Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Então o melhor é seguir o conselho:
    "Caro magalhaes, já alguém aqui sugeriu, que a melhor forma de o dono de obra escolher os subempreiteiros todos, é criar uma empresa de construção, actualmente é relativamente fácil."
    Concordam com este comentário: DOGMA
  2.  # 122

Colocado por: lfvmagalhaesEntão o melhor é seguir o conselho:
    "Caro magalhaes, já alguém aqui sugeriu, que a melhor forma de o dono de obra escolher os subempreiteiros todos, é criar uma empresa de construção, actualmente é relativamente fácil."
    Concordam com este comentário:DOGMA

Penso que não é preciso tanto...na minha opinião dedique-se com a sua equipa projectista a um bom planeamento, que reflita a sua exigibilidade transcrita no ce, não sendo uma obra pública pode definir inclusive as marcas e que a sua aplicação (sub-empreiteiros )apenas por empresas recomendadas pela marca.

Antes da adjudicação, questione e questione...
  3.  # 123

Colocado por: pc ferreiraAntes da adjudicação, questione e questione.

e fundamentalmente exija referencias de clientes anteriores,

ainda acho que é a melhor segurança.
  4.  # 124

Colocado por: jorgealves
    e fundamentalmente exija referencias de clientes anteriores,

ainda acho que é a melhor segurança.

E não se esqueça de visitar as obras que estão a fazer, não as que estão que prontas pois as obras novas são todas lindas. Visite obras em execução e se possível obras em fases distintas. Se possível faça-se acompanhar do seu fiscal para que este o possa alertar para aqueles pormenores bons ou maus que passam despercebidos à maioria do cidadão comum.
    O fiscal deve ser contratado logo a seguir ao projecto de arquitetura, uma das suas funções deve ser a de analisar todos os projectos e outros elementos que vão ser postos a concurso, nesta fase é fácil detetar um ou outro pormenor que pode ser corrigido ou melhorado nos projectos, deve acompanhar e assessorar todo o processo de adjudicação da obra. È para isto que serve um fiscal, não para fazer uns registos no livro e obra aparecer na obra armado em cagão ou mete nojo.
    O fiscal deve ser o seu melhor amigo, mas do empreiteiro tb. As boas obras não se fazem com cagões, mas com pessoas que se sentam à mesa, discutem problemas e arranjam soluções.
    Uma boa obra só se faz com o empenho e o saber de todos.
    Concordam com este comentário: drodrigues, jorgealves
  5.  # 125

Agora em 3 comentários obtive informação que é util...

Foi preciso ameaçar o mercado com uma nova empresa de construção :P lolol.

Agora sem ironias...
    Sempre tive em mente que um caderno de encargos bom, sucinto e descritivo, fosse uma "boa arma".
    Na altura do projecto aí sim irá ser a parte das questões, que claro que irão surgir, mesmo apesar de eu por aqui pelo fórum já ter aprendido bastantes coisas sobre a construção e sobre certas fases, mais questões e quero aí ser correspondido com bons profissionais.

O mesmo se passa aquando da construção, quero também ser correspondido com bons profissionais...

Este meu objectivo pelos vistos estava a parecer de dificil concretização... Contudo creio que fazem de mim um "ser abominável", quando na verdade não sou...
  6.  # 126

Abominável não diria mas vai ser certamente um DO "chato c´mo caraças" aconselho-o a entrar na obra sempre de capacete e a ter cuidado com as costas, pois o sarrafo é um bicho perigoso.
  7.  # 127

Mais uma vez o porquê dessa afirmação?
    Se as coisas forem feitas correctamente, não entendo como poderei ser chato...

De certeza que vocês também serão assim com qualquer produto que compram... E para mais é um investimento que nada tem a ver com uma habitação...
  8.  # 128

parece aquele que vai comprar um porche e exige ficar a saber toda a tecnologia de todas as partes do mesmo ao detalhe :))

ou seja ficar com todo um dossier que lhe permite até construir o seu próprio porche eheheheh

estou a brincar
  9.  # 129

Não... Mas sou daquele (que com certeza voces também serão), que quando compram algo não venha com patologias, ou com estragos, certo?

Então se numa construção se pode fazer de modo a evitar esse estragos e ou patologias, basta os profissionais quererem...
    Quase que estão aqui a dizer que na construção não há bons profissionais e que as casas se fazem todas elas com "defeitos"...
    Concordam com este comentário: treker666, DOGMA, dmrs
  10.  # 130

ifv

não é bem isso, é mais do género do com o ifv se poder cair em exageros do género de que cada vez se utilizar um parafuso ter que lhe mostrar todos os certificados e manuais técnicos do mesmo. eheheheh
    Concordam com este comentário: Picareta
  11.  # 131

Lá está mais uma vez, vocês veem-me como um ser "abominável"...

Já deram o exemplo da água, agora é o exemplo dos parafusos... Estes exemplos, para pessoas como eu, quase que as fazem demover de quererem saber as coisas como elas são e tudo e mais alguma coisa...

Se repararem nos tópicos que criei onde escrevi as minhas duvidas, não vim para o fórum por exemplo:
    -Qual é a o metodo do fabrico do EPS ou da Lã mineral que a marca 123 usa no ETICS.
    -Como é que é feito o ferro que irá levar as sapatas e os pilares vigas.
    -Qual a composição da lamina que faz com que o vidro seja de controlo solar.
    Vocês viram estas questões nalgum lado? É o mesmo que o que estão aí a dizer...

O que fiz foi questões que seriam "básicas" de comentar para os profissionais do ramo, que felizmente comentaram e responderam e elucidaram-me.

Agora pergunto não é toda a gente assim?
    Quando vocês compram um carro, um telemovel, um computador, um tablet, uns phones etc etc? Também não perguntam, também não querem saber como é o mesmo?

Então para voces tanto faz ser um computador, 8-core a 3,5ghz, como um dual-core a 1,5ghz... Se por fora o de 1,5 for igual ao de 3,5 tá bom? Duvido muito que seja assim... E não é só isso, porque depois vem todos os outros componentes que de certeza voces também olham quando compram algo...
    Questionam sobre como foi feito? Não. Mas questionam (basta olhar para o papel ao lado do computador que normalmente tem lá tudo) sobre quanto RAM tem, que espaço de disco etc etc etc...

Tanto é que existem tópicos aqui no fórum a falar de Tablets e tudo e mais alguma coisa...

Por isso, sobre um telemovel, computador, tablet, acessório qualquer, já se pode ser "nerd". Para uma habitação temos de ser patos!

Eu nunca questionei sobre esses certificados, manuais técnicos e não sei que mais...
    Questionei sim, o porquê disto e o porquê daquilo...
    Concordam com este comentário: treker666, DOGMA
  12.  # 132

Colocado por: lfvmagalhaesPara uma habitação temos de ser patos!

É o mercado a funcionar. Enquanto houver patos a mais (clientes mais fáceis) os caçadores (empreiteiros) vão naturalmente preferi-los. Se posso optar por um cliente fácil e um dificil, é natural optar pelo fácil. Isto a não ser que o dificil for, por alguma razão €squisita, m€lhor.
  13.  # 133

Ou se por alguma razão esquisita, se faça de pato!...

Cada vez mais, estou inclinado para a tal empresa de construção!
    Concordam com este comentário: treker666, DOGMA
  14.  # 134

if
    Creio que percebe que estamos um pouco a brincar. Qualquer bom profissional perfere um cliente interessado a um cliente pato. O cliente pato é aquele quemesmo sendo picuinhas normalmente "empranha pelo ouvidos" e no fim vai espalhar aos 4 ventos que são todos uma cambada de incompetente e corruptos.
    O cliente interessado é aquele que sabe tomar decisões baseadas em parametros previamente estipulados e estudados.
    O cliente interessado é aquele que decide que a canalização é em PEX ou outra porcaria qualquer porque sabe que aquilo é o melhor para ele e para a sua obra.
    Concordam com este comentário: Picareta, jorgealves
  15.  # 135

Colocado por: lfvmagalhaesLá está mais uma vez, vocês veem-me como um ser "abominável"...

Já deram o exemplo da água, agora é o exemplo dos parafusos... Estes exemplos, para pessoas como eu, quase que as fazem demover de quererem saber as coisas como elas são e tudo e mais alguma coisa...

Se repararem nos tópicos que criei onde escrevi as minhas duvidas, não vim para o fórum por exemplo:
    -Qual é a o metodo do fabrico do EPS ou da Lã mineral que a marca 123 usa no ETICS.
    -Como é que é feito o ferro que irá levar as sapatas e os pilares vigas.
    -Qual a composição da lamina que faz com que o vidro seja de controlo solar.
    Vocês viram estas questões nalgum lado? É o mesmo que o que estão aí a dizer...

O que fiz foi questões que seriam "básicas" de comentar para os profissionais do ramo, que felizmente comentaram e responderam e elucidaram-me.

Agora pergunto não é toda a gente assim?
    Quando vocês compram um carro, um telemovel, um computador, um tablet, uns phones etc etc? Também não perguntam, também não querem saber como é o mesmo?

Então para voces tanto faz ser um computador, 8-core a 3,5ghz, como um dual-core a 1,5ghz... Se por fora o de 1,5 for igual ao de 3,5 tá bom? Duvido muito que seja assim... E não é só isso, porque depois vem todos os outros componentes que de certeza voces também olham quando compram algo...
    Questionam sobre como foi feito? Não. Mas questionam (basta olhar para o papel ao lado do computador que normalmente tem lá tudo) sobre quanto RAM tem, que espaço de disco etc etc etc...

Tanto é que existem tópicos aqui no fórum a falar de Tablets e tudo e mais alguma coisa...

Por isso, sobre um telemovel, computador, tablet, acessório qualquer, já se pode ser "nerd". Para uma habitação temos de ser patos!

Eu nunca questionei sobre esses certificados, manuais técnicos e não sei que mais...
    Questionei sim, o porquê disto e o porquê daquilo...
    Concordam com este comentário:DOGMA

Mas è de toda essa informacao que se deve munir para conjuntamente com a sua equipa projectista, planificar e planear evitando dissabores na fase de execucao.
    Como em tudo, deve planificar/executar/monitorizar/controlar.
  16.  # 136

Então mais uma vez pergunto: (já pela enésima vez lol).

Qual é o problema que muitos dizem "ter", para com uma pessoa como eu...

Se dizem para se juntar tudo e mais alguma coisa, tudo certinho e direitinho, coisa que eu também acho. Logo a seguir dizem que não é assim e não sei que e blá blá blá...

Acho interessante que tanto o Picareta, como o j cardoso, já se tenham "posto de lado" para a construção por causa de eu ser assim...
    Não há quem entenda...

Então aquilo que eu tenho feito, está certo ou está errado? Tentar saber das coisas para que depois possa "tê-los" no sitio como já disseram, e dizer não isto é assim porque é assim e assim como está aqui... Mais parece é que não gostam disso, e depois é por isso que coisas como você disse de "no fim vai espalhar" até no fundo poderão ser verdade...
  17.  # 137

Colocado por: lfvmagalhaesAgora pergunto não é toda a gente assim?

Não.
    A minha principal área de negócio nos últimos anos tem sido construção para venda, e a conclusão a que cheguei é que os clientes não querem saber da qualidade para nada, acho que a única coisa pela qual mostram o mínimo interesse é pela marca dos electrodomésticos !!!
  18.  # 138

Colocado por: lfvmagalhaesEntão aquilo que eu tenho feito, está certo ou está errado?

Está certo...desde que não apareça na obra a pedir o certificado do parafuso e as análise à água da amassadura da argamassa utilizada para tapar os roços.

Ou seja, existem limites para tudo.
  19.  # 139

Lá está... Cliente pato...
  20.  # 140

Atenção que eu tb não o quero como cliente.
    Você é um cahto do caraças e eu não estou para andar a provar a àgua da amassadura para depois lhe poder certificar se vem de uma mina e está filtada ou da fossa do vizinho :)))
    Agora a sério aquilo que você tem feito é o mais correcto só deve ter o cuidado de se focalizar naquilo que realmente é importante e deixar o acessório para segundo plano. Você não tem que chegar ao fim da obra com um curso de engenharia, arquitectura e outro de legislação, você tem é que chegar ao fim da obra e não dizer como 99% das pessoas dizem:
    Se fosse agora não fazia assim!
    Concordam com este comentário: sousa tavares

0.0373 seg. NEW