, pimba DO paga...
    • AXN
    • 8 setembro 2013

# 192

Colocado por: lfvmagalhaesAqui está:

"A vedação do estaleiro não tem a ver com o facto de impedir que um carro desembestado lhe entre por ali adentro mas sim com o facto de dificultar que uma criança se lembre de ir brincar lá para dentro...
    Não se trata de um preciosismo mas de uma obrigação do empreiteiro pela qual você pode ser igualmente responsabilizado.
    A nivel construtivo salvo pequenos pormenores estou a gostar do que vejo.
    Desde já os meus parabéns."

" O DO é obrigado a obrigar o CS a obrigar o empreiteiro... "

"artigo 17º do dl 273/2003

Veja a alínea i) Resumidamente obriga o DO a obrigar quem quer que seja a cumprir as regras de segurança"

Se acontecer de ir lá o fiscal, pimba DO paga...

Os fiscais já foram a minha obra e não paguei nada... O que tem isso a ver com o tópico. (eu estou a fazer a minha casa com administração directa)
  11.  # 193

Colocado por: lfvmagalhaesPois, porque quando se apresenta um exemplo onde não há volta a dar...

O seu exemplo é ao lado. Se o dono da obra contratar o serviço de fiscalização, o serviço de empreitada, e o que a lei lhe exige, porque raio é que pensa que o DO sabe que a obra tem que seguir a regra A ou B ou C?! A responsabilidade não é do dono da obra.

Se o dono da obra não fizer o que lhe compete, a conversa é outra. Mas a comparação mais parecida com os restaurantes é mais qualquer coisa do género:

Foi a um restaurante comer caracóis. Começou por ir à casa de banho **** e meteu o dedo no ****, e depois não lavou as mãos. A seguir comeu os caracóis com as mãozinhas e apanhou uma **** de todo o tamanho. Sim, neste caso, que não fez o que lhe competia, a responsabilidade é do cliente. Não pode ser da responsabilidade do restaurante garantir que o cliente lava as mãos.

Também não pode ser da responsabilidade do dono da obra saber se o empreiteiro e o fiscal cumprem aquilo que lhes compete.
  12.  # 194

AXN,

tem toda a razão, o tópico desviou-se. por isso este offtopic é melhor ficar por aqui.
  13.  # 195

Colocado por: danobrega
    1. Também não pode ser da responsabilidade do dono da obra saber se o empreiteiro e o fiscal cumprem aquilo que lhes compete.

mas legalmente é sobre ele que vão cair uma parte das multas, logo é responsabilizado pelos erros de terceiros,

está mal mas é o que acontece,
  14.  # 196

Danobrega, certa responsabilidade é do DO!... Não fui eu que disse, como viu eu transcrevi citações do zedasilva, por isso, não tenho mais nada a acrescentar...
  15.  # 197

que interessa ter um caderno todo cheio de coisinhas e mais coisinhas se depois a execução não condiz?!

Eu posso falar por experiência própria, fiz administração direta da minha obra. Vou dar um exemplo que me aconteceu. No caderno anexo ao ctc estava uma alínea que dizia qq coisa como "cobertura dos tampos das chaminés cobertas com telha bebé da marca xyz, com aplicação de 4 penas nos cantos de cada chaminé da marca xyz".
    Aconteceu que cheguei um dia à obra e vejo a cobertura das chaminés feita com telha normal. Falei com o empreiteiro e referi que não é era isto que estava no ctc. Ele argumentou que o ctc era omisso em relação a isso. Só tive de lhe mostrar o caderno que estava anexado ao ctc e assinado por ele e dizer: se não fizer como aqui está eu não vou pagar o trabalho que fez pq vou ter contratar outra pessoa para o fazer. No dia seguinte estava a colocar a telha bebé como pretendido.
    - Acho que o mais importante é ter um bom caderno de encargos (deve ser feito pelo seu eng civil, com marcas, quantidades e metodos de aplicação se aplicável)
    - Nunca pagar tarefas ao empreiteiro coisas que não estão feitas, para ter sempre poder de negociação
    Concordam com este comentário: drodrigues
  16.  # 198

Colocado por: ddgvcpt

não sei se terá menos duvidas? pensa que tem... mas vai-lhe sair tudo furado... (experiência própria)

vou-lhe dar uns quantos conselhos que seria o que eu faria se construísse de novo...

