Colocado por: DOGMA
por isso eu documento tudo,com vídeos e fotos,em alguns casos até com gravador de voz!(o telemóvel tem)
e principalmente com mails para não ficar o dito por não dito,e os contratos existem para alguma coisa!
faço no minimo umas 2000 fotos de cada obra.
Colocado por: lfvmagalhaesVocê escolhe um restaurante para ir jantar... É mal servido e não sei que mais... De certeza que da próxima vez já não o escolhe... Então da primeira vez escolheu mal...
Colocado por: danobregaSe eu for a um restaurante e me servirem mal, a responsabilidade de ter sido mal servido é do restaurante, ponto final.
Colocado por: lfvmagalhaesAqui está:
"A vedação do estaleiro não tem a ver com o facto de impedir que um carro desembestado lhe entre por ali adentro mas sim com o facto de dificultar que uma criança se lembre de ir brincar lá para dentro...
Não se trata de um preciosismo mas de uma obrigação do empreiteiro pela qual você pode ser igualmente responsabilizado.
A nivel construtivo salvo pequenos pormenores estou a gostar do que vejo.
Desde já os meus parabéns."
" O DO é obrigado a obrigar o CS a obrigar o empreiteiro... "
"artigo 17º do dl 273/2003
Veja a alínea i) Resumidamente obriga o DO a obrigar quem quer que seja a cumprir as regras de segurança"
Se acontecer de ir lá o fiscal, pimba DO paga...
Colocado por: lfvmagalhaesPois, porque quando se apresenta um exemplo onde não há volta a dar...
Colocado por: danobrega
Também não pode ser da responsabilidade do dono da obra saber se o empreiteiro e o fiscal cumprem aquilo que lhes compete.
que interessa ter um caderno todo cheio de coisinhas e mais coisinhas se depois a execução não condiz?!
Colocado por: ddgvcpt
não sei se terá menos duvidas? pensa que tem... mas vai-lhe sair tudo furado... (experiência própria)
vou-lhe dar uns quantos conselhos que seria o que eu faria se construísse de novo...
- seja exigente desde o primeiro momento! quer seja com um empreiteiro geral ou sub empreiteiros! nao facilite um mm
- Nunca pague um trabalho adiantado, exiga/pague autos de medição mensais e pague apenas o que está executado! o m2 que ficar por concluir, vai demorar muito a ficar pronto(falta de motivação)
- Ao fazer por sub empreitadas, tem a vantagem que pode escolher os profissionais, mas isto vai-lhe acarretar uma serie de problemas! mesmo estando tudo falado e acertado! vai-lhe aparecer sempre gente a complicar a vida!... acredite que se não ganharem nada com isso, não vão colaborar com afinco!!!! e é nesta altura que surgem os EXTRAS... que por justiça têm que ser pagos. (estes extras não são desprezíveis ao contrario daquilo que se pensa). è comum tb a desculpa que isto não anda por culpa do outro, é sempre difícil encontrar o culpado! e quem fica sem dormir é o DO... é muito bom saber a quem dar na cabeça!
- Procure empresas perto do local de obra, a distancia, vai-se tornar uma desvantagem para si! e se precisar de ir a procura das empresas vai-lhe sair caro, ou então não o faz porque fica longe!
- Escolha uma empresa que esteja implementada há algum tempo no mercado,fale com os DO(não há melhor referência), escolha uma empresa que lhe atende sempre o telefone, e devolve a chamada, (se antes não atendem, imagine quando estiverem a trabalhare não aprecerem!). Pelo orçamento consegue ver quando as empresas são sérias e fazem o trabalho com rigor!.. quem trabalha bem, paga-se disso! Aqueles orçamentos que lhe parecem bons negócios, deite-os fora na hora! procure o negocio justo! todos queremos/merecemos ganhar dinheiro.
- Parece um disparate, principalmente no inicio, mas escreva tudo o que for combinado com as pessoas!!! vai aparecer uns quantos psicopatas a dizer-lhe que nunca falaram nisso! e em 2 ou 3 anos facilmente se esquece as coisas!
- Se algum não tiver para o aturar na fase de orçamentação e esclarecer, terá uma pequena ideia de como será em obra!
- a casa é sua, não se esqueça disso
- Para rematar, nunca se esqueça que a coisa mais importante que a sua casa vai ter, é você e a sua família que lá vão viver!
Um AbraçoConcordam com este comentário:drodrigues,Picareta,jorgealves,rnja4RealEstas pessoas agradeceram este comentário:xana,jorgealves
não sei diga você!!
é que os "relatos" podem ser ou não verdadeiros,podem ser inventados,alterados..