Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: lfvmagalhaes

Mas então só posso fazer isso com alguns sub-empreiteiros certo? Já que se não iria haver a tal discordância dos 150k para 50k é isso?

É isso?
  2.  # 42

Há algum limite de sub-empreitadas que o DO pode contratar?

Isto é, ficando em contrato (construção chave-na-mão), que a empresa de aquecimento 123 é quem realizará o trabalho (ou isto não se pode colocar no contrato?), se eu quiser, como DO, que a electricidade seja a empresa 456, que o revestimento em gesso cartonado seja a 789, etc etc etc, quantas poderei eu como DO negociar com o empreiteiro?
  3.  # 43

Colocado por: DOGMAlfvmagalhaes

e porque não um daqueles empreiteiros que não tem empregados e muito menos experiência em construção mas que tem os tais alvarás necessários?

confiava??

Em que é que isso se enquadra?
  4.  # 44

Isso mais parece ser o tal de "administração directa" certo?
  5.  # 45

Mas aí o que está a dizer é que se o empreiteiro não "faz nada", quem escolheria as "sub-empreitadas" seria o DO certo? É isso que eu quis dizer com o administração directa.
  6.  # 46

Mas então como é que é isso?

E então mais uma vez pergunto, se eu quissesse determinada empresa a fazer determinada empreitada, não seria a mesma coisa?

Qual é a diferença disso que você está a dizer?

É que como eu não sou do mundo da construção por vezes posso não estar a "atingir" as coisas, porque não percebo o que é que envolve...
  7.  # 47

Sim.

Mas como eu não percebo fica aqui uma pergunta:
    Como é que a habitação era construída?
  8.  # 48

Como é que a habitação era construída?
  9.  # 49

Não percebo em que é que isso seja de diferente então...
  10.  # 50

pois não...

No fim de contas não é o mesmo?
  11.  # 51

Então pronto...

Acredite que ainda não consegui chegar ao que poderá querer.

Isto é, eu acho que caderno de encargos, e todas as burocracias como diz, acho que fazem falta, quanto mais não seja para estar lá salvaguardado o tipo de produto que é, etc etc etc, porque dizer, aquecimento a piso radiante... isso pode ser muita coisa, mas aquecimento a piso radiante assim assim assim assim assim (isto é, tudo explicado e direitinho) isso só irá ser uma coisa...

Por isso esse caderno acho que é necessário...

E este caderno é entregue ao empreiteiro... agora esse empreiteiro se é assim que trabalha, isso é com ele... eu quero é que ele executa bem aquilo que no caderno está descrito... e se alguma das empreitadas for eu a escolher que esteja escrita no contrato...

Não é assim?
  12.  # 52

Caro Dogma
    Sim eu tenho habilitação para projectar mas não o faço há já vários anos pelo simples motivo que me dediquei a outra área.
    A qualidade de uma obra não está diretamente relacionada com o facto do dono da empresa saber ou não assentar tijolo, mas sim de saber escolher as equipas que vão trabalhar para ele.
    Olhe que conheço um que não sabe distinguir um tijolo de 7 de um bloco de cimento, mas quando há um problema manda reunir desde o diretor de produção ao desgraçado que assentou o tijolo e a coisa pia fininho doa a quem doer.
    lfvmagalhaes
    Caderno de encargo e mapa de medições são duas peças fundamentais para gerir uma obra.
    Não existem em 95% das obras porque os DO não têm noções do seu valor e os projetistas não os consciencializam disso. Há falta destes elementos tb se pode levar a bom termo a obra desde que haja bom entendimento entre as várias partes desde início.
  13.  # 53

Colocado por: lfvmagalhaesE então mais uma vez pergunto, se eu quissesse determinada empresa a fazer determinada empreitada, não seria a mesma coisa?

Caro magalhaes, já alguém aqui sugeriu, que a melhor forma de o dono de obra escolher os subempreiteiros todos, é criar uma empresa de construção, actualmente é relativamente fácil.

Colocado por: lfvmagalhaesIsto é, eu acho que caderno de encargos, e todas as burocracias como diz, acho que fazem falta, quanto mais não seja para estar lá salvaguardado o tipo de produto que é, etc etc etc, porque dizer, aquecimento a piso radiante... isso pode ser muita coisa, mas aquecimento a piso radiante assim assim assim assim assim (isto é, tudo explicado e direitinho) isso só irá ser uma coisa...

Quantos aos cadernos de encargos, a coisa pode ser mais simples do que julga, os fabricantes de pisos radiantes, etics, etc, já os tem feitos, é só pedir.
    • dato
    • 3 setembro 2013

# 54

tópico interessante
  14.  # 55

Mas então só posso fazer isso com alguns sub-empreiteiros certo? Já que se não iria haver a tal discordância dos 150k para 50k é isso?

Não. Em última análise até pode contratar com o empreiteiro geral apenas a execução da estrutura e definir os restantes sub-empreiteiros, é uma questão de negociação com o empreiteiro.
  15.  # 56

Quem for picuinhas e gostar das coisas à sua maneira é administração directa, mas a construção não sai ao dobro, sai a mais do dobro... Vão acabar por meter o básico em montes de coisas que queriam diferente ou melhor porque já estoiraram o orçamento, simplesmente porque... um mosaico dito normal custa 10€/m2, um mosaico retificado xpto custa 20 e tal, 30... 40... por aí fora... um portaro normal custa 150€, um portaro lacado custa 250... uma tomada branca custa 2€, uma tomada cinzenta custa 5€... .... etc etc entenda-se tudo! ou seja, sempre que queiram fugir do típico, vão pagar mas pagar a sério a diferença...

Se forem despreocupados é administração direta... e ficam pior, bem se calhar não e garanto que poupam uma data de dores de cabeça... é tudo bom? não, claro que não, há muita coisa numa casa que carece de inspeção ou vistoria e onde alguns aldrabam... há muita coisa que basta uma imperial ao gajo que vai fazer vistoria e passa... e há coisas em que os empreiteiros andam a fazer cagada prepositada, que não prejudica de uma forma direta mas que pronto, é borrada mesmo, por exemplo há casos em que para poupar mosaico por baixo dos moveis da cozinha não metem... pah... sinceramente, um dia muda a cozinha e pronto lá tem de meter moveis iguais ou mete chão novo pq daquele já não há faz tempo... entre outras pintelhices que vão surgindo fruto da crise... quem anda no ramo decerto consegue começar a inumerar...
  16.  # 57

Aquilo que eu procuro, ou o meu objectivo a alcançar como já disse noutros tópicos é: "Eu quero ser um bom DO". Não quero ser o herói dos DO's, mas quero que na minha construção eu conheça aquilo que irei aplicar, e que tenha informação sobre as possibilidades.

Agora toda esta burocracia eu ainda não estou familiarizado e pelos vistos, pelo que tenho visto em tópicos de construções cá no fórum, este inicio, ou estes "papeis" segundo dizem tem sido fraquinhos... E é isso que eu não quero...

Porém com os ultimos comentários deixaram outra vez tudo baralhado:

- Eu contrato empreiteiro (seja ele com empregados ou sem empregados), e depois eu posso chegar a acordo com ele para as subempreitadas serem as que eu disser? Isto é em vez de ele subcontratar ser eu a dizer que quero esta especialidade com esta empresa, etc etc?

Quanto ao caderno de encargos, e referencias a produtos e marcas e etc etc etc, é certo que se o aplicador for mesmo bom e que não descure no brio que tem pelo trabalho o caderno de encargos até poderia não ser tão exaustivo, mas é sempre uma segurança não?
    Concordam com este comentário: Zafa
    • dmrs
    • 3 setembro 2013

# 58

Colocado por: GT_racing há muita coisa que basta uma imperial ao gajo que vai fazer vistoria e passa...

Isto é daquelas coisas que me metem muita confusão mesmo.

Conheço um caso de um familiar que trabalha numa empresa que, quando vai o inspecto Y tem que estar lá o funcionário A porque são amigos, e não pode estar o B porque eles não se dão (e isto parece a primária mas acontece).

Ou seja, na realidade, não interessa como esteja a casa mas sim quem é a pessoa que recebe o dito do inspector. E como não se querem repetir vistorias tem-se sempre muito cuidado com quem o recebe...triste.
  17.  # 59

Colocado por: lfvmagalhaesEu contrato empreiteiro (seja ele com empregados ou sem empregados), e depois eu posso chegar a acordo com ele para as subempreitadas serem as que eu disser? Isto é em vez de ele subcontratar ser eu a dizer que quero esta especialidade com esta empresa, etc etc?

normalmente esse acordo seria feito antes da adjudicação
  18.  # 60

Caro DOGMA
    Tem razão há de facto fiscalizações muito más mesmo.
    Felizmente que tb as hà boas e que associadas a DO com os colh no sitio são capazes de meter muito chico esperto no seu devido lugar.
    Em mais de 25 anos de obras já apanhei muito FP mas felizmente tb já tive a honra de trabalhar com muito bons profissionais.
    Como em todo o lado é preciso saber separar o trigo do joio.

0.0290 seg. NEW