- seja exigente desde o primeiro momento! quer seja com um empreiteiro geral ou sub empreiteiros! nao facilite um mm
    - Nunca pague um trabalho adiantado, exiga/pague autos de medição mensais e pague apenas o que está executado! o m2 que ficar por concluir, vai demorar muito a ficar pronto(falta de motivação)
    - Ao fazer por sub empreitadas, tem a vantagem que pode escolher os profissionais, mas isto vai-lhe acarretar uma serie de problemas! mesmo estando tudo falado e acertado! vai-lhe aparecer sempre gente a complicar a vida!... acredite que se não ganharem nada com isso, não vão colaborar com afinco!!!! e é nesta altura que surgem os EXTRAS... que por justiça têm que ser pagos. (estes extras não são desprezíveis ao contrario daquilo que se pensa). è comum tb a desculpa que isto não anda por culpa do outro, é sempre difícil encontrar o culpado! e quem fica sem dormir é o DO... é muito bom saber a quem dar na cabeça!
    - Procure empresas perto do local de obra, a distancia, vai-se tornar uma desvantagem para si! e se precisar de ir a procura das empresas vai-lhe sair caro, ou então não o faz porque fica longe!
    - Escolha uma empresa que esteja implementada há algum tempo no mercado,fale com os DO(não há melhor referência), escolha uma empresa que lhe atende sempre o telefone, e devolve a chamada, (se antes não atendem, imagine quando estiverem a trabalhare não aprecerem!). Pelo orçamento consegue ver quando as empresas são sérias e fazem o trabalho com rigor!.. quem trabalha bem, paga-se disso! Aqueles orçamentos que lhe parecem bons negócios, deite-os fora na hora! procure o negocio justo! todos queremos/merecemos ganhar dinheiro.
    - Parece um disparate, principalmente no inicio, mas escreva tudo o que for combinado com as pessoas!!! vai aparecer uns quantos psicopatas a dizer-lhe que nunca falaram nisso! e em 2 ou 3 anos facilmente se esquece as coisas!
    - Se algum não tiver para o aturar na fase de orçamentação e esclarecer, terá uma pequena ideia de como será em obra!
    - a casa é sua, não se esqueça disso
    - Para rematar, nunca se esqueça que a coisa mais importante que a sua casa vai ter, é você e a sua família que lá vão viver!

Um Abraço
    Concordam com este comentário:drodrigues,Picareta,jorgealves,rnja4Real
    Estas pessoas agradeceram este comentário:xana,jorgealves

Pela experiência que tive subscrevo tudo o que este user disse e adiciono:
    - Nunca peça para executar uma tarefa que não esteja no ctc sem antes pedir orçamento (nem que seja assentar 4 tijolos) senão vai ter uma surpresa quando vier a fatura
    - Tão importante como a escolha do empreiteiro é a escolha do fiscal de obra (estou a falar de um eng civil contratado por si e não o eng civil da empresa que contrata que esse está lá para defender os interesses da empresa e não os seus). Certifique-se que é uma pessoa sempre disponível para ir à obra (já vi coisas abomináveis em ctcs de fiscalização como "3 visitas à obra grátis, restantes x Euros por visita)e obviamente com mta experiência. Há coisas que o DO pode fiscalizar mas outras só mesmo um eng civil (falo da armação do ferro, betão, etc) e estas são as mais importantes
  17.  # 199

não sei diga você!!

é que os "relatos" podem ser ou não verdadeiros,podem ser inventados,alterados..

E o que isso tem a haver consigo? Ainda não entendi!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: etvanp
  18.  # 200

Estando a citar o meu comentário!

https://forumdacasa.com/?CommentID=582895

0.0396 seg. NEW