Olá a todos Estou a pensar construir uma casa de campo, numa aldeia na zona de Viseu, mas sou pouco informada relativamente aos preços de construção (por metro quadrado) que se praticam e aos custos adicionais associados à construção (projecto de arquitectura, licenças, etc). A casa que desejo deveria ter cerca de 110 m quadrados, divididos por 2 pisos. Alguém me pode dar algumas "luzes"? Muito obrigada.
Ui, nesse caso, é melhor desistir já. Estava a pensar em cerca de 140 000. Reparem que tenho o terreno. Estou a pensar mandar fazer... e não é na cidade... Mas se for na ordem dos 250 000, desisto.
estão a brincar consigo, é possível fazer uma casa para cada orçamento, neste caso como pretende gastar 140 mil terá que trabalhar com o seu projectista no intuito de fazer algo dentro desses valores.
A ideia não é fazer 55 metros por piso. O que se passa é que o terreno não é muito grande e, assim, parece-me que ficará melhor com cerca de 70 metros no r/c e o resto no primeiro andar. Os 50 metros do segundo andar destinar-se-ia a mezanine dando acesso a 2 quartos e 1 wc.
Vou ainda confirmar. O terreno é mesmo no centro de uma aldeia. Alguém me disse que naquele local poderia construir 70% ou 30%. O que não sei (já que não percebo mesmo nada) é se essas percentagens se reportam à totalidade da construção, ou apenas ao piso térreo (sendo que, no caso, o piso superior seria menor)...
Quando se fala em % por norma é a soma de todos os pisos acima do terreno. 70% é diferente de 30% por isso tenha cuidado, veja tb qual a area que está registada pois é essa que conta
A área que está registada é um pouco superior à real, uma vez que há tempos a rua que lhe passa à frente foi alargada pela Câmara, mantendo-se no registo o valor inscrito anteriormente.
Pretende a casa para férias ou como habitação permanente? Se for para férias 86 metros chega e sobra. Não conheço a aldeia mas se for uma daquelas com uma "arquitectura" especifica tenha o cuidado de a preservar.
Para saber com rigor os índices e as limitações de construção deve dirigir-se à respectiva Câmara Municipal. Não se fique pelo que "alguém" lhe disse, porque há pequenos factores que podem alterar completamente a a possibilidade de edificar no seu terreno. Quanto a valores de construção considere pelo menos 700€/m2 para uma construção corrente, embora seja melhor pensar em 800 a 850 (+iva) com alguma folga e acabamentos de melhor qualidade. Pela verba que referiu penso que será possível construir algo aproximado ao que pretende.
O terreno tem alguma pré-existência ou está completamente livre? 140mil dá para o que pretende, não se preocupe, tenha de facto muita atenção com os índices do terreno. O melhor é pegar numa planta do Google, umas fotos e ir à câmara municipal falar com o técnico.
Muito obrigada pela vossas "achegas". Estou verdadeiramente grata pela quantidade de esclarecimentos que aqui tenho obtido por vossa via. A casa será para férias e alguns fins de semana. Numa fase mais tardia da vida poderá eventualmente destinar-se a alguns periodos estivais mais prologados. Eu também acho que 86 metros quadrados me chegam desde que comportem 3 quartos, espaço comum sala/cozinha e 2 wc. Não pretendo fazer garagem, não quero desperdiçar espaço verde e dinheiro para proteger o carro, que não valorizo grande coisa. Quanto ao comentário do Zedasilva relativo à preservação da arquitectura da zona gostaria de dizer o seguinte: Naquela zona abunda o granito e casa tradicionais da Beira Alta, embora apareçam uns apontamentos de "coisas" descaracterizadas. Na verdade, porque gosto do estilo da arquitectura moderna, estava a pensar introduzi-la na aldeia, com a minha casa, mas usando alguns apontamentos de granito, por exemplo construindo uma parede de granito que funcionasse no exterior e no interior como acabamento. Isto é, gostaria de fazer a minha casa sem telhado e com bastante (q.b) envidraçado. Podem dar-me a vossa opinião sobre esse assunto? Muito obrigada.
A arquitectura dita contemporânea é completamente consentânea com uma zona como a que descreve. Tem por aqui alguns arquitectos reconhecidos que certamente lhe poderão dar algumas dicas. Invista num bom projecto que eventualmente possa ser evolutivo de forma a responder a essa fase mais tardia de períodos estivais. O orçamento que possui chega e sobra para aquilo que pretende, mas por favor não desperdice dinheiro, faça uma coisa com pés e cabeça que possa ser uma mais valia para o local e não mais um “aborto” caído do céu